quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Funcionários da UFRN e Ufersa entram em greve dia 17 de março

Funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) decidiram entrar em greve a partir do dia 17 de março. Dentre as exigências, a categoria busca o cumprimento total do acordo da greve de 2012 .
Após debater na Plenária Nacional Estatutária, realizada em Brasília durante dois dias no último final de semana, os representantes das 39 entidades presentes alegaram como principais motivos para a deflagração da greve a não revogação da criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),que se configurará como uma empresa estatal de sociedade anônima, e terá a função de gerir os bens móveis e imóveis dos Hospitais Universitários Federais.
Fonte:O xerife

LEI DO RIO GRANDE DO NORTE QUE PÔS FIM ÀS MARCAS E SLOGANS DE GOVERNO PODE ALCANÇAR O GOVERNO FEDERAL

O presidente nacional do Partido #SOLIDARIEDADE, deputado federal Paulinho Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, vai transformar em proposta nacional a lei de autoria do deputado Kelps Lima, aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que proíbe gestores do Poder Executivo de criar marcas e slogans de governos de ocasião.

Se for aprovada no Congresso Nacional, a proposta vai impedir que o próximo presidente da República, SEJA ELE QUEM FOR, utilize verba pública para criar marca e slogan próprio de sua gestão, e também de espalhar suas fotos por todas as repartições do Governo Federal pelo Brasil à fora.

“Paulinho vai utilizar a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como um projeto de política nacional de impessoalidade no trato da coisa pública.”, disse o deputado estadual do Rio Grande do Norte, Kelps Lima, que é presidente do SOLIDARIEDADE no RN e esteve nesta terça-feira, 11 de fevereiro, em Brasília, apresentando sugestões do partido Solidariedade do RN para colaborar no engrandecimento das discussões do Solidariedade Nacional.

“Caso o projeto seja aceito pelas comissões e aprovado no Congresso em Brasília, a atual gestão do Parlamento do Rio Grande do Norte terá deixado um legado para política brasileira, fixando um pensamento novo, cuja essência é diminuir o poder personalista da política antiga e construir um Estado Brasileiro maior do que o Presidente de ocasião.”, explica o deputado

Dois veículos roubados foram recuperados pela PC de Patu em Rafael Godeiro/RN.

Nesta foto o suspeito estava com os cabelos loiros, mas agora está com os cabelos pintados de preto.


O delegado regional Dr. Sandro Reges, titular da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu e sua equipe composta pelo APC Narcísio e os policias militares Cabo PM Tavares, Soldados Torres e Souza, recuperaram na última quinta-feira (06), dois veículos com queixa de furto/roubo que se encontravam em poder do elemento Eliezer Nunes Monteiro, 29 anos de idade, natural de Natal, o qual se encontrava com os veículos na cidade de Rafael Godeiro há vários dias. O elemento conseguiu se evadir da ação policial e ainda não foi preso, mas as investigações continuam e a equipe da 7ª DRPC está trabalhando incansavelmente no intuito de localizar e prender Eliezer Nunes, já que existe mandados de prisão em seu desfavor, além da suspeita de envolvimento do mesmo em vários delitos na região, sendo portanto de alta periculosidade.

O veículo tipo Renault Logan, ano 2010, de cor prata, placa NNW - 8769-RN, foi furtado pelo acusado há uns dez dias atrás da loja revendedora de veículos Cohabinal, localizada na cidade de Parnamirim-RN, quando o acusado chegou na referida loja se passando por cliente, tendo solicitado fazer um teste drive no veículo, oportunidade em que furtou o veículo.
O outro veículo com queixa de roubo que se encontrava em poder do elemento é a motocicleta Honda/XR 250 tornado, ano 2004, de cor preta, placa MYP - 7637-Apodi-RN, que também foi apreendida e conduzida para o pátio da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu.




