quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Síntese sobre as práticas da Cura

Desde os primórdios que haviam as mais variadas formas de cura que conviviam lado a lado com a medicina oficial na época do Império, a qual era tida como medicina cientifica. Embora proibidas por leis, havia ainda as práticas ilegais da medicina, realizadas por diversos e mais variados cidadãos.
No decorrer do Império, grupos de médicos bem sucedidos passaram a procurar um maior prestígio diante as autoridades e a sociedade, tentando fortalecer a sua medicina como a legítima forma do curar. Porém, no meio de tantos contratempos, escândalos envolviam médicos que realizavam de forma errônea procedimentos em seus pacientes, os quais buscavam outros médicos para contornasse tal problema. E a partir daí que, começaram surgir as criticas entre médicos considerados adversários, as quais eram sempre publicadas na imprensa.
As controvérsias promovidas pelos médicos mostravam que na sua medicina existiam falhas e absurdos que os próprios tanto recriminavam quando se referiam aos praticantes de outras atividades de curas, chamado “Charlatões”.
Contudo, a empresa criticava os tidos charlatões e defendia a verdadeira medicina, a medicina cientifica. No entanto, em momentos faziam duras criticas aos doutores, denunciando suas imperícias, absurdos cometidos e ironizando a classe medica, embora fosse contra qualquer de forma de Charlatanismo.
Ao passo que os charlatões surgiram a partir dos erros dos próprios médicos, que “criaram” tal categoria para que em contraposição fosse sendo construída a figura do médico como o único portador da ciência. Para caracterizar os charlatões, narravam-se casos de erros, procedimentos equivocados. Eram tidos como charlatões os curandeiros, espíritas, parteiros, ervateiros e farmacêuticos que produziam remédios e não revelavam sua formula, pois somente os médicos teriam o verdadeiro conhecimento tornando-se confiáveis pra tratar da saúde. Diante de tais discrepâncias médicas a elite ainda procurava o curandeirismo, mas era considerada pela imprensa como “inteligência esclarecida” levadas pelo desespero.
Com a epidemia da febre amarela na capital do Império, novamente os médicos eram acusados de negligência, pois a falta de solução para os problemas causados pela febre amarela induziu de certa forma protestos por parte dos cidadãos. Com isso começou a surgir uma nova classe médica preocupada com a saúde publica, os médicos sanitaristas, passando assim ter um importante papel no planejamento urbano a fim de garantir um melhor desenvolvimento para cidade.
Respaldado nesse princípio, desde o período colonial começaram a surgir preocupações sobre combater as epidemias e embelezar a cidade e foi a partir desse princípio que os médicos higienista passam a terem um papel importante, porém a implantação dessas medidas era de difícil instalação devido os hábitos e crenças antigas, além da pratica ilegal da medicina que além de ameaçarem o sustento dos “senhores médicos”, era um empecilho para as autoridades higienistas, limitando o alcance de suas prescrições.
Portanto, até a legitimação do saber medico ocorreram diversos conflitos entre as “elites médicas” e os órgãos políticos poderosos dentro da própria corporação médica, entretanto, quando era necessário se opor aos concorrentes , os conflitos e criticas interna desapareciam para combater as práticas ilegais da medicina e com conseguir a confiança e o prestigio que acreditavam merecer como representantes da doutrina científica.
*Síntese do texto retirado do livro Nas trincheiras da Cura.
**Krysnah Allen(Académica em enfermagem, 6º período).

SUSPEITOS DE ASSALTOS SÃO DETIDOS EM UMARIZAL

Thomas de Lima Esteves, 19 anos.
Por volta das 18:00 horas, o Sargento Filho depois de receber uma denúncia anônima informando sobre elementos armados na estrada do sítio caiçara, fez diligências no local juntamente com sua equipe e apoio do Destacamento de Olho D'Água do Borges, e usando do efeito surpresa, conseguiu prender o elemento Thomas de Lima Esteves, 19 anos, natural de São Paulo-SP, desocupado, residente na Avenida da integração, 01 Umarizal (RN 117), e deter os adolescentes FVSS, 17 anos e RCS, 16 anos de idade, ambos residentes na zona rural deste município.


Dinheiro, Arma e Celular

No momento da abordagem Thomas de Lima Esteves, portava um revolver calibre 38 e estava de posse de uma motocicleta Titan de cor preta e a quantia em dinheiro de R$ 221,00 (Duzentos e vinte e um reais), o qual informou que a motocicleta e a arma de fogo pertencem ao pai do adolescente RCS, 16 anos, que reside no sítio inspetoria.

Motocicleta usada pelo acusado e adolescentes
Thomas Esteves e o  adolescente FVSS, 17 anos, são suspeitos de terem assaltado o mercadinho de Raimundo na noite do dia 06, (quinta-feira), por suas caracteristicas coincidirem, por ter sido usado somente uma arma de fogo e também por que estavam de posse de uma quantia em dinheiro fracionado.
FONTE: UMARIZAL NEWS

Casa de Semente possibilitará sementes no tempo certo.

A Associação Esperança em Messias Targino/RN, inicia o processo de organização da Casa de Semente. Na Comunidade Canta Galo as famílias se organizam a partir da associação e buscam fortalecer o cultivo de sequeiro, a estratégia principal e disponibilizar sementes a tempo e na hora certa.

Com essa ação as famílias ganharam mais autonomia e agilidade no cultivo de sequeiro. Hoje a comunidade tem sementes disponível de milho, feijão, gergelim, fava e outras espécies. De inicio essas sementes estão sendo adquiridas pelas próprias famílias através de doação e ou aquisição e organizadas em estantes feitas exclusivamente para acomodar em garras peti. Logo nas primeiras chuvas as famílias receberão as sementes desejadas e disponíveis, esse empréstimo será registrado em um livro. Ao final da colheita as famílias devolvem as sementes para serem armazenadas na casa.

A Casa de Semente da Associação Esperança faz parte de uma articulação que vem sendo desenvolvida em parceria com outras organizações do Município como o STR, o SEAPAC e a Associação Santa Terezinha. Da mesma forma está acontecendo em outras duas associações.
Fonte:centro juazeiro

Equipe de Messias Targino venceu Permissão mais uma vez e se classifica

A equipe de Messias Targino venceu mais uma vez o time de Permissão de Janduís e se classifica. O jogo aconteceu hoje a tarde em Caraúbas, pela Copa São Sebastião de Futebol Mini Campo.

O primeiro gol do time de Messias Targino, aconteceu após um bom contra-ataque e Wendel marcou no final. Já no segundo o tempo o time de Messias pressionando logo no início. Debaixo de chuva, Wendel ampliou o placar para 2x0.

Com o resultado do jogo de hoje a equipe de Messias Targino se classificou para as quartas de finais e vai jogar no domingo dia 16, a partir das 16hs.

Fonte: Blog do Pôla Pinto