terça-feira, 30 de maio de 2017

Gustavo Carvalho apresenta projeto que proíbe inauguração de obras públicas inacabadas

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (30), o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) explanou sobre projeto de lei de sua autoria, que proíbe, no âmbito do RN, a inauguração e entrega de obra pública estadual ainda incompleta. A proibição também se estende à obra que, concluída, não tenha ainda condições de atender as finalidades a que se destina.
“Nossa proposta é disciplinar e proibir a partir de agora, inauguração de obra incompleta que esteja sob a competência do Governo. É comum ouvirmos denúncias de obras sem plenas condições de atender a população. Esse projeto visa assegurar ao povo do nosso Estado que as obras sejam entregues oferecendo condições plenas de funcionamento”, afirmou o parlamentar.
Fonte:Blog do Xerife

Osmar Serraglio recusa Ministério da Transparência e retorna à Câmara

O ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio não aceitou o convite do presidente Michel Temer para ocupar o cargo de ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). No último domingo (28), Temer anunciou que trocaria o comando dos dois ministérios e fez o convite a Serraglio, que estava no cargo desde março. Serraglio assumiria a pasta ocupada por Torquato Jardim que, por sua vez, assume o Ministério da Justiça.
A assessoria de Serraglio divulgou na manhã desta terça-feira (30) a carta de recusa enviada ao presidente da República, na qual também anuncia que voltará a ocupar o mandato de deputado na Câmara dos Deputados. “Volto para a Câmara dos Deputados, onde prosseguirei meu trabalho em prol do Brasil que queremos”, diz a carta.
Apesar de o anúncio ter sido feito no dia 28, por meio de nota do Palácio do Planalto, as exonerações e nomeações ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União.
Serraglio reassume seu mandato na Câmara, pelo PMDB do Paraná, que vinha sendo ocupado por seu suplente, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor especial de Temer flagrado pela Polícia Federal (PF) carregando uma mala com R$ 500 mil que, segundo investigações, foi enviada pelo empresário Joesley Batistas,dono do frigorífico JBS, como pagamento de propina.
Leia a íntegra da carta divulgada pela assessoria de Serraglio:
"Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
Agradeço o privilégio de ter sido Ministro da Justiça e Segurança Público do nosso País.
Procurei dignificar a confiança que em mim depositou.
Volto para a Câmara dos Deputados, onde prosseguirei meu trabalho em prol do Brasil que queremos.
Osmar Serraglio"
Fonte:Agência Brasil

Ceará tem maior percentual de alunos de medicina em nível avançado em teste nacional, diz Inep

Ceará concentra o maior percentual de alunos de medicina com nível de proficiência avançado na mais recente avaliação nacional dos universitarios desta carreira, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O dados estão disponíveis no Relatório Síntese dos Resultados da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) 2016. O documento foi divulgado nesta segunda (29). (Clique aqui para baixar o PDF do estudo)
Veja abaixo a lista dos estados
  1. Ceará 5,2% (avançado) 92,4% (adequado) 2,5% (básico)
  2. Rio Grande do Sul 4% 93% 3%
  3. Rio Grande do Norte 3,1% 92,9% 4%
  4. Minas Gerais 2,3% 91,2% 6,5%
  5. Paraná 2,3% 94,6% 3%
  6. São Paulo 2,2% 92,4% 5,5%
  7. Pernambuco 2% 95,3% 2,6%
  8. Distrito Federal 1,6% 89,7% 8,7%
  9. Maranhão 1,6% 92% 6,4%
  10. Santa Catarina 1,6% 94,1% 4,3%
  11. Goiás 1,3% 80,7% 18,1%
  12. Paraíba 1,3% 93,6% 5,1%
  13. Roraima 1,2% 93,8% 4,9%
  14. Rio de Janeiro 1,1% 84% 14,9%
  15. Alagoas 1% 94,9% 4,2%
  16. Mato Grosso do Sul 1% 96,6% 2,4%
  17. Bahia 0,8% 93,7% 5,4%
  18. Espírito Santo 0,8% 96,6% 2,6%
  19. Rondônia 0,8% 83% 16,2
  20. Sergipe 0,8% 96,3% 2,8%
  21. Pará 0,6% 93,8% 5,6%
  22. Mato Grosso 0,5% 96,7% 2,8%
  23. Amazonas 0,3% 86,9% 12,8%
  24. Piauí 0,3% 96,1% 3,6%
  25. Tocantins 0,3% 85,2% 14,6%
  26. Acre 0% 87,2% 12,8%
De acordo com o Inep, os desempenhos nas questões objetivas foram agrupados em três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. “Cerca de 91,2% dos estudantes de medicina encontram-se no nível de proficiência adequado; 6,9%, no básico; e 1,9%, no avançado“, de acordo com nota do órgão.
“Quanto aos desempenhos agregados por Instituições de Educação Superior (IES), 98,71% apresentam média em nível adequado e 1,29%, no básico”, informou o Inep.
Segundo o Inep, apenas 9% das instituições de ensino de medicina não participaram do exame, que contou com 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no 2º ano.

