quarta-feira, 17 de junho de 2015

Operação conjunta comandada por Cap. Brilhante busca no RN suspeito de atirar em delegado da PB

Mais de 50 policiais civis e militares da Paraíba e Rio Grande do Norte realizam buscas na cidade de Pilões, na região Oeste potiguar, atrás do principal suspeito de ter atirado no delegado Leonardo Machado, da cidade de Uiraúna, no Sertão paraibano. O crime aconteceu no sábado (13) após uma discussão numa fila de supermercado.

O suspeito, segundo a polícia, foi identificado como Ivamar Paiva Barreto. “Ainda não o encontramos, mas estamos negociando com a família dele para que ele se entregue”, revelou o capitão Inácio Brilhante. Oficial da PM do RN, o comandante disse que a operação começou logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (16).

Delegado baleado no Sertão foi transferido para o Hospital de Trauma de João Pessoa (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

Crime banal


O delegado, de 37 anos, foi baleado em uma praça e, de acordo com a Polícia Civil, o crime teria sido motivado por uma discussão por causa de uma fila de supermercado. Segundo as investigações, a vítima discutiu com outro homem e, quando saiu do estabelecimento, foi atingido por dois tiros, no abdômen e na cabeça. Um segundo homem teria ajudado na fuga. O estado de saúde do delegado é grave, de acordo com boletim médico do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa divulgado às 11h desta segunda.

O delegado-geral da Paraíba, João Alves, analisa que a motivação do crime foi banal. "Uma discussão entre o delegado e a pessoa que o atingiu, segundo informações do dono da loja, por causa da fila: um passou na frente do outro", diz. João Alves conta que o suspeito saiu da loja, o delegado ficou na fila e quando saiu para encontrar a mulher e os filhos, o homem efetuou dois disparos contra ele. A polícia tem a filmagem do local da ocorrência, tem identidade do acusado, está ouvindo as pessoas. "Ele não tem porte de arma, encontramos antecedentes criminais dele no Rio Grande do Norte e em outros estados", explicou.
G1 RN 

Secretaria de saúde de Messias Targino adquire ambulância

Há algum tempo a nossa cidade vinha na carência de um equipamento desses para saúde,e ontem a secretaria de saúde do município apresentou a nova ambulância do município,que segundo o adesivo foi adquirido com recursos públicos.A cidade de Messias Targino tem cerca de 5.000 habitantes e como toda cidade do interior do RN sofre com a carência na área da saúde,e um equipamento como esse vem ajudar no sentido do deslocamento.Parabéns para secretaria.

Soprando Velinhas

 Maria José Ribeiro
Tatiana Jales

O blog Messias Online deseja felicidade, muito sucesso e paz

Brasil vai à decisão do Mundial sub-20

Depois de passar muito sufoco nas oitavas e nas quartas de final do Mundial sub-20, quando eliminou, respectivamente, Uruguai e Portugal nos pênaltis, após dois empates em 0 a 0, a seleção brasileira desencantou justamente na fase mais aguda da competição até agora. Na madrugada desta quarta-feira, em Christchurch, na Nova Zelândia, o Brasil não teve piedade e massacrou a seleção de Senegal pelo placar de 5 a 0.
Desse modo, a seleção brasileira está garantida em mais uma decisão de Mundial sub-20, pela nona vez na história. Na grande final, o Brasil enfrentará o ganhador do duelo entre Sérvia e Mali. A decisão está marcada para a madrugada de sexta para sábado, a partir de 1h30. Na goleada brasileira, destaque para Marcos Guilherme, que balançou a rede duas vezes. Os outros gols saíram com João Pedro, Boschilia e Jorginho.
Via Blog do Robson Pires

Reitor da UERN é contra federalização

Durante audiência promovida ontem (16), na Assembleia Legislativa, o reitor da UERNPedro Fernandes, explicou todo o crescimento da instituição. E foi enfático ao falar da impossibilidade de federalização. “Muitos insistem na federalização, mas essa é uma discussão vencida”, disse ele.
Fonte:Blog do Xerife

