quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Em trabalho de brasileiro, macaca sente 'textura' usando braço virtual

Objetivo da equipe de Miguel Nicolelis é simular movimentos com precisão.
No futuro, linha de pesquisa pode levar a próteses mais eficientes.

Uma macaca de laboratório, usando um braço virtual controlado pelo cérebro, é capaz não apenas de encostar em objetos, mas também de sentir aquilo que ela está tocando. O feito é fruto do trabalho do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke, nos EUA, e foi apresentado nesta quarta-feira (5) na prestigiada revista científica britânica Nature.
Nicolelis já pesquisa há anos a possibilidade de usar as descargas elétricas do cérebro para mover objetos externos ao corpo. Nessa linha, já conseguiu feitos expressivos, como fazer uma macaca nos EUA comandar os movimentos de um robô que estava no Japão. Esse sistema é chamado de “interface cérebro-máquina”.
Desde então, sua equipe vem procurando fazer com que o cérebro obtenha algum retorno tátil nos movimentos com esse objeto remoto, como acontece no corpo, onde a pele manda informações de volta para o cérebro. Você encosta em algo e sabe dizer se é liso ou áspero, por exemplo. Assim, a “interface cérebro-máquina” se transformaria em “interface cérebro-máquina-cérebro”, uma via de mão dupla.

Parece coisa de ficção científica? O brasileiro concorda. “Vários filmes de ficção científica já trabalharam a ideia. Para nós, é mais lento, porque fazemos a ciência de verdade”, disse Miguel Nicolelis ao G1

Veja passo a passo como é a pesquisa.

info nicolelis VALE ESTE (Foto: Arte/G1)

INSS: Entra em vigor programa de aposentadoria que beneficiará milhões de donas de casa

Entrou em vigor ontem (4) o programa criado pela Lei 12.470/2011, que fixou em 5% sobre o salário mínimo (R$ 27,25) a alíquota para contribuição previdenciária das donas de casa de famílias de baixa renda. A Lei 12.470 foi sancionada no início de setembro. Mas as donas de casa só puderam começar a contribuir agora em outubro. Para ter direito ao benefício, basta ligar para o telefone 135. É preciso que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e tenha renda familiar de até 2 salários mínimos (hoje, R$  1.090,00).
O ministro Garibaldi Filho celebrou o início do programa em evento promovido na cidade de Trindade (GO). Ele destacou o alcance social da medida que pode beneficiar até 6 milhões de mulheres, entre 18 e 59 anos, de acordo com Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD/ 2009). “É uma luta que vem se desenvolvendo no Congresso Nacional desde 2001. A presidenta Dilma Rousseff faz justiça às donas de casa que realizam um trabalho importantíssimo e que precisava ser reconhecido pela sociedade. Agora, essas donas de casa de baixa renda poderão ter direito aos benefícios da Previdência Social”, afirmou o ministro.
Fonte:o xerife

GIGANTE PARAIBANO VISITA CATOLÉ DO ROCHA

Ninão esteve nesta terça-feira (04), visitando a cidade de Catolé do Rocha, quando participou da inauguração da M & A Casa do Bolo, empreendimento localizado na Rua Chateaubriand Barreto, no centro da cidade. 
O gigante veio em companhia do pai, o senhor José Balduíno da Silva, e logo se tornou o centro das atrações, sendo muito requisitado para tirar fotos.
O radialista Jackson Travesso levou Ninão para uma entrevista na Rádio Panorama FM, e durante o percurso, caminhando a pé pelo centro de Catolé do Rocha, o grandalhão parou o trânsito e roubou a atenção de todos que encontrava pelo caminho.
Joelisson é o segundo filho de uma família de cinco irmãos, sendo três homens e duas mulheres. Logo aos cinco anos, Ninão começou a crescer desordenadamente, passando a altura do irmão mais velho.
O gigante paraibano já foi destaque em programas de televisão no eixo Rio-São Paulo, a exemplo de Celso Portioli.
Comovido com as dificuldades enfrentadas por Ninão, para conviver em uma residência simples e apertada para o seu tamanho, o ex-governador Cássio Cunha Lima, mandou construir uma casa, com móveis adaptados, e doou a Joelisson, para uma melhor convivência com a família.
Fonte:portal catolé news

