quinta-feira, 10 de abril de 2014

EUA: milhares viajam para ver estátua de Maria que ‘chora’

Imagem teria uma lágrima do lado direito; religiosos disseram que ainda é prematura dizer em milagre

Um sinal de Deus ou uma causa natural? É o que pessoas se perguntam em torno de uma imagem de Maria, mãe de Jesus Cristo, na cidade de Griffith, estado de Indiana, Estados Unidos, que supostamente ‘chorou’.
Segundo informações do Daily Mail, um grupo de crianças saiu de uma confissão na Igreja de Santa Maria (Saint Mary Church) e teria encontrado água na bochecha direita da imagem – e que a ‘lágrima’ teria permanecido durante um tempo.
As fotos tiradas revelam uma marca que gera polêmica na cidade. Vários fieis estão viajando para o local para presenciar o possível milagre. A estátua tem cerca de 1,20 metros e fica em frente à Igreja de St. Mary, tenso sido construída há mais de 20 anos. 
Apesar da crença de muitos, alguns religiosos de Indiana disseram que é preciso aguardar estudos e que ainda é prematuro afirmar que se trata de um “sinal de Deus”.
Fonte:Portal Terra

Cientistas brasileiros criam sistema capaz de detectar dengue em 20 minutos!

Cientistas brasileiros desenvolveram um sistema capaz de detectar a dengue em apenas 20 minutos e com um custo menor do que os dispositivos atuais, um "grande" avanço em um país no qual só nos meses de janeiro e fevereiro foram registrados 87 mil casos.
"Buscávamos um detector rápido, preciso, que fosse barato e acessível a todos os postos de saúde. Não tão caro como os testes atuais", explicou à Agência Efe o professor da Universidade de São Paulo (USP) Francisco Guimarães, um dos responsáveis pela pesquisa.

Apesar da grande redução dos casos de dengue no Brasil durante os dois primeiros meses do ano - 80% menos que no mesmo período de 2013, segundo o Ministério da Saúde -, a doença continua na mira das autoridades de saúde, devido a seu efeito letal em alguns pacientes.

Nesta terça-feira (8), a Secretaria Municipal de São Paulo informou sobre a morte de uma criança de seis anos por causa da doença, que durante janeiro e fevereiro matou nove pessoas.

Segundo as estatísticas oficiais, cerca de 90% dos casos de dengue registrados anualmente no país ocorrem entre dezembro e março, coincidindo com a temporada de chuvas mais intensas.
 
Fonte:UOL

História das Marcas

RED BULL


Aumenta a resistência física, acelera a capacidade de concentração e a velocidade de reação, dá mais energia e melhora o estado de espírito. Tudo isso pode ser encontrado em uma simples latinha de RED BULL, a bebida energética que graças, em grande parte, a geniais campanhas de marketing, uma excelente distribuição e um bom projeto de embalagem, conseguiu alcançar um sucesso global. A marca do touro vermelho, famosa pelo slogan “Red Bull te dá asas”, tem como público-alvo os jovens e esportistas, dois segmentos atraentes e igualmente difíceis de lidar. E faz isso como ninguém. Afinal, com um produto pioneiro e um marketing ímpar, a marca se transformou em uma máquina eficiente capaz de faturar muito, mas muito dinheiro.
A história
Tudo começou no início dos anos 80, quando o austríaco Dietrich Mateschitz, hoje proprietário da RED BULL, costumava viajar pelo continente asiático à negócios. Em uma de suas viagens, enquanto executivo de marketing de uma empresa alemã de cremes dentais, descobriu, casualmente, na Tailândia, um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, altas doses de cafeína e taurina. A bebida chamada “krating daeng” (que significa justamente RED BULL em inglês), e inventada por Chaleo Yoovidhya, era muito popular entre motoristas de táxis, submetidos a jornadas de trabalho extenuantes. Um deles, ao apanhá-lo no aeroporto, garantiu: “um copo disso e seu cansaço vai embora”. Com seu faro para bons negócios, o empreendedor voltou para a Áustria levando uma pequena amostra desses compostos, o apoio de Chaleo Yoovidhya (que faleceu recentemente, no dia 17 de março de 2012) e uma grande ideia na cabeça.


Começou então a árdua tarefa de conseguir a aprovação para comercializar o conteúdo da bebida, pois se tratava de um produto desconhecido com uma dose de cafeína três vezes maior do que um refrigerante comum. Sua visão clara sobre o que fazer e seu conhecimento científico sobre o produto foram muito importantes no desenvolvimento deste novo tipo de bebida. Depois de uma espera de três anos para obter a licença para a fabricação do produto no país, surgia uma bebida energética gaseificada chamada RED BULL, lançada em 1987 no mercado austríaco.


A embalagem teria que diferenciar o produto de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno, mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras embalagens do mesmo tipo nas prateleiras dos supermercados e lojas de conveniência. Uma lata de 250 ml de RED BULL continha 20 gramas de açúcar, 1.000mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína e vitaminas do complexo B. A empresa foi a primeira a utilizar no mercado o termo “Energy Drink”. O sucesso foi tão grande, mais de 1 milhão de lata vendidas, que além de chamar a atenção e a curiosidade das pessoas, trouxe algumas dúvidas sobre o novo produto. Por isso, o lançamento de RED BULL foi acompanhado por intensos testes científicos e pesquisas médicas. Todos estes estudos confirmaram os efeitos positivos do produto e a segurança total de seus ingredientes. Em 1989 foi exportado pela primeira vez para Cingapura, e em 1992, para a Hungria. Logo depois já se fazia presente em todos os países europeus. E no final da década a bebida chegou aos Estados Unidos (1997) e ao mercado brasileiro (1998). Somente em 2003 o produto ganhou uma nova versão: o RED BULL SUGAR-FREE (sem adição de açúcar), lançado em 40 países ao redor do mundo.