Juiz Cornélio Alves toma posse hoje como novo desembargador do TJRN

O magistrado exerceu por 15 anos a direção do Foro da Comarca de Mossoró, onde também era titular da 4ª Vara Criminal. Atuou em diversas cidades e pleitos do Rio Grande do Norte.
O juiz da 4ª Vara Criminal de Mossoró, Cornélio Alves de Azevedo Neto, toma posse amanhã, às 8h, antes do início da sessão administrativa do Pleno, como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande. Ele foi eleito para o cargo com a nota de 1.363,9 pontos, após a contagem de pontos atribuída pelos desembargadores do TJRN a 13 juízes de primeiro grau que tiveram suas inscrições deferidas para participarem deste processo de promoção ao segundo grau do Judiciário estadual pelo critério de merecimento.
Outros dois magistrados compuseram a lista tríplice. Em segundo e terceiros lugares ficaram, respectivamente, os juízes Cícero Macedo e Sandra Elali, com 1.326,8 e 1.307,3 pontos. A sessão teve duração de aproximadamente três horas.
“Este é um momento importante para o Judiciário do Rio Grande do Norte com a escolha de um magistrado que irá trazer além do seu conhecimento e vivência jurisdicional, contribuições para os julgamentos, sacudindo a jurisprudência e renovando nossa Justiça”, observou o presidente do TJ potiguar, desembargador Claudio Santos. Ele ressaltou que a íntegra dos votos dos desembargadores estará publicada no site do Tribunal, à tarde, e que em seguida deve nomear o novo desembargador para o cargo.
Também concorreram nesta avaliação e votação os magistrados Alceu Cicco, Eustáquio Freire, Francimar Dias, Francisco Seráphico da Nóbrega, Henrique Baltazar, Jarbas Bezerra, Jorge Meira, José Dantas de Paiva, Neíze Fernandes e Suely Silveira. Os critérios avaliados foram os de desempenho, produtividade, presteza na execução das funções, aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional.
EXPERIÊNCIA
Nascido em Brejo da Cruz (PB), Cornélio Alves iniciou sua carreira na magistratura potiguar em 1988. Desde então atuou em diversas comarcas potiguares e tem o currículo repleto de cursos e especializações. É mestre em Direito pela Universidad Del País Vasco, na Espanha. Exerceu por 15 anos a direção do Foro da Comarca de Mossoró, onde também era titular da 4ª Vara Criminal.
É formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985) e especialista em Direito Processual Civil e Penal pela Universidade Potiguar (2002). Sua atuação como juiz no Estado é vasta, com reconhecido trabalho nas comarcas de Pedro Avelino, Martins, Mossoró, Almino Afonso, Lajes, Angicos, Afonso Bezerra, São Bento do Norte, Areia Branca, Upanema, Governador Dix-sept Rosado, Baraúna, Umarizal, Patu e Portalegre. Além disso, atuou em diversos pleitos no RN como juiz eleitoral.
Dados
  • Posse do novo desembargador será às 8h
  • Fonte:Gazeta do Oeste

Pesquisa aponta Amanda Gurgel como a vereadora mais atuante da capital potiguar

Na pesquisa, após a vereadora do PSTU, aparecem Rafael Motta (hoje deputado federal), com 988 votos, e Ubaldo Fernandes, com 956 votos

Pesquisa de opinião pública por amostragem, realizada pelo Instituto Tiradentes, entre os dias 13 de abril e 05 de maio deste ano, apontou a vereadora Amanda Gurgel (PSTU) como a parlamentar mais atuante da cidade de Natal (ver gráfico abaixo). De acordo com o levantamento, a professora Amanda ficou na primeira colocação, com 1.225 votos.
“Nosso mandato pauta sua atuação política em defesa dos direitos dos trabalhadores e da população pobre, contra a exploração dos patrões, os privilégios dos políticos e o descaso dos governos com os serviços públicos. É para estes objetivos que voltamos nossas ações e projetos.”, destacou Amanda Gurgel.
Na pesquisa, após a vereadora do PSTU, aparecem Rafael Motta (hoje deputado federal), com 988 votos, e Ubaldo Fernandes, com 956 votos.
Os indicados recebem no dia 20 de junho, em Recife, a Medalha Tiradentes, durante o Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais. O Instituto Tiradentes utiliza para realizar pesquisas um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo Brasil. A instituição tem sede em Viçosa, em Minas Gerais.
Fonte:JH

