quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Governo discute municipalização do Programa do Leite

Governo do RN fechou acordo com Fiern e SINDLEITE para quitar os débitos do programa deixados pela gestão anterior.


Fotos: Elisa Elsie/Governo do RN
Reunião fechou acordo para quitar
 débitos da gestão passada.
 O Governo do Estado fechou acordo com a Fiern e com o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN (SINDLEITE-RN) para quitar os débitos do Programa do Leite deixados pela gestão anterior. O acordo foi firmado em reunião nesta quinta-feira (9), na Governadoria. O valor devido, cerca de R$ 3,4 milhões, será pago em oito quinzenas, a partir de março, paralelamente ao pagamento das quinzenas do Programa do Leite 2012.

Segundo o diretor geral da Emater-RN, Ronaldo Cruz, os recursos para o pagamento de débitos atrasados e das parcelas quinzenais do Programa do Leite em 2012 estão garantidos no orçamento deste ano. A dificuldade enfrentada em 2011 para liquidar as dívidas se deu porque os recursos destinados a esse programa estavam inseridos no Progr
ama de Combate à Pobreza, e isso dificultou a distribuição do dinheiro.

Mas, além de quitar a dívida, o Governo do Estado trabalha para reestruturar o Programa do Leite a partir de sua municipalização. Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, esse novo formato vai facilitar a logística de distribuição tanto para as cidades quanto para a população. “Quando fui prefeita, nunca soube quantas pessoas eram beneficiadas ou quem recebia leite em minha cidade. Acho isso muito errado. É preciso ter um controle maior para que o leite chegue ao destino certo, às crianças”, disse a governadora.
Rosalba ainda esclareceu que a municipalização do
Programa do Leite não vai afetar os produtores e
que vai cobrar uma prestação de contas dos municípios.

Rosalba ainda esclareceu que a municipalização do Programa do Leite não vai afetar os produtores e que vai cobrar uma prestação de contas dos municípios, além de acompanhar relatórios de acompanhamento da saúde e desenvolvimento das crianças beneficiadas.

Os representantes do SINDLEITE concordaram com a iniciativa, mas disseram que é preciso capacitar as comissões municipais que distribuem o leite, para que o trabalho seja feito de maneira eficaz. Já o presidente da Fiern, Amaro Sales, disse que a estrutura do Sesi e do Senai está à disposição para capacitar as pessoas que atuam diretamente no programa.
Fonte: NoMinuto.com/RGNEW

PRÉVIA CARNAVALESCA DE MESSIAS TARGINO


Agnaldo Timóteo protagoniza barraco em enterro de Wando

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO – O cantor Wando foi enterrado às 11h desta quinta-feira (9) no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A cerimônia foi aberta ao público.

Pelo menos seis mil pessoas compareceram ao local para se despedir do artista. O enterro foi celebrado pelo padre Jefferson Lima, que fez o último casamento de Wando.

As calcinhas – peças famosas na carreira do astro – também estiveram presentes no enterro. Fãs colocaram as peças íntimas em cima do caixão e teve até coroa repleta de calcinhas no local.

Quem também marcou presença no enterro de Wando foi Agnaldo Timóteo. Amigo de longa data do cantor, o vereador de São Paulo chegou ao cemitério e iniciou um discurso diante do corpo de Wando.

Porém, ele foi impedido pela filha do cantor, Gabriela. Ela gritou para que tirassem o microfone das mãos dele, porque “ele falou mal de seu pai”.

Ao Famosidades, Agnaldo contou o que ocorreu: “Não teve confusão. A menina não quis que eu falasse. Ela ficou chateada porque eu disse no programa da Sônia Abrão que o ‘peixe morre pela boca’, porque o Wando gostava muito de uísque. A família ficou brava, porque ele não bebe mais”.

Questionado o que falaria no discurso, Timóteo contou: “Iria agradecer a fantástica cobertura que a mídia deu para a morte dele. Isso não é comum. O Wando ocupou toda a mídia nacional, que o tratou com respeito e carinho. Foi uma coisa maravilhosa”.

Perguntado se ele não se aproveitou do momento para se destacar como político com o destaque da mídia, Agnaldo ficou ligeiramente incomodado. “Minha filha, sou amigo do Wando há 35 anos. Fui como colega e amigo pessoal dele. Quis prestar uma homenagem na última passagem dele”, disse ele, sem saber dizer há quanto tempo não falava com o cantor.


Mas, o vereador admitiu: “Pedi desculpas para o filho Junior. Foi um discurso totalmente fora de propósito!”.