Em 2008, a marca expandiu seu portfólio para outra categoria de produto pela primeira vez com o lançamento do RED BULL COLA, um refrigerante de cola com ingredientes totalmente naturais (entre eles noz de cola, que tem gosto amargo, grande quantidade de cafeína e folha de coca), sem adição de conservantes e outros aditivos sintéticos. Apesar de mais uma vez ter encontrado barreiras na aprovação das autoridades e comercialização, o novo produto pode ser encontrado na Áustria, Estados Unidos, Rússia, Suíça, Reino Unido, Irlanda e Itália. Ainda neste ano, finalmente RED BULL foi lançado no mercado francês, isto porque, até então só podia ser comercializado em farmácias por causa da substância taurina, e a empresa não queria que o produto fosse vendido ou taxado como “remédio”. Outra novidade da marca, lançada em 2009, como teste de mercado, foi o RED BULL ENERGY SHOT, um energético com altas doses de cafeína e taurina, capaz de dar energia por horas. Ou seja: muito mais cafeína em uma quantidade menor de líquido. Além disso, nos últimos anos a marca vem diversificando suas opções de embalagens com o lançamento das latas de 355ml e 473ml em alguns mercados onde está presente.


Recentemente a empresa anunciou que parte de sua produção virá para Manaus, onde a fabricante de bebidas energéticas investirá R$ 509 milhões em três anos para construir sua primeira fábrica fora da Europa. A nova unidade - a terceira da empresa no mundo - terá capacidade de produção de 64 milhões de litros (ou 206 milhões latas) em seu primeiro ano de funcionamento.


O marketing do touro
Sua fórmula não está protegida por patentes. Todas as grandes empresas do mundo, entre elas a poderosa The Coca-Cola Company, lançaram concorrentes, sem, no entanto, ameaçar a hegemonia da marca RED BULL na maioria dos países onde atua. Mais: a principal sustentação do produto não se encontra em suas difusas propriedades energéticas, sintetizadas no posicionamento “RED BULL revitaliza o corpo e a mente” ou no slogan “RED BULL te dá asas” (“Red Bull Gives You Wings”), traduzido nos 160 países onde a bebida é comercializada. Sua força reside em um marketing agressivo, inovador e surpreendente, dirigido para consumidores jovens, abaixo dos 30 anos. O logotipo dos dois touros vermelhos aparece em campanhas de massa apenas eventualmente. A RED BULL não gosta de dividir patrocínios. Por isso, na Fórmula 1, onde em 2010 e 2011 conquistou os títulos de construtores e pilotos (com o alemão Sebastian Vettel), possui equipes próprias: a RED BULL RACING (conhecida como RBR) e a SCUDERIA TORO ROSSO (conhecida como STR). E na Nascar, categoria de automobilismo mais popular dos Estados Unidos, possui outra equipe, a RED BULL TEAM. No futebol, montou quatro times, um na Áustria (Fussball Club Red Bull Salzburg), um nos Estados Unidos (Red Bull New York), um na Alemanha (RB Leipzig) e mais recentemente outro no Brasil (Red Bull Brasil, confederado na Federação Paulista de Futebol). E no hóquei no gelo possui o Red Bull Salzburg (Áustria).


Mas a preferência é por eventos esportivos exclusivos da marca, necessariamente mirabolantes e que atraiam grandes multidões e a alta atenção da mídia. Pode ser uma prova de mountain bike no interior de Minas Gerais. Ou uma corrida de motocross em uma praça de touros no México. Ou ainda uma corrida de aviões, a RED BULL AIR RACE, única no mundo, nos céus de grandes cidades, como Barcelona ou Budapeste, cujo público sempre supera um milhão de pessoas. Ou até mesmo a RED BULL PAPER WINGS, um campeonato mundial de aviões de papel disputado em três categorias (maior tempo de voo, maior distância e acrobática) acompanhado com entusiasmo por milhares de jovens no mundo, e cujo campeão, por duas ocasiões (2006 e 2009) foram brasileiros, Diniz Nunes e o paulistano Leonard Ang.


A RED BULL também patrocina esportistas importantes que se dedicam à prática profissional de esportes radicais como snowboard, esqui, escaladas, ultraleve, kitesurfing, surfe, Fórmula 1, entre outros. No total, são mais de 600 atletas patrocinados pela empresa em todo o mundo. Além disso, a marca apoia e patrocina atividades como o skating urbano, ciclismo e patinação, praticados por jovens descolados, ou seja, modernos. Um dos garotos propaganda preferidos da RED BULL é o homem-voador Felix Baumgartner. O paraquedista já sobrevoou o Canal da Mancha com uma “Asa Red Bull” na tentativa de bater o recorde mundial de distância (35 km) e saltou do prédio mais alto do mundo, o Petronas Tower (468 metros), na Malásia, sempre vestido com um traje alado. No Brasil, ficou famoso em 1999, quando pulou do Cristo Redentor. O mundo inteiro estampou as fotos das peripécias do aventureiro e consequentemente o logotipo da RED BULL. Exatamente no dia 14 de outubro de 2012 o homem-voador mais uma vez surpreendeu: quebrou a velocidade do som e realizou o salto em queda livre mais alto do mundo (38.867 quilômetros, com queda livre de 4:19 minutos de duração – o salto inteiro durou 9 minutos). O projeto, batizado de RED BULL STRATOS e totalmente patrocinado pela marca, quebrou quatro recordes mundiais: o do salto mais alto, o primeiro homem a quebrar a barreira do som, o voo mais alto à bordo de um balão e o evento mais assistido em streaming de todos os tempos, foram mais de oito milhões de pessoas vendo o feito no Youtube.


