terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Perdendo a 'guerra' para o crime, governo do RN quer importar solução da Colômbia

O Governador Robinson Faria (PSD) chega nesta quarta-feira (24) a Colômbia para conhecer um plano de segurança pública que diminuiu o número de homicídios e a violência em geral no país. Juntamente com o governador, embarcaram também o Secretário de Justiça, Cristiano Feitosa, o Procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie, o Secretário-adjunto da Secretaria de Segurança, Caio Bezerra, e o Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis.
A agenda oficial começa na cidade de Bogotá, capital do país, e segue até a próxima semana. A viagem ainda inclui uma visita à cidade de Medellín, segunda maior cidade da Colômbia. “Recebemos o convite do Governo da Colômbia para conhecer de perto os projetos na área de segurança que conseguiram diminuir, de forma gradativa mas muito fortemente, a criminalidade no país”, explicou o governador Robinson Faria.
As políticas de segurança implementadas pelo governo colombiano e as prefeituras de Bogotá e Medellín a partir de meados da década de 1990 transformaram a realidade destes locais e hoje são referências em todo o mundo. Além do reforço direto nas forças policiais, as políticas públicas de segurança nas cidades colombianas incluem investimentos em educação, transporte, cultura e infraestrutura urbana.
Por conta dos confrontos entre as forças de segurança oficial e narcotraficantes, a taxa de homicídios em Bogotá no ano de 1993, por exemplo, chegou a 80 mortes por cada 100 mil habitantes, segundo dados da ONU.  Após os trabalhos realizados pelas prefeituras e o governo central, a taxa caiu para 16 homicídios – uma queda de 80% – por grupo de 100 mil pessoas em 2015, de acordo com os números da prefeitura de Bogotá e do Ministério da Defesa colombiano. Em Medellín a situação era semelhante. No início da década de 1990 a segunda maior cidade da Colômbia chegou a ter 381 homicídios por 100 mil habitantes e agora aponta para uma taxa mais de 90% menor do que há 20 anos, com aproximadamente 28 mortes violentas por grupo populacional.
Pelo trabalho nas duas décadas recentes, Bogotá foi incluída dentro do Comitê Diretor da Rede Global de Cidades Seguras. Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o comitê é responsável pela criação de planos de ações globais para segurança nas cidades.
A violência no Rio Grande do Norte alcança índices impresionantes, que mostra que o Estado está perdendo a "guerra" contra o crime. Só no ano de 2016, o Estado já conta com mais de 210 homicídios. Na cidade de Mossoró, a segunda maior do RN, já são 44 mortes violentas, e nenhum criminoso preso.
Fonte:De fato

Ex-integrante da quadrilha dos carneiros é assassinado em Alcaçuz

Um detento do presídio de Alcaçuz foi encontrado morto, na noite desta segunda-feira (21) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Ele foi identificado como Rogério Dias Sabino, vulgo “Pipoca”, que era um dos remanescentes da quadrilha dos Carneiros. O corpo foi encontrado com o rosto ensanguentado, com vários hematomas e com uma corda artesanal no pescoço.
O corpo do detento foi retirado pelos outros internos da parte interna do Pavilhão 1 ao pátio externo, dentro de um carro de mão até a perícia do ITEP e dos policiais da Divisão de Homicídios e Proteção da Pessoa de Natal, para os procedimentos de praxe.
Os agentes ainda questionaram que teria cometido o crime, mas não se surpreenderam com a resposta dos detentos. “O que acontece aqui, morre aqui!”, afirmou um dos detentos daquela unidade.
A Vítima
Rogério Dias foi um dos alvos da Operação Barreiros, realizada nesta sexta-feira (19) e chegou a assinar um mandado de prisão mesmo já estando preso.
Fonte:190rn