*PatuNews

Água é imprópria ou já falta em 21 cidades do Rio Grande do Norte

A quantidade de cidades potiguares com colapso no sistema de abastecimento de água cresceu de 12 para 21 nos últimos 30 dias. Os dados foram atualizados pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e mostram cidades que não recebem mais água encanada ou que recebem líquido impróprio para consumo humano. Os casos são concentrados nas regiões Seridó, Oeste e Alto Oeste do Estado. Apenas a regional do órgão em Pau dos Ferros tem nove municípios nessa situação (veja infográfico na página 10). Ao todo, 146 cidades potiguares e mil comunidades rurais estão em situação de emergência e os moradores são abastecidos por carros-pipa.
Os números foram atualizados pela companhia na última reunião do Comitê de Combate à Seca, realizada na segunda-feira (10). Seis cidades da região Oeste entraram na lista. Em pelo menos oito desses municípios, apesar dos moradores receberem água, ela está imprópria para o consumo humano, por isso, o abastecimento já é considerado insuficiente.
O colapso ocorre quando a concessionária do serviço público de abastecimento não consegue manter seu serviço por falta de água no reservatório de onde ela é tirada.  Segundo o gerente de Desenvolvimento Operacional e Controle de Perdas da Caern, Isaias Costa, o colapso ocorre em duas etapas, sendo a primeira quando a empresa começa a ter problemas para abastecer toda a cidade ao mesmo tempo, por falta de água. “Conversamos com as pessoas para fazerem o uso racional do líquido, depois temos que fazer rodízio por região da cidade. Com a falta de chuva, a salinização da água fica elevada e nós deixamos de cobrar pelo abastecimento, apesar de ele continuar, porque a água está com a qualidade aquém do exigido. Avisamos à população que não a utilize para o consumo humano, mas  para outras atividades”, explica. Esse seria o caso das seis cidades do Oeste, além de Jucurutu e Luis Gomes, onde a água está com alto índice de salinização. “ Então chega a um ponto em que as bombas praticamente não conseguem mais puxar a água. Uma hora passam a sugar lama, material orgânico. Esse é o nível mais crítico”, acrescenta o gerente da empresa. Ainda de acordo com ele, os níveis de salinização da água são medidos diariamente pela Caern.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Tarcísio Bezerra, que preside o Comitê Estadual de Combate à Seca afirmou que todos os projetos executados pelo governo do estado estão em andamento e serão intensificados  para combater o problema.
Emergencialmente, a operação pipa do Exército brasileiro abastece 113 cidades, enquanto o programa da Defesa Civil do Estado atende outras 28. “São cerca de 300 mil pessoas, ao todo, que estão sendo atendidas dessa forma”, acrescenta. Mas falta de controle sobre a qualidade da água, visto que praticamente nenhum desses municípios possui órgãos que vistoriem o transporte do líquido. O único controle do Estado, por enquanto, é feito através de um atestado da qualidade água, onde os carros-pipa são abastecidos. “Conseguimos recursos federais (R$ 5 milhões) para comprar 113 mil filtros que estão sendo entregues à população,  porque estávamos preocupados com a qualidade da água”, argumentou o secretário.
Bezerra também citou vários sistemas adutores, que estão sendo construídos ou ampliados. Segundo ele, o do Seridó, com 28 km, já foi finalizado. Outros são o de Brejinho e a adutora da Espingarda, em Caicó, também concluídos, e o do Alto Oeste (95% executado). A adutora de Parelhas/Carnaúba dos Dantas está em 98%, e a ampliação do sistema Monsenhor Expedito tem inauguração prevista para março. O Seridó e o Vale do Açu deverão contar com a barragem de Oiticica. A adutora de engate rápido de Pau dos Ferros também começou a ser construída.
Entretanto, parte das adutoras prontas não funciona porque os reservatórios que deveriam abastece-las estão com pouca água. O secretário, porém, não precisou quais delas estariam nessa situação.

Fonte: Tribuna do Norte

Polícia Civil de São Bento em conjunto com a PM de Belém de Brejo do Cruz prende homem acusado de homicídio

Polícia Civil de São Bento/PB em conjunto com a Policia Militar de Belém de Brejo do Cruz elucida crime de homicídio de homossexual ocorrido em Goiânia/Go.

Na manhã desta terça 11/02, por volta das 11:30 em Belém de Brejo do Cruz, foi preso em flagrante pela prática de roubo o senhor Josias de Jesus Cardoso Soares, 20 anos, solteiro, residente na rua Genival Lacerda, s/n, Bairro Manoel Batista, Belém de Brejo do Cruz, conduzindo um veículo FIAT STYLO, placa NFV 9803, Goiânia-Goias, com queixa de roubo.
O acusado foi conduzido até a Delegacia e ouvido pelo delegado plantonista o DR. Homero Perazzo Filho, onde foi constatado que Josias de Jesus é acusado de ter praticado um latrocínio, roubo seguido de morte em Goiânia/Goias, no dia 26 de agosto de 2013, a vítima era Fernando alvarenga da Cunha, e foi assassinado brutalmente em sua residência com cerca de três perfurações de arma branca, faca peixeira, com um corte no pescoço e dois no tórax e vindo a óbito no local do crime, e o acusado tinha um relacionamento homossexual de cinco meses com a vítima.
Após o crime o acusado roubou da casa da vítima um relógio de pulso e o carro que ele trouxe para a Paraíba. vindo a ser preso em Belém de Brejo do Cruz. O acusado foi conduzindo até a cadeia municipal de Brejo do Cruz onde ficará a desposição da justiça.





 Fonte: São Bento News / Via Portal Paulista Online

MP apura uso indevido de carros de polícia para fins particulares no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte apurar o uso indevido de carros oficiais por policiais civis e militares para fins particulares. O promotor de Justiça Leonardo Cartaxo Trigueiro recomendou que o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, iniba o uso dos carros de polícia "para fins diversos à prestação do serviço público". A recomendação foi publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Cartaxo, na recomendação, diz que a medida deve ser cumprida por servidores das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e do Instituro Técnico e Científico de Polícia (Itep). Ele pede que sejam adotados "meios eficazes de controle de deslocamento, assegurando a comunicação prévia à chefia imediata".
Ainda no documento, o promotor público diz que diligências ou operações de caráter sigilosos não se enquadram na recomendação. Leonardo Cartaxo deu prazo de 10 dias para o secretário Aldair da Rocha informar as providências adotadas.
Ao G1, o secretário Aldair da Rocha disse que a recomendação já é cumprida pela Sesed. "Essa recomendaçõa já faz parte do estatuto da Polícia Civil. A Secretaria de Segurança já a cumpre", falou.
Fonte:Jean Carlos