Outro exemplo da agressividade da marca no marketing ocorreu em 2008, quando a tradicional Piazza San Marco, em Veneza, na Itália, sofreu uma inundação, e o surfista Duncan Zuur, patrocinado pela RED BULL, “pegou uma onda” na enchente e surfou até a polícia chegar e acabar com a festa. O “feito” ganhou os jornais do mundo inteiro e só na Internet o vídeo foi visto mais de um milhão de vezes.


Outro fator que contribuiu para o sucesso da marca foi a boa e agressiva distribuição do produto, além das ações promocionais de amostragem. Nas faculdades, recrutam estudantes (chamados SBM - Student Brand Manager) para representar a marca junto aos jovens, que são responsáveis por uma área específica do marketing da empresa chamada Consumer Collecting. Dependendo do país, a RED BULL dispõe de carros (geralmente dos modelos VW New Beetle e Mini Cooper) pintados com o logotipo da marca e com uma enorme lata do energético na capota que circulam conduzidos geralmente por estudantes (que fazem parte do MET - Mobile Energy Team) em locais onde os jovens costumam se reunir, para promover e distribuir gratuitamente o produto. A bebida pode ser encontrada também em bares e discotecas, o que não é muito positivo para a publicidade do produto, em virtude da sua associação ao álcool e às drogas. Porém, trata-se de um fato que fugiu completamente do controle da empresa. Por tudo isso, aproximadamente 35% de seu faturamento é reservado para investimentos em marketing.


A marca voando alto
A RED BULL AIR RACE é uma competição eletrizante em que os pilotos mais talentosos do mundo desafiam uns aos outros em uma fantástica corrida aérea de velocidade, onde a precisão e a habilidade são fundamentais. A competição apresenta uma nova e dinâmica categoria de pilotagem conhecida por “Air Racing”, onde o objetivo é seguir uma rota cheia de desafios no céu fazendo o menor tempo possível. Voando sozinhos contra o relógio, os pilotos devem executar giros apertados em um circuito slalom que consiste em mastros ou pilões especialmente projetados, chamados de “Air Gates”. Voar perto do chão a velocidades que podem alcançar até 400 km/h enquanto difíceis manobras são feitas requer uma habilidade imensa que apenas certo número de pilotos no mundo possui. Por isso eles são selecionados a dedo de acordo com suas perícias e experiência. Esses pilotos estão no auge de suas carreiras. E têm mesmo que estar: a competição exige muito de suas habilidades de pilotagem. Para ter uma ideia, eles têm que suportar forças de até 10G. Não há espaço para erros. O que faz o Air Race tão eletrizante e interessante para os espectadores é a proximidade com a multidão. Voos baixos e rasantes em uma rota relativamente compacta dão às pessoas um gostinho da emoção de perto. A criação do Air Race foi idealizada pela RED BULL, que convidou o renomado piloto húngaro Peter Beseynei para ajudar a definir o conceito do evento.


O primeiro RED BULL AIR RACE aconteceu no Air Power em Zeltweg na Áustria em 2003. O evento foi um enorme sucesso. Estava claro que a competição tinha enorme potencial. Os eventos subsequentes aconteceram na Hungria, Inglaterra e Estados Unidos e seguiram uma evolução até chegarem ao formato atual: o RED BULL AIR RACE WORLD CHAMPIONSHIP. A primeira série mundial começou em 2005, acontecendo em sete lugares diferentes do mundo com 10 pilotos aclamados internacionalmente competindo. 11 pilotos participaram da edição de 2006 em 9 localidades internacionais espetaculares, quando o americano Kirby Chambliss ganhou o título de campeão mundial na etapa final em Perth na Austrália. Em 2007 o Brasil ganhou uma etapa tendo a Baía de Guanabara na cidade do Rio de Janeiro como palco da disputa. A última edição da corrida foi disputada em 2010, e a competição deverá retornar em 2014 com novas medidas de segurança.


Se divertindo no ar
A palavra “Flugtag” em alemão significa o “dia do voo”. O primeiro RED BULL FLUGTAG (ou Dia de Voar) aconteceu na cidade de Viena na Áustria em 1992 e não passava de um concurso de geringonças voadoras que eram arremessadas na água. Desde então, o sonho de voar com máquinas caseiras se espalhou pelo mundo. Da Irlanda para os Estados Unidos, da Itália para a República Tcheca, da Alemanha a Portugal e recentemente para o Brasil. É um evento para todos aqueles que amam aventura, têm inspiração, senso de humor e interesse em mostrar suas habilidades e criatividade em invenções através de engenhocas (muitas vezes um misto de carro alegórico com asa delta). A ideia é reunir aventureiros dispostos a encarar o desafio de projetar e construir máquinas voadoras. O que conta é a originalidade, criatividade e desempenho de voo. Até hoje mais de 35 eventos foram realizados com a participação de 300.000 pessoas. O recorde de voo mais longo registrado até agora é de 65 metros.