Histórico do Anasem

A criação da Anasem foi anunciada em 2015 pelo então ministro Renato Janine Ribeiro. Ela foi proposta pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2014, como parte das alterações nas diretrizes curriculares de medicina.
Na versão da antiga gestão, o exame funcionaria com caráter eliminatório e o aluno do sexto ano que não fosse aprovado não poderia fazer residência médica e obter o diploma. No novo modelo do Anasem, essa regra não foi mantida.
VIA G1

‘Chegaremos ao fim de 2018 com a casa em ordem’, diz Temer

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou nesta terça-feira (30) que a trajetória de seu governo, segundo ele marcada por reformas e por medidas para tentar recuperar a economia, não será “interrompida” e que chegará ao final de 2018 com a “casa em ordem”.
“Hoje, nós estamos no rumo certo. Nós pusemos o país nos trilhos. Quem apanhar a locomotiva em 2018 encontrará os trilhos no seu lugar. Por isso, agora é continuar a travessia. Nós chegaremos ao fim de 2018 com a casa em ordem “, disse.
Temer participou da abertura do Brazil Investment Forum, em São Paulo, pela manhã e discursou por 24 minutos na abertura do evento. Ele descreveu diversas medidas de seu governo e procurou mostrar otimismo, sem mencionar a crise após a delação premiada dos donos da empresa JBS e da divulgação de áudios entre Temer e o empresário Joesley Batista.
“Esta trajetória que traçamos logo no início do nosso governo em diálogo permanente com o Congresso Nacional não será interrompida. Nela nós seguiremos firmes em nome da agenda de reformas que não podemos e não devemos abandonar”, afirmou.
O presidente afirmou ainda que não “há plano B”. “Em cada passo, o que nos guiou foi um sentimento de responsabilidade. Responsabilidade fiscal. Se de fato nós queremos um futuro melhor, eu digo sem medo de errar, não há plano B. Afinal, a responsabilidade rende frutos”, disse.
Pouco antes, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB), também afirmou que Temer vai chegar ao final do seu mandato e entregar o cargo ao seu sucessor com um país muito melhor. “Temer poderia ter se acomodado e deixado passar o tempo tranquilamente, mas não faz apenas um governo de transição, mas ousadamente transformista. Inaugura uma nova geração de reforma”, disse. “O senhor que assumiu há oito meses, entregará ao seu sucessor em 1º de janeiro de 2019 um país muito melhor”.
Apoio do Congresso
No mesmo evento, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), prometeram apoio para aprovar no Congresso Nacional as reformas previdenciária e trabalhista propostas pela gestão do peemedebista.
Em sua fala, Rodrigo Maia disse que, mesmo diante da crise política que atingiu o Palácio do Planalto com as delações de executivos do grupo J&F – controlador do frigorífico JBS –, a Câmara vai colocar em votação, nas próximas semanas, a discussão da reforma da Previdência Social. O deputado do DEM classificou o conjunto de propostas apresentadas pelo governo Temer para modificar as regras previdenciárias como “coração das nossas reformas”.
“Nós vamos retomar, em poucas semanas, a discussão, sim, da reforma da Previdência. Porque não há condições de um país sério querer organizar o seu futuro com a situação da Previdência hoje, que é um déficit crescente ano a ano”, ressaltou Rodrigo Maia sob os olhares de Michel Temer.
Ao final do discurso do presidente da Câmara, Eunício Oliveira subiu ao púlpito do fórum para tranquilizar os investidores nacionais e estrangeiros. O presidente do Senado afirmou que se empenhará para aprovar as reformas do governo Temer porque, segundo ele, essa é “a vontade dos representantes do povo no Congresso Nacional”.
Também participaram o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno; o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB).
O primeiro a falar foi o prefeito João Doria, que preferiu dar uma mensagem genérica de otimismo. “O Brasil é mais forte do que qualquer crise. Já passamos por inúmeras crises ao longo dos últimos anos. Superamos todas elas, inclusive as mais graves.
Não será diferente agora”, disse. Doria apelou para que os investidores presentes mantenham seus negócios no país. “Os que foram corajosos, audaciosos, e líderes verdadeiros não esmorecem e não recuam. Ao contrário, em situações de crise, de dificuldade, é que se prova a liderança”, afirmou.
G1


UERN abre inscrições na quarta chamada do SiSU

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) abriu o período de inscrição de interesse por vaga dos suplentes da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso no ano de 2017 nos cursos de graduação. A inscrição deve ser feita pela internet até as 23h59 do dia 31 de maio de 2017, através deste link. Os candidatos devem preencher Declaração de Interesse por Vaga.
Não poderá realizar a inscrição em lista de interesse por vaga em quarta chamada o candidato que não tenha demonstrado interesse na vaga da terceira chamada ou aquele que não realizou a matrícula institucional dentro do prazo estabelecido em edital.
A lista com os convocados para preenchimento de vagas remanescentes será divulgada no dia 05 de junho, a partir das 14h.
O candidato convocado na cota destinada à pessoa com deficiência deverá passar por avaliação da junta multiprofissional da UERN, devendo apresentar-se das 18h30 às 19h30, no dia 08 de junho, na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).
A matrícula institucional dos convocados em quarta chamada será realizada no dia 09 de junho de 2017, na secretaria da Unidade Universitária/Faculdade do curso para o qual o candidato foi convocado.
Fonte:Omossoroense

Governo do RN anuncia 60 novos leitos de UTI para adultos; investimento de R$ 16 milhões

O Rio Grande do Norte vai ganhar, até o fim deste ano, 60 novos leitos de Unidade de Tratamento Intenso (UTI) para adultos.
A informação foi confirmada, nesta segunda-feira (29), pelo titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), George Antunes.
O investimento será de R$ 16 milhões, provenientes do tesouro estadual.
Serão 20 novos leitos em Natal e dez em Mossoró. Os outros 30 leitos serão divididos entre os municípios de Pau dos Ferros, Caicó e Currais Novos, onde cada cidade receberá dez leitos de UTI.
Fonte: Assecom/RN