quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rio Grande do Norte é o campeão nacional de evasão escolar no Bolsa Família

Quase 2 milhões de crianças e adolescentes que recebem Bolsa Família não estão frequentando a sala de aula, como exige a lei. 
A constatação é do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa. O número equivale a 13% do total de 17, 1 milhões de menores que recebem o benefício.
O levantamento, feito nos meses de agosto e setembro, mostra que o Rio Grande do Norte está no topo do ranking, com 91,9% de crianças matriculadas. Em seguida vêm o Rio Grande do Sul, com 91%, e o Piauí, com 90%. 
No país, 87% frequentam as aulas - ou 14,9 milhões de crianças e adolescentes. O "desafio" dos gestores, diz a pasta, é localizar os outros 2 milhões.
Fonte:política pauferrense 

Novembro 30 Longe das Redes Sociais…

Estudo da Medialogue analisou informações de 513 deputados de 81 senadores e reuniu mais de 70 mil dados para montar o primeiro mapa do poder digital no Brasil

Conclusão: muitos deputados e senadores simplesmente ignoram a internet e as redes sociais e a maioria dos que participam da rede ainda não sabem como interagir e como atrair os eleitores. Usam a internet e as redes sociais como se estivessem distribuindo santinhos e folhetos, para dizer o que lhes interessa, sem se preocupar com a opinião do eleitor e sem usar os recursos digitais para informar corretamente, para prestar contas, para facilitar suas vidas e sobretudo para se aproximar deles. “Apesar de muitos políticos terem sites e contas no Facebook e Twitter, ainda a utilizam seus recursos como se estivem na era do papel“, diz Alexandre Secco, coordenador da pesquisa.

O teste do e-mail – Em um teste realizado durante a fase de coleta de dados, os pesquisadores enviaram perguntas simples por e-mail para os parlamentares. Apenas 24% dos deputados, entre os senadores o resultado foi ainda pior. Apenas 14% responderam.
Fora da internet – Também chamou a atenção o fato de que cerca de 100 deputados, um em cada quatro, sequer mantém um site, um dos mais simples de todos os recursos digitais. O uso de blogs, outro aplicativo bastante simples, é relativamente comum, porém nem todos são realmente utilizados com o propósito de informar. De todos os deputados federais que mantêm blog 43% não atualizam as informações, apresentavam notícias de mais de um mês atrás na data da pesquisa. Entre os senadores apenas 22% deixam seus blogs atualizados.
Desatualizados – A pesquisa encontrou uma situação parecida no Twitter, um dos canais sociais preferidos pelos parlamentares. Um em cada três deputados e senadores mantém suas contas no microblog desatualizadas. “O que se nota é com muitos usam a rede para disputar a eleição e depois a abandonam, diz Alexandre Secco, coordenador da pesquisa. Poucos aproveitam efetivamente seus recursos, como já fazem há muito tempo os políticos americanos. “Todo político brasileiro sonha em ser um Barack Obama na internet, que conseguiu usar a rede para angariar votos e contribuições em dinheiro, mas pouquíssimos parecem ter percebido que para isso funcionar direito é preciso haver uma troca. Os brasileiros querem aparecer, falar e ser ouvidos, mas não dão atenção para o eleitor, muitos sequer se dão ao trabalho de responder a um e-mail. Assim não funciona”, diz Secco
Baixa audiência – A pesquisa observou também a maioria dos parlamentares tem audiências relativamente baixas nas redes sociais. No Twitter, 12% dos deputados com perfis têm menos de 200 seguidores. Vários estudos indicam que esse número de adesões corresponde quase a uma ausência técnica no microblog.  É preciso de bem mais do isso para ser relevante. No Facebook, este limite de 200 amigos não é atingido por quase 60% dos senadores, ou seja, maioria deles tecnicamente “não existe” para a rede que mais cresce no Brasil. Entre os senadores presentes no Youtube, o que se observou é que a maioria dos parlamentares divulga vídeos que ninguém vê. Metade dos deputados recebeu 97% de todas as outras visualizações, a outra metade ficou com o restante, a maioria em canais praticamente inéditos.
Fonte:padua campos