O templo dos touros vermelhos
Só pode ser louco! É assim, em tom crítico, mas com indisfarçada admiração, que muitos austríacos olham para um dos mais recentes feitos do empresário Dietrich Mateschitz: o HANGAR-7, localizado no aeroporto de Salzburgo na Áustria e melhor tradução da estratégia de marketing da marca RED BULL. Ao olhar para a imponente estrutura elíptica de aço e vidro fica mais fácil entender como o criador da bebida energética RED BULL se tornou o mais famoso morador da cidade desde Wolfgang Amadeus Mozart, nascido há mais de 250 anos. O HANGAR-7 é uma espécie de templo para o culto aos dois touros vermelhos estampados nas latinhas do famoso energético. Para fazer jus ao slogan “RED BULL te dá asas”, a empresa estaciona no HANGAR-7 uma coleção de 17 aviões, entre bombardeiros, caças da Segunda Guerra Mundial e jatos de treinamento, como por exemplo, o B-27 Mitchell, de 1945, todos em perfeitas condições de voo. Aproximadamente 180 mil visitantes passam todo ano pelo local, também para conhecer outras paixões do empresário, como os carros de Fórmula 1 das equipes patrocinadas pela marca, motocicletas alucinantes, exposições de arte contemporânea e apresentações de música ao vivo. Tudo circundado por passarelas de vidro.


O local possui também salas reservadas, atribuindo um lado de exclusividade ao ambiente. Em dois bares futuristas (um deles na cobertura) são servidos coquetéis à base do energético e o restaurante Ikarus recebe os clientes que não se incomodam com a fila de espera de até três semanas por uma mesa. Os pratos mudam a cada mês, de acordo com um programa que prevê um rodízio constante de chefs internacionais renomados e talentosos. Pouco conhecido do público é o HANGAR-8, uma garagem menor onde são recuperados os modelos recém adquiridos pela FLYING BULLS, subsidiária criada especialmente para administrar a frota e organizar a única corrida de aviões do mundo, a RED BULL AIR RACE.


O gênio por trás da marca
Todo este sucesso da RED BULL fez de Dietrich Mateschitz um dos empresários mais ricos do mundo, segundo a revista americana Fortune, cujo patrimônio pessoal atinge US$ 5.3 bilhões. O austríaco, de descendência croata, é um homem que nunca suportou regras e formalidades e teve um desempenho escolar sofrível, tendo concluído o curso de administração de empresas em 10 anos, o dobro do tempo normal. Sua energia era dirigida para os esportes, como esqui na neve, automobilismo e aviação. Sempre com um sorriso estampado nos lábios, a pele bronzeada e a companhia frequente de mulheres bonitas e estrelas do cinema, como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, lhe criaram a fama de “bon vivant”. Criou uma empresa á sua imagem e semelhança.


O sexagenário empresário continua cheio de energia e adepto fanático dos esportes radicais. Sua jornada de trabalho é preenchida por reuniões “com resultados imediatos e tomadas de decisão”. Entre segunda e quarta-feira seu expediente não tem limites de horários. As quintas são reservadas apenas aos assuntos que ficaram abertos nos dias anteriores. “Sextas-feiras são dedicadas à família, aos amigos, esportes e diversão”, afirma ele. De onde vem tanta energia? Ele próprio responde: “Tomo de oito a 12 latas de RED BULL por dia, dependendo de quanto durem os dias e as noites”. Seu espírito pode ser definido como criativo, dinâmico, não conformista, profissional, autocrítico, simpático, autêntico, esperto e singular. Modesto, nem pensar. Chamar a atenção de forma pouco convencional tornou-se sua marca registrada e, conhecendo um pouco mais de perto o funcionamento da empresa criada por ele, paira uma dúvida: se o negócio dele é produzir bebidas energéticas ou ideias mirabolantes.


Dados corporativos
● Origem: Áustria
● Fundação: 1984
● Fundador: Dietrich Mateschitz
● Sede mundial: Fuschl am See, Áustria
● Proprietário da marca: Red Bull GmbH
● Capital aberto: Não
● CEO: Dietrich Mateschitz
● Faturamento: €4.25 bilhões (2011)
● Lucro: €650 milhões (2011)
● Presença global: 164 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 8.300
● Segmento: Bebidas energéticas
● Principais produtos: Energéticos e bebidas à base de cola
● Concorrentes diretos: Monster, AMP, Burn, Fusion e TNT (Brasil)
● Ícones: O touro vermelho e as vaquinhas de seus comerciais
● Slogan: Red Bull Gives You Wings. (Red Bull te dá asas)
● Website: www.redbull.com
A marca no mundo
O energético RED BULL, que detém 70% do mercado mundial de energéticos, pode ser encontrado em mais de 160 países ao redor do mundo, vendendo mais de 4.63 bilhões de latas (2011) e alcançando faturamento superior à €4.2 bilhões. Somente no Brasil, em 2011, foram consumidas mais de 185 milhões de latas do energético. O consumo per capita na Áustria é o mais elevado do mundo: 14 latas ao ano. Nos postos de gasolina do país a bebida é mais vendida do que a popular Coca-Cola. RED BULL é produzido somente em duas fábricas: uma na Áustria e outra na Suíça. Desde seu lançamento no mercado já foram consumidas mais de 30 bilhões de latas do energético no mundo.
Você sabia?
Apesar do enorme sucesso da marca, a bebida enfrenta resistências em algumas partes do mundo. Isto porque, os possíveis efeitos negativos sobre a atividade física e mental obrigaram o empresário a ter que esperar alguns anos até conseguir a aprovação para venda, em diferentes países. Na Argentina, por exemplo, a bebida é comercializada à força de liminares judiciais, porque as autoridades locais exigem que a fórmula seja alterada para reduzir a quantidade de cafeína. O governo mexicano pede a retirada do termo “energy drink” da embalagem.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 25/10/2012 
Fonte:Mundo das Marcas

"Parnamirim será a primeira cidade totalmente saneada do Nordeste", afirma prefeito

O prefeito Maurício Marques, acompanhado de alguns secretários municipais, visitou as obras da ETE, em construção no Distrito Industrial, na divisa com o município de Macaíba. 

