quinta-feira, 14 de julho de 2016

Acusado de matar Promotor de Justiça no Pernambuco está entre os foragidos do “Pereirão”

Um dos presos que conseguiu fugir da Penitenciária Estadual do Seridó, José Ivanilson Dias Gomes, é assaltante de banco e responde processo no estado de Pernambuco acusado de assassinato de um Promotor de Justiça.
Ele foi capturado por policiais da Divisão Especial de Investigação e Combate ao Crime Organizado – Deicor na cidade de São João do Sabugi/RN, no dia 7 de fevereiro deste ano. Fonte: Sidney Silva


CCJ rejeita recurso de Cunha sobre cassação e processo vai para plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara decidiu hoje (14), por 48 votos a 12, rejeitar o parecer do relator do recurso de Cunha na CCJ, Ronaldo Fonseca (PMDB-BA), que recomendou que o processo voltasse ao Conselho de Ética, sob o argumento de que a votação na qual a cassação foi aprovada seria nula, pois deveria ter sido por meio eletrônico e não nominal ao microfone, como ocorreu.
O processo agora segue para apreciação no plenário da Casa. O presidente da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR), designou o deputado Max Filho (PSDB-ES) como relator do novo parecer, que será votado pelos deputados no plenário.
Foram necessárias três sessões para que os deputados que compõem a CCJ conseguissem votar o parecer do relator sobre o recurso. Deputados aliados de Cunha tentaram por diversas vezes obstruir a votação, apresentando sucessivos requerimentos para que ela fosse adiada, todos negados.
O atraso nos trabalhos da CCJ, entretanto, acabou jogando para agosto a votação em plenário sobre a cassação de Cunha, pois a Câmara entra, ao fim desta semana, em “recesso branco”, sem votações.
Escolhido na madrugada de hoje como novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse, logo após sua eleição, que ajudou a eleger Cunha e ponderou que o desfecho do processo deve ocorrer “dentro das regras da Casa” e quando houver “quórum adequado”.
“Eu não menti”
Cunha é acusado de ter mentido na Comissão Parlamentar de Impeachment da Petrobras ao negar ter contas em seu nome na Suíça. O Ministério Público Federal (MPF) colheu provas que atestam a existência de tais contas. Seu pedido de cassação foi feito pelos partidos Rede e PSOL.
“Eu não menti na CPI”, voltou a afirmar Cunha, em sua última oportunidade de defesa na CCJ. Ele alega que não possui contas na Suíça, mas sim trusts, figura jurídica pela qual a propriedade das contas cabe a um administrador, que fica responsável por gerir os recursos concedidos por um depositante.
Cunha negou também, mais uma vez, que a troca de relator e outros procedimento realizados no Conselho de Ética tenham sido manobras para protelar o andamento do processo de cassação de Cunha. Com duração de nove meses, o processo é considerado o mais longo da história da Câmara dos Deputados.
O ex-presidente da Câmara voltou ainda a acusar o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), de ter cometido erros deliberados no processo com o objetivo de se projetar na mídia. “As manobras de que me acusam são manobras do presidente do Conselho de Ética, que por ser um parlamentar com pouca relevância midiática, usou o processo para se manter na mídia”, afirmou.
Ele acusou também seus adversários de quererem se vingar por ele ter aceitado a abertura do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff. Segundo seus adversários, contudo, são alguns dos próprios aliados do ex-presidente da Câmara que agora apoiam sua cassação.
“Ele foi funcional ao impeachment e utilizou o impeachment para se projetar, mas a tropa de choque jogou a toalha, acabou a brincadeira”, disse Ivan Valente (PSOL-SP).
“Temos júbilo de ter feito o deputado Cunha o presidente da Câmara por que, caso contrário, quem estaria sentada no Palácio do Planalto seria Dilma Vana Rousseff”, respondeu Carlos Marun (PMDB-MS), um dos principais defensores de Cunha.
Precedente
“Está muito claro aqui que está sendo feito um julgamento político num processo jurídico”, afirmou Cunha minutos antes da votação. Anteriormente, ele afirmou que “a covardia que podemos ter hoje, pode amanha ser um precedente que pode prejudicar muitos”.
Em sessões anteriores, Cunha foi acusado por adversários de tentar intimidar outros parlamentares ao ter alegado em sua defesa que, caso seja cassado, também deveriam ser cassados os outros 117 deputados indiciados em investigações.
Fonte:Novo Jornal

