terça-feira, 19 de junho de 2012

Soprando Velinhas

                                                       Jocelma Martins
                                                           Sanclésia Batista

Sem UTI e pediatra, criança agoniza com suspeita de calazar no HRTM

Durante todo o dia desta segunda-feira (18) no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, foi de revolta de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Uma criança de apenas 3 meses e 27 dias com suspeita de calazar está internada há 20 dias, mas sem melhora.
Como não havia se quer um pediatra hoje para dá um diagnóstico, quanto mais infectologista, a família e até profissionais médicos do HRTM se revoltaram.
O clínico geral que estava no Pronto Socorro chegou a dizer que iria pedir demissão dos quadros da Secretaria Estadual de Saúde. Assim como ele, outros fizeram a mesma ameaça.
O Conselho Tutelar e o Ministério Público foram acionados. Os conselheiros tutelares conversaram com os médicos e familiares da criança e não conseguiu encontrar uma saída.
O que seria a saída? Levar a criança para ser atendida na ala infantil do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, ou uma unidade particular que trata doenças infectocontagiosas.
Só que no HRTM não havia um pediatra para dá o diagnóstico e também o diretor médico Diego Dantas, segundo o Conselho Tutelar, disse que não havia ambulância no Samu.
Via Twitter, o fato chegou ao conhecimento do coordenador do Samu Metropolitano, o médico Luiz Roberto, que se prontificou para resolver a questão do transporte. Ele ligou para Diego Dantas e para Luis Gomes, do SAMU.
Às 21h15 e o impasse ainda não havia sido resolvido. Nesta terça-feira (19) retornarei com mais informações. Seja cidadão: cumpra seu dever votando, cobrando e exigindo resultados dos eleitos, indiferente do partido que este pertença.
Via Twitter, o diretor médico do HRTM, Diego Dantas, explicou a este repórter que o quadro da criança é estável. Acrescentou que amanhã bem cedo procura o SAMU para fazer a transferência para uma unidade de UTI pediátrica, que não existe leitos em Mossoró em canto algum. Ele não confirma se a criança está com sintomas de calazar. Afirma que o médico prescreveu uma UTI e esta está garantida na capital, precisa somente do transporte, o que acontecerá às 4h da manhã desta terça-feira. “Com as bênçãos de Deus voltara recuperada”, conclui o médico Diego Dantas.
Fonte:retrato do oeste

Crise na UERN é tema de Audiência na Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte irá realizar Audiência Pública com o tema “Crise na UERN”, nesta quinta-feira (21), às 14h30.

O debate, que será realizado através do Centro de Estudos e Debates, no Auditório Robinson Faria, atende um pleito dos segmentos universitários, como uma forma de tentar resolver o impasse da greve dos docentes e técnicos administrativos da Instituição.
A greve dos servidores da UERN foi deflagrada no dia 03 de maio, em virtude do descumprimento do acordo, por parte do Governo do Estado, firmado com as categorias em setembro do ano passado. Além da atual greve, na audiência, ainda deve ser discutida a Autonomia Financeira para a instituição, tendo em vista as dificuldades orçamentárias que a UERN vem enfrentando nos últimos anos.
Para a audiência, é esperada a participação, além dos deputados estaduais, dos segmentos que integram a UERN (ADUERN, SINTAUERN, DCE e Reitoria), representantes do Governo do Estado, além de membros da sociedade em geral.
Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, a Audiência Pública na AL é uma oportunidade importante para a sociedade tomar conhecimento da realidade de precarização que a UERN atravessa, bem como saber o posicionamento da Assembleia Legislativa sobre essa situação.
Fonte:o xerife

Inscritos no Enem têm até amanhã para pagar taxa de inscrição

Os candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 têm até amanhã (20) para pagar a taxa de inscrição de R$ 35.
De acordo com o MEC, quase 4 milhões dos 6,4 milhões de inscritos estão isentos do pagamento. Fazem parte desse grupo os alunos que cursam o último ano do ensino médio em escola pública e os candidatos de baixa renda que tiveram a solicitação de carência aprovada.
Os candidatos não isentos devem imprimir o boleto para o pagamento da taxa no próprio site do Enem e pagá-lo em qualquer agência do Banco do Brasil. Quem perder o prazo tem a inscrição cancelada.
Fonte:Jean Carlos

REDE GLOBO VAI MOSTRAR FESTAS JUNINAS NESTE SÁBADO PARA TODO O BRASIL

Sábado, 23 de junho a Rede Globo de Televisão vai apresentar o programa São João do Nordeste. Link ao vivo de Mossoró com Forró do Muído a partir das 22h. O programa vai destacar as principais festas juninas do Brasil a partir de Mossoró, passando por Caruarú, Campina Grande e uma cidade encravada no estado da Bahia, onde se realiza também uma tradicional festa junina.
Apesar do nordestino viver momentos difíceis com a estiagem, ainda tem fôlego para muitas festas... Viva São João!!!
Fonte:erivan morais

Jovem dos Porcino sequestrado em Ceará-Mirim continua desaparecido

O jovem Porcino Segundo, de 19 anos, conhecido como Popó, seqüestrado no fim da noite do último sábado (16), enquanto participava de uma vaquejada no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal, ainda não foi localizado. A polícia trabalha em silêncio e aguarda uma posição oficial da família Porcino.

Até o momento, as investigações foram centradas no tratador de cavalos, de identidade preservada, que foi seqüestrado junto com Porcino Segundo, e liberado no município de Santa Maria, próximo a Ceará-Mirim. No interrogatório, ele teria dito que durante o sequestro, os bandidos teriam comemorado na frente do empresário o fato de finalmente ele ter sido encontrado, como se a vítima estivesse sendo monitorada há muito tempo.
 
Integrantes da família Porcino, além Porcino Júnior, pai da vítima, que estava na Europa, estão reunidos em Mossoró e aguardam uma posição dos sequestradores. Informações dão conta que eles preferem esperar um contato dos bandidos temendo uma represália sobre “Popó”.

O titular da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), Odilon Teodósio, informou que está de sobreaviso aguardando ser solicitado para trabalhar no caso. A Polícia Federal não foi acionada.
Fonte: DNonline