quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Satélite da Nasa capta detalhes 'borbulhantes' do Sol

Cientistas acreditam que imagens podem ajudar a prever tempestades solares.

A missão Iris, da agência espacial americana Nasa, capturou imagens da superfície "borbulhante" do Sol, onde as temperaturas podem chegar a dois bilhões de graus Celsius.
O satélite da Iris detectou explosões de plasma que viajam a centenas de quilômetros por hora.

As descobertas foram apresentadas em um encontro da Sociedade Americana de Geofísica, na cidade de São Francisco.
A equipe acredita que as informações da Iris, missão que foi lançada no começo deste ano, podem ajudá-los a entender melhor - e até mesmo prever - como as explosões no Sol influenciam o "clima no espaço".
As explosões têm potencial para afetar satélites de comunicação que orbitam a Terra.
"Quando a tempestade solar surge no Sol, como este material vai viajar? Ele vai chegar rápido à Terra ou isso vai acontecer de forma demorada?", disse à BBC o cientista Scott McIntosh, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas em Boulder, no Colorado.

"A única forma de descobrir isso é compreendendo a detalhada física da atmosfera do Sol."
As imagens revelam a superfície do Sol borbulhando como se fosse um gigantesco caldeirão.
Colunas de plasma atingem temperaturas de 10 mil a dois milhões de graus Celsius em poucos segundos.
"Uma destas colunas poderia viajar [o equivalente à distância] de Los Angeles a Nova York em poucos segundos. E de repente, em um instante, elas somem. É incrível", diz McIntosh.
Fonte:G1

Se 'tapetão' for 100%, Flamengo será rebaixado junto com a Portuguesa

Os "tapetões" que irão acontecer nos próximos dias podem rebaixar até o Flamengo no Brasileiro...

Os "tapetões" que irão acontecer nos próximos dias podem rebaixar até o Flamengo no Brasileiro. O time rubro-negro cometeu o mesmo erro que a Portuguesa, que escalou o meia Héverton de maneira irregular, e pode perder quatro pontos. No caso do time da Gávea, o jogador que não poderia ter entrado em campo foi o lateral esquerdo André Santos, contra o Cruzeiro, no último sábado.
STJD Flamengo André Santos
STJD Flamengo André Santos
Em julgamento realizado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) na última sexta, o ala foi suspenso pela expulsão no segundo jogo da final da Copa do Brasil, vencida pelo Fla. Como o torneio mata-mata já havia acabado, a punição foi transferida para o Campeonato Brasileiro.
Fonte:ESPN

Mec aponta UFRN como melhor universidade federal do norte e nordeste. 10 faculdades no RN são reprovadas

A divulgação nesta quinta-feira  (06/12) do IGC (Índice Geral de Cursos), que avalia o nível dos cursos e instituições de ensino superior, revelou que entre 2.136 Universidades e Faculdades avaliadas no País, apenas 27 atingiram o conceito máximo de qualidade atribuído pelo MEC (Ministério da Educação). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se classificou como melhor Universidade Federal das Regiões Norte e Nordeste do País.
O índice, que vai de 1 a 5, leva em conta o desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), a avaliação da infraestrutura das faculdades e o grau de formação do corpo docente.
Segundo o IGC, a elite do ensino superior no Brasil está dividida entre faculdades e universidades públicas (15) e institutos especializados da rede privada (12). A avaliação, porém, não inclui todas as faculdades e universidades estaduais – em São Paulo, por exemplo, a USP (Universidade de São Paulo) fica de fora.
Dez faculdades privadas do Rio Grande do Norte  não alcançaram nota satisfatória no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado ontem pelo Ministério da Educação. O mínimo aceitável é 3. Elas foram classificadas como “sem Conceito” (SC).
São elas as faculdades de Ciências e Tecnologia Mater Christi (Mater Christi – Mossoró); de Cicências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (Facen – Natal); União Americana (União Americana – Parnamirim); Estácio de Natal; do Seridó (FAZ – Currais Novos); Católica Nossa Senhora das Vitórias (FCNSV – Assu); Católica Nossa Senhora das Neves (FCNSN – Natal); e a Católica Santa Teresinha (FCST – Caicó) tiveram IGC 2. O Instituto de Ensino Superior do Rio Grande do Norte (IESRN – Natal); e a faculdade Maurício de Nassau (FMN – Natal) foram classificadas como “sem conceito” (SC).
Fonte:blog do Ozailton

Filha de Renato Gaúcho tem celular roubado e fotos íntimas divulgadas

Ela aparece nas imagens como veio ao mundo -- exceto por curativos nos seios que poderiam ser da cirurgia para a inserção de silicone 

