segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EMPRESÁRIO PATUENSE MORREU VÍTIMA DE ACIDENTE ENTRE PATU E OLHO D'ÁGUA DO BORGES

O empresário patuense conhecido por "Buá Leão", proprietário de alternativo que faz a linha Patu/Mossoró e de caminhões, que atualmente estão sendo utilizados como carros-pipa, morreu vítima de acidente na tarde desta segunda-feira (16), na RN 078, no trecho que liga as cidades de Patu a Olho D'Água do Borges. 

Segundo informações, Buá conduzia um dos seus caminhões pela referida rodovia no sentido Olho D'Água/Patu, provavelmente vindo da barragem de Santa Cruz em Apodi, quando nas proximidades do antigo Posto de Petro, provavelmente tenha sentido algum problema de saúde, pois o mesmo chegou a parar o veículo, mas como não chegou a acionar o freio-de-mão, o veículo desceu uma ribanceira, tombando lateralmente e com isso a vítima ficou presa na cabine, oportunidade em que populares cortaram a cabine para prestar socorro a vítima, mas não houve tempo de salvar sua vida. Buá foi socorrido para o hospital de Patu, mas veio a óbito. 
Fonte:Patu News

PMDB procura candidato para disputar o Governo em 2014

Três nomes foram lembrados durante a reunião do PMDB hoje em Natal: o do deputado estadual Walter Alves, o ministro Garibaldi Filho e o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo.
Mas…
Os três já declararam em alto e bom som em outras ocasiões que não querem assumir “o desafio”.
De concreto na reunião, apenas que o PMDB terá um candidato na cabeça da chapa para disputar o Governo do Rio Grande do Norte no pleito de 2014.
Resta saber quem representará o partido.
Fonte:O xerife

SUDENE INCLUI MOSSORÓ NA MALHA AÉREA DA REGIÃO NORDESTE PARA O PRÓXIMO ANOviver de artesanato

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) informou que mantém negociações com o grupo espanhol Sterna para o atendimento da demanda de cidades grandes e médias com aviões modernos. O objetivo da Sudene é implantar a malha aérea em todos os estados nordestinos. Além de Natal, outro município que seria beneficiado por essa expansão pretendido pelo órgão é Mossoró, que seria incluída dentro do planejamento para operações de vôos entre capitais e principais cidades do Nordeste. Segundo a Sudene, em um primeiro momento, o projeto visa interligar as nove capitais nordestinas e mais dez cidades na região. Para isso, a entidade busca financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco do Nordeste. O intuito é viabilizar a infraestrutura dos aeroportos. De acordo com a Superintendência, o grupo espanhol planeja iniciar as operações na região no início do ano e já estando em fase de organização da sua estrutura administrativa e operacional.
 Fonte: Jornal de Fatoviver de artesanato

Município de Messias Targino recebe caminhão caçamba do governo federal

No último  dia 6 de Setembro ,a prefeitura  de Messias Targino,foi contemplado com a entrega  de um Caminhão caçamba que foi doado pelo governo federal ao município.
os recurso para aquisição do caminhão caçamba sairão do PAC 2,o município ainda foi contemplado esse ano com uma  Retroescavadeira e Motoniveladora.