Jogador Marcelinho Paraíba é preso acusado de estuprar a irmã de um delegado

O jogador de futebol Marcelinho Paraíba (o dio meio na foto) e mais três amigos foram detidos na madrugada desta quarta-feira, dia 30, acusados de estupro e desacatado a autoridade. De acordo com informações da Polícia Civil de Campina Grande, o jogador promovia uma festa em uma granja no bairro Gloria II em que participavam o delegado Rodrigo do Rego Pinheiro, titular da delegacia do distrito de São José da Mata, e sua irmã, de 31 anos.
Ainda segundo a Polícia, no momento em que o delegado saiu do local para comprar cerveja, Marcelinho Paraíba teria tentado beijar a mulher e como ela não quis, ele a teria agredido. Com o retorno do irmão, a vítima contou o que houve e Rodrigo do Rego então acionou a Polícia Militar. Três viaturas responderam ao chamado, mas os policiais foram impedidos de entrar no local.
Os policiais chamaram reforço e com o apoio de mais cinco viaturas conseguiram deter o jogador e três amigos. Todos foram levados para a Central de Polícia de Campina Grande, onde prestaram depoimento ao delegado Fernando Antônio Zóccola.
Marcelinho Paraíba pode responder pelo crime de estupro, previsto no art 213 do Código Penal Brasileiro, que define o delito como qualquer ação que constranja mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça. Ele foi transferido para a carceragem da Central de Policia e deve ser levado ainda nesta quarta para o Presídio do Serrotão.
Fonte:o xerife

Professor morre em sala de aula da UFRN após infarto fulminante

Paulo Fernandes de Oliveira estava ministrando uma palestra para o curso de Políticas Públicas quando passou mal.

O professor aposentado de psicologia, Paulo Fernandes de Oliveira, morreu hoje (30) à tarde em sala de aula após sofrer um infarto fulminante. Ele ministrava uma palestra para os alunos do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Oliveira passou mal por volta das 14h durante a palestra sobre psicologia organizacional.
A equipe médica do Samu foi acionada pelos alunos e chegou a prestar os primeiros socorros, mas o professor não resistiu ao infarto.
“A equipe do Samu demorou um pouco a chegar. Eles ainda tiraram o professor da sala de aula e tentaram reanimá-lo por vários minutos, mas não conseguiram” disse um dos alunos.
O corpo do professor Paulo Fernandes foi levado para o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia), na Ribeira.
O velório e sepultamento ocorrerão no cemitério Morada da Paz, em Emaús, nessa quinta-feira (1), a partir das 9h
.
 Fonte:no minuto

Homenagem ao Trabalhador

Com suas mãos calejadas
Suor escorrendo no rosto
O sol ardente a queimar
E ele a trabalhar com todo gosto

Na terra molhada
Ele deposita a semente de esperança
Esperança de um novo alvorecer
Da paz e não da violência
E um melhor alvorecer

Também existe os que buscam
Na cidade sobreviver
Nos comércios,nas indústrias
Nas construções,com segurança
Ajudando a cidade a crescer

Trabalhadores e trabalhadoras
Que se dedicam com tanto amor
Parabéns pelo seu dia
Amigo trabalhador

Geovane Soares Paiva

FPM DE NOVEMBRO SERÁ DEPOSITADO HOJE

As prefeituras brasileiras recebem nesta quarta-feira (30), o repasse do terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 
O repasse supera em 0,5% o valor previsto pela Receita Federal. Em comparação com o terceiro decêndio de novembro do ano passado, com o desconto da inflação do período, o crescimento do repasse foi de 2%. O FPM de novembro fecha com um total de R$ 5,3 bilhões. 
Em comparação ao ano de 2010, acumula um crescimento real de 8,3%. O repasse do FPM bruto acumulado de janeiro a novembro de 2011, já descontada a inflação, teve um crescimento de 16,4% em comparação com o mesmo período de 2010. 
Para dezembro deste ano, a Receita Federal estima um crescimento de 23% sobre o mês de novembro

RÉUS ACUSADOS DE PARTICIPAÇÃO NA CHACINA QUE VITIMOU O ENTÃO PREFEITO DE CARAÚBAS AGUINALDO PEREIRA VÃO A JÚRI EM MOSSORÓ


Dois réus que repercutiram nacionalmente por suas participações no envolvimento na chacina que vitimou o então prefeito de Caraúbas,Aguinaldo Pereira da Silva, sua mulher Antônia Gurgel da Nóbrega Pereira, e outros três seguranças irão ao banco dos réus no próximo dia 30, na quarta-feira.

O motorista Francisco Sales Fernandes, "Negão da Serra", e José Maria Roque da Silva serão julgados pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri Popular. O julgamento acontece quase dez anos após os homicídios. 

Na época, também foram mortos os policiais militares Ronaldo Rafael da Silva e Cláudio Pereira do Nascimento, que faziam a segurança do prefeito, e o caseiro do casal Everlânio da Silva.

O julgamento está previsto para iniciar às 9h, no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, em Mossoró. "Negão da Serra" é um dos poucos acusados do crime que continua vivo. Atualmente, ele cumpre pena no Presídio Aníbal Bruno, em Recife (PE). Para a vinda de "Negão da Serra" até Mossoró, a Polícia Militar está preparando uma estratégia especial de segurança entorno do Fórum. 

Relembrando - O crime ocorreu no dia 7 de novembro de 2001, quando as vítimas viajavam de Caraúbas com destino a Mossoró. Já próximos da chegada, no Km 13 da RN 117, o Santana branco pertencente ao prefeito foi interceptado por uma camioneta Ranger, com seis homens fortemente armados, que abriram fogo contra o veículo das vítimas. 

