sábado, 2 de abril de 2011

Saúde do Homem' será implantado na região Oeste

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) realiza na próxima terça-feira, 5, o Seminário de Implantação do Programa Saúde do Homem, das 8h às 11h, no auditório da II Ursap em Mossoró. O público-alvo são os secretários municipais de saúde da região Oeste.
O evento terá início com exposição do tema Câncer de Próstata, pelo urologista Masami Okamoto. Às 9h, será apresentada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem pelos membros do Grupo de Trabalho da Saúde do Homem da Sesap, urologista Oscar Jácome e o sanitarista Hugo Mota.
De acordo com Hugo Mota, a política de atenção integral à saúde do homem foi implantada no Estado em agosto de 2010 e três municípios são prioritários: Natal, Parnamirim e Mossoró. O projeto terá cinco fases compostas pela implantação, promoção da saúde, informação e comunicação, qualificação de profissionais, avaliação e monitoramento. "O trabalho vai ser gradativo", explicou Hugo Mota.
A coordenadora do Programa Saúde do Homem na II Ursap será a assistente social Maria Neire Santiago, com apoio da técnica e também assistente social Lúcia Oliveira.
"É fundamental uma articulação entre os três níveis de governo, empresas, sindicatos, associações, ONGs e sociedade para efetivar a política de atenção integral à saúde do homem, buscando romper as barreiras que impedem os homens de frequentar os consultórios médicos e os serviços de saúde; uma vez que eles, por uma série de questões culturais e educacionais, só procuram o serviço de saúde quando perderam sua capacidade de trabalho", disse a gerente da II Ursap, Iranilde Campos.

SAÚDE DO HOMEM - A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada pelo Ministério da Saúde em agosto de 2009 e tem como objetivo promover a mudança de paradigmas no que diz respeito à percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e a saúde de sua família.
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, entre elas o infarto agudo do miocárdio, cânceres de próstata e pênis, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. O câncer de próstata está entre os mais frequentes, só superado pelo câncer de pele não melanoma.

Fonte:gazeta

Animal na pista provoca acidente com ambulância de Pilões/RN

Um acidente de trânsito, foi registrado na noite de ontem(01), por volta das 19hs e 40 min., na RN 075, que liga a cidade de Pilões/RN à Alexandria/RN, o motorista que não teve o nome divulgado, foi tentar desviar um animal que atravessou a pista, batendo de frente , além do motorista o veículo era ocupado por mais duas pessoas, uma mulher e uma criança, as quais acabaram sofrendo escoriações pelo corpo, sendo prontamente socorridas e encaminhadas para tratamento médico hospitalar mais especializado na cidade de Pau dos Ferros/RN. Tamanha foi a violência da colisão que o animal morreu na hora e o veículo teve toda a região frontal completamente destruída, ficando impossibilitado de trafegar, tendo que ser rebocado do local. Ainda não se sabe a quem pertence o animal, que será identificado e responderá as sanções previstas em Lei.
Fonte:nosso paraná