segunda-feira, 15 de junho de 2015

Comer cérebros de parentes mortos poderia reduzir riscos de demência, de acordo com cientistas.

Comer os cérebros de parentes mortos poderia ajudar a construir imunidade à demência. Cientistas descobriram que é justamente dessa forma que as pessoas da tribo de Fore, na Papua Nova Guiné, conseguiram afastar a doença.
A tribo de Fore provou ter desenvolvido uma forte resistência, ao longo do tempo, para o “kuru”, doença causado pela transmissão de príons, um agente infeccioso composto por proteínas que pode provocar demência, de acordo com os resultados publicados na revista Nature por um grupo de britânicos e cientistas da Papua Nova Guiné.
Esta “vacina” comum tem evoluído através de um ritual Fore tradicional de comer o cérebro de parentes falecidos em funerais.
Kuru, uma doença semelhante à encefalopatia espongiforme bovina – conhecida como ‘doença da vaca louca’ -, teve seu auge em 1950, depois de afetar até 2% da população Fore, em um ano.
Os sobreviventes possuíam o gene de “resistência príon”, que inibe a mutação de proteínas e a formação de polímeros prejudiciais ao cérebro. O gene também imuniza contra outras doenças neurológicas, como o mal de Parkinson.
Creutzfeldt-Jakob (CJD) é um dos transtornos mais comuns que os cientistas acreditam que essas descobertas possam ajudar, abrindo as portas a possíveis avanços no combate à demência.
Acredita-se que a descoberta dê aos cientistas uma visão mais abrangente sobre as causas moleculares e possíveis tratamentos de outras doenças à base de príons.
Fonte:Jornal Ciência


Fisioterapeutas podem deixar de atender planos de saúde a partir de julho

Atuando com uma tabela defasada há 20 anos, os profissionais de fisioterapia poderão deixar de atender aos pacientes dos planos de saúde a partir de 16 de julho de 2015, caso não seja feita a regulamentação, de acordo com o referencial nacional de procedimentos de fisioterapia, que estabelece valores mínimos para os procedimentos.
Para se ter uma ideia da defasagem, procedimentos que deveriam custar aos planos de saúde R$ 47, segundo o referencial nacional, são realizados a R$ 6. Para coibir esse abuso, a partir do dia 16 de julho, o Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) estará fiscalizando o cumprimento da resolução e do Código de Ética do Fisioterapeuta, e os profissionais que continuarem praticando valores abaixo do referencial poderão sofrer penalidades, desde responder a processo administrativo e ético, até pagamento de multa e suspensão do registro.
O presidente da Associação das Prestadoras de Serviço de Fisioterapia do Estado do Rio Grande do Norte, Antonio Tomaz de Aquino, explica que esta é uma luta antiga e que em alguns estados, como Paraíba e Pernambuco, as operadoras já foram notificadas e os valores estão sendo negociados de forma escalonada para que, em no máximo dois anos, os valores praticados sejam de acordo com o referencial nacional. No Rio Grande do Norte, a expectativa é de que aconteça o mesmo. “Estamos conversando com as operadoras há mais de três anos, e algumas já estão atualizadas. Outras, no entanto, serão informadas formalmente dessa decisão e caso a situação não seja regularizada até 15 de julho, os profissionais não poderão mais atender os pacientes dessas operadoras”, afirmou o presidente da Associação, que disse ainda que a categoria está disposta a negociar para que esse aumento se dê de forma escalonada. “Entendemos que seria um grande impacto financeiro, por isso estamos dispostos a, assim como está acontecendo em outros estados, receber esse aumento de forma gradual, desde que seja feito um acordo junto ao Ministério Público, para que em no máximo dois anos possamos atingir esse referencial”.
Os pacientes que se sentirem lesados com a suspensão dos procedimentos devem denunciar à Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regulamenta os planos de saúde.
Fonte:Resenha.com

Jovem é baleado no Centro de Caraúbas com dois disparos de arma de fogo

CARAÚBAS (RN) – Jovem é baleado no centro da cidade de Caraúbas, na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, na tarde deste domingo, dia 14 de junho, com aproximadamente dois disparos de arma de fogo.

O ocorrido aconteceu por volta das 15h30min, quando a vítima identificada como João Paulo, conhecido como “Galeguinho” que vinha a pé pela rua Benjamin Constant, nas proximidades do comércio de Itamar do ônibus e foi surpreendido pelo atirador que efetuou mais ou menos três disparos contra a vítima.

De acordo com informações, Galeguinho, filho de Zé Vermelho, ainda teria corrido e chamado a polícia, depois de ter pulado uma galeria de esgoto e saído na rua por trás da Prefeitura Municipal de Caraúbas, onde caiu no chão. A vítima foi socorrida por uma “pessoa não identificada” para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, onde deu entrada com um perfuração no braço esquerdo, que após a perfuração, o projétil seguiu até a região posterior esquerda da costela e aparentemente atravessou o tórax, o outro projétil atingiu a perna da vítima. Ele foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.