Filha do ex-jogador Renato Gaúcho, a modelo Carolina Portaluppi, teve seu celular roubado e fotos íntimas que estavam no aparelho estão sendo divulgadas na Internet.
A assessoria da jovem divulgou um comunicado sobre o ocorrido: “A respeito das fotos íntimas da nossa cliente Carolina Portaluppi que estão circulando na internet, nós, da assessoria de imprensa da modelo gostaríamos de esclarecer que a mesma teve o seu telefone iphone roubado na noite da última sexta-feira, 06, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e logo depois foi surpreendida com as suas fotos circulando nas redes sociais. Um advogado já foi contatado pela família, e está tomando as medidas cabíveis. Uma vez identificado o responsável, Portaluppi pretende processar no nível criminal e no cível, por danos morais”.
Ela aparece nas imagens como veio ao mundo — exceto por curativos nos seios, que poderiam ser da cirurgia para a inserção de silicone realizada em setembro. Ao lado, uma das fotos que circulam na internet.
Fonte:Terra

Cartola da Lusa teme virada de mesa e aponta ingerência do Flu em acusação

O futuro vice-presidente jurídico da Portuguesa, Orlando Cordeiro de Barros, disse nesta quarta-feira que a acusação de que a equipe utilizou o meio-campista Heverton de maneira irregular na partida contra o Grêmio na última rodada do Brasileirão é basicamente política. O dirigente também apontou envolvimento do Fluminense no caso, que pode rebaixar a Lusa e salvar o Flu da Série B do ano que vem, e admitiu que teme o rebaixamento do clube nos tribunais.
"Por enquanto, esse imbróglio é apenas político. A Portuguesa não foi comunicada (sobre perda de pontos). Fomos comunicados na segunda sobre a questão da suspensão", falou Barros.
O cartola admitiu o temor pela influência do time carioca no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. "Lógico que eu tenho medo, estamos falando de um time do Rio, que já fez isso antes e que mobilizou todos vocês para virem até aqui. Sabemos que eles estão fazendo pressão política para uma punição", disse. 
Barros refere-se ao Brasileirão de 1996, quando o Fluminense foi rebaixado em campo, mas conseguiu se manter na primeira divisão por causa de uma manobra jurídica.
"Quem tem interesse sobre isso é o Fluminense e isso não é uma novidade, basta ver a história desse clube. Se acontecer uma virada de mesa, será muito ruim para o futebol brasileiro, abalará a credibilidade do esporte", cutucou o dirigente da Lusa. 
Barros eximiu o advogado Osvaldo Sestário de qualquer culpa e não vê erro de nenhuma das partes no caso. "Ninguém errou. Não houve erro. O advogado também não errou", afirmou.  
Heverton foi suspenso pelo STJD na sexta-feira por dois jogos após ser expulso contra o Bahia ao término da partida. Ele já havia cumprido um jogo contra a Ponte Preta, mas entrou em campo no domingo contra o Grêmio, aos 32min do segundo tempo. Em função disso, a equipe pode perder quatro pontos, entrando na zona de rebaixamento e salvando o Fluminense da Série B .
Procurado pelo UOL Esporte, o presidente eleito da Portuguesa, Ilidio Lico, disse ainda estar tomando conhecimento da situação, afirmou que o clube não cometeria um erro desses e cutucou o Fluminense. O advogado Osvaldo Sestário, que representa o clube no STJD e atuou no caso, trabalha por indicação da CBF para clubes de menor expressão.
"Eu estava no Rio a tarde inteira com o José Maria Marin e com o Marco Polo Del Nero. Quando cheguei em São Paulo comecei a receber telefonemas. Estou tomando pé da situação, mas tenho confiança no departamento de futebol profissional. A gente não precisava de nada no jogo, já estávamos salvos, e o Heverton não era um jogador tão importante para o time neste momento", disse.
"Ninguém faria uma besteira dessa. Tenho certeza que estávamos bem amparados. Isso é coisa do Fluminense, que é um time que saiu pela porta dos fundos e quer voltar no tapetão. Futebol não é assim, tem que ganhar em campo. Você acha que, se a gente tivesse sido notificado, escalaria um jogador reserva em um jogo que não vale nada?", completou Ilidio Lico.
Já o o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, confirmou o caso, mas disse que o órgão só irá elaborar uma denúncia na quarta-feira.
"Soubemos hoje [terça], através de um telefonema da CBF, que existe essa irregularidade. Já estamos analisando e, amanhã [quarta], iremos elaborar uma denúncia. Se confirmado o erro, a Portuguesa pode sim perder estes pontos. Vamos analisar o caso", explicou o procurador.
Principal interessado no caso, o Fluminense, que pode ser beneficiado e evitar o rebaixamento, disse que não iria falar sobre o assunto por enquanto.
Procurado pela reportagem para comentar a notificação citada pelo STJD, o diretor de registros da CBF, Luiz Gustavo Vieira, disse desconhecer o assunto.
Outras polêmicas
Outro jogador suspenso na sexta-feira que atuou no fim de semana foi André Santos, do Flamengo. O jogador foi julgado pela expulsão na final da Copa do Brasil e pegou um jogo de gancho. O caso também será analisado pelo STJD, mas não influenciaria em um possível rebaixamento do Rubro-negro.
A polêmica envolvendo a Portuguesa, que pode beneficiar o Fluminense, e outras suspensões não serão as únicas pautas do STJD nesta semana pós-Campeonato Brasileiro. O Tribunal ainda julgará na sexta-feira, às 13h, Vasco e Atlético-PR por conta da briga generalizada no jogo do último domingo, em Joinville.
Ambos os times foram denunciados nos artigos 213-1 (desordem) e 213-3 (lançamento de objetos em campo) e podem pegar até 20 jogos de punição.
Fonte :UOL

