quarta-feira, 4 de junho de 2014

Natal é sede mais violenta da Copa no Brasil, segundo as estatísticas

Em 10 anos a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes na capital potiguar aumentou mais de 300%

Natal é a cidade-sede da Copa do Mundo que teve o maior crescimento no índice de homicídios para cada 100 mil habitantes em 10 anos. Os dados são do jornal O Globo e foram baseados no Mapa da Violência 2014, divulgado na semana passada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e que leva em conta os números de 2002 até 2012.
De acordo com o levantamento, o crescimento em Natal foi de 301,6%. Bem superior ao registrado em Salvador-BA, que teve o segundo maior aumento, com 161,3%. Fortaleza/CE, com 141,1%, Manaus/AM, com 113%, Curitiba/PR, com 29,8%, Brasília/DF, com 12,3% e Porto Alegre/RS, com 4,8%, completam a lista de capitais que receberão jogos da Copa do Mundo e que tiveram aumento na taxa de homicídios. Em contrapartida, Belo Horizonte/MG, Cuiabá/MT, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP registraram uma diminuição nesse índice. A capital paulista foi a que teve a maior queda, com 70,7%.
Em 2014 os números de Natal também assustam. Apenas nos cinco primeiros meses do ano, 244 pessoas foram mortas, uma média de 48,8 por mês. O bairro com maior incidência de ocorrências é Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte, com 27 mortos, seguido por Felipe Camarão, na Zona Oeste, com 24.
A pesquisa ainda traz um alerta que o quadro de violência crônica nas capitais não é o único problema a ser levado em conta. Há a criminalidade nas periferias e regiões metropolitanas dessas capitais, que corre o risco de aumentar nos jogos, isso é algo “muito provável”, segundo o sociólogo Julio Jacobo, autor do Mapa da Violência. “A concentração de polícias estará nas zonas da Copa. E a criminalidade não vai para lá; estará nas cidades periféricas das capitais e em zonas menos protegidas das próprias capitais”, destacou.
O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, lembrou que policiais de todas as regiões e funções no Estado estarão trabalhando no Mundial e descartou que as outras áreas da capital que não estão diretamente relacionadas com o Mundial terão algum tipo de problema durante a competição. “Vamos ter os policiais que trabalham normalmente nas ruas, mas teremos policiais de outros setores. O pessoal do administrativo e operacional também irá ajudar. Eles irão receber para isso. Policiais que trabalham em hospitais, quartéis, rondas, também irão participar. O trabalho ostensivo que é feito no dia a dia vai continuar acontecendo. Temos um efetivo de 9.050 homens em todo o Estado. Então temos gente suficiente para deixar o Estado seguro durante todo o Mundial”, afirmou.
Ainda segundo dados do Mapa da Violência, o Rio Grande do Norte registrou o maior crescimento no número de homicídios, em dez 10 anos no Brasil, de 2002 a 2012. O aumento nos casos de assassinatos foi de 272,4%. Na sequência da relação estão Bahia (242,1%) e Maranhão (203,6%). Segundo os dados, no ano de 2002, o RN teve 301 homicídios. Já em 2012, esse número subiu para 1.121. Em 2014, esse número já ultrapassou os 740.
O Rio Grande do Norte ainda está na liderança do ranking quando se comparado os homicídios por 100 mil habitantes. A média em 2002 era de 10,6 mortes para cada 100 mil habitantes. Passados dez anos, essa média subiu para 34,7. Ou seja, uma evolução de 229,1%.
Fonte:JH

Pescador foi arrasto para o fundo do mar por um peixe gigante e morreu. Seu copo foi encontrado na praia de Tibau ao lado do pescado

O corpo do pescador Luciano Paulino de Souza de 39 anos de idade foi encontrado na manhã de hoje em frente à casa da Governadora, na Cidade Praia de Tibau no Rio Grande do Norte.
Luciano era natural da cidade de Icapuí no Estado do Ceará, mas residia na cidade de Tibau, onde trabalhava como pescador profissional desde os dez anos de idade.
Segundo informações da família o pescador saiu de casa domingo com um grupo de pesca coletiva. No barco com ele estavam mais quatro companheiros. Na pescaria o grupo utiliza redes e instrumentos de mergulho e é praticada a uma distancia entre 10 e 15 Km do litoral.
Segundo informações de colegas que pescavam junto com ele, a vítima estava utilizando equipamento adequado para pescaria em até 10 metros de profundidade. Mas, o peixe fisgado por ele, aparentemente uma arraia, teria puxado o pescador para uma profundidade ainda maior. O equipamento não suportou a profundidade e ele ficou sem oxigênio. No corpo do pescador não foi possível identificar sinais externos de violência.
O corpo de Luciano foi deixado em cima de um bote de salvamento ao lado de uma arraia, que segundo pescadores pode pesar até 15 quilos, por alguém que não quis ser identificado. A policia militar local foi comunicada e acionou a equipe do Instituto Técnico Cientifico de Policia Itep, para os procedimentos e remoção do corpo.
Informações com base em relatos de familiares e pescadores da região
Fonte:O Câmera

