segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Os dois castigos do RN: seca e as prioridades invertidas de Rosalba


Os especialistas disseram em longa reportagem do Portal UOL que a região Nordeste, principalmente Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, vão precisar de pelo menos mais dez anos para se recuperar a maior seca dos últimos quarenta anos.
O castigo do Rio Grande do Norte será duplo. Além de não haver um plano de convivência com a seca, que permitisse a sobrevivência dos rebanhos, ajudasse a própria sobrevivência do homem do campo, o estado sobre com as prioridades invertidas do governo Rosalba.
Observamos com facilidade que o grande estrago deixado pelo governo Vilma de Faria foi não ter investido na estruturação da polícia Civil e ITEP para combater o crime organizado, deixando a violência avançar de forma assustadora na capital e no interior.
Vilma de Faria também deixou afundar os serviços de saúde pública, quando deixou de investir na estruturação de hospitais de clínica cirúrgicas, para dá suportes aos hospitais regionais com seus prontos socorros de emergência urgência, especialmente de Mossoró e Natal.
Ainda na área de saúde, a ex governadora deixou de investir na reestruturação da pediatria e também obstetrícia, cometendo um pecado gravíssimo, deixando um cenário de terror para as mulheres terem seus filhos em especial nas cidades de pequeno porte.
Na educação, a ex governadora foi ainda mais desastrosa, quando não investiu, com recursos federais, para transformar as escolas de ensino médio em escolas técnicas, como fez o Estado do Ceará, do Pernambuco, entre outros da região Nordeste.
Vilma de Faria também não investiu no que seria a porta do crescimento do Rio Grande do Norte, ou seja, um ramal ferroviário interligando a transnordestina, permitindo assim o crescimento do setor de extração mineral no Oeste do Rio Grande do Norte.
O atual governadora, ao invés de procurar reverter este quadro, investindo pesado em saúde, educação e segurança, fez foi investir em estradas, cercas, acessos, contornos e construir o Arena das Dunas, que vai custar aos cofres públicos, com 20 anos de uso, R$ 1,3 bi.
Esta inversão de valores resultou num caos na saúde, na segurança e também na educação, causando um prejuízo par ao Rio Grande do Norte incalculável.
Talvez o estrago da seca se consiga recuperar em dez anos, mas o estrago deixado pela falta de investimento no essencial a vida não se recupere nunca, em especial para quem tem parentes nos corredores dos hospitais implorando por leito de UTI, ou que já teve parentes assassinados por falta de combate efetivos da violência e ainda as pessoas que não conseguem inserir seus filhos no mercado de trabalho por falta de uma qualificação adequada.
Fonte:Retrato do Oeste

Tragédia em Santa Maria leva Bombeiros a todas as casas de show de Natal


O promotor de Justiça José Augusto Perez, do Consumidor, esteve na manhã desta segunda-feira (28) reunido com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Eliseu Dantas, solicitando informações a respeito das casas de shows de Natal.
O MP e os Bombeiros vão adotar providências na Justiça, se necessário, contra os estabelecimentos que não estiverem cumprindo rigorosamente as exigências de segurança.
Augusto Perez pediu ao Corpo de Bombeiros laudos sobre boates, cinemas, teatros e casas de shows de Natal. Ele lembrou que em 2010 solicitou a interdição do Teatro Alberto Maranhão por não obedecer a todos as exigências de segurança prevista pelos Bombeiros e que a Justiça negou a interdição. “Até hoje não foram providenciadas estas exigências”, diz o promotor.
A repercussão mundial da tragédia em Santa Maria, tendo morrido 234 pessoas e deixado outras 127 hospitalizadas, sendo que 83 em estado grave, despertou nas autoridades do Ministério Público do Rio Grande do Norte e também do Corpo de Bombeiros no sentido de adotarem medidas preventivas nas casas de shows, cinemas e teatros da capital Natal.
Augusto Perez disse que hoje, às 14h, duas equipes do departamento de engenharia do Corpo de Bombeiros de Natal vão partir para uma vistoria em todas as casas de show, teatros, cinemas e outros estabelecimentos fechados. O resultado desta vistoria em caráter especial será enviados ao Ministério Público Estadual, na promotoria do Consumidor.
“Dependendo do grau do problema, podemos até entrar com Ação Civil Pública na Justiça contra os proprietários, inclusive pedindo a interdição do ambiente, como aconteceu em 2010 em relação ao Teatro Alberto Maranhão”, destaca o promotor José Augusto Perez, lembrando que certamente haverá casos que uma boa conversa já se resolve.
No caso dos ambientes já estarem cumprindo as exigências de segurança, Augusto Perez destacou que o Corpo de Bombeiros apenas vai certificar e informar ao Ministério Público Estadual, na Promotoria do Consumidor. “A noção ação é preventiva”, finaliza o promotor.
Ação rigorosa – Trabalho mais rigoroso deverá ser realizado pelo Corpo de Bombeiros na estrutura de festas de Carnaval, para evitar incêndios especialmente em trios elétricos como aconteceu em Macau no ano de 2011.
Fonte:Jornal de Fato

Programa de combate ao crack deverá se expandir pelos demais municípios potiguares


A presidente Dilma Rousseff pretende anunciar nesta semana, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos, em Brasília, uma extensão do programa de combate ao uso de crack.
Restrita no primeiro ano às capitais de 14 estados, a campanha ‘Crack, é Possível Vencer’ será colocada à disposição dos mais de 5 mil municípios brasileiros.
A presidente avalia que os primeiros 12 meses do projeto foram bem sucedidos e já há base de controle e implantação desenhada e testada que garantem ampliar sua abrangência.
A ofensiva deve ser turbinada com um orçamento mais robusto. Criado em dezembro de 2011, sob três eixos de atuação (cuidado, autoridade e prevenção), o programa recebeu R$ 4 bilhões até dezembro passado
Fonte:Jean Carlos

Defesa Civil Estadual convida 14 municípios para assinarem o protocolo de abastecimento


A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil – Cedec, órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), realiza o terceiro convite de adesão dos municípios, em situação de emergência, para assinarem o protocolo de intenções com a Sejuc, a partir desta terça-feira (29), até o dia 15 de fevereiro, para que o município possa ser beneficiado com a Operação Carro Pipa do Governo do Estado.
A Operação Carro Pipa irá atender mais 14 municípios potiguares em situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo Governo Estadual, em virtude da estiagem, e que não foram contemplados com a Operação Pipa do Exército.
O Coordenador Estadual de Defesa Civil, Ten. Cel. BM Acioli, enfatiza a importância da celebração deste Termo de Cooperação. “Em setembro realizamos a primeira chamada, mas só 32 prefeitos assinaram o protocolo. Realizamos a segunda chamada em outrubro. Como o Estado prorrogou o Decreto de Situação de Emergência, estamos prorrogando também a assinatura do protocolo de intenções”, disse o Coordenador.
Fonte:O xerife