 O prefeito Maurício Marques, acompanhado de alguns secretários municipais, visitou as obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), em construção no Distrito Industrial, na divisa com o município de Macaíba. Quando estiver em operação, ela irá receber os efluentes dos bairros do Centro, Boa Esperança, Parque de Exposições, Rosa dos Ventos, Passagem de Areia, Santos Reis, Monte Castelo e Vida Nova.

A obra – incluindo a rede coletora, o emissário final, as ligações e a estação elevatória – está orçada em R$ 55 milhões. De acordo com o prefeito, a obra deverá ser concluída em dezembro de 2015, completando a primeira etapa do saneamento básico de Parnamirim. “A segunda etapa [do saneamento] será realizada com recursos da ordem de R$ 180 milhões, oriundos do PAC-2, assegurados pela presidenta Dilma Rousseff”, comentou.

Maurício enfatizou que, após a conclusão da segunda etapa, Parnamirim será “a primeira cidade do Nordeste a ser totalmente saneada”. O secretário de Obras, Naur Ferreira, destacou que a nova ETE vai beneficiar em torno de 20 mil famílias com a coleta e o tratamento dos efluentes. Ele observou que a ETE de Liberdade e Primavera, já em funcionamento, atende cerca de 20 mil pessoas daqueles dois bairros. Ainda segundo Naur Ferreira, a rede coletora instalada abrange 106 km. Os bairros cobertos integram as bacias 3, 5 e 7.

A ETE está sendo construída pelo método modular, o que permitirá sua ampliação futura para que possa receber os efluentes de outros bairros. A ETE Parnamirim irá empregar o processo de tratamento de iodos ativados com aeração prolongada de fluxo contínuo. A capacidade da vazão média será de 318 litros/segundo e a vazão máxima horária será de 556 litros/segundo.

Fonte:Nominuto

PF desbarata quadrilha suspeita de fraudar seguro-desemprego em Natal

A Polícia Federal desbaratou nesta terça-feira, 08 de abril, em Natal, uma quadrilha acusada de praticar fraude contra o seguro-desemprego que era integrada por um comerciante rondoniense, 19 anos, residente em Cuiabá/MT; um motorista paranaense, 38 anos, residente em Várzea Grande/MT; um vendedor, 29 anos e um auxiliar administrativo, 25 anos, os dois últimos, paulistas e residentes em São Paulo/SP.
Uma das prisões aconteceu no final da manhã, no interior de uma agência da Caixa Econômica Federal localizada em um shopping da Zona Sul da capital, enquanto que os outros suspeitos foram presos, horas depois, em um hotel, na Praia de Ponta Negra.
A ação da PF teve início quando os policiais foram acionados para averiguar a conduta de um homem que procurou a citada agência para solicitar um saque na parcela do seguro-desemprego, porém, apresentou uma carteira de trabalho com indícios de falsificação e, além disso, estranhamente não sabia informar o sobrenome dos pais, a data da suposta demissão e muito menos em que cidade o documento havia sido expedido.
Com a chegada dos policiais, o suspeito mostrou-se extremamente nervoso e, após uma revista, foi encontrado nos seus bolsos, quatro carteiras de trabalho falsas que tinham uma mesma fotografia e nomes diferentes. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para autuação na superintendência da PF, no bairro de Lagoa Nova.
Sequenciando as investigações, os policiais se deslocaram para realizar uma busca no endereço onde o suspeito estava hospedado e, em lá chegando, conseguiram surpreender outros três acusados que estavam de posse de vários petrechos utilizados para forjar documentos. Com eles foram encontradas: carteiras de trabalho (algumas, em branco); carteiras de habilitação; cédulas de identidade; impressoras; formulários; bobinas para plastificação; ferramentas; notebook; iPad; documentos diversos, etc.
Durante o interrogatório dos acusados, foi possível apurar que eles viajaram de São Paulo, via aérea, primeiro, para Salvador/BA e depois, Natal, onde dizem que os documentos foram “montados” para tentar receber o benefício do seguro-desemprego.
Em vários trechos dos seus depoimentos, os suspeitos, assistidos por um advogado, se negaram a responder as perguntas formuladas, manifestando o direito constitucional de permanecer em silêncio.
Os presos permanecem custodiados na sede da Polícia Federal e vão responder por estelionato, associação criminosa e falsificação de documento público. Eles devem ser transferidos nos próximos dias para uma unidade prisional do estado onde permanecerão à disposição da justiça
Dos quatro envolvidos, apenas um não possui antecedentes criminais, enquanto que o homem apontado pelos próprios comparsas como sendo o líder do grupo, já foi preso pela PF nas cidades de Londrina/PR, Cuiabá/MT, Jataí/GO e duas vezes em Natal/RN, sempre cometendo este mesmo tipo de crime.