Novo reitor anuncia equipe da UERN que será empossada para a próxima gestão

O Reitor eleito e nomeado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, e o Vice-Reitor eleito e nomeado, Professor Aldo Gondim Fernandes, anunciaram na manhã desta segunda-feira, 16, na sede da Reitoria, a nova equipe que irá compor a gestão 2013/2017. O ato contou com as presenças do reitor Milton Marques de Medeiros e do vice-reitor, Aécio Cândido de Sousa.
Foram nomeados para Pró- Reitor de Administração (PROAD)- Iata Anderson Fernandes, Adjunto – Tarcísio da Silveira Barra.
Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças(PROPLAN)- Wogelsanger Oliveira Pereira e Adjunto - Fábio Lúcio Rodrigues.
Pró-Reitor de Ensino de Graduação(PROEG)- Inessa da Mota Linhares Vasconcelos e Adjunto - Francisca de Fátima Araújo Oliveira.
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) - João Maria Soares e Adjunto - Maria Ivonete Soares Coelho.
Pró-Reitor de Extensão (PROEX) – Etevaldo Almeida Silva e Adjunto – Adalberto Veronese da Costa.
Pró-Reitor de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) – Lúcia Musmée Fernandes Pedrosa de Lima e Adjunto- Kelânia Freire Martins Mesquita.
A Chefia de Gabinete ficará por conta de  Fátima Raquel Rosado Morais e Adjunto Francisco Péricles de Amorim, a Ouvidoria, Francisca Glaudionara da Silveria e a Agência de Comunicação (AGECOM) Aglair Abreu.
O Reitor Pedro Fernandes divulgou ainda a relação de novos nomes que integrarão a sua equipe de Auxiliares. Assessoria de Avaliação Institucional, Verônica Maria da Araújo Pontes. Diretoria de Assuntos Internacionais, Marcelo Melo da Costa. Assessoria Jurídica, Lauro Gurgel de Brito. Diretoria de Cerimonial, Isolina Maria Tavares de Melo.
Assessoria de Informatização, Marcelino Pereira dos Santos Silva. Núcleo de Educação a Distância (NEAD), José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti. Departamento de Inclusão (DAIN), Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro. Assessoria de Obras, Christiane Caldas Aureliano de Alencar. Assessoria de Convênio, Cybelle Silva Albuquerque de Medeiros Dantas e para Comissão de Controle Interno, Francisco Valadares Filho
A solenidade de Posse de Pedro Fernandes e Aldo Gondim, ocorrerá no dia 28 de setembro, durante a Assembleia Universitária de 45º aniversário da UERN, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a partir das 19h.
Fonte:DeFato

Henrique Alves retruca: “Rosalba foi incompetente e insensível para modificar o quadro do RN”

O presidente do PMDB, Henrique Alves, admoestou a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), que criticou o PMDB por deixar o governo num momento ruim para Estado. O presidente da Câmara disse que a governadora sabe que o PMDB quis ajudar o governo, mas o próprio governo não permitiu, quando não levou adiante, por exemplo, o conselho político – formado por partidos aliados, para discutir problemas e soluções, mas que não prosperou por falta de interesse da própria governadora.
“Governadora, não cometa essa injustiça. Porque a senhora sabe que o PMDB ajudou desde o primeiro dia da administração em todos os momentos. Sabe que em fevereiro deste ano, queríamos o conselho para ajudar. A senhora sabe que desde aquela época Garibaldi queria sair. E a senhora sabe que eu iria tentar evitar, dar mais tempo, para ver se o governo ouvia mais, era mais atento, conseguia compreender melhor, se abrir mais. A senhora sabe que fiz isso. Mas chegou a hora que não dava mais, governadora. Então, o PMDB não quer decepcionar a senhora. O PMDB está saindo de um projeto porque se cansou dele, de tanto querer falar e não ser ouvido. Nós não rompemos com o Estado, com o RN, com suas necessidades”, disse Henrique, informando que amanhã mesmo estará em Brasília ao lado da governadora participando de uma audiência no ministério da Justiça, em busca de benefícios para o Estado.
Segundo Henrique, as declarações de Rosalba foram “profundamente infelizes e injustas com o PMDB”, afirmou, repetindo que o Estado passa por um momento difícil, mas não é de hoje, e dizendo que o governo Rosalba foi incompetente e insensível para modificar o quadro.”A situação do RN é muito difícil, que não é de hoje. O que não se teve nos dias de hoje foi a competência ou sensibilidade para minimiza-la, reduzi-la. E partir para projetos novos que atentassem com o desejo dos norte-riograndenses, nas áreas de educação, de saúde, segurança pública, mobilidade e cidadania”.
O ministro Garibaldi também abordou a declaração da governadora, de que estava decepcionada com o PMDB por ter rompido com o governo. Segundo o ministro, a situação difícil do Estado foi criada pela própria governadora. “Não vamos nos entregar às mágoas. Essa situação difícil foi criada pelo seu próprio governo. Acho que não é hora de se dar conta de ressentimento. Seu governo não chegou a atender as expectativas, como nós já dissemos”. (A.V.)

