terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novo Enem será aplicado em 15 de dezembro, informa Inep

Número de alunos com direito à nova prova é de 2.817, segundo instituto.
Inep emitiu nota oficial com as informações nesta terça.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em nota oficial nesta terça (23) que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h do dia 15 de dezembro de 2010, uma quarta-feira. Serão reaplicadas apenas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Segundo o texto, somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Até o momento, o convênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estudantes que se enquadram nessa condição.
Segundo a assessoria do Ministério da Educação, a data foi escolhida buscando evitar que houvesse choque com a realização de outros vestibulares. Mas mesmo assim há, por exemplo, o choque com a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no período de 14 a 17 de dezembro, e com o vestibular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), programado para 12 a 15 de dezembro.
As duas instituições, responsáveis pela realização do Enem, levantaram os nomes por meio da análise das atas dos locais de prova. A nota oficial informa que o trabalho de análise e reanálise desses documentos ainda não terminou.
O Inep informa ainda que esses alunos serão comunicados através de e-mail, mensagem SMS e telefone, e receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar.
Leia a íntegra da nota do Inep:
"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira comunica que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13 horas.
Informa ainda que segue o trabalho de análise e reanálise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total.
O INEP informa ainda que os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms, e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar.
Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.
As normas de segurança do edital do ENEM-2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do INEP) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta."
fonte:g1

Concurseiros optam por longa jornada de estudos

A amplitude vocabular do português propicia, a cada dia, a criação de novas palavras, os neologismos. Nos últimos anos, criou-se um termo que se difundiu rapidamente: concurseiros. Em suma, trata-se daquelas pessoas que dedicam tempo integral aos estudos e à prestação de concursos públicos. A maioria deles são  jovens que buscam autonomia financeira e estabilidade econômica, como a estudante Elione Luna, de 22 anos.

Emanuel AmaralAldo Rocha, do IAP Cursos, explica que o candidato precisa ter uma leitura correta dos editaisAldo Rocha, do IAP Cursos, explica que o candidato precisa ter uma leitura correta dos editais
“Dedico em média 13 horas diárias aos estudos. Isso é disciplina e comprometimento”. Nos últimos sete meses ela tem se dedicado exclusivamente às aulas no cursinho e ao estudo individualizado em casa, com o objetivo de ser aprovada num concurso. E deu certo. Elione já participou de três concursos e foi aprovada em um deles. “Passei no primeiro concurso que fiz para a UERN e me empolguei para tentar algo melhor. Meu objetivo é a área jurídica”. Segundo a estudante, o apoio da família e a compreensão dos amigos são fundamentais para o sucesso do concurseiro.

A preparação do candidato começa com a correta leitura do edital, aponta o diretor do IAP Cursos, Aldo Rocha. Quando lançado, o conteúdo que compõe o edital tem que ser lido com muita atenção pelos candidatos. Pois, a partir dali, ele pode ou não continuar com o intuito de concorrer à vaga. “O candidato deve frisar os principais pontos que são: data da prova, escolha do nível de ensino e as disciplinas que serão cobradas para o cargo escolhido”.

 De acordo com Aldo, a maioria dos candidatos começa a se preparar antes do lançamento do edital devido à similaridade das disciplinas cobradas entre os concursos da área jurídica, por exemplo. Porém, com o edital em mãos, o candidato deve focar nas disciplinas e assuntos informados e traçar a estratégia de estudo que contemplo todo o conteúdo programático. A frequência regular às aulas, o estudo diário e uma equipe de professores são diferenciais que levam à aprovação, garante o diretor.

Com salários altos e estabilidade empregatícia, o setor público tem atraído cada vez mais candidatos. No último concurso aberto pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para o preenchimento de vagas no nível médio, por exemplo, a concorrência chegou a 700 candidatos por vaga. “São muitos candidatos, é fato, mas nem todos estão preparados”, analisa Elione Luna.

Ela concluiu o ensino médio e optou por estudar apenas para concursos. “Quero primeiro conquistar um bom emprego e depois darei início ao ensino superior, pretendo estudar Direito”. Elione chega a ser uma exceção diante da realidade das salas de cursinhos preparatórios para concursos atualmente. A maioria dos candidatos é formada, concorre a vagas para cargos de nível médio e busca salários maiores, diferentes da realidade do mercado da sua formação acadêmica. Cada candidato investe, em média, cerca de R$ 1,6 mil com cursinho, inscrição dos concursos e gastos extras. A média salarial dos cargos públicos de nível médio é de R$ 2,2 mil.

Acidente com ônibus de sacoleiros deixa um morto e vários feridos entre Assu e Paraú

Um acidente envolvendo um ônibus com sacoleiros resultou na morte de pelo menos uma pessoa e deixou outras várias feridas na RN que liga as cidades de Assu e Paraú. A ocorrência, registrada às 21h30 desta segunda-feira (22), foi confirmada pela Polícia Militar.
CedidaAcidente ocorreu na noite da segunda-feiraAcidente ocorreu na noite da segunda-feira

O repórter Jarbas Rocha, da rádio Princesa do Vale, esteve no local do acidente na noite desta segunda.

"Já foi confirmado o falecimento de um homem, que ainda não foi identificado. E há pelo menos uma dezena de pessoas feridas, que foram levadas para hospitais de Assu e Mossoró", falou o radialista.

Segundo Jarbas Rocha, o ônibus levava sacoleiros de São Luis/MA para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Parnambuco. As causas do acidente ainda são desconhecidas.