quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Cientistas descobrem ondas gravitacionais previstas há 100 anos por Einstein

Confirmando rumores que circulavam há alguns dias, o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (Ligo, sigla em inglês), dos Estados Unidos, anunciou hoje (11) a descoberta das ondas gravitacionais previstas, há um século, pela Teoria da Relatividade de Albert Einstein.
A novidade foi publicada na revista científica Physical Review Letters e divulgada simultaneamente nos EUA e na cidade de Cascina, na Itália, onde está o projeto Virgo, colaborador das pesquisas do Ligo.
"É a primeira detecção direta das ondas gravitacionais e abre um novo capítulo na astronomia", declarou o cientista italiano Fulvio Ricci, coordenador do Virgo. Previstas há um século por Einstein, as ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo provocadas por eventos cósmicos violentos, como quando se atira uma pedra em uma lagoa.
No caso das ondas descobertas pelo Ligo, a origem do fenômeno está na colisão entre dois buracos negros ocorrida 1 bilhão de anos atrás. Ou seja, para a física a novidade é duplamente surpreendente, já que também dá a primeira prova direta da própria existência dos buracos negros.
"Observamos o primeiro evento em absoluto no qual uma colisão não produz dados observáveis, a não ser por meio das ondas gravitacionais. Durou uma fração de segundo, mas a energia emergida foi enorme, equivalente a três massas solares", acrescentou Ricci.
Os dois buracos formavam um "casal", ou seja, um sistema binário no qual um orbitava em torno do outro. "Tinham uma massa de 29 a 36 vezes superiores à do Sol. Se aproximaram a uma velocidade impressionante, próxima daquela da luz. Quanto mais se aproximavam, mais amplo e frequente ficava o sinal, como um zumbido agudo. Então ocorreu a colisão, um gigantesco choque no qual se formou um único buraco negro", explicou o cientista italiano.
O primeiro sinal que confirma a existência das ondas gravitacionais foi detectado pelo Ligo em 14 de setembro de 2015, dentro de uma janela de apenas 10 milissegundos, na Europa, pelo italiano Marco Drago, enquanto se encontrava na cidade alemã de Hannover. A descoberta ocorre três meses depois do centenário da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que revolucionou a compreensão do universo.
Desde já, a novidade é forte candidata e levar o prêmio Nobel de Física em 2016.
Fonte:Agência Brasil

Poder Legislativo messiense retorna atividades na próxima sexta

A Câmara Municipal de Vereadores de Messias Targino retorna suas atividades legislativas na tarde desta sexta-feira (12),  com a realização de Sessão Ordinária. A informação foi passada pelo presidente da Câmara, vereador Zé de Zezinho (PT).
Segundo o presidente está sendo realizado um trabalho de mobilização para que a população participe da sessão de abertura das atividades legislativa, que deverá ter a participação do prefeito Arthur Targino (PMDB), vice-prefeito Pôla Pinto além dos secretários municipais.

As Sessões da Câmara Municipal de Messias Targino é realizada todas as sextas-feiras a partir das 16:00 horas.
Fonte:Pola Pinto

Governador reitera esforço para investimento na UERN

O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta quinta-feira (11) o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes. Na reunião, o titular da UERN apresentou ao chefe do Executivo Estadual as melhorias na estrutura do Campus de Caicó, plenamente reformado para início do semestre letivo, o restaurante popular do Campus Central, em Mossoró, que pela primeira vez na história propicia aos servidores e alunos da UERN uma refeição com preço popular.
A reunião contou com a presença da secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. Também foram tratados: a questão do Proinvest para aplicação de recursos no Campus Natal da universidade, uma das prioridades do governador; o orçamento já assegurado na Lei Orçamentária Anual (LOA) e apresentação do serviço dos ambulatórios da instituição.
Fonte:Blog do Xerife