segunda-feira, 24 de março de 2014

Meteorologistas do Nordeste atualizam as previsões climáticas

Os meteorologistas do Nordeste estiveram reunidos nos dias 20 e 21, em Recife, para uma nova previsão climática da região, para o período de abril a junho. O Rio Grande do Norte esteve representado através da equipe da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). A previsão mostrou uma tendência para chuvas próximo da normalidade no período de abril a junho de 2014, tanto para a região norte como para o setor leste da região Nordeste.

Assim, com as análises dos parâmetros climáticos globais referentes ao mês de fevereiro de 2014 e os resultados dos principais modelos oceânicos/atmosféricos, existe uma tendência de que as chuvas para os setores Norte e Leste da região Nordeste do Brasil, durante os próximos três meses (abril, maio e junho de 2014), variem entre normal a acima da normalidade, com grande variabilidade temporal e espacial, conforme os seguintes percentuais: Normal: 45%; Acima do Normal: 35%; Abaixo do Normal: 20%. Lembrando que como poderão haver mudanças referentes aos parâmetros oceânicos/atmosféricos durante as próximas semanas, principalmente no Oceano Atlântico, é de extrema importância um monitoramento contínuo nessas regiões que possam inserir algumas mudanças no atual prognóstico.

No primeiro momento da reunião, os Estados apresentaram as condições pluviométricas referentes ao mês de fevereiro e a primeira quinzena de março de 2014, destacando a ocorrência de chuvas na categoria próxima da normalidade para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Para os Estados de Pernambuco e da Bahia, enquanto que no setor leste a chuva ocorrida apresentou bons índices acumulados, no interior as chuvas apresentaram uma irregularidade bastante acentuada, evidenciando a predominância de chuvas na categoria abaixo do normal.

De acordo com o relatório final, “na primeira quinzena de março, as chuvas associadas à presença da Zona de Convergência Intertropical apresentaram uma melhor configuração, tanto nos volumes como na distribuição, principalmente nos Estado do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Com relação à condição hídrica, as chuvas ocorridas até o momento ainda não provocaram mudanças significativas nos níveis de armazenamento de água nos principais reservatórios, prevalecendo alta deficiência no armazenamento de água nos principais reservatórios na região semiárida, que atualmente apresenta um armazenamento em torno de 25% a 30% da sua capacidade máxima”.

Em seguida, os meteorologistas apresentaram os parâmetros atmosféricos que influenciam diretamente na ocorrência de chuvas na região, com destaque à condição de temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico. Essa variável, mesmo apresentando um comportamento próximo do normal, tanto no Atlântico Norte como Atlântico Sul continuou apresentando evolução favorável em relação aos meses anteriores, com o Atlântico Norte mais frio do que o Oceano Atlântico Sul.   No oceano Pacífico, as águas continuaram apresentando anomalias negativas em tono de 0,5ºC, evidenciando uma condição de neutralidade.  A próxima reunião, no mês de abril, será realizada em Maceió, com data ainda a ser definida.

Fonte:Tribuna do Norte

Pesquisa mostra que Messias Targino e outros 56 municípios do RN está com nível considerado médio para o Crack

Foi divulgado recentemente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) um estudo que identificou a presença do crack em 127 dos 167 municípios potiguares pesquisados.

Segundo a CNM, 28 cidades norteriograndenses mostram nível considerado alto ligados a droga. Entre os principais municípios do estado nesta situação estão Mossoró, Santa Cruz, São José do Mipibú, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará-Mirim.

A pesquisa ainda traz que 57 municípios figuram com nível médio, entre eles, Baraúna, Assu, Areia Branca, Caicó, Currais Novos e Parnamirim. O estudo mostra que 42 municípios aparecem com índice baixo de problemas relacionados à circulação da droga.

De acordo com a pesquisa da CNM, 42 cidades não responderam à pesquisa, entre elas Carnaubais. Interessante na pesquisa é que a capital do estado Natal não figura em nenhum dos três níveis disponibilizados. Porém, vários municípios que compõem a região metropolitana têm algum risco com a droga.

A seguir os três níveis apresentados pelo pela pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com as respectivas cidades.

Nível Alto

Mossoró – Venha Ver – Riacho de Santana – Caraúbas – Triunfo Potiguar – Tibau – Jardim de Piranhas – Ipanguaçú – Alto do Rodrigues – Parelhas – Jardim do Seridó – Cruzeta – Carnaúbas dos Dantas – Guamaré – São Tomé – Santa Cruz – Caiçara do Norte – Serra Caiada – Bom Jesus – São Pedro – Poço Branco – Lagoa de Pedra – Pedro Velho – Goianinha – São José do Mipibú – São Gonçalo do Amarante – Ceará-Mirim – Macaíba

Nível Médio

Marcelino Vieira – Alexandria – Francisco Dantas – Frutuoso Gomes – Lucrécia – Umarizal – PortoAlegre – Apodi – Governador Dix-Sept Rosado – Baraúna – Areia Branca – Serra do Mel – Assú – Upanema –Campo Grande – Janduís – Messias Targino – Jucurutu – Caicó – São João do Sabugi – Ouro Branco – Equador – Santana do Seridó – Currais Novo – Cerro Corá – Angicos – Itajá – Antônio Bezerra – Lajes – Santa Cruz – Galinhos – Parazinho – João Câmara – São Paulo do Potengi – Tangará – Monte das Gameleiras – Lagoa D’anta – Santo Antônio – Serrinha – Monte Alegre – Vera Cruz – Touros – São Miguel do Gostoso – Maxaranguape – Parnamirim – Nísia Floresta – Tibau do Sul – Baía Formosa – Canguaretama – Brejinho – Lagoa Salgada – Lajes Pintada – Itajá – Espírito Santo

Nível Baixo

Coronel João Pessoa – Paraná – Tenente Ananias – Doutor Severiano – São Miguel – Rafael Fernandes – Alexandria – Martins – Porto do Mangue – São Fernando – Florânia – Currais Novos – Fernando Pedroza – Codó – Jandaíra – Pureza – Pedra Grande – Taipu – Maxaranguape – Jardim de Angicos – Bento Fernandes – Ielmo Marinho – Barcelona – Japi – Sítio Novo – Boa Saúde – Riachuelo.
Fonte: Jornal de Fato

Nordeste do Brasil teve a pior seca dos útimos 50 ano aponta relatório

O Nordeste do Brasil viveu em 2013 a pior seca dos últimos 50 anos, segundo o relatório “Declaração sobre o Estado do Clima), divulgado nesta segunda-feira (24) pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês). O relatório traz detalhes sobre chuvas, inundações, secas, ciclones tropicais, as camadas polares e o nível do mar em cada região do planeta. Segundo o documento, a Austrália teve o ano mais quente de sua história, e a Argentina o segundo mais quente.

Os registros são feitos desde 1961, e o relatório mostra que 2013 foi o sexto ano mais quente desde então. A temperatura média da superfície do oceano e da Terra em 2013 oi de 14,5°C, marca que é 0,50°C maior que a média registrada entre 1961 e 1990, e 0,03°Cs maior que à média da década mais recente (2001-2010). De acordo com a WMO, cada década é mais quente que a anterior, sendo que a última registrada. Treze dos 14 anos mais quentes registrados ocorreram todos no século XXI.

Veja ao lado reportagem do 'Jornal Hoje' de 16 de dezembro de 2013 sobre a seca no Nordeste
No ano passado, as temperaturas na América do Sul foram dominadas pelo calor na maior parte do continente. No Brasil o calor provocou seca no Nordeste, ao mesmo tempo em que muitos estados sofreram com chuvas fortes no final do ano. O relatório aponta, por exemplo, a cidade de Aimorés (MG), com precipitação média quatro vezes maior do que a normalmente registrada no Sudeste do Brasil para o mês de dezembro.

"Tivemos um 2013 chuvas mais fortes, um calor mais intenso e um maior número de danos causados por tempestades e inundações costeiras como resultado da elevação do nível do mar", disse o secretário-geral da WMO, Michel Jarraud.

"O aquecimento dos oceanos aumentou em profundidades menores. Mais de 90% do excesso de energia acumulado por gases do efeito de inverno se armazena nos oceanos. Estes gases alcançaram níveis recordes, o que signigica que nossa atmosfera e nossos oceanos continuarão esquentando nos próximos anos", destacou Jarraud. "As leis da física não são negociáveis."
Fonte: G1

COMPERVE publica edital com relação dos classificados aptos à inscrição em lista de espera

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) publica edital com a relação dos classificados aptos à inscrição em lista de espera para a segunda e última chamada do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI 2014) – ingresso no primeiro semestre letivo de 2014.
O diretor da COMPERVE, prof. Egberto Mesquita, informa que, ao todo, são 197 vagas remanescentes nos cursos de graduação da UERN para o primeiro semestre de 2014.

A COMPERVE orienta que a inscrição deve ser feita única e exclusivamente nesta terça-feira, dia 25 de março, das 09h às 23h59min, através de formulário online (DECLARAÇÃO DE INTERESSE POR VAGA) acessando o site da COMPERVE (www.uern.br/comperve). É obrigatória a inscrição do candidato em lista de espera.
De acordo com o Edital, a inclusão em lista de espera não gera nenhuma garantia à vaga. O Edital de convocação para as matrículas, com a lista dos convocados para as vagas remanescentes no primeiro semestre letivo de 2014, será divulgado na quarta-feira, dia 26 de março. A matrícula deve ser realizada no dia 28 de março.

Clique abaixo e veja:

Edital
Relação de classificados

Cronograma de matrículas para segunda e última chamada do 1º semestre letivo de 2014

24/03 - Publicação do edital de segunda e última chamada com os nomes dos classificados aptos à inscrição em lista de espera;
25/03 - Inscrição em lista de espera, das 09h às 23h59min;
26/03 - Publicação do edital de convocação para as matrículas de segunda e última chamada;
28/03 - Realização das matrículas.

Clique AQUI e veja a relação de locais e horários para a realização de matrículas.
Mais informações:
COMPERVE – 3315-2153
E-mail: comperve@uern.br

Fonte:UERN