segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Seca no Nordeste deixa açudes em situação crítica

A seca que afeta o Semiárido nordestino desde 2011 deixou metade dos 504 reservatórios monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA) com menos de 30% da capacidade de armazenamento de água. “Esta é a pior seca nos últimos 30 anos. Se não tivermos um período de chuvas de janeiro a maio em 2014, para recuperar os reservatórios, a situação ficará gravíssima”, disse o superintendente de Regulação da ANA, Rodrigo Flecha Ferreira Alves.
Para garantir o abastecimento para as pessoas, a ANA restringe o uso da água para atividades produtivas como a irrigação e a piscicultura. A agência acompanha a situação 45 açudes e seis rios de domínio federal no Semiárido. Do total, em 16 açudes e três rios são obedecidas as regras da ANA, abrangendo 91 municípios e cerca de 1,9 milhão de pessoas.
A restrição de uso mais recente foi determinada na segunda-feira (7) para o Rio Piranhas-Açu, que corta a Paraíba e o Rio Grande do Norte, e para os açudes de Coremas e Mãe D’Água, ambos na Paraíba, que estão com 34% e 33% da capacidade de armazenamento de água, respectivamente.
Desde a semana passada, nas cidades de Coremas, Pombal, Cajazeirinhas, Paulista e São Bento, na Paraíba, e Jardim Piranhas e Jucurutu, no Rio Grande do Norte, a água só pode ser retirada do rio e dos açudes para qualquer atividade produtiva três vezes por semana das 2h às 11h. A recomendação da ANA é que não seja feita irrigação entre as 11h e as 17h, pois, nesse período, muita água é perdida por evaporação. A agência também alerta para que nenhum novo tipo de cultura seja iniciado neste momento devido à possibilidade de não haver água suficiente.
Fonte:Jean Carlos

Corpo em estado de decomposição é encontrado em Triunfo Potiguar/RN

Na manhã desta segunda-feira, 14/10, por volta das 10:30hs, populares encontrou o corpo de um homem em meio a um matagal, próximo a Quadra de Esportes na cidade de Triunfo Potiguar/RN. 

O corpo foi identificado como Raoni Rocha, 18 anos, tinha marca de tiro na testa e pauladas por todo corpo. Também foi encontrado litros quebrados e tijolos perto do corpo.

Segundo informações, Raoni estava desaparecido desde o último sábado, 12/10, o mesmo tinha envolvimento com drogas e já tinha tentado estuprar uma prima e outras meninas da cidade.

O corpo foi encontrado em estado de decomposição, os populares acreditam que o corpo esteja ali desde o sábado (12).


Para ver as cenas fortes do corpo, CLIQUE AQUI.
Fonte:CG na midia

Reitor quer suspender vestibular para núcleos avançados da UERN

Um assunto no mínimo polêmico voltou a ser discutido na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  Durante reunião sobre o Processo Seletivo Vocacionado de 2014 (PSV), com seus pró-reitores, o reitor Pedro Fernandes teria sugerido a suspensão das vagas para os núcleos avançados da instituição espalhados por 11 municípios do interior. Em contrapartida, teria pedido a ampliação das vagas para o curso de Medicina, considerado o mais caro mantido pela instituição.  O assunto será apresentado para discussão na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), prevista para o dia 17. A informação foi confirmada pela pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG), Inessa da Mota Linhares Vasconcelos, e pelo coordenador da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), José Egberto Mesquita Pinto Júnior, mas nenhum dos dois quis entrar em detalhes, deixando para o reitor o assunto. A reportagem tentou manter contato com Pedro Fernandes através do telefone, mas foi informada que ele estava em reunião. Depois de muito insistir, Egberto disse apenas que a proposta da reitoria não é fechar os núcleos, mas “reorganizar e repensar o modelo”. Outras informações dão conta de que seria apresentada ao Consepe a situação dos núcleos, apontando quais deles são viáveis, além de mostrar que, desde os últimos cinco anos, eles não estão apresentando demandas. Haveria possiblidade de se manter vagas apenas para os cursos que tenham maior constância. Por outro lado, aumentar as vagas de Medicina iria ao encontro da demanda, tendo em vista o número de 100 candidatos por vaga nos vestibulares.  O pedido de suspensão do vestibular para os núcleos pegou de surpresa as lideranças do interior. Em Apodi, que recentemente conquistou a aprovação de um campus avançado da Uern, o presidente da Câmara Municipal, João Evangelista, disse que a medida é um contrassenso à proposta da universidade e que será uma perda muito grande para a região.“Atualmente, temos ônibus indo com 90 universitários para Mossoró e, recentemente, o prefeito pediu recursos para mais dois ônibus”, destacou. 
 Fonte: Jornal de Fato como perder barriga