Câmara dos Deputados aprova urna com emissão de recibo para eleitor conferir voto

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 433 votos a 7 e 2 abstenções, emenda do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) à reforma política (PEC 182/07, do Senado) que reúne vários temas em um único texto, como fidelidade partidária, projetos de iniciativa popular, voto impresso e eleição das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.
Quanto à fidelidade partidária, o texto determina a perda do mandato daquele que se desligar do partido pelo qual foi eleito. A exceção será para os casos de “grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda”. Também não perderá o mandato no caso de criação, fusão ou incorporação do partido político, nos termos definidos em lei.

Iniciativa popular
A apresentação de projeto de iniciativa popular foi facilitada. Atualmente, ele pode ser apresentado à Câmara se for subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados, com um mínimo de 0,3% dos eleitores de cada um deles. Esse 1% corresponde a cerca de 1,5 milhão de assinaturas.
O texto da emenda diminui a quantidade de assinaturas para 500 mil nas mesmas cinco unidades federadas. Também diminui a adesão em cada estado para 0,1% dos eleitores.

Voto impresso
Com o objetivo de aumentar o controle do eleitor e de permitir auditorias nas urnas eletrônicas, a emenda prevê que a urna deverá imprimir o voto, a ser conferido pelo eleitor antes da conclusão da votação. O voto impresso dessa maneira será depositado automaticamente em local lacrado.

Mandatos de Mesas
Em razão da mudança do mandato eletivo para cinco anos, correspondente a uma legislatura, a emenda adapta a Constituição para prever que as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado ocorrerão no primeiro dia de cada metade da legislatura (cerca de 2,5 anos).
Será vedada a recondução aos mesmos cargos na eleição subsequente, seja dentro da mesma legislatura ou em outra. Atualmente, a recondução é proibida apenas na eleição dentro da mesma legislatura.

Cota rejeitada
Câmara dos Deputados retomou nesta terça-feira (16) a votação da reforma política e rejeitou a criação de uma cota de 15% para as mulheres em todas as cadeiras parlamentares do país. Por se tratar de uma proposta emenda à Constituição (PEC), a medida precisava de 308 votos a favor, mas recebeu apenas 293. Os votos contrários foram 108 e houve ainda abstenção de 53 deputados.

Se entrasse em vigor, o percentual será aplicado gradualmente: 10% na primeira legislatura, 12% na segunda e, finalmente, 15% na terceira. Por se tratar de uma proposta emenda à Constituição (PEC), a matéria precisaria ainda ser aprovada em segundo turno na Câmara e em outros dois turnos no Senado.
A medida valeria para as vagas na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas dos estados e nas câmaras municipais, mas não se aplicaria ao Senado.

Inicialmente, a bancada feminina queria fixar uma cota de 30%, mas, diante da falta de acordo, acabaram recuando para conseguir aprovar a matéria. O líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), lamentou o recuo. “Concordamos que é preciso negociar, mas hoje já estamos nesse limite. O Senado, por exemplo, tem 16% de mulheres”, disse.

A deputada Moema Gramacho (PT-BA) defendeu uma maior participação das mulheres nos espaços de decisão política e justificou que as mulheres representam, em média, apenas a 10% dos legislativos. “Isso é muito desproporcional”, argumentou.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também discursou a favor da igualdade entre os gêneros. “As mulheres representam 51% da população, mas ficam oprimidas”, afirmou. A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) fez um apelo aos colegas parlamentares pela aprovação. “As mulheres representam 52% do eleitorado do país. Nada mais justo”, afirmou.
Fonte:De Fato