João Paulo é irmão do ex-presidiário Lelito que foi executado com aproximadamente 4 tiros no Bar da Tripa no centro de Caraúbas (Relembre), noite de sexta-feira, dia 17 de abril de 2015, por volta das 19:35hs.

A ousadia da ação dos atiradores, em plena luz do dia e em uma via movimentada, chamou atenção e assustou a população. Os elementos saíram com destino ignorado. A Polícia Militar, sob o comando do Sgt. Alves e apoio dos Sds. Tyronne e Coelho estão em diligencia em busca dos atiradores.

Fonte: Icém Caraúbas

Grevistas da UERN farão manifesto antes de audiência na Assembleia

Os professores em greve da Universidade do Estado do RN (UERN) realizarão uma manifestação de protesto na próxima terça-feira (16), em Natal, antes da audiência pública sugerida pelo deputado estadual George Soares (PR) na qual se pretende apresentar a situação da instituição universitária e pensará saídas para a paralisação, prevista para começar às 14h30 na Assembleia Legislativa do RN.
O manifesto na capital do estado foi um dos pontos discutidos na assembleia extraordinária da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), quinta-feira última (11), em Mossoró, oportunidade em que foi debatida a proposta feita pelo governo Robinson Faria (PSD) na segunda-feira (08), em audiência na capital potiguar. De acordo com informação do portal da Associação, por ampla maioria, os docentes deliberaram pela rejeição da proposição e continuidade da greve geral. O governador defendeu na audiência que fossem formadas quatro comissões conjuntas com segmentos da universidade e do governo, a fim de discutir saídas para a paralisação.
Fonte:Blog do Xerife

Sorteio do 1º Campeonato Interestadual de futsal de Messias Targino/RN(Futforma)

Ontem 14 foi realizado o sorteio do primeiro campeonato interestadual de futsal de Messias Targino realizado pela Academia Seu Corpo em Forma.Segue grupos abaixo com seus respectivos cabeças de chaves.

GRUPO A
Apodí
Belém B
Lucrécia

GRUPO  B
Belém A
Messias
ADECOB(Brejo do Cruz)

GRUPO C
São Bento
São Miguel
Felipe Guerra

GRUPO D
Messias Targino(Irmãos Borges)
Gericó
Catolé

Copa América: Neymar brilha e salva Brasil na estreia

Último favorito a entrar em campo na Copa América, a Seleção Brasileira repetiu erros de Argentina e Colômbia e quase tropeçou. Contra o Peru, em Temuco, o time de Dunga foi salvo por Neymar, que participou dos dois gols da vitória por 2 a 1. A partida foi válida pelo grupo C.
 
Neymar teve uma atuação de destaque, uma das melhores individuais da Copa América até aqui. Seus dribles e jogadas resultaram nas melhores jogadas da seleção e os dois gols.
 
A parte negativa fica pela atuação do sistema defensivo. Um erro infantil de David Luiz, que culminou em falha de Jeferson e desatenção de Daniel Alves, e o Brasil acabou sofrendo um gol. A defesa voltou a dar espaço para os peruanos em demais oportunidades.
 
Agora, a missão deve ser mais difícil na segunda rodada. O adversário será a Colômbia, que perdeu para a Venezuela na estreia e também entrará pressionada em campo. Brasileiros e venezuelanos estão empatados na liderança da chave.
Fonte:Potiguar notícias

MEC divulga os aprovados no Sisu do meio do ano. Confira lista

O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (15), o resultado da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. No total, há 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior, e pelo menos 1.095.050 candidatos se inscreveram para o processo seletivo.
lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo: sisu.mec.gov.br. O Sisu usa como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O candidato pode consultar seu desempenho inserindo o número de inscrição no Enem e a senha de inscrição.
No site do Sisu, é possível selecionar a instituição, o curso e a modalidade do turno para filtrar a lista de aprovados.

CONFIRA A LISTA DE APROVADOS DO SISU


Matrícula
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Processo seletivo
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.
A segunda edição do Sisu 2015 selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (2) a consulta de vagas.
Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.
Fonte:G1

Receita libera primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2015

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (15), na rede bancária, os valores do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). Ao todo, 1.495.850 contribuintes terão direito à restituição nesse lote, com correção de 1,9%, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões.

Contribuintes idosos, com doença grave ou deficiência física, que não tenham cometido erros ou omissões na hora de enviar os dados, são a maioria no lote.

Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2014 que foram retiradas da malha fina, elevando para R$ 2,4 bilhões o valor total de liberações.

As informações sobre o primeiro lote estão disponíveis na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone 146. Por meio de aplicativo para tablets e smartphones com sistemas Android e iOS também é possível consultar o lote.

O supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, tem alertado para que os contribuintes que não são listados nos lotes de restituição verifiquem sempre o extrato da declaração para ver se não há pendência ou inconsistências no documento enviado à Receita e realizar a correção para evitar cair na malha fina. O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Se não for cadastrado, é só informar os números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf) dos exercícios referentes às declarações ativas das quais o contribuinte seja titular.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF, na página da Receita Federal na internet.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte:Agência Brasil