quarta-feira, 8 de junho de 2011

SIGA O PASSARINHO DO TWITTER MESSIAS ONLINE

O BLOG AGORA ESTÁ COM UMA NOVIDADE O PASSARINHO DO TWITTER MESSIAS ONLINE PASSA TODO TEMPO VOANDO NO BLOG SEMPRE QUE QUIZER VER O @MESSIAS_ONLINE É SÓ CLICAR NO PASSARINHO QUE VC SERÁ LEVADO PARA NOSSA PAGINA.

Ufersa assina acordo com universidade alemã para cooperação em pesquisas de apicultura

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) assinou acordo de cooperação com a Universidade de Würzburg (Julius Maximilians Universität), na região centro-sul da Alemanha. A parceria estabelece programas de cooperação acadêmica, científica e técnica nas áreas de Ciências Biológicas e Agrícolas, com foco na apicultura, entre estudantes e professores do Brasil e do país europeu.
O documento assinado pelo reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, e pelo presidente da Universidade de Würzburg, professor-doutor Alfred Forchel, assegura ainda a prestação, com isenção de taxas, de assessoria e apoio cultural ao intercâmbio de professores e estudantes de ambas as universidades.
De acordo com o reitor Josivan Barbosa, a Universidade de Würzuburg é a mais competente de atuação em pesquisas na área de apicultura e o acordo ampliará as parcerias internacionais da Ufersa.
"Atualmente a Ufersa tem os três melhores pesquisadores do país nessa área, que vieram da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, e o melhor Centro de Apicultura do Semiárido, localizado em Alagoinha. Com esse acordo esperamos estreitar as relações, no sentido que nossos alunos de mestrado e doutorado possam realizar a parte experimental na Alemanha. Além de receber pesquisadores aqui para colaboração, ministrando cursos e disciplinas, ampliando as parcerias internacionais da Ufersa", explica.
Entre os objetivos do acordo está o interesse comum de manter, aprofundar e desenvolver atividades acadêmicas, científicas e técnicas, além de dar oportunidade mútua de promover ações de intercâmbio de docentes, técnicos e estudantes que contribuam para o avanço científico e para o fortalecimento dos recursos humanos especializados.
Além disso, o acordo estipula a coordenação responsável pelas ações oriundas das duas Universidades, onde a professora Vera Lúcia Imperatriz Fonseca, do Departamento de Ciências Animais da Ufersa, representará a Instituição brasileira, enquanto o professor da Universidade de Würzburg, Flavio Roces, do Biozentrum, será o representante alemão.
A Universidade de Würzburg tem no seu histórico renomados cientistas, como o físico Wilhelm Conrad Rontgen. Quando reitor, Wilhelm foi responsável pela descoberta do aparelho de raios x, que hoje é mundialmente usado para exames médicos, entre outras utilidades científicas. O convênio entre a Ufersa e a Universidade de Würzburg já está em vigor e tem prazo de validade de 5 anos, com renovação de igual período.
FONTE: O MOSSOROENSE

Assembleia debate autonomia financeira da UERN

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira, 8, audiência pública na cidade de Mossoró para debater a autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A iniciativa da deputada Larissa Rosado (PSB) reuniu na Câmara Municipal de Mossoró representantes do governo, professores, servidores e estudantes de vários campi da UERN. A parlamentar iniciou o debate alertando que a luta pela autonomia é importante. “Defendemos a valorização da universidade em todos os aspectos, mas isso passa necessariamente pela autonomia financeira. Com isso poderíamos planejar melhor a médio e longo prazo. E os exemplos pelo Brasil existem, as universidades estaduais que conquistaram a autonomia melhoraram e se fortaleceram”, afirmou Larrisa Rosado.
a abertura da audiência a deputada anunciou que o Presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, marcou para quarta-feira , 15, uma audiência com representantes da universidade e com a Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia para discutir avanços na elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE). Os deputados Fernando Mineiro (PT) e George Soares (PR) também participaram dos debates.
Fonte o xerife

Patu e Messias Targino: Delegacias inapropriadas serão investigadas


A Promotora de Justiça de Patu, Micaele Fortes Caddah, instaurou inquérito civil com o objetivo de apurar irregularidades nas delegacias nas cidades de  Patu e Messias Targino. Entre os motivos,  está a falta de delegado, agente e escrivão da polícia civil na delegacia de Messias Targino. A função de delegado está sendo exercida por um Sargento da PM enquanto dois soldados exercem a função de agente e escrivão.  

Segundo lei orgânica estadual, cada unidade policial deveria possuir, pelo menos, um delegado, um chefe de investigação e um chefe de cartório. No entanto, os dois municípios sofrem com a falta desses profissionais. Como consequência, estão ocorrendo prejuízos com o trâmite e a conclusão de inquéritos policiais, o que favorece a impunidade seja pela ausência da coleta de provas como também, pela prescrição da ação penal.


A Promotora de Justiça notificou o Secretário Estadual de Segurança Pública do Estado a fim de, no prazo de dez dias, preste informações sobre quais as providências que estão sendo adotadas para instalação e  funcionamento das delegacias nos dois municípios. Também solicitou o quantitativo de policiais civis lotados nesses municípios e se há previsão orçamentária para nomeação de aprovados em concurso público para os cargos da polícia civil.


Também requisitou à SUVISA ( Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária) inspeção  na Delegacia de Polícia Civil de Messias Targino. Num prazo de vinte dias, será enviado um relatório à Promotoria com as possíveis irregularidades detectadas. Além disso, requisitou ao Comandante do Batalhão da Polícia Militar de Patu informações sobre quantos e quais são os policiais militares que estão exercendo funções de policiais civis nos dois municípios, especificando a lotação de cada um.


As investigações poderão fundamentar um Termo de Ajustamento de Conduta ou, sendo necessário, uma Ação Civil Pública.

Fonte: Assessoria do MPRN 

INAUGURAÇÃO DA SEDE DO PELC

      Foi inaugurado hoje (08) a sede do PELC -  Programa Esporte e Lazer da Cidade, na Rua João dos Santos nº 368, a cede do PELC conta com um amplo espaço e com uma brinquedoteca com brinquedos variados.
O Coordenador do PELC Sanclêr Carias, informou que o programa é uma parceria entre o Governo Federal, o SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Messias Targino,o espaço está aberto a toda comunidade nos horários de 07:00hs às 11:00hs e das 14:00hs às 18:00hs de segunda à sexta-feira.
Confira a galeria de fotos:
Fonte: blog da pmmt

MESSIENSES APROVADOS NO IFRN

.
ANTONIO KLEBER DE MEDEIROS DANTAS (BIOCOMBUSTÍVEIS)
RUTINNÉIA CARDOSO RÉGIS(ADMINISTRAÇÃO)
IRYS CARDOSO DANTAS(ADMINISTRAÇÃO)
O BLOG DESEJA A TODOS UMA FELIZ VIDA UNIVERSITÁRIA E MUITO SUCESSO.