sexta-feira, 30 de maio de 2014

Soprando Velinhas

                            Larissa Jales
                         Rafaela Pereira
                      Francisco Almeida

Entrega do aeroporto de São Gonçalo neste sábado

O primeiro pouso no novo terminal de passageiros e cargas do estado no Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, está marcado para o sábado (31). Porém, o terminal ainda passa pela fase de acabamentos. O portalnoar.com visitou o novo aeroporto do estado na tarde desta quinta-feira (29) e constatou que a estrutura não está 100% finalizada. O presidente do Consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli, garantiu que no sábado todo o terminal, construído em 18 meses, estará pronto. “Ele estará 100% no sábado. Faltam pequenos detalhes, estamos nos acabamentos finais. Como limpeza, organização das lojas, não é nada crítico que possa atrapalhar a operacionalização do aeroporto”, afirmou Alysson. No contrato de concessão, a Inframérica deveria entregar o aeroporto em dezembro de 2014.
Mesmo com o terminal pronto, os passageiros encontrarão áreas em obras no entorno da estrutura. Com as fortes chuvas que caíram nesta quinta-feira (29), grandes lagoas se formaram em área que estavam passando por terraplenagem. De acordo com Alysson, essa situação irá perdurar entre cinco a dez anos, pois o consórcio prevê a construção de hotel, posto de gasolina, estrutura para as locadoras de carro e expansão do terminal de cargas. “Não pensamos no aeroporto para 2014, e sim para o futuro, é um projeto em longo prazo. O aeroporto vai ficar em obras entre cinco a dez anos. É um processo natural de obra, não estamos preocupados e vamos fazer com calma, com planejamento”, argumentou o presidente da Inframérica que acrescentou, “a estrutura operacional, que era o nosso objetivo, será entregue e com qualidade”.
Fonte:O Xerife

Presídio do RN pode sofrer intervenção após agente morrer de meningite

Além disso, agentes penitenciários têm encontrado barbeiros nas unidades e tem a doença de Chagas.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte está solicitando uma intervenção de equipes da saúde em algumas unidades prisionais do Estado. Nesta semana, o agente penitenciário Daniel Luz morreu e, de acordo com sua família, a causa da morte foi atestada como meningite.
“Possivelmente, ele pegou a doença na penitenciária Mário Negócio, onde trabalhava, pois começou com uma gripe, depois uma infecção no ouvido, resultando em meningite. Agora, estamos solicitando que as autoridades da Secretaria Estadual de Saúde enviem equipes para aquela unidade, bem como para outras onde estão constatados riscos altos de doença de Chagas”, comenta Vilma Batista.
A presidente do SINDASP-RN ressalta que o caso de meningite do agente Daniel Luz coloca em risco outros agentes que trabalhavam com ele, bem como os próprios detentos. “Além disso, temos recebido constantemente relatos de encontro de barbeiros na unidade de Caraúbas e na própria penitenciária Mário Negócio, em Mossoró. Ou seja, o risco da contaminação da doença de Chagas é alto”, afirma.
Vilma Batista ressalta que esses problemas se agravam devido às estruturas precárias dos presídios do Rio Grande do Norte. Boa parte deles não dispõe de um sistema eficaz de esgoto e dejetos vazam para os pátios em áreas bem próximas ao convívio social dos servidores e dos presos.
“Essa é uma situação que precisa de urgência e de solução emergencial, pois estamos lidando com vidas. Infelizmente, perdemos o agente Daniel Luz e não queremos ver outros colegas mortos pela insalubridade do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte”, completa Vilma Batista.
Ela frisa ainda que os agentes penitenciários lutam para construir um sistema penitenciário eficaz, mas que para isso também precisam ser valorizados e respeitados por parte do Governo do Estado.

Foto: Divulgação / Sindasp-RN
Foto: Divulgação / Sindasp-RN

Fonte: Portal BO

Congresso Nacional recorre ao Supremo para impedir alteração de bancadas na Câmara

A Mesa do Senado ajuizou ontem (29), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação para que prevaleça o entendimento do Congresso Nacional que suspendeu resolução do ano passado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou a composição das bancadas na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas para as eleições deste ano.
“A Ação Declaratória de Constitucionalidade tem objetivo de provocar o Supremo a declarar a constitucionalidade do decreto editado pelo Congresso Nacional, argumentando que o TSE não poderia ter editado uma resolução reafirmando uma norma que já havia sido desconstituída pelo Congresso”, explicou o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais.
Segundo Cascais, com a proximidade das convenções partidárias que serão realizadas em junho, a expectativa é que a ação seja julgada logo em decisão liminar.
Tomada no último dia 27, a decisão do TSE ratifica determinação de abril do ano passado, que redefinia a distribuição do número de deputados federais por unidade da Federação. O plenário do tribunal decidiu que não tem validade o decreto legislativo aprovado pelo Congresso Nacional há seis meses, que tentava anular as mudanças na composição das bancadas.
Fonte:De Fato