Setor de Comunicação Social da PF no Rio Grande do Norte/O Câmera

Pato afirma que "quer ficar na história do São Paulo" após gol no Morumbi

O atacante Alexandre Pato afirmou após a vitória por 3 a 0 sobre o CSA, nesta quarta-feira, que quer ficar na história do São Paulo. O jogador marcou o primeiro gol do jogo, aos 19 minutos da primeira etapa, deu assistência para Luis Fabiano marcar o segundo e teve boa atuação.
A torcida se entusiasmou e gritou seu nome, e até repetiu a música que cantava para o meia Ricardinho, que em 2002 também trocou o rival Corinthians pelo clube do Morumbi.
"Quero ficar na história do São Paulo", disse o jogador. "É sempre um gostinho a mais jogar pelo São Paulo. Fui recebido muito bem, fiquei muito contente pelo carinho, eles gritando meu nome. Fiquei muito surpreso pelo carinho que recebi no primeiro jogo no Morumbi", falou o jogador, que pareceu um pouco desorientado ao comemorar o gol.
"Na hora que fiz o gol, era muito tempo que não jogava... quando fiz o gol e a bola bateu dentro da rede e imaginei todo o tempo parado, aquilo que passei. Foi mérito do Maicon, me deixou na cara do gol", falou. 
O técnico Muricy Ramalho parabenizou Pato pelo jogo contra o CSA e fez uma série de elogios ao atacante. 
""A gente queria que desse certo a estreia do Pato aqui, porque é um jogador importante para nós. Ele caiu muito bem no CT, é um cara diferenciado, supereducado. Aguentar o que ele aguentou, só treinando forte, sem poder jogar. Muito obediente na disciplina, chega muito cedo, cara que se deu bem, caiu bem no ambiente, agradável de estar junto, estávamos torcendo pra ele", disse Muricy Ramalho.
Fonte:UOL

Capes exclui alunos sem fluência em inglês do Ciência sem Fronteiras

Estudantes do Ciência sem Fronteiras (CsF) terão que retornar ao Brasil, porque não conseguiram a nota miníma exigida no teste de proficiência (fluência) em inglês nas universidades em que estudariam. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao todo 110 alunos foram excluídos do programa. Todos alunos de graduação, que tinham escolhido Portugal para o intercâmbio, e depois da suspensão de bolsas no país, puderam selecionar outro destino.
Também segundo a autarquia, esses estudantes não poderão mais participar do programa na modalidade de graduação-sanduíche, da qual foram excluídos. As bolsas estavam distribuídas entre o Canadá (80) e a Austrália (30).

Na época da suspensão das bolsas portuguesas, 9.691 candidatos estavam aptos a escolher outros destinos: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália e Irlanda. A intenção era estimular o aprendizado de outras línguas e evitar a facilidade do idioma português.
Como os estudantes não tinham fluência nos idiomas, o governo ofececeu curso de seis meses. Após esse período, teriam que fazer uma prova de proficiência e atingir a nota exigida pela instituições em que estudariam, o que varia. Caso não conseguissem, deveriam voltar ao Brasil. De acordo com a Capes, 3.445 bolsistas permanecem no exterior para prosseguir as atividades acadêmicas.
Além da prova, os estudantes que já estavam no exterior teriam que apresentar às instituições os documentos necessários para serem aceitos como alunos. Normalmente isso acontece enquanto ainda estão no Brasil, mas como não tinham fluência, precisariam consegui-la antes de tentar ingressar nas instituições. "Esses requisitos não são homogêneos, e variam de acordo com a área do curso, o histórico escolar do aluno e a proficiência no idioma", informa a Capes. Alguns dos 110 estudantes tiveram problemas também em outros quesitos.
Os estudantes retornam sem realizar as atividades acadêmicas, ou seja, sem o reconhecimento do intercâmbio. Nas redes sociais o assunto gerou polêmica. Alguns criticam a alta exigência: "O nosso modelo de educação ensina o verbo to be do sexto ano ao final do ensino médio, e agora o governo cobra fluência? Já sabemos agora que os próximos a irem para o CsF serão as pessoas que teriam condições de ir por conta própria", diz usuário do Facebook.
Outros acreditam que faltou estudo por parte dos participantes: "Estes são os estudantes que não tinham fluência no idioma e receberam um curso de inglês in loco, com imersão total na cultura da língua em que estão aprendendo... O governo, neste caso, não está cobrando fluência, e sim o aproveitamento mínimo exigido do curso de inglês caríssimo que eles receberam", diz outra usuária.
Fonte:Agência Brasil

Paulo de Tarso: "A situação de Cláudia é irreversível"

