domingo, 8 de dezembro de 2013

Irmão da ex candidata a Prefeita Nailka Saldanha foi executado a tiros em Janduís/RN

Executaram na tarde deste domingo, 08/12, em Janduís/RN, o fazendeiro Marcelo Saldanha, de 42 anos, irmão de Nailka Saldanha, candidata a prefeita na campanha passada pelo PT.

Marcelo foi surpreendido pelos atiradores no Bar do Vércio. Tentou correr, mas foi alcançado e executado com tiros de espingarda calibre 12 na cabeça em um beco próximo ao bar.

Zé de Neura, que mora perto, abriu o portão para ver o que estava acontecendo e foi baleado, mas não corre risco de morte.

Depois da execução, um homem de jaqueta preta foi visto correndo na direção de um veículo que o esperava próximo ao local.

Informações repassada pelo jornalista Cezar Alves para o CG na Mídia.

Manifestantes derrubam estátua de Lênin em protesto na Ucrânia

KIEV, 8 Dez (Reuters) - Manifestantes derrubaram uma estátua do líder soviético Vladimir Lênin na capital da Ucrânia neste domingo, em um gesto simbólico contra o presidente Viktor Yanukovich e seus planos de estreitar os laços com a Rússia.
O gesto de rejeição à histórica influência de Moscou sobre a Ucrânia veio depois de líderes da oposição terem anunciado a centenas de milhares de manifestantes na praça da Independência, em Kiev, para manter a pressão sobre Yanukovich e derrubar o governo.
Os manifestantes estão furiosos com a decisão do governo, do mês passado, de abandonar um pacto com a União Europeia em favor de uma cooperação econômica mais próxima de Moscou.
"Yanukovich, você é o próximo!", cantavam os manifestantes enquanto atingiam a golpes a estátua de Lênin, agora com a cabeça decepada, líder da revolução bolchevique de 1917.
Fonte:MSN Notícias

Brasil e China lançam novo satélite de sensoriamento remoto

Brasileiros e chineses colocam em órbita na segunda-feira (9) o quarto satélite de sensoriamento remoto produzido pelos dois países. À 1h26, horário de Brasília, será lançado o satélite que vai mapear e registrar os territórios e atividades agrícolas, desmatamento, mudanças na vegetação e expansão urbana.
O projeto faz parte do Programa Sino-Brasileiro de Satélites de Recursos Terrestres (Cbers, na sigla em inglