sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Criação de emprego no país sobe 18% em julho em relação a junho

A economia brasileira criou 142.496 postos de trabalho com carteira assinada em julho, informou nesta quinta-feira (16) o Ministério do Trabalho. O resultado representa uma alta de 18,3% em relação a junho deste ano, quando foram criadas 120.440 vagas.
Em relação a julho de 2011, quando foram gerados 140.563 novos postos, a criação de emprego em julho de 2012 teve alta de 1,38%, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com o Caged, a geração líquida de vagas em julho foi de 39 mil no setor serviços, de 25.433 na construção civil, de 24.718 na indústria da transformação, de 23.951 na agricultura e de 22.847 no comércio.
No primeiro semestre, a oferta de empregos formais caiu 26% em relação ao mesmo período de 2011. Apesar dessa desaceleração, a geração de empregos é uma das armas do governo para tentar estimular o crescimento econômico do país, bastante afetado pela crise internacional.
A economia brasileira tem patinado nos últimos meses. No primeiro trimestre, o PIB avançou apenas 0,2% na comparação com o último trimestre do ano passado e o mercado acredita que a expansão neste ano será de apenas 1,81%, de acordo com o relatório Focus do Banco Central
Fonte:Dn

Campanha para atualização da caderneta de vacinação infantil começa neste sábado

Começa amanhã (18) em todo o país a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil. A expectativa do governo é que até o dia 24 de agosto mais de 14 milhões de crianças menores de 5 anos compareçam aos postos de saúde.
O objetivo da ação, de acordo com o Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças.
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.
Durante a campanha, menores de 5 anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.
Ao todo, 2.434 municípios das regiões selecionadas vão distribuir o suplemento. A expectativa do governo é que 3 milhões de crianças tenham acesso à megadose de vitamina A.
Cálculos do Ministério da Saúde indicam que aproximadamente 20% dos menores de 5 anos apresentam algum tipo de deficiência de vitamina A. A previsão é que, até o fim do ano, a distribuição do suplemento chegue a todos os municípios que fazem parte do Programa Brasil sem Miséria.
Fonte: Agência Brasil

7 fatos incríveis sobre os sonhos

Nem todo mundo que dorme, apaga. Não se você considerar as células do cérebro que se ativam para produzir os sonhos às vezes vivos, e por vezes absolutamente assombrados que ocorrem durante o estágio de sono do movimento rápido dos olhos (REM).
Por que algumas pessoas têm pesadelos, enquanto outras passam suas noites com tranquilidade? Assim como o sono, os sonhos são fenômenos misteriosos. Mas conforme os cientistas são capazes de explorar mais profundamente a nossa mente, eles estão encontrando algumas respostas. Confira um pouco do que sabemos sobre o que se passa na terra dos sonhos:

1 - Sonhos têm significado


Se você sonha em ganhar na loteria ou se acidentar, você deve se preparar para alguma dessas coisas? Se você respondeu “sim”, você não está sozinho.

Pesquisadores descobriram que as pessoas têm fé em seus sonhos, e julgam os que se encaixam com suas próprias crenças como mais significativos do que aqueles que vão contra essa corrente.
“Interpretações psicólogas do significado dos sonhos variam muito”, disse o pesquisador Carey Morewedge. “Mas nossa pesquisa mostra que as pessoas acreditam que seus sonhos fornecem informações significativas para si e seu mundo”.
Em um estudo, 182 pessoas de Boston, EUA, imaginaram que um desses quatro cenários aconteceu na noite anterior a uma viagem agendada: nível de ameaça nacional foi elevado; eles conscientemente pensavam que seu avião ia cair; eles sonharam com um acidente de avião, ou um acidente de avião de verdade ocorreu na rota que eles pretendiam tomar.
Os resultados mostraram que o sonho com o acidente de avião era o que mais provavelmente afetava os planos de viagem do que qualquer outro pensamento sobre uma falha ou um aviso do governo. O sonho também produziu um nível similar de ansiedade que a queda real.
Em outro estudo, 270 homens e mulheres completaram uma pesquisa online em que eles foram convidados a se lembrar de um sonho que tiveram sobre uma pessoa que eles conheciam.
As pessoas atribuíram mais importância aos sonhos agradáveis sobre uma pessoa que gostavam do que com uma pessoa de que não gostavam. E estavam mais propensas a relatar um sonho negativo como mais significativo se era sobre uma pessoa de que não gostavam do que com um amigo.

Continue lendo Aqui

Índice de Expectativas das Famílias tem leve queda em julho

Rio de Janeiro – O Índice de Expectativas das Famílias (IEF), que mede a percepção dos brasileiros sobre a economia do país, caiu de 68,5 pontos, em junho, para 68,2 pontos, em julho. O dado foi divulgado hoje (17) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Na escala da pesquisa, índices acima de 60 pontos indicam otimismo da população brasileira e abaixo apontam pessimismo em relação à situação econômica. Para a presidenta do Ipea, Vanessa Petrelli Corrêa, a redução de um mês para o outro foi pequena e não indica uma piora da avaliação da população.
“Os gráficos mostram que, nos últimos meses [desde março], a taxa tem variado em torno de 68 pontos”, destacou. Em janeiro deste ano, o indicador chegou a 69 pontos, o nível mais alto da série desde 2011.
O IEF é elaborado com base em entrevistadas feitas em 3,8 mil domicílios de mais de 200 cidades dos país.
Fonte:Agência Brasil

Conheça os candidatos a vereadores de Messias Targino

Para ampliar clique na foto
Fonte:TSE

Reunião de juízes aponta superlotação e infraestrutura precária nos presídios

"Estamos longe do cumprimento das leis. O judiciário não tem a intenção de criar impasses, mas sim de apontar os problemas que existem no sistema prisional". As alegações dos juízes criminais da comarcas de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Parnamirim mostraram o atual clima de desordem estabelecido no sistema prisional potiguar e que tendem a piorar com o passar dos anos. As informações foram declaradas em coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira (17), na sede da Associação dos Magistrados do RN (Amarn).

