terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gabarito oficial do 2º dia de provas da UFRN

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura) - Ciências Humanas e suas Tecnologias
QuestõesAlternativasQuestõesAlternativas
1C23B
2B24C
3D25C
4B26A
5A27B
6D28D
7A29B
8C30A
9D31B
10A32C
11D33A
12A34C
13B35A
14C36B
15A37A
16B38D
17C39C
18C40D
19B41D
20D42C
21B43A
22D44D
Fonte:Comperve

Barbosa preside pela primeira vez o Conselho Nacional de Justiça


Depois de duas sessões como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa assume hoje (27) o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Será sua primeira sessão como presidente efetivo do órgão, que também comandará pelos próximos dois anos.
A sessão começa às 9h e a pauta tem vários processos que estavam suspensos por pedidos de vista dos conselheiros, entre eles sindicâncias para apurar incompatibilidade entre rendimentos e patrimônios de magistrados e casos de suspeita de nepotismo.
A maioria desses processos é responsabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça, que era dirigida pela ministra Eliana Calmon até setembro deste ano. Ao deixar o posto, ela lamentou não conseguir concluir os casosem sua gestão. A ex-corregedora vai se reunir com Barbosa às 13h30.
Outros processos que podem ser analisados são a proposta para que todas as pessoas detidas sejam apresentadas ao juiz responsável imediatamente e a de criação de normas técnicas de auditoria, inspeção administrativa e fiscalização do Judiciário. O conselho ainda poderá definir se as investigações preliminares de infração cometida por magistrado devem ser sigilosas.
Fonte:Agência Brasil

Com novo curso, Vestibular da Uern abre inscrições nesta 4ª com 2.602 vagas

No próximo dia 30, começa o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) para preenchimento de 2.602 vagas de cursos de graduação da UERN. Uma das novidades deste ano é a abertura de 50 vagas para o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal (CaN).

"A proposta pedagógica da UERN para o BC&T prioriza a formação multidisciplinar sólida, com base científica, ao mesmo tempo em que capacita o indivíduo para assimilar, avaliar, gerenciar e empreender inovações tecnológicas que direcionam os rumos a serem tomados como estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade contemporânea", explica a diretora do Campus de Natal, Profa. Dra. Ana Lúcia Dantas.

Segundo ela, o Campus de Natal escolheu ofertar este curso diante das demandas atuais por profissionais das áreas das ciências tecnológicas. "A UERN não pode mais adiar sua inserção na área das ciências tecnológicas. O BC&T deverá servir de embrião para ampliar o número de cursos das ciências tecnológicas na nossa Universidade", prevê.

O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional multidisciplinar e, portanto, não há uma demanda específica para o BC&T. Este profissional poderá atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, em especial na área de Ciência e Tecnologia (C&T), como pesquisador, gestor e consultor; poderá trabalhar em atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu; no comércio (vendas, gerenciamento e serviços relacionados a produtos na área de C&T ou em outras áreas que exijam a postura de um profissional formado em nível superior); empreender seu próprio negócio em C&T; ocupar cargos de tecnologista em instituições de pesquisa; fazer cursos de ensino superior preparados para funcionar como segundo ciclo formação, ou ciclo de formação específica, onde o reingresso é a única forma de acesso; e ocupar cargos de nível superior oferecidos em concursos públicos.

Na UERN, o BC&T terá duração de três anos e será ofertado exclusivamente no Campus de Natal. A UFRN e a Ufersa já oferecem esse curso desde 2007.  "O BC&T existe em todas as regiões do País e possui, hoje, mais de 10 mil estudantes matriculados em 26 cursos de graduação em algumas das melhores Universidades brasileiras", contou a professora Ana Dantas.

Sobre a estrutura e corpo docente do novo curso, a diretora do CaN disse que a UERN deverá fazer concurso para complementar o quadro de professores e que apesar de já dispor dos laboratórios de informática, precisará de laboratórios de física, química e biologia, que deverão estar disponíveis de acordo com o cronograma das disciplinas.

