terça-feira, 26 de julho de 2016

Cantor famoso ataca nordestinos pela internet e bate-boca com paraibano no Twitter

Com carreira decadente, resumindo-se atualmente ao comando de uma “bandinha de auditório”, o vocalista da banda Ultraje a Rigor, Róger Moreira, protagonizou uma discussão vergonhosa no Twitter durante o final de semana. Ao comentar recente pesquisa que mostra favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa possível disputa pele Presidência da República, Róger disparou:  “Lula bomba no Nordeste / Daí vc diz que devido ao alto número de ignorantes do NE (comprovado) e detona o mimimi””.
O ataque preconceituoso do vocalista recebeu apoio de uma internauta: “Essa merda deste tamanho nunca vai dar certo se não rachar. Nordeste e Sul-Sudeste são dois países completamente diferentes”, twittou a internauta. “Concordo, deveria, no mínimo, ter leis diferentes”, completou Róger.
O paraibano Nobe Lima entrou na discussão, censurou os ataques xenófobos do artista e “comprou a briga” dos nordestinos.
Fonte:O natalense

Rio Grande do Norte se destaca em estudo sobre número de doutores

Com o melhor desempenho na região Nordeste, o Rio Grande do Norte possui uma taxa de 10,4 doutores por 100 mil habitantes, o que o coloca em posição de destaque, também, no cenário nacional, entre os cinco primeiros estados.
Já no de ranking de maiores empregadores de doutores em termos relativos, o Rio Grande do Norte está em terceiro nacionalmente, com 4,0 doutores por 1.000 trabalhadores. Além disso, o estado aumentou em 17 vezes o número de programas de doutorado nas últimas duas décadas, percentual de maior evolução no Nordeste e um dos cinco maiores do Brasil.
Os dados constam do estudo Mestres e doutores 2015: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e divulgado no início deste mês de julho, durante sessão especial, na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro (BA). Segundo o levantamento, em 2014 o Brasil formou 50,2 mil mestres e 16,7 mil doutores. Na comparação com 1996, a expansão de títulos concedidos em mestrado e doutorado nesses 18 anos foi de 379% e 486%.
“Acredito que a UFRN tenha um papel central nesse desempenho, já que saltamos de um curso de doutorado na Instituição, em 1993, na área da Física, para quase 40 no ano de 2014, ao qual se refere o estudo da CGEE”, analisou o pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo do Nascimento.
O professor explicou, também, que esta contribuição tende a aumentar, já que há um potencial de crescimento no interior do estado e alguns cursos novos de doutorado que ainda não formaram doutores, como é o caso de Estudos da Mídia, Serviço Social, Antropologia Social, Ensino de Ciências e Matemática e Ciências Farmacêuticas, aprovados todos no último biênio.
“É preciso salientar que a criação de um curso de doutorado é fruto de um processo complexo, que envolve a existência de um programa com um mestrado produtivo em termos de pesquisas e estudos. Nesse sentido, a UFRN trabalha com a política de valorização da pós-graduação que engloba a contratação preferencial de professores com doutorado, política essa empreendida nas últimas décadas pelos reitores da nossa instituição”, afirmou.
Em comparativo da Pró-Reitoria de Graduação, a UFRN teve 360 teses defendidas por doutorandos em 2015, o que indica um crescimento percentual de 115,56% em relação ao ano de 2010, quando foram registradas 167 defesas de doutorado. Atualmente, a UFRN possui 85 programas de pós-graduação, contemplando 41 doutorados, 59 mestrados acadêmicos e 22 mestrados profissionais, com 5604 alunos vinculados.
Fonte:UFRN/Blog do BG

Homem morre eletrocutado em ato pró-Dilma em Sergipe

Um homem morreu eletrocutado na última segunda-feira após subir em um poste elétrico durante um ato pró-Dilma na cidade de Aracaju, em Sergipe.
A vítima subiu um poste e despencou após tocar num dos fios de alta tensão. O acidente aconteceu na praça General Valadão, no centro da capital sergipana, onde a presidente afastada Dilma Rousseff participava de um evento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estava no local, por contra da aglomeração de pessoas, e prestou os primeiros atendimentos ao rapaz, que sofreu traumatismo craniano e também teve parada cardíaca. 
Segundo a assessoria de imprensa do Hospital de Urgências de Sergipe, a vítima tem cerca de 25 anos e já chegou ao hospital sem vida. A identidade do rapaz permanece desconhecida.
Fonte:Novo Jornal

TSE: Eleitorado feminino é 5% maior do que o eleitorado masculino

O Brasil tem hoje 144.088.912 eleitores aptos a votar no próximo dia 2 de outubro. Esse e outros dados estatísticos foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, em entrevista coletiva à imprensa.
Ao apresentar os números oficiais do pleito, o ministro informou que o eleitorado nacional é formado por 74.459.424 mulheres (52,13%) e 68.247.598 homens (47,79%). Os eleitores com 16 e 17 anos correspondem a 2.311.120 (1,60%), e os 70 anos ou mais somam 11.352.863 (7,88%).
Sobre os municípios, São Paulo é o que possui o maior número de eleitores com 8.886.324 no total. O menor eleitorado é o de cidade de Araguainha, no Mato Grosso, com 954 eleitores.
Fonte: TSE/Blog do César Santos

Um em cada quatro eleitores tem ensino fundamental incompleto

Os dados oficiais das Eleições municipais 2016 foram divulgados pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, na última segunda-feira, 25. Em Mossoró, o número de pessoas aptas a votar no pleito do próximo dia 2 de outubro é de 167.120 eleitores.
Destes, segundo o TSE, 22,57% do eleitorado mossoroense tem apenas o Ensino Fundamental Incompleto, o que corresponde a 37.718 votantes na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Cerca de 29% dos eleitores no município tem o Ensino Médio completo.
Fonte:De fato