De acordo com dados apresentados pelo juiz Henrique Baltazar, da comarca de Natal e Nísia Floresta, o estado possui, através de decretos oficiais, o número de 4.166 vagas em todos os presídios e centros de detenção provisória do RN. "Esse número deveria ser bem menor, visto que as capacidades de cada presídio foram ampliadas através de decretos. Depois que o presídio João Chaves foi fechado, os problemas passaram a se acentuar de uma maneira drástica. É preciso tomar providências para que não se agravem ainda mais, se é que há como se agravar mais", esboçou o magistrado.

Ao todo, o estado abriga em suas instalações 6 mil apenados, fora os não contabilizados e que estão nas delegacias de Polícia Civil, sob a jurisdição do Sinpol e em delegacias do interior. "Estamos fazendo o nosso papel de apontar os problemas e de mostrar todos os problemas que existem no sistema carcerário estadual", informou Baltazar.

Problemas na instalações elétricas, louças quebradas, sujeira, infiltrações nas paredes, telhados danificados, portões sem fechadura e falta de agentes penitenciários são os mais apontados pelos juízes das comarcas presentes.

Fonte:Tribuna do Norte

STJ aprova súmula que proíbe que detentos passem do regime fechado para o aberto


A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou nova súmula que veda a chamada “progressão por salto” no regime prisional, ou seja, a passagem direta do preso do regime fechado para o aberto sem passar pelo regime semiaberto. O texto da Súmula 491 diz: “É inadmissível a chamada progressão per saltum de regime prisional.”
O novo resumo legal é baseado na interpretação do artigo 112 da Lei de Execuções Penais (LEP), que determina que o prisioneiro deve cumprir pelo menos um sexto da pena no regime original antes de poder passar para o próximo. Esse ponto foi destacado em um dos precedentes da súmula, o Habeas Corpus (HC) 191.223, relatado pelo ministro Gilson Dipp.

No caso, o juiz havia concedido progressão retroativa para o semiaberto, para logo em seguida conceder a ida para o aberto, sem efetiva passagem pelo regime intermediário. “Trata-se, efetivamente, de progressão per saltum”, concluiu o ministro.

Em outro precedente, o HC 175.477, relatado pelo ministro Og Fernandes, destacou-se que a contagem de tempo para conceder o benefício não é ininterrupta. “Isso equivaleria a transferir um sentenciado que está no regime fechado diretamente para o regime aberto, considerando-se tão somente a somatório do tempo de cumprimento de pena”, completou, explicando que devem ser respeitados os períodos cumpridos em cada regime prisional.

Por fim, o ministro Felix Fischer destacou no HC 153.478 que a nova redação do artigo 112 da LEP, dada pela Lei 10.792/03, afastou a obrigatoriedade do exame criminológico para a progressão de regime, mas não permitiu o salto. 
 
Fonte: Transito no Seridó via STJ

Descoberto sistema de limpeza do cérebro

O cérebro possui seu próprio mecanismo de faxina, responsável por retirar material desnecessário, como células mortas. A descoberta surpreendeu os cientistas, que até agora não tinham ideia sobre a existência desse complexo sistema de limpeza.
“Estamos esperançosos de que essa descoberta tenha implicações para muitas condições que envolvem o cérebro, como traumas cranianos, doença de Alzheimer, derrame e Parkinson,” disse Dra. Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester (EUA).
Sistema glinfático
O sistema, altamente organizado, funciona como uma série de tubos que pegam carona nos vasos sanguíneos do cérebro.
É uma espécie de sistema de encanamento paralelo, que desempenha no cérebro a mesma função que o sistema linfático faz no resto do corpo – drenar dejetos e compostos em excesso.
“A retirada do lixo é de importância central para todos os órgãos, e há muito se tenta descobrir como é que o cérebro se livra dos seus dejetos,” disse Nedergaard.
Ela e sua equipe batizaram o novo sistema de limpeza do cérebro de “sistema glinfático”, já que ele funciona de forma parecida com o sistema linfático, mas é dirigido por células cerebrais chamadas células gliais.
Fonte:o xerife

Greve em universidades e institutos federais completa três meses hoje

A greve das instituições federais de ensino do país completa três meses e, num contexto de impasse e negociações paradas, está perto de alcançar a maior paralisação da história das universidades, institutos e centros federais de educação tecnológica (Ifets e Cefets), em 2005, quando professores cruzaram os braços por 112 dias, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
Professores das universidades e institutos federais de educação fizeram manifestação na manhã de ontem na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Com máscaras e um boneco representando a presidente Dilma Rousseff, eles fizeram um enterro simbólico da educação, seguindo em cortejo do Ministério da Educação em direção ao Palácio do Planalto. Duas faixas da Esplanada, no sentido do Congresso Nacional, foram bloqueadas. Em carta dirigida ao Planalto, os grevistas pediam a reabertura da negociação com a categoria. Em todo o país são 56 universidades federais em greve.
Fonte:Jean Carlos