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em quatro municípios do RN

Policiais cumprem mais de 70 mandados judiciais durante operação no Maranhão e no RN (Foto: Divulgação/PF)
Uma operação para desarticular um grupo criminoso ligado à extração e à comercialização de grandes quantidades de madeira ilegal está sendo realizada pela Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dosa Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na manhã desta quinta-feira, 14, no Maranhão e Rio Grande do Norte. A Operação Hymenaea cumpre 77 medidas judiciais nos dois estados.
No RN, a operação ocorre em Tibau, Mossoró, Parnamirin e Natal, e em Icapuí no estado do Ceará, sendo seis mandados judiciais, quatro deles de busca e apreensão em Parnamirim, Mossoró, Natal e Tibau, e dois de prisão em Parnamirim e Mossoró.
Mais de 300 policiais federais, com apoio dos servidores do Ibama e policiais do Bope de Brasília e Rio de Janeiro participam do trabalho.
Já no Maranhão, do total, são 11 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária, 56 mandados de busca e apreensão, bem como à suspensão da certificação de 44 empresas madeireiras, nas cidades de São Luís, Imperatriz, Buriticupu, Açailândia, Zé Doca, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jardim, Governador Nunes Freire, todas no Maranhão.
Segundo a PF, a organização criminosa atuava extraindo madeira ilegalmente das reservas indígenas, que era esquentada por meio de documentação fraudulenta para o transporte e retirada das áreas protegidas.
Um integrante da quadrilha era o responsável por emitir documentos destinados a microempresas laranjas cadastradas como construtoras em pequenas cidades no interior do Rio Grande do Norte, sendo que o real objetivo da manobra era desviar a madeira para receptadores em todo o Nordeste. Segundo estimativas, o grupo movimentou cerca de R$ 60 milhões.
Os investigados responderão por crimes como participação em organização criminosa, lavagem de capitais, roubo de bens apreendidos, obstar a fiscalização ambiental, desmatamento na Terra Indígena Caru, desmatamento na Reserva Biológica do Gurupi, receptação qualificada, ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida, corrupção ativa, tráfico de influência, dentre outros.
Fonte:De Fato

Chega a 272 número de presos que escaparam este ano no RN

G1/RN – Terminou a pouco a contagem de presos feita na Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o ‘Pereirão’, que fica na cidade de Caicó, região Seridó potiguar. Segundo a direção da unidade, 16 presos escaparam na madrugada desta quinta-feira (14) por um túnel de aproximadamente 30 metros de extensão, escavado sobre um terreno rochoso. Três foram recapturados nesta manhã. Esta foi a primeira fuga da história da unidade. Agora, chega a 272 o número de detentos que escaparam do sistema prisional potiguar somente este ano. Em 2015 foram 212 fugitivos.
Entre os detentos recapturados nesta manhã está Gilferson Soares de Oliveira. Preso por assaltos a bancos na Grande Natal, ele cumpre pena de 117 anos de prisão. O segundo foi identificado como Ivanildo Cardoso da Silva Filho, que feriu o pé durante a fuga. Ele foi encontrado dentro de uma casa no bairro Salviano Santos. O terceiro chama-se Jeferson Henrique Pereira.
Continuam foragidos: Jailson Silva da Costa, Maycon Bernando Montenegro, José Ivanilson Dias Gomes, Alan Carlos Soares Xavier, Wendson Max Fernandes de Castro, Erinaldo Luiz Silva de Oliveira, Fábio Henrique da Silveira Mendonça, Leandro Lopes da Silva, Lucas Silva Gomes, Francisco Marques da Silva, Bruno Patrício da Silva, Francisco Wallisson Morais de Souza e Nildemberg Azevedo Wanderley.
Este último, quando adolescente, foi o responsável pelos tiros que feriram três pessoas durante um assalto a uma padaria no bairro Petrópolis, na Zona Leste de Natal. O crime aconteceu no dia 2 de abril de 2012. Uma das vítimas, Elizângela Iva de Souza, na época com 32 anos, foi atingida em uma das vértebras e ficou paraplégica.