Wando morreu às 8h da última quarta-feira (8) vítima de uma parada cardiorespiratória no Biocor Instituto, em Nova Lima, Minas Gerais.


Fonte:msn

Governadora afirma que segurança está sendo “priorizada para dar tranqüilidade a população”

A governadora Rosalba Ciarlini enalteceu hoje, durante o programa diário de rádio, os “investimentos” feitos na segurança pública do Estado. “É mais um passo no nosso projeto de fortalecer a segurança, aumentando o número de policiais, viaturas e armamento investindo em prevenção e inteligência. Estamos dando posse a 87 policiais civis concursados, entre delegados, agentes e escrivães. Eles vão trabalhar em 12 municípios, inclusive onde nunca teve policiais civis antes, como em Marcelino Vieira e Angicos”, informou a governadora.

Ela ressaltou que a modernização da estrutura da polícia “chega para trazer tranquilidade para a população”. “Estamos modernizando uma estrutura que foi meio negligenciada, mas que agora está tendo a prioridade que a população precisa para viver em paz”, afirmou Rosalba.

Fonte: Panorama Político

Bloco Lisossomos inaugura sede

Já no clima do Carnaval 2012, o Bloco Lisossomos de Messias Targino/RN inaugurou sua sede neste ultimo Sábado 04 de Fevereiro, que fica na rua João Tomaz de Almeida ao lado do Bar do Zezão.
Com a presença dos componentes do bloco que compareceram em peso na sede, onde rolou muita alegria, curtição, muita música e animação, fazendo a festa acontecer, confira as fotos:
Fotos Wendel Kayky

MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN JÁ CONTA COM NOVA DELEGADA


Desde o inicio desta semana o município de Caraúbas /RN passou a contar com uma nova Delegada e também com mais dois agentes que foram convocados pelo Governo do Estado e designados para a função.

Dra. Karen Cristina Lopes veio à cidade na última sexta-feira juntamente com a cúpula oestana da Polícia Civil. Na ocasião, as autoridades realizaram um reconhecimento de toda a cidade como também passaram informações inerentes a crimes acontecidos no município.

Além de Caraúbas/RN, a Delegada responderá pelos municípios de Umarizal/RN, Serrinha dos Pintos/RN, Martins/RN e Olho D'água do Borges/RN. Como o contingente policial ainda não é o adequado a prioridade da nova comandante da Polícia Civil é o de atender os pedidos do Ministério Público e da Juíza de Direito da Comarca.

"Iremos fazer o possível para realizar um bom trabalho aqui em Caraúbas/RN. Neste primeiro momento será complicado pois é muita coisa para se fazer e estamos priorizando os assuntos mais urgentes do Ministério Público e Justiça. Mas a população pode vir a qualquer momento a nos procurar que já estamos a serviço", afirmou.

Mesmo com o envio da Delegada e de mais dois agentes, o Estado ainda precisa enviar um escrivão e mais três agentes para compor o efetivo caraubense. Vale destacar que o Estado disponibilizou para o município toda a equipe, mas três agentes e o escrivão desistiram de vir para Caraúbas/RN. Dessa maneira nos resta esperar que a situação seja resolvida.
Fonte:Caraúbas HotNews

Dupla é presa com moto roubada e armas de fogo na zona rural de Frutuoso Gomes/RN


O patuense(cabelo loiro) Francisco Cesário Maia Neto, 19 anos, o "Potim", residente no bairro da Estação em Patu /RN e um adolescente Paraibano de 16 anos, natural de São Mamede/RN e residente no bairro Tancredo Neves, em Catolé do Rocha/PB, foram presos pela Polícia Militar das cidades de Frutuoso Gomes e João Dias/RN.


De acordo com informações chegadas ao nosso blog, o Sargento Klevson, comandante do Policiamento de Frutuoso Gomes/RN desde a tarde desta terça-feira (07) tomou conhecimento de que dois jovens circulavam pela zona rural em atitude suspeita, daí então passou a diligenciar e outra ligação anônima informava o local onde a dupla estava refugiada.