Rosalba declara que ficou extremamente decepcionada: “O PMDB me deixou na hora mais difícil”

Demorou, mas a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) finalmente se pronunciou sobre o rompimento do PMDB com a sua administração. Em entrevista concedida à Rádio Comunitária do município de Almino Afonso, onde cumpriu agenda neste final de semana, a gestora foi questionada sobre o fato e saiu do silêncio em que estava desde o anúncio oficial do fim da aliança, ocorrida há quase um mês.
“Fiquei extremamente decepcionada”, revelou a gestora sobre a atitude tomada pelos seus antigos aliados. “O PMDB me deixou na hora mais difícil do governo, que vivia um período de várias greves”, disse a governadora, sem querer se aprofundar no assunto político.
É fato que a saída peemedebista da base do governo ocorreu em meio a uma onda de paralisações de servidores do Estado. Na época, estavam de braços cruzados os professores, os policiais civis, delegados e servidores do Instituto Técnico e Científico da Polícia (Itep) e da saúde pública.
O fim da parceria entre DEM e PMDB já estava sendo aguardado praticamente desde o início do ano, quando o ministro Garibaldi Alves Filho endureceu as críticas a administração rosalbista. O mesmo caminho foi seguido pelos deputados estaduais da legenda na Assembleia Legislativa. A oficialização do rompimento veio com o pedido de exoneração do ex-secretário estadual de Trabalho e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro, indicado por Garibaldi para a função.
A partir daí, em reunião da executiva, o PMDB optou por entregar a governadora todos os cargos ocupados por membros da legenda, inclusive o do ex-titular da Secretaria de Agricultura, Júnior Teixeira. Poucos dias após o anúncio do término da parceria, o Diário Oficial do Estado trouxe a exoneração de 50 cargos comissionados. A estimativa é que quase 300 servidores tenham sido indicados para suas funções pelos peemedebistas.

Obras
Ainda durante sua passagem pelo Alto Oeste, quando visitou não apenas Almino Afonso como também os municípios de Lucrécica e Itaú, neste domingo (15), a governadora aproveitou para prestar contas das obras realizadas pelo interior do Estado.
O primeiro problema abordado foi com relação à seca. “Estamos construindo aqui obras estruturantes que vão permitir aos moradores o convívio com esse efeito climático que tanto castiga todo o Nordeste”, disse Rosalba Ciarlini.  “O Governo do Estado mantém desde março de 2012 um comitê para discutir medidas de combate aos efeitos da seca e agora os resultados vão começar a aparecer. Estou aqui para cobrar isso dos prefeitos”.
A governadora lembrou que a adutora do Alto Oeste já está com 90% da sua obra concluída e será inaugurada até dezembro. Além disso, ressaltou a importância da ampliação do sistema adutor de Patu, das Adutoras Santa Cruz/Mossoró, Umari/Campo Grande, da licitação para o sistema de abastecimento de Caraúbas, da ordem de serviço para a barragem Poço de Vara em São Miguel do Oeste, das 3.200 cisternas construídas no estado e da Adutora de Engate Rápido entre Itaú e Pau dos Ferros.
A Governadora listou, durante a entrevista, a construção das estradas de Alexandria,  de Serrinha dos Pintos, do sistema viário Upanema/Mossoró/Campo Grande e da conclusão da BR 226, ligando Pau dos Ferros a Almino Afonso. “Toda a recuperação desses caminhos do Alto Oeste foi fundamental para tirar a região do isolamento econômico das últimas décadas”, disse a governadora.
Ainda na entrevista concedida em Almino Afonso, a gestora revelou que vai anunciar, ao lado da secretária Betânia Ramalho, um pacote de reformas de escolas estaduais em várias regiões do Estado, incluindo o Atheneu Norte Rio Grandense, em Natal.
Fonte:JH