A situação jurídica da prefeita afastada de Mossoró (DEM) é irreversível. Pelo menos teria sido essa a informação do jurista Paulo de Tarso Fernandes, um dos mais conceituados do Estado, ao senador José Agripino Maia e a outras lideranças democratas do Estado.
 De acordo com informações do jornalista Carlos Skarlack em seu blog, o advogado teria conversado sobre o assunto com a própria Cláudia Regina, que, mesmo assim, insistiu em dizer que será candidata nas eleições suplementares. O assunto teria sido explanado também a lideranças do DEM de Mossoró e, possivelmente, tenha sido decisivo para a dissidência que se abriu rumo às novas eleições. Mesmo com o apoio da governadora Rosalba Ciarlini e do ex-deputado Carlos Augusto Rosado,  Cláudia parte para o pleito sem o apoio do deputado Leonardo Nogueira (único deputado estadual do Democratas de Mossoró), dos vereadores Flávio Tácito e Manoel Bezerra, além de lideranças importantes como Francisco Dantas da Rocha, o Chico da Prefeitura, e Maria das Malhas.
A visão de Paulo de Tarso foi vista como decisiva para a ausência do senador José Agripino na convenção do Democratas que homologou a chapa puro-sangue de Cláudia e Canindé Maia, no domingo passado.
 Além do problema que vem tendo com a governadora Rosalba Ciarlini, o senador parece não querer vincular a sua imagem diretamente a um projeto que supostamente não passa de um factoide.
 O jornalista Carlos Scarlack disse ter conversado com Paulo de Tarso sobre o assunto na casa-praia da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB), quando da visita de Agripino em fevereiro. O advogado teria dito a ele que a conversa teve a participação de outras lideranças do partido. No momento, o senador aproveitou para aconselhar Cláudia Regina "a não participar de uma farsa, se lançando candidata a prefeita, sabendo que não terá condições jurídicas", diz o jornalista, que atua na Rádio Difusora de Mossoró.
 Como se observou nos últimos episódios, a prefeita afastada fez ouvido de mercador e preferiu trocar a liderança de Agripino pela de Rosalba, insistindo no projeto. Sem opção, teve de aceitar um nome inexpressivo como vice. Apesar de ter sido secretário e de ter participação decisiva dentro do DEM, Canindé Maia é um ilustre desconhecido da população mossoroense. Além dele, as únicas opções que sobraram foram a engenheira e secretária de Estado, Kátia Pinto, e a assistente social Patrícia Leite, que ocupou a equipe de auxiliares da prefeita afastada de Mossoró.
 Apesar de ter sido vítima da Justiça por diversos processos que ela considera serem injustos, Cláudia Regina entrou a semana judicializando o pleito. Com uma posição estranha, resolveu apontar o canhão para o prefeito interino Francisco José Júnior (PSD), que também concorre ao pleito, ao invés de Larissa Rosado (PSB), responsável pela sua derrocada.
 A pré-candidata afirma que Silveira está inelegível porque não desincompatibilizou de sua interinidade. No entanto, duas situações chamam atenção: primeiro o fato de a ação estar sendo impetrada pelo advogado Daniel Victor, que até então não integrava o quadro de juristas a serviço de Cláudia. Segundo foi o fato de a notícia sair no jornal da família de Larissa Rosado, sua principal "inimiga" política.
 Contudo, o caso foi explicado pelo advogado de Francisco José Júnior, Fábio Belém. Depois de fazer uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, com base em uma consulta de 2008 com o mesmo teor, ele garante que o prefeito pode sim ser candidato. "Ele poderá ser candidato à reeleição para o próximo quadriênio 2017/2020. O exercício interino do cargo de prefeito, por parte do presidente da Câmara, seguido do mandato tampão, não se constitui dois mandatos sucessivos, mas sim, frações do mesmo mandato. Portanto, pode se reeleger", completou.
 Outra situação agravante para a prefeita afastada Cláudia Regina é a posição do Ministério Público quanto às eleições suplementares de maio próximo. Em entrevista à TV Cabo Mossoró (TCM), o promotor Fábio Weimar Thé disse que tanto ela quanto Larissa Rosado (PSB), se não conseguirem resolver suas pendências na Justiça, terão seus registros de candidatura impugnados. Ele alerta ainda que em havendo a impugnação das candidaturas, as duas não poderão fazer campanha, a não ser que consigam reverter a decisão numa instância superior.
 Weimar Thé lembrou que Cláudia Regina foi cassada e afastada do cargo em primeira instância e depois julgada por colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), o que a torna inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. O mesmo aconteceu com Larissa Rosado, que foi condenada nas três instâncias por abuso do poder devido ao uso do conglomerado de comunicação da família em favor próprio, dentro dos períodos eleitorais anteriores. Elas aguardam julgamento final sobre inelegibilidade.
 Tendo de resolver problemas desta nature
A situação jurídica da prefeita afastada de Mossoró (DEM) é irreversível. Pelo menos teria sido essa a informação do jurista Paulo de Tarso Fernandes, um dos mais conceituados do Estado, ao senador José Agripino Maia e a outras lideranças democratas do Estado.
 De acordo com informações do jornalista Carlos Skarlack em seu blog, o advogado teria conversado sobre o assunto com a própria Cláudia Regina, que, mesmo assim, insistiu em dizer que será candidata nas eleições suplementares. O assunto teria sido explanado também a lideranças do DEM de Mossoró e, possivelmente, tenha sido decisivo para a dissidência que se abriu rumo às novas eleições. Mesmo com o apoio da governadora Rosalba Ciarlini e do ex-deputado Carlos Augusto Rosado,  Cláudia parte para o pleito sem o apoio do deputado Leonardo Nogueira (único deputado estadual do Democratas de Mossoró), dos vereadores Flávio Tácito e Manoel Bezerra, além de lideranças importantes como Francisco Dantas da Rocha, o Chico da Prefeitura, e Maria das Malhas.
A visão de Paulo de Tarso foi vista como decisiva para a ausência do senador José Agripino na convenção do Democratas que homologou a chapa puro-sangue de Cláudia e Canindé Maia, no domingo passado.
 Além do problema que vem tendo com a governadora Rosalba Ciarlini, o senador parece não querer vincular a sua imagem diretamente a um projeto que supostamente não passa de um factoide.
 O jornalista Carlos Scarlack disse ter conversado com Paulo de Tarso sobre o assunto na casa-praia da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB), quando da visita de Agripino em fevereiro. O advogado teria dito a ele que a conversa teve a participação de outras lideranças do partido. No momento, o senador aproveitou para aconselhar Cláudia Regina "a não participar de uma farsa, se lançando candidata a prefeita, sabendo que não terá condições jurídicas", diz o jornalista, que atua na Rádio Difusora de Mossoró.
 Como se observou nos últimos episódios, a prefeita afastada fez ouvido de mercador e preferiu trocar a liderança de Agripino pela de Rosalba, insistindo no projeto. Sem opção, teve de aceitar um nome inexpressivo como vice. Apesar de ter sido secretário e de ter participação decisiva dentro do DEM, Canindé Maia é um ilustre desconhecido da população mossoroense. Além dele, as únicas opções que sobraram foram a engenheira e secretária de Estado, Kátia Pinto, e a assistente social Patrícia Leite, que ocupou a equipe de auxiliares da prefeita afastada de Mossoró.
 Apesar de ter sido vítima da Justiça por diversos processos que ela considera serem injustos, Cláudia Regina entrou a semana judicializando o pleito. Com uma posição estranha, resolveu apontar o canhão para o prefeito interino Francisco José Júnior (PSD), que também concorre ao pleito, ao invés de Larissa Rosado (PSB), responsável pela sua derrocada.
 A pré-candidata afirma que Silveira está inelegível porque não desincompatibilizou de sua interinidade. No entanto, duas situações chamam atenção: primeiro o fato de a ação estar sendo impetrada pelo advogado Daniel Victor, que até então não integrava o quadro de juristas a serviço de Cláudia. Segundo foi o fato de a notícia sair no jornal da família de Larissa Rosado, sua principal "inimiga" política.
 Contudo, o caso foi explicado pelo advogado de Francisco José Júnior, Fábio Belém. Depois de fazer uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, com base em uma consulta de 2008 com o mesmo teor, ele garante que o prefeito pode sim ser candidato. "Ele poderá ser candidato à reeleição para o próximo quadriênio 2017/2020. O exercício interino do cargo de prefeito, por parte do presidente da Câmara, seguido do mandato tampão, não se constitui dois mandatos sucessivos, mas sim, frações do mesmo mandato. Portanto, pode se reeleger", completou.
 Outra situação agravante para a prefeita afastada Cláudia Regina é a posição do Ministério Público quanto às eleições suplementares de maio próximo. Em entrevista à TV Cabo Mossoró (TCM), o promotor Fábio Weimar Thé disse que tanto ela quanto Larissa Rosado (PSB), se não conseguirem resolver suas pendências na Justiça, terão seus registros de candidatura impugnados. Ele alerta ainda que em havendo a impugnação das candidaturas, as duas não poderão fazer campanha, a não ser que consigam reverter a decisão numa instância superior.
 Weimar Thé lembrou que Cláudia Regina foi cassada e afastada do cargo em primeira instância e depois julgada por colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), o que a torna inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. O mesmo aconteceu com Larissa Rosado, que foi condenada nas três instâncias por abuso do poder devido ao uso do conglomerado de comunicação da família em favor próprio, dentro dos períodos eleitorais anteriores. Elas aguardam julgamento final sobre inelegibilidade.
 Tendo de resolver problemas desta natureza, as pré-candidatas terão de se virar nos trinta para se manter no pleito, que só terá 21 dias. Isso tudo reforça a tese de que a população pode comprar gato por lebre. Ou seja, sem condições jurídicas de concorrer, DEM e PSB podem realizar campanhas para Cláudia Regina e Larissa, mas na verdade tentando eleger outros nomes que substituirão as candidatas nos últimos dias de campanha.a, as pré-candidatas terão de se virar nos trinta para se manter no pleito, que só terá 21 dias. Isso tudo reforça a tese de que a população pode comprar gato por lebre. Ou seja, sem condições jurídicas de concorrer, DEM e PSB podem realizar campanhas para Cláudia Regina e Larissa, mas na verdade tentando eleger outros nomes que substituirão as candidatas nos últimos dias de campanha.
Fonte:Gazeta do Oeste