Registro do PSD provoca tensão nos demais partidos políticos do RN

O registro do Partido Social Democrático (PSD) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmado ontem, provocou tensão nos demais partidos políticos do Rio Grande do Norte.
A maioria dos líderes partidários não apostava que a nova sigla estivesse pronta para as eleições de 2012. Como o PSD é o único partido ao qual políticos com mandatos pode se filiar, será a válvula de escape dos insatisfeitos.
As maiores adesões deverão ser do PMN, antigo partido do vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, e do PP, sigla que também já teve o comando dele. No entanto, outras legendas já começam a contabilizar perdas.
O PR, o PMDB e o PSB perderão um deputado estadual cada. A partir de hoje, começam as movimentações de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos aos cargos eletivos que serão disputados na próxima eleição.
O prazo para quem pretende disputar as próximas eleições pela legenda oficializar a filiação termina em 7 de outubro. Muitas adesões de várias legendas deverão ser confirmadas.
Robinson Faria se reunirá, na próxima semana, com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, para definir a data do congresso estadual do partido

Fonte:blog visao politica

Alemães querem parceria com o RN

Da Tribuna do Norte

Uma comissão de 23 empresários alemães virá ao Rio Grande do Norte, a partir do dia 20 deste mês, para uma rodada de negócios. Além disso, haverá assinatura de dois termos de cooperação entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa e representantes do estado alemão da Renânia-Palatinado. A intenção é estreitar as relações entre a Alemanha e o Nordeste brasileiro, de acordo com o cônsul honorário alemão Axel Geppert. A rodada de negócios terá como intervenientes a Fiern e a Fecomércio.
Segundo Axel Geppert, este é um momento de aproximação entre a Alemanha e o Nordeste. "A visita terá três cidades como destino no Brasil. Além de Curitiba e Porto Alegra, Natal é a escolhida do Nordeste", explica. Essa é a primeira visita de empresários do Estado da Renânia-Palatinado a Natal com a intenção de fazer negócios.
A composição política da visita terá a presença de Eveline Lemke, ministra estadual da Economia, um cargo correspondente ao de vice-governador no RN; e de Joachim Mertes, presidente do Parlamento da Renânia-Palatinado.
Entre os principais temas apresentados na rodada de negócios, estão as energias renováveis, principalmente energia eólica, a área de petróleo e gás, agricultura, pré-moldados, construção civil, entre outros, sendo que os três primeiros são áreas fundamentais para a economia potiguar. "Uma vantagem para essa rodada de negócios é que as empresas alemãs representadas são de pequeno e médio porte, a exemplo das existentes no RN. Isso favorece o diálogo", diz Axel Geppert, acrescentando que, por se tratar da primeira reunião com essas características, ainda não se tem uma estimativa do quanto o encontro pode movimentar em termos financeiros.
Já o encontro político terá a assinatura de dois convênios técnicos, entre os poderes executivos e legislativos do RN e da Renânia-Palatinado. A cooperação inclui treinamento de servidores e discussões sobre a legislação dos dois estados. Visitas à governadora Rosalba Ciarlini e ao presidente da Assembleia Legislativa estão programadas. A pauta terá os temas da sustentabilidade e das energias renováveis como principais pontos do encontro.
De acordo com as informações repassadas pelo cônsul honorário. Axel Geppert, os projetos de energia renováveis e as tecnologias ambientais no Rio Grande do Norte são os que mais despertam o interesse dos alemães. Outro ponto importante é a produtividade na agricultura, a utilização de energias renováveis e a eficiência energética. A visita contará também com a realização de workshops.