Sul-africanos acordam cedo para velório de Mandela

Pretória - Muitos sul-africanos acordaram cedo para ir ao Union Buildings, o Palácio do Governo da África do Sul, visitar o caixão com o corpo de Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira (5). Desde o inicio da manhã, centenas de pessoas cantavam e dançavam próximo ao local, onde o corpo do ex-presidente ficará exposto à visitação ao público até sexta-feira (13), das 8h às 17h30, no horário local, para o último adeus antes de ser enterrado em Qunu – vila onde nasceu.
Nos três dias, o corpo do ícone sul-africano será transportado em comboio pelas ruas de Pretória no trajeto do Hospital Militar, onde esteve até agora, até o palácio. Hoje, várias ruas da capital foram fechadas para a passagem do cortejo fúnebre, entre as 7h e as 8h. A polícia e as Forças Armadas formaram um cordão de isolamento pelo percurso para evitar que a população chegasse muito perto.
Mcdonald Maghilane disse que acordou às 2h e enfrentou três horas de viagem até Pretória. Ele diz que o momento marcará a história da África do Sul e quer se despedir de perto de seu líder. "Mandela ensinou nosso povo a viver em paz e harmonia. Antes dele, vivíamos em guerra e éramos tratados como escravos. Não queria perder a oportunidade de dizer obrigado."
A funcionária pública Faith Mashikinya também acordou cedo, às 5h, para trazer os dois filhos ao velório. Ela velório também está sendo trandisse que, como mulher, tem ainda mais a agradecer. "O apartheid, além de segregar raças, considerava que o lugar das mulheres era na cozinha e não podíamos trabalhar no serviço público. Mandela nos libertou." Apesar de terem chegado cedo, excepcionalmente hoje o horário de exposição do corpo ao público é a partir das 12h. Antes, parentes, autoridades e personalidades passam pelo caixão de Mandela. Para evitar tumulto, a polícia incentiva população a usar o transporte disponibilizado em locais definidos para levá-los em ônibus ao Union Buildings. Durante a visita, celulares devem estar desligados e câmeras estão proibidas. O smitido ao vivo pela televisão em alguns telões pelo país.
Fonte:Agência Brasil

Robinson Faria divulga nota sobre decisão do TRE que afastou Rosalba Ciarlini

Tomei conhecimento da decisão dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral com relação ao processo que envolve a inelegibilidade e o afastamento da governadora.  
Trata-se de um momento no qual é preciso manter a serenidade. O país e o Rio Grande do Norte têm instituições consolidadas.

O importante é que, seja qual for a conjuntura, não tomarei nenhuma decisão ou atitude que provoque um ambiente de insegurança administrativa ou jurídica. Cumprirei o meu papel constitucional.

É oportuno que fique claro que não me move o revanchismo, não me motiva a mesquinhez política, não me orientam as disputas eleitorais extemporâneas, não tenho interesses partidários menores.

Cumpro e cumprirei sempre o papel que a Constituição me atribui, com as prerrogativas que a lei me garante, e pronto para contribuir com as instituições democraticamente constituídas.

Fonte:O xerife

Presidente da Assembléia Legislativa do RN fala que a casa cumprirá a decisão de TRE

O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), disse através da sua assessoria que se pronunciará sobre a decisão de afastamento da governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), depois de ser oficiado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo Motta, assim que comunicada oficialmente, a Casa “dará cumprimento à decisão”.
Fonte:Martins Política