SOBRE O PSV 2013

As inscrições para o PSV 2013 deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet, acessando o portal da UERN (www.uern.br) ou no endereço eletrônico da Comperve (www.uern.br/comperve). As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais). O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas.

Cotistas

Em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, 50%  das vagas iniciais distribuídas por campus, núcleo, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinados a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública (candidatos da modalidade cotista). As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cotas e/ou como isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.

Cartão de Identificação

O candidato deverá imprimir uma via do seu cartão de identificação, que contém dados do candidato e o local de provas. O cartão será disponibilizado a partir do dia 19 de fevereiro de 2013, na página da Comperve (www.uern.br/comperve), e ficará disponível até a data da aplicação das provas. O cartão de identificação deverá ser recortado no local indicado e o candidato deve colar a sua fotografia 3x4 recente e de frente no espaço reservado para tal fim.

A divulgação do resultado do PSV 2013 será feita pela Comperve/UERN no dia 05 de abril de 2013
Fonte:DN online

Pesquisa aponta que avanço do Alzheimer é mais rápido nas mulheres


Passados mais de 100 anos desde que foi descrito, o mal de Alzheimer ainda desafia a medicina, que, apesar de avanços nas últimas décadas, não decifrou por completo a doença degenerativa, caracterizada pela morte gradual dos neurônios. Uma das particularidades desse tipo de demência é a diferença entre gêneros. Estudos epidemiológicos e pesquisas baseadas em exames de imagem mostram que os danos aparecem primeiramente nas mulheres, que sofrem maior perda de massa cinzenta do que os homens.
O trabalho mais recente sobre a variação da doença de acordo com o sexo foi apresentado hoje na reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte. Um estudo da Universidade Médica do Sul da Califórnia em Charleston mostra que a atrofia cerebral e a morte de células do órgão progridem mais rapidamente nas mulheres. Na pesquisa, Maria Vittoria Spampinato, professora de radiologia da instituição, avaliou as informações médicas de 109 pacientes que participam da Iniciativa de Neuroimagem para a Doença de Alzheimer, uma pesquisa que acompanha centenas de indivíduos saudáveis e pessoas que já sofrem algum tipo de declínio. Todos os participantes do estudo de Spampinato apresentavam sinais de transtorno cognitivo leve, condição na qual ainda não existe a demência e as funções cognitivas estão preservadas. Contudo, os pacientes já sofrem problemas de memória. O transtorno é considerado um dos mais fortes fatores de risco para o Alzheimer.
Fonte:O xerife

Carnatal divulga programação oficial


O Carnatal 2012 acontece de 6 a 9 de dezembro. A novidade deste ano fica por conta do Pirraça, comandando pela dupla sertaneja Jorge e Matheus, na quinta-feira.
O percurso será no mesmo local de 2011, no entorno da Arena das Dunas, saindo da concentração na Prudente de Morais, próximo ao Kartódromo, e seguindo pelas Avenidas Romualdo Galvão e Amintas Barros, retornando pela Prudente. A dispersão dos blocos acontece na Avenida Lima e Silva.
Confira:
Quinta-feira
Jorge e Mateus (Pirraça)
Capilé (Burro Elétrico)
Netinho (Bikoka)
Chiclete com Banana (Nana)
Sexta-feira
Chiclete com Banana (Nana)
Asa (Cerveja e Coco)
Parangolé (Swingaê)
Tomate (Bicho)
Claudia Leitte (Caju)
Sábado
Ivete (Cerveja e Coco)
Psirico (Swingaê)
Ricardo Chaves (Bicho)
Chiclete (Nana)
Tuca Fernandes (Balada)
Domingo
Asa (Cerveja e Coco)
Ricardo Chaves (Bicho)
Grafith (Swingaê)
Fonte:Jean Carlos