sábado, 8 de fevereiro de 2014

TRE marca votação que pode cassar mandato do deputado João Maia

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte pautou para a próxima terça-feira (11) o julgamento do recurso do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, no processo que o condenou ao pagamento de multa de R$ 4,2 milhões e à perda do mandato por inelegibilidade. Ele foi condenado na primeira instância por gastos ilícitos na campanha eleitoral de 2010. O parecer do Ministério Público Eleitoral é contrário ao recurso de João Maia e pela manutenção da sentença que condenou o parlamentar presidente do PR no RN. O parecer é assinado pelo Procurador Regional Eleitoral Paulo Sérgio Rocha.
Fonte:JH

Atacante brasileiro Maicon morre em acidente de carro

O atacante brasileiro Maicon morreu na manhã deste sábado em acidente de carro na Ucrânia. O fato foi confirmado pelo Shakhtar Donestk, clube com que o jogador tinha contrato. Não foram revelados detalhes sobre o acidente ocorrido em Donetsk. O atleta, que fez carreira no Leste Europeu, tinha 25 anos. Maicon nasceu no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1988 e teve passagens pela  base de Flamengo e Fluminense. Após rápida passagem pelo Atlético Mogi, foi para a Ucrânia para jogar pelo Volyn Lutsk. O atacante foi para o Shakhtar em 2012 e jogou ainda por Steaua Bucareste, Zorya Luhansk e Illichivets Mariupol.​
“Maicon era um jogador talentoso, uma pessoa aberta e amigável que amava a vida e sabia como trazer para ela positivismo e alegria. Esta morte trágica, prematura e sem sentido arrancou de nosso convívio uma pessoa maravilhosa”, informou o Shakhtar em seu site oficial.
“Esta é uma perda terrível e pesada para cada um de nós. O FC Shakhtar Donetsk manifesta as suas mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos de Maicon. Que seja para sempre lembrado com carinho”, escreveu o clube.
Fonte:O xerife

Ministra confirma uso da máquina pela Governadora Rosalba Ciarlini

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz, relatora dos recursos da prefeita Claudia Regina e da governadora Rosalba Ciarlini, ambas condenadas por abuso de poder político e econômico nas eleições passadas em Mossoró, negou mais um recurso a Claudia nesta quinta-feira, afastando a possibilidade de a prefeita cassada voltar ao administrar a Prefeitura de Mossoró, hoje sob o comando de Francisco José Júnior (PSD), aguardando a data de realização de novas eleições. Embora a decisão da ministra tenha se referido a um recurso de Claudia Regina, chama a atenção as referências feitas à participação da governadora Rosalba. Em outras palavras, embora não tenha se manifestado em relação aos recursos da governadora, Laurita Vaz deixou claro seu entendimento quanto à participação da chefe do executivo potiguar no pleito eleitoral mossoroense. Ou seja, Rosalba praticou, sim, abuso de poder econômico, político e midiático nas eleições municipais.
“Na hipótese dos autos, é bastante reveladora da prática de abuso de poder econômico, político e midiático, sendo o conjunto probatório carreado amplo e robusto para fins de confirmação de que as máquinas públicas estadual e municipal atuaram indevidamente em reprovável benefício dos candidatos eleitos, bem como de demonstração de que houve uso indevido de meios de comunicação social”, afirma a magistrada.
Fonte:JH

Sai a programção oficial do carnaval de APodí 2014


UFPB e UFCG aderem a movimento grevista e podem parar as aulas a partir de março

As universidades federais da Paraíba e de Campina Grande sinalizam que podem parar as atividades em uma greve prevista para começar em março deste ano. As duas instituições estão entre as 46 que concordaram com a interrupção do calendário escolar, por tempo indeterminado, conforme consta no quadro da greve nacional das universidades federais divulgado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB), Severino Ramos, está em Brasília/DF, onde participa de uma série de atividades marcadas pela Fasubra.

Segundo o calendário de Lançamento da Campanha Nacional dos servidores públicos federais, a Fasubra realizou em 3 e 4 de fevereiro a reunião da Direção Nacional; no dia 5, fez uma grande manifestação para marcar o lançamento nacional da Campanha Salarial 2014 e na quinta-feira (6), o Fórum realizou o Seminário Dívida Pública, em Brasília.

Encerrando a etapa de mobilização, os trabalhadores federais se encontram em uma Plenária do Fórum das Entidades dos Trabalhadores no Serviço Público nesta sexta-feira (7), também na capital federal. Neste sábado (8) e domingo (9), as delegações dos sindicatos de base da Federação voltam a se reunir em Plenária Nacional para debater a conjuntura e deliberar sobre o indicativo de greve.

De acordo com uma das dirigentes do Sintesp-PB, Evanilda dos Santos, não está definido que realmente vai haver uma paralisação por tempo indeterminado na UFPB e na UFCG, mas que isso está previsto para ocorrer. As reivindicações da categoria ainda são estudadas. “Somente quando o presidente voltar da capital federal é que vamos saber se haverá o não uma greve”, disse a dirigente.

A última greve das instituições federais ocorreu em 2012, quando houve uma longa paralisação que ainda interfere nos calendários escolares de 2014.

Fonte:UOL

Rio Grande do Norte começa a exportar energia para todo o Brasil a partir deste mês

As linhas de transmissão dos parques eólicos do Mato Grande deverão ser energizadas ao longo do mês de fevereiro. Com isso, segundo o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), o Rio Grande do Norte deverá atingir a liderança em energia eólica gerada no Brasil, com 1.163,39 MW de potência instalada, a partir de parques conquistados nos leilões federais de 2009, 2010 e 2011.
O Rio Grande do Norte será o primeiro estado a ultrapassa 1 gigawatt de produção de energia eólica entre todos do Brasil.
Para o presidente do CERNE e do Sindicato das Empresas de Energia do RN (SEERN), Jean-Paul Prates, este é o resultado de um planejamento energético e de metas estabelecidas há 6 anos atrás e demonstra, apesar dos recentes percalços, que o imenso potencial do RN precisa de gestão local para se desenvolver:
"Em 2008, dissemos que o RN tinha um pré-sal de potencial eólico não aproveitado. O Estado fez o dever de casa e conquistou o primeiro lugar em parques contratados nos leilões federais por 3 anos consecutivos. Agora, estes parques estão prontos e, apesar do atraso recente, a linha também. Com isso, conforme planejado lá atrás, assumimos a liderança em geração eólica efetiva e nos tornamos exportadores de energia de fonte renovável", explica o especialista.
Desde o início do ano, o RN contabilizava 14 parques eólicos (273 geradores) em operação, com 423,15 MW de produção. O aumento nos números é resultado da conexão, ao sistema elétrico nacional, de 27 novos parques, que começa a acontecer no início de fevereiro. Juntos, os novos parques totalizam 740,24 MW de energia gerada por 427 turbinas. Somando tudo, chegamos a 41 usinas eólicas e 1.163,39 MW provenientes de 700 turbinas eólicas. Valor que supera a produção de energia eólica de vários países.
E as boas notícias continuam: de acordo com o diretor de energia eólica do CERNE, Milton Pinto, o crescimento prossegue para o Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2014, com 12 novos parques eólicos (quase 200 turbinas no total) sendo ativados e gerando energia de até 356,2 MW, alcançando assim uma produção de até 1.528,59 MW - mais de 1,5 GW de energia vinda somente de fontes eólicas.
"Com estes resultados, o RN supera com folga o atual líder no ranking eólico nacional, o Ceará, que atualmente possui 29 parques eólicos em operação (691,04 MW sendo produzidos) e 14 parques em construção (359,10 MW), podendo alcançar no primeiro semestre de 2014 cerca de 841 MW de geração eólica", informa o analista. A Bahia segue na terceira posição, com 8 parques eólicos em operação, produzindo 233,19 MW e 16 em construção (353,8 MW).
A previsão é de que o estado baiano chegue no primeiro semestre de 2014, a cerca de 633 MW de produção eólica. O Rio Grande do Sul aparece em seguida, com 17 parques em operação, produzindo 489 MW e ainda 17 em construção (412,6 MW).
Jean-Paul Prates lembra que o RN alcançou a autosuficiência energética em 2010 incluindo as usinas térmicas. "Segundo nosso plano elaborado em 2008, o RN atingiria a capacidade de gerar seu próprio consumo em 2010, o que aconteceu. Em seguida, ocorreria outro degrau da sua auto-suficiência energética, agora apenas a partir de fontes renováveis, programado para 2013.
Com o atraso na linha de transmissão, isso acontecerá finalmente agora, em 2014. De qualquer forma, foi como dizíamos à época, durante a gestão na Secretaria de Energia do Estado, antes da Copa", comemora Prates.
Fonte:Defato