PSV da Uern pode ser extinto até julho

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoveu, na manhã de ontem, 3, no Auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF), a mesa-redonda com o tema ‘Enem/SiSU como forma de acesso aos cursos de graduação da Uern, uma alternativa para discutir o acesso dos estudantes aos cursos de graduação da instituição através do Exame Nacional do Ensino  Médio  e  Sistema de Educação Unificado (ENEM/SiSU).

Na oportunidade, o diretor da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Egberto Mesquita, explicou que o candidato realiza a prova do Enem e pode utilizar o seu resultado para a escolha da universidade que aderiu a esse sistema. “As universidades, por sua vez, assinam um termo eletrônico, que disponibiliza, a cada semestre, as vagas de sua instituição. Com sua pontuação, o aluno escolhe duas opções de curso em instituições distintas. Feito isso, ele terá, posteriormente, um resultado e verificará se a sua situação está de convocado ou se a segunda opção seria para convocá-lo posteriormente, no que chamamos de segunda chamada”, esclareceu Egberto Mesquita.

Para ele, “tecnicamente há uma melhor distribuição de vagas, porque o estudante tem acesso democrático às universidades, coisa que hoje, com aplicações de vestibulares isolados, fica muito mais restrito, pois o candidato tem que se deslocar para as cidades que são sedes de provas. Então, com o Enem você pode fazer a prova de sua própria cidade e escolher qualquer universidade do País. Isso faz com que o acesso às vagas seja ainda mais democrático”, reforçou.

Egberto Mesquita é enfático ao esclarecer que “o cidadão de Mossoró que quiser ir para qualquer outra cidade, pode escolher uma universidade mais próxima e se candidatar a uma vaga, utilizando sua pontuação no Enem. Todo mundo hoje faz Enem. Alguns que não obtinham êxito iam para vestibulares isolados, como o que nós fazíamos. Hoje, a tendência nacional certamente é a que vamos seguir”, frisou.

Uern se insere no contexto nacional

Egberto Mesquita ainda destacou que, apesar de tudo, existe certa resistência, externamente, quanto às mudanças que serão adotadas pela Uern.

“Alguns estudantes não encaram a condição de entrar na Universidade pelo Enem por meio do SiSU de forma positiva. Para eles, estamos retirando vagas. Pelo contrário, estamos democratizando ainda mais. O aluno alega que não está preparado, mas questionamos: preparado para o PSV e não para o Enem? O Enem hoje é um foco nacional… Diga-se de passagem, é a tendência nacional. Hoje, a Uern se encontra isolada nesse sentido”, falou.

O debate contou com a participação de representantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O novo sistema, de acordo com Egberto Mesquita, passará pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ainda em julho. “O colegiado, até início de julho, possivelmente já terá votado por isso. A tendência é que seja consolidado. Compete ao Consepe dar a última palavra acerca dessa decisão”, destacou.


Fonte: Gazeta do Oeste 

MP investiga gastos com festividades em Olho D’Água do Borges

O prefeito de Olho D ´Água do Borges Brenno Oliveira Queiroga de Morais, do PMDB, está na mira de investigação do Ministério Público Estadual. A Promotora de Justiça de Umarizal, Liv Ferreira Augusto Severo Queiroz, está apurando suposta irregularidade na utilização de verbas públicas para realização de evento festivo no município em dezembro de 2013.
Na portaria publicada hoje no Diário Oficial do Estado, o Ministério Público fixou um prazo de 20 dias para que a Prefeitura do Município de Olho D´Água do Borges, encaminhe a Promotoria de Justiça toda documentação pertinente aos gastos despendidos com as comemorações alusivas aos 50 (cinquenta) anos de emancipação política do Município de Olho D´Água do Borges-RN.
O MP também requisita, cópia dos contratos firmados com bandas, cantores e grupos regionais que participaram do evento, cópia dos contratos referentes à segurança, iluminação, palco, limpeza, banheiros químicos, alambrados, tendas e telões, dos contratos para divulgação do evento (carro de som, rádio, faixas, convites, panfletos), cópia das notas fiscais de compras dos objetos adquiridos para premiação, da contratação para elaboração de convites, e demais despesas realizadas para a realização do referido evento.
Fonte:O Xerife