quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Um terço da população brasileira responsabiliza a mulher pelo estupro

Mais de 33% da população brasileira consideram a vítima culpada pelo estupro. O dado consta de pesquisa feita pela Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Divulgado hoje (21), o levantamento mostra ainda que 42% dos homens e 32% das mulheres entrevistados concordam com a afirmação: “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”, enquanto 63% das mulheres discordam.
“O percentual dos que concordam não varia entre homens e mulheres (30%), o que significa que, para um terço dos brasileiros, a mulher que é agredida sexualmente é, de alguma forma, culpada pela agressão sofrida se opta por usar certas peças de roupa”, diz o levantamento.
De acordo com a pesquisa, os graus de concordância variaram mais em função da idade e escolaridade. Os grupos que mais se afastam da média são as pessoas com 60 anos ou mais, com 49% de discordância e, no lado oposto, as pessoas com ensino superior, em que a discordância chegou a 82%.
O levantamento mostra também que 65% da população tem medo de sofrer violência sexual. "O percentual cresce quando desagregamos o dado por sexo, já que 85% das mulheres brasileiras afirmam ter medo ante 46% dos homens".
Metodologia
A Datafolha fez 3.625 entrevistas com pessoas a partir de 16 anos de idade, em 217 municípios. A coleta de dados foi feita entre os dias 1º e 5 de agosto deste ano. A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja aqui a pesquisa completa
Fonte:Agência Brasil

Câmara aprova obrigatoriedade de prescrição de genéricos em receita

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou, nessa terça-feira (20), proposta que obriga a prescrição de remédio pela sua denominação genérica. A mudança está prevista em projeto de lei (PL 3249/00) do ex-deputado Dr. Hélio (PDT-SP). Como foi votado em caráter conclusivo, o texto seguirá diretamente para o Senado, a não ser que seja apresentado recurso para a apreciação em Plenário.
A CCJ acolheu o substitutivo do relator, Juscelino Filho (DEM-MA). A versão inicial do projeto previa que a exigência alcançaria somente os médicos da rede pública e hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o relator, a restrição é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. Ele estendeu a obrigatoriedade na prescrição para todos os médicos.
“Entendemos que a obrigação deve ser feita a todos os médicos vinculados à rede hospitalar pública ou particular, a fim de que a lei, de modo isonômico, confira esse direito a todos os usuários dos serviços de saúde no Brasil”, disse.
Pela proposta, o médico terá direito a indicar, após anotar a denominação genérica, o nome comercial ou de marca do medicamento. Ele poderá também manifestar preferência por um dos produtos e até contra a substituição de um remédio específico por seu genérico.
Na justificativa do projeto, apresentado 16 anos atrás, Dr. Hélio afirmou que a mudança pretende facilitar a compra de medicamento pela população brasileira devido ao preço entre 40% e 50% inferior dos genéricos em comparação com os remédios de referência.
Congresso em Foco, com informações da Agência Câmara


Fonte:Blog do BG

2ª via do título de eleitor pode ser requerida até amanhã

Para obter a segunda via do seu título eleitoral, o eleitor deverá se dirigir ao seu respectivo cartório eleitoral, A segunda via do título é fornecida na hora e sem custos. O eleitor deverá levar um documento de identidade original com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade ou carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão), que comprove a nacionalidade brasileira, Comprovante de endereço recente, comprovante de quitação do serviço militar (se do sexo masculino).
Atenção:
  • Não é possível solicitar a segunda via por outra pessoa, mesmo com qualquer tipo de procuração.
  • Os documentos apresentados devem ser originais.
  • Fonte:Blog do Xerife