quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pesquisa: Rosalba lidera disparada seguida de Larissa Rosado na estimulada e na espontânea

A ex-governadora Rosalba Ciarlini lidera com ampla vantagem a pesquisa do Blog do BG e do programa Meio Dia Cidade, da 94 FM, tanto na estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, quanto na espontânea, em que os entrevistados falam o primeiro nome que lhes vem à cabeça. Vantagens grandes para um período de pré-campanha.
Na estimulada, Rosalba aparece em primeiro com a preferência de 43,8% do eleitorado. Quase quatro vezes o percentual de pessoas que disseram votar na suplente de deputada estadual Larissa Rosado (12,3%). Em terceiro aparece a ex-prefeita Fafá Rosado. As três aparecem a frente de Tião da Prest (3,2%) e do prefeito Francisco José Júnior (2,7%). Os demais candidatos não atingiram 1%, mas o blog coloca a lista com todos na tabela mais a abaixo. Os indecisos somaram 24,7% e o total de pessoas que afirmaram não votar em quaisquer dos nomes apresentados de 7,3%.
Na espontânea, Rosalba aparece em primeiro com 18,8%. Cerca de seis vezes o percentual da segunda colocada Larissa Rosado (2,8%). Em terceiro novamente Fafá (0,7%) e em quarto novamente Tião da Prest (0,5%). O prefeito Francisco José vem logo atrás com 0,3% empatado com o professor Josué Moreira (0,3) e a frente da prefeita cassada Cláudia Regina (0,2%). O total de indecisos ficou em 73%.
A pesquisa Blog do BG, Meio Dia Cidade e Consult foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 06811/2016. Nela foram escutadas 600 pessoas no dia 12 de fevereiro. A pesquisa possui uma margem de erro de 4% com grau de confiabilidade de 95%.
Fonte:Blog do Xerife

Lava Jato suspeita que verba da Odebrecht era para memorial de Lula

A força-tarefa da Operação Lava Jato suspeita que o montante de 12,4 milhões de reais citado em uma planilha apreendida pela Polícia Federal na 23ª fase da operação, a Acarajé, pode estar relacionado ao projeto do Instituto Lula de construir o Memorial da Democracia, em São Paulo. A informação foi publicada em reportagem do jornal O Globo nesta quinta-feira.
A tabela encontrada foi encontrada em um e-mail secreto atribuído ao executivo da Odebrecht Fernando Migliaccio, que foi preso na Suíça enquanto tentava fechar contas bancárias em Genebra. Em uma das anotações no documento, está escrito “Prédio (IL)” ao lado da quantia de 12,4 milhões de reais. A PF relacionou as letras com o Instituto Lula e levantou a possibilidade de os recursos terem sido usados para pagar despesas da entidade pela Odebrecht.
“Assim, caso a rubrica ‘Prédio (IL)’ refira-se ao Instituto Lula, a conclusão de maior plausibilidade seria a de que o Grupo Odebrecht arcou com os custos de construção da sede da referida entidade e/ou de outras propriedades pertencentes a Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o texto assinado pelo delegado da PF Filipe Pace.
O prédio do Memorial da Democracia seria construído em um terreno de 4,3 mil metros quadrados, que foi cedido pela prefeitura de São Paulo sem licitação, no bairro da Luz, centro de São Paulo. A obra foi paralisada, no entanto, após o Ministério Público de São Paulo entrar com uma ação contra o Instituto Lula e a administração municipal.
Na época do lançamento do memorial, em 2012, Paulo Vanucchi, encarregado do projeto, afirmou que ele seria construído integralmente com doações da iniciativa privada. Ao atender ao pedido do MP, o juiz Adriano Laroca, da 12ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, proibiu que a obra fosse iniciada, argumentando que o terreno deveria ser para uso público e que havia o risco de que o memorial se tornasse em um lugar de “promoção pessoal do ex-presidente Lula e de seu partido”.
Com base nos indícios aventados na tabela, a delegado escreveu no inquérito que o “possível envolvimento” de Lula com “práticas criminosas” deve ser investigado com “parcimônia”, “o que não significa que as autoridades policiais devam deixar de exercer seu míster constitucional”.
Veja


FonteBlog do BG

País perdeu 336 mil vagas com carteira assinada em um ano, diz IBGE

O mercado de trabalho fechou 336 mil vagas com carteira assinada no setor privado no período de um ano. A queda no trabalho formal foi de 2,8% em janeiro, em relação a janeiro de 2015, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego divulgados na manhã desta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a dezembro do ano passado, houve estabilidade no contingente de trabalhadores formais, com a criação de 5 mil vagas com carteira.

Já o emprego sem carteira assinada no setor privado encolheu 0,2% em janeiro ante dezembro de 2015 (três mil demitidos) e recuou 7% em relação a janeiro de 2015, com a dispensa de 144 mil trabalhadores.

O contingente de trabalhadores por conta própria diminuiu 0,9% em janeiro ante dezembro, menos 40 mil pessoas nessa condição, mas cresceu 0,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com adição de 15 mil pessoas.
Fonte:Novo Jornal

Em menos de 72 horas, Penitenciária de Alcaçuz registra nova fuga de presos

Mais uma fuga foi registrada na Penitenciária Estadual de Alcaçuz na noite desta quarta-feira, 24, a segunda em menos de 72 horas. Desta vez, ao menos três detentos conseguiram fugir da unidade prisional. Os presos conseguiram fugir por um túnel escavado a partir do Pavilhão 1 do presídio.
Uma recontagem será realizada ainda na manhã desta quinta-feira, 25, para saber realmente quantos presos conseguiram fugir. Se confirmado a fuga destes três detentos, o número de presos que deixaram Alcaçuz neste ano subirá para 18.
Sem contar com a fuga desta quarta-feira (24), 95 detentos já escaparam do sistema prisional potiguar este ano.
Na noite do último domingo, 21, dois detentos, identificados como Roberto Medeiros Nascimento e Francisco Herlanderson Sotero, fugiram do Pavilhão 1 da penitenciária.
Fonte:De Fato