Brasil sobe três posições no Ranking mundial e alcança a Argentina

Em alta ranking da Fifa desde a Copa das Confederações, a seleção brasileira teve mais uma boa subida na edição de abril. Antes nono, o time comandado por Luiz Felipe Scolari alcançou a sexta colocação da lista - e empatou com sua grande rival, a Argentina, que perdeu três posições e caiu de terceiro para sexto. Esta é a última edição do ranking mundial antes da divulgação da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo, no dia 7 de maio.

Os "hermanos" foram ultrapassados por Portugal, Colômbia e Uruguai, que chegaram à terceira, quarta e quinta posições, respectivamente. Na ponta do ranking, nenhuma alteração: a Espanha segue como a grande líder, seguida pela Alemanha.

Ainda no Top 10, a subida da Grécia também se destaca, uma vez que os campeões europeus de 2004 ganharam três colocações e chegaram à 10ª posição. Uma queda que chama a atenção é a da Holanda, que perdeu quatro colocações e já é a 15ª da lista.

Entre os rivais brasileiros na fase de grupos da Copa do Mundo, o México é o melhor posicionado, em 19º, ganhando uma posição com relação à lista de março. Logo em seguida, em 20º, vem a Croácia, que perdeu quatro posições. A seleção de Camarões se manteve na 50ª colocação.


Fonte: Globoesporte.com

Presidente nacional do PT reafirma que Fátima é prioridade para o Senado

A deputada Fátima Bezerra recebeu mais uma garantia, na noite desta terça-feira, de apoio do PT à sua candidatura ao Senado.
 
Na segunda, em conversa com o vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, o presidente Rui Falcão fez as contas e reafirmou 4 prioridades para o Senado no Nordeste: a deputada Fátima Bezerra, no RN; José Guimarães, no Ceará; João Paulo, em Pernambuco; e Rogério Carvalho, em Sergipe.
 
O vice-presidente relatou a conversa a Fátima nesta terça, durante conversa com a deputada potiguar, o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho, e o secretário nacional do PT, Geraldo Magela.

Fonte: Thaisa Galvão