Com seu efetivo reduzido solicitou apoio ao Cabo Kiwal, comandante do policiamento de João Dias/RN e por volta das 12h30min desta quarta-feira (08), foram ao Sítio Castro, zona rural de Frutuoso Gomes/RN, cercaram uma residência que pertence a uma pessoa identificada “Aleijado de Nonata” ao perceberem a chegada da Polícia ainda tentaram escapar pelo matagal, alguns disparos de arma de fogo foram efetuados mais ninguém saiu ferido, com a dupla os PMS apreenderam duas espingardas bate bucha, um revólver marca Rossi, calibre 32, com 04 (quatro) munições intactas e 01 (uma) deflagrada; dois aparelhos celulares e uma Motocicleta marca Honda CG 125 Titan, cor Azul, placa MNC-2309-Campina Grande/PB, veículo este que segundo eles teria sido furtado, há cerca de 17 dias na cidade de Catolé do Rocha/PB.

Após ser informada das prisões uma equipe de policiais da 7ª DRPC de Patu/RN, se deslocaram a cidade de Frutuoso Gomes/RN com o fim de interrogar os detidos, já que contra eles pesam suspeitas de ter cometidos outros delitos nessa região.

O proprietário da motocicleta encontrada em poder da dupla compareceu na Delegacia de Polícia de Frutuoso Gomes e apresentou uma cópia do Boletim de Ocorrência dando conta do furto de sua motocicleta e teve seu veículo restituído.

Nota do Blog: Uma operação como essa depois de concluída "parece" ter sido fácil, o que vale salientar que, o Sargento Klevson tem todas as qualidades de um verdadeiro Policial Militar sua competência é indiscutível, mas com caminhadas pedindo paz, tentando repassar a responsabilidade para as Autoridades Políticas e Profissionais de Segurança não resolve a questão de Segurança Publica, sempre friso a nossa constituição “Segurança Publica é direito e RESPONSABILIDADE DE TODOS, se população e Policia trabalham juntas, como essas denuncias anônimas, o trabalho é realizado de forma perfeita, como esse coordenado pelo Sargento Klevson.

Não espere que a Polícia faça tudo, todo cidadão tem obrigação de contribuir com a Segurança, faça sua parte, denuncie!!
Fonte:nosso parana

Exportações do RN registram alta de 50%

As exportações iniciaram o ano de 2012 com um excelente resultado para o Rio Grande do Norte. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), no primeiro mês já foram comercializados cerca de US$ 27,9 milhões em vendas, o que representa um crescimento de 50,8% em relação ao mesmo mês de janeiro de 2011 (US$ 18,5 milhões).
O melão, produto mais vendido em janeiro passado, com uma alta de 30,7% em relação a 2011, atingiu a marca de US$ 7,1 milhões nesse ano contra US$ 5,4 milhões no mesmo período ano passado. A forte recuperação teve a contribuição do clima na região de Mossoró - as chuvas no mês de janeiro foram fracas e, bem diferentes de 2011, não castigaram o produto.
Confirmando sua expansão no mercado externo nos últimos anos, a castanha de caju foi o segundo item exportado pelo RN e movimentou US$ 4,6 milhões. Em relação a 2011, o crescimento foi de 68,3%. Atualmente, os Estados Unidos são os maiores compradores do produto.
O pescado, com US$ 1,7 milhão, completa a relação dos principais produtos da pauta exportadora, registrando uma variação positiva de 9,2% em relação a janeiro de 2011.
Dentre os 16 principais produtos comercializados pelo Rio Grande do Norte no exterior nesse início do ano, 14 tiverem um desempenho melhor em 2012. Apenas o combustível para consumo de bordo e a cera de carnaúba recuaram nas exportações.
Em 2011, as exportações do estado movimentaram US$ 281,2 milhões e havia uma expectativa de crescimento ao longo de 2012. A alta expressiva do mês de janeiro deverá diluir-se durante todo o ano e deverá trazer melhores resultados para os produtores e exportadores do RN.
De acordo com a análise da Coordenadoria de Desenvolvimento Comercial da SEDEC, o cenário para as exportações é bastante positivo e a expectativa é de um ano favorável para o produtor norte-rio-grandense com crescimento nas vendas, retomando o ritmo de comercializações dos últimos anos no estado.

IMPORTAÇÕES
As compras de outros países também registraram aumento de 20,3%, puxados pelas compras de máquinas e equipamentos médico-hospitalares, liderando a pauta de importação.
De acordo com Otomar Cardoso, coordenador de Desenvolvimento Comercial da SEDEC, o efeito da valorização do Real faz com que as importações tornem-se mais viáveis e o setor de serviços tem aproveitado essas oportunidades nos últimos anos.
Nesse início de ano os Estados Unidos revelaram-se como principal parceiro comercial do Rio Grande do Norte, sendo os maiores compradores de produtos potiguares (US$ 6,6 milhões) e também os maiores fornecedores (US$ 5,6 milhões).

Fonte:jornal de fato