domingo, 2 de setembro de 2012

"Brazuca" será o nome oficial da bola da Copa do Mundo de 2014

"Brazuca" será o nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. A escolha, feita por meio de uma votação na internet e anunciada neste domingo, teve a duração de três semanas e contou com mais de um milhão de votos.

A segunda opção "Bossa Nova" teve 14,6% dos votos, enquanto "Carnavalesca", a terceira e última possível escolha, teve 7,6%. Nenhuma das duas, no entanto, chegou perto dos 77,8% conquistados por "Brazuca".

Na época da divulgação das três opções de voto, a ausência do nome "Gorduchinha", referência a um bordão criado pelo narrador Osmar Santos, chamou a atenção. A campanha "Gorduchinha 2014" ganhou apoio de personalidades das mais diversas áreas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o apresentador Fausto Silva, o capitão da Copa do Mundo de 2002, Cafu, e Guga, tricampeão do torneio de Roland Garros.

A produtora oficial da bola alegou que "Gorduchinha" já estaria registrada oficialmente como propriedade intelectual e que, portanto, o termo não poderia ser utilizado. Afirmação rebatida pelos organizadores de "Gorduchinha 2014", revelando que o nome pertencia oficialmente ao próprio Osmar Santos, com quem a empresa não teria feito contato em busca de um acordo.


* Fonte: gazetaesportiva.net/tribuna do norte

IBGE divulga estimativas da população para os municípios potiguares

Veja a estimativa para Messias Targino,Janduís,Patu e Belém do Brejo
Messias Targino tem a população estimada de 4.259 habitantes
Janduís tem a população estimada de 5.307 habitantes
Patu tem a população estimada de 12.084 habitantes
Belém do Brejo do Cruz tem a população estimada de 7.163 habitantes
Fonte:IBGE

Desertificação será tema de debate no Nordeste

No momento em que o mundo sofre os efeitos de uma das piores secas já observadas, que atinge em grandes proporções o Nordeste do Brasil, o país se prepara para sediar a 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos de Secas (UNCCD). O encontro, que faz parte do calendário oficial das Nações Unidas, ocorre de 4 a 7 de fevereiro de 2013, em Fortaleza, e deve reunir acadêmicos, cientistas, políticos, organizações sociais e de setores privados de várias nações. Durante os quatro dias, eles vão discutir a inclusão ou a consolidação das questões da desertificação, da degradação da terra e da seca na agenda ambiental de seus países. Estão previstas atividades como workshops, apresentações de resumos, oficinas, vídeos, exposições de inovação, excursões e mesas-redondas.
Fonte:O xerife

Pela primeira vez partidos cumprem cota de mulheres, diz TSE

Lei estabelece obrigatoriedade da presença feminina nos pleitos. Na capital potiguar, as mulheres são 30% dos candidatos a vereador. 

Nas eleições municipais deste ano, o percentual de candidatas às vagas de vereador e prefeito em todo o país atingiu 32,57%, valor acima do que estabelece a Lei das Eleições (Lei 9504/97). Em Natal, apesar de não haver candidatas a prefeito, a cidade contará com 144 postulantes a uma cadeira na Câmara Municipal, 30,5% do total de 471 candidatos aptos a concorrerem as 29 vagas da casa.

Esta é a primeira vez, no Brasil, que os partidos políticos e coligações atingem o percentual de 30% da chamada Cota de Gênero.

Segundo informações de um estudo realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano o número de candidatos do sexo masculino chegou a 302.348 e o de candidatos do sexo feminino a 146.059.

Para se ter uma ideia do aumento, nas eleições municipais de 2004, o percentual de participação feminina foi de 21,04%, com 287.558 candidatos do sexo masculino e 81.263 do sexo feminino. Nas eleições de 2008, esse o percentual foi de 19,84%, sendo 274.110 candidatos masculinos e 77.409 do sexo feminino.

Até a última eleição municipal, em 2008, o mínimo de vagas (30%) deveria ser apenas “reservado”, não necessariamente preenchendo essas vagas. No entanto, a Resolução 23.373/2011 do TSE, que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos nas eleições de 2012, trouxe a modificação estabelecida na minirreforma eleitoral (Lei 12034/09).

Segundo dados do TSE, no Rio Grande do Norte, cidades como Mossoró contará com a participação nas eleições de 31,80% de mulheres, são cerca de 90 candidatas de um total de 283 postulantes aptos. Já, Taipu, bom exemplo do ingresso das mulheres na política, terá, neste ano, 19 candidatas, cerca de 37% dos 51 candidatos aptos a concorrer às nove vagas para a câmara municipal da cidade. O município de Parnamirim não conseguiu acompanhar o ritmo da capital e segue com 28,63% de candidatas, com 213 concorrentes no total.

A Lei

A Lei das Eleições estabelece que, em uma eleição, deve ser observado o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidatos do mesmo gênero sexual do total dos registrados por um partido ou coligação.

Agora, o artigo 10, parágrafo 3º da Lei das Eleições determina que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. Antes, o texto da lei observava apenas que cada partido ou coligação “deveria” preencher esses percentuais. A cota eleitoral de gênero tem por objetivo garantir uma maior participação das mulheres na vida política do país.

Fonte:No minuto

ELEMENTOS ARMADOS TOMAM MOTO DE ASSALTO E ATIRAM NAS VÍTIMAS NA ZONA RURAL DE MESSIAS TARGINO


Por volta das 22:00 horas deste sábado, 01/09, várias pessoas da mesma família, residentes no sítio Saco, município de Patu, retornavam de um comício na cidade de Messias Targino, quando foram seguidos por dois elementos numa moto e na localidade denominada sítio Monte Alegre, zona rural de Messias Targino, a dupla anunciou um assalto, passando em seguida a efetuar disparos de arma de fogo para forçar as vítimas pararem, sendo que dois disparos atingiram a pessoa de ANTONIA JOSIVAGNA ROCHA DANTAS, 28 anos de idade, natural de Patu, residente no sítio Saco, zona rural de Patu-RN. A vítima foi atingida por um disparo em uma das mãos e na perna esquerda, próximo ao joelho.
Após abordar as vítimas, a dupla roubou a moto Honda CG 150 MIX, de cor preta, placa NNC - 3225-RN, ano 2012, pertencente a KADRISIANO FERREIRA MAIA, residente no sítio saco.
Após a prática delituosa, a dupla empreendeu fuga em direção ao município de Belém do Brejo do Cruz, no vizinho estado da Paraíba.
A vítima ANTONIA JOSIVAGNA foi socorrida pelos pais e outros parentes para o hospital municipal de Patu e após receber os primeiros atendimentos foi transferida para o hospital regional Tarcísio Maia em Mossoró.
Uma guarnição do GTO de Patu empreendeu diligências por estradas carroçáveis da região, se deslocando até ao vizinho município de Belém do Brejo do Cruz-PB, onde obteram a informação de que uma moto com as características da moto roubada teria passado na zona urbana daquele município após as 22h00min horas.
Fonte: Patu News