sexta-feira, 19 de março de 2010

CHUVAS


Agricultores depositam no dia do santo a fé num bom inverno


Popularmente conhecido como protetor da família e dos trabalhadores, São José é um nobre personagem da doutrina cristã. E a devoção ao santo, que cumpriu a missão de cuidar e educar Jesus Cristo, ultrapassa as paredes dos templos religiosos.
O Dia de São José, tradicionalmente, também está relacionado ao início das chuvas. Para os agricultores, o dia 19 de março é uma data-limite que determina se o inverno será bom ou não. Pois, conforme a crendice popular, se chover hoje, significa que o inverno será promissor, e se não, indica poucas chuvas para os próximos meses e, consequentemente, prejuízos aos trabalhadores.
Por este motivo, os homens do campo estão na torcida para que as águas molhem o chão e tragam a esperança de boas colheitas.
Contudo, apesar do desejo contrário dos agricultores, as previsões meteorológicas apontam para essa realidade. O meteorologista José Espínola informa que hoje a probabilidade de chuvas é mínima, sendo que as variações pluviométricas se intensifiquem somente a partir de amanhã. O profissional destaca ainda que diferentemente dos últimos dois anos, as chuvas em 2010 devem ser irregulares, maldistribuídas e abaixo da média
A ligação do Dia de São José ao período chuvoso é porque o dia geralmente cai na data de um fenômeno chamado de equinócio (quando o sol incide bem em cima da linha do equador), que provoca mais aquecimento do oceano nessa região e as consequentes pancadas de chuva acontecem. Além disso, a ligação do santo com as chuvas vem da tradição criada pelo trabalhador rural de plantar o milho na véspera do seu dia. Assim, quando o inverno é regular, todo o milho plantado na véspera de São José é colhido exatamente na véspera do Dia de São João, 24 de junho. Daí que vem essa tradição que os agricultores aguardam ansiosamente as chuvas no Dia de São José.

RADIAÇÃO SOLAR


Efeitos da radiação solar são mais perigosos no interior do estado



O natalense vem reclamando e muito do forte calor que tomou conta da cidade, apesar da brisa constante que vem do litoral. Imagine então quem mora no interior do estado. Nos municípios da região do seridó, por exemplo, são comuns os registros de altas temperaturas e um elevado índice de radiação solar - principalmente pela falta de nuvens, o que torna a exposição solar ainda mais perigosa.

TETRAPLEGIA


Tratamentos inovadores ajudam pacientes com deficiências


A novela Viver a Vida está mostrando o drama da personagem Luciana para reaprender movimentos necessários no nosso dia-a-dia. Assim como ela, que ficou paraplégica depois de um acidente de carro, muitas pessoas enfrentam, na vida real, as mesmas dificuldades. Mas graças a evolução dos tratamentos, em muitos casos é possível ter os movimentos de volta.