O policial Cláudio Pereira, que dirigia o carro, foi o primeiro a ser atingido. Ele perdeu o controle do carro e capotou várias vezes. Os bandidos, liderados por José Valdetário Benevides Carneiro, fuzilaram o veículo, matando os ocupantes.

As investigações policiais apontaram que, além de Valdetário, participaram da ação Francimar Fernandes Carneiro, o "Cimar Carneiro"Francisco Clécio do NascimentoEmerson Carmona,José Maria Roque da Silva, e seu comparsa "Negão da Serra"

Valdetário e Cimar Carneiro teriam ficado dentro do veículo, enquanto Clécio, Emerson Carmona e Negão da Serra executavam as vítimas. As mortes resultaram de uma rixa antiga entre as famílias Carneiro e Simeão (à qual pertencia Aguinaldo Pereira). Um irmão do prefeito já havia sido assassinado pela quadrilha de Valdetário. Em abril de 2006, outro irmão de Aguinaldo, Elinaldo Simeão, foi executado. A mulher de Valdetário, Aguinalda Fernandes Benevides, "Neta", foi condenada pela autoria intelectual da morte de Elinaldo. 

Fonte: Gazeta do Oeste via RG EM FOCO/PATU 24 HORAS/blog do godeiro

Senador Garibaldi Alves, pai do ministro, está hospitalizado no Sírio Libanês

TN Oline
O senador Garibaldi Alves, pai do ministro Garibaldi Filho (Previdência), está em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, realizando exames preliminares para uma cirurgia cardíaca. Médicos que atendem ao senador diagnosticaram, após ele ter reclamado de incômodos no peito, a necessidade de retirar o stent instalado em um dos vasos sanguíneos que abastece o coração, substituindo-o por uma ponte safena e mamária. O procedimento cirúrgico é relativamente simples e os riscos para o paciente são mínimos. O senador Garibaldi Alves está sendo atendido pela equipe do cardiologista Roberto Kalil, com assistência do também cardiologista Fábio Jatene. A cirurgia está marcada para a próxima semana. Até lá, o senador ficará hospitalizado.
O senador está com 88 anos e assumiu a cadeira no Senado Federal após a eleição de Rosalba Ciarlini para o Governo do Estado.

Lei da Ficha Limpa volta à pauta do Supremo nesta quarta-feira

O julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa, interrompido no último dia 9 de novembro por um pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa, deverá ser retomado amanhã (30) no Supremo Tribunal Federal (STF). As três ações que tratam do assunto foram incluídas na pauta desta quarta-feira agora há pouco pelo presidente da Corte, Cezar Peluso.
Ao pedir vista, Joaquim Barbosa disse que iria esperar a chegada da ministra Rosa Weber para trazer o caso de volta a plenário. Na ocasião, ele argumentou que faria isso para evitar possíveis constrangimentos na hipótese de novo empate entre os ministros, e o relator da matéria, Luiz Fux, disse que conversaria com Barbosa para tentar demovê-lo da ideia, uma vez que considerava o julgamento urgente. Rosa Weber foi indicada pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a vaga de Ellen Gracie, que se aposentou. Mas seu nome ainda tem que passar pelo Senado.
Barbosa liberou os processos para o plenário ontem (28). São três ações em análise, sendo que a principal é a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade pede que o STF declare a constitucionalidade de toda a Lei da Ficha Limpa para que não haja dúvidas para as eleições do ano que vem.
O julgamento será retomado com o voto vista de Barbosa. Até agora, o único voto proferido é o de Fux, que fez uma defesa quase integral da lei. O ministro propôs apenas uma alteração: só ficariam inelegíveis políticos que renunciassem para escapar de possível cassação quando o processo no Conselho de Ética já estivesse em andamento.
A proposta foi rechaçada pelos defensores da lei, que viram a possibilidade de brecha para políticos escaparem da inelegibilidade. Em seguida, Fux admitiu que poderia mudar seu voto para adequá-lo à versão mais austera da norma.

Agência Brasil

Sinal da TIM em Messias Targino gera reclamação

Usuários de telefonia móvel do município de Messias Targino, reclamam dos constantes problemas ocasionados com recepção de sinal e a dificuldade em realizar ligações através da operadora TIM.
Nos últimos dias, o problema tem se agravado ficando quase impossível realizar ou receber uma ligação. “Isso é uma falta de respeito com os consumidores”, reclama um cliente.
Outro problema é que a operadora TIM não tem se pronunciado sobre o problema que atinge toda região.
O município de Messias Targino era considerado um município onde o sinal da TIM funcionava bem, sem apresentar problemas, mas nos últimos dias o sinal tem apresentado problemas todos os dias. “Há vários dias a população do município está enfrentando transtornos aos péssimos serviços prestados pela operadora de telefonia móvel “TIM”, reclamou a usuária.

Fonte:polapinto