domingo, 14 de novembro de 2010

Alexandria perde territó segundo IBGE

IBGE garante contagem da população do distrito de Olho D’aguinha para Brejo dos Santos/PB

Depois de muita discussão sobre a posse do distrito de Olho D’aguinha, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) resolveu o impasse, a comunidade rural de Olho D’aguinha realmente pertence ao município de Brejo dos Santos/PB e não ao município potiguar de Alexandria/RN.
A contagem daquela população vinha sendo reivindicada pelos alexandrienses desde o ano de 2007, quando o IBGE passou a usar o GPS em suas entrevistas, descobrindo que a comunidade pertencia ao Rio Grande do Norte.
Em 2008, o município de Alexandria/RN conseguiu incorporar a população de Olho D’aguinha, cerca de 300 pessoas a sua população e vinha recebendo cerca de 100 mil reais mensais por atingir o coeficiente 1.0. No censo desse ano, a cidade oestana registrou uma queda em sua população em relação ao censo demográfico de 2000, quando a cidade registrava 13.772, este ano a população de lá, caiu cerca de 700 pessoas e mesmo que incorporasse os 300 habitantes de Olho D’aguinha, o coeficiente cairiapara 0.8 .
A decisão foi do IBGE do Rio de Janeiro, onde fica a sede do órgão, depois que técnicos do IBGE da Paraíba e do Rio Grande do Norte estiveram na comunidade para fazer todo o levantamento solicitado pela sede do Instituto.
Agora, a população do Olho D’aguinha pode comemorar a decisão. No início de setembro os líderes da localidade reuniu a população para um protesto e não aceitar a contagem dos moradores para Alexandria-RN, houve até orientação para que os habitantes se negassem a responder o censo, numa das faixas do protesto estava escrito a seguinte frase: Olho D’aguinha é Paraíba, Brejo dos Santos é nossa terra.
O IBGE já recontratou um recenseador que irá fazer as entrevistas com a população do distrito.
fonte:Nosso paraná

MOSSORÓ DEVE GANHAR FACULDADES DE MEDICINA, ODONTOLOGIA, NUTRIÇÃO E PSICOLOGIA

Mossoró deve ganhar mais um curso superior em Medicina. Desta vez na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O reitor da institutição, professor Josivan Barbosa, disse que esse é um projeto que a universidade pretende viabilizar ainda em seu mandato, portanto próximos dois anos. Ele descartou uma expansão descontrolada da Ufersa por todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Josivan Barbosa disse que a instalação de uma faculdade de Medicina vai cobrir uma lacuna que existe no Semí-Árido potiguar. O reitor lembrou que no momento existe apenas um curso superior em Medicina no interior do Rio Grande do Norte. É o da Universidade do Estado do RN (UERN). "O problema é que são apenas 26 vagas. Precisamos de pelo menos 200 vagas em medicina", afirmou.

Além da faculdade de Medicina, Josivan disse que a UFERSA vai trabalhar a implantação de outros três cursos na área de saúde. São os de Psicologia, Odontologia e Nutrição. Este último tem maior probabilidade de ser implantado antes mesmo do de Medicina.
AVANÇO - Hoje a UFERSA oferece 30 cursos de graduação. Um crescimento impressionante ao longo dos oito anos do governo do presidente Lula. É importante lembrar que até 2002 a instituição era apenas uma unidade isolada, a antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), que oferecia apenas dois cursos: Agronomia e Zootecnia. Além disso, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a então ESAM sofreu um processo de sucateamento terrível, com carência de estrutura e pessoal.
fonte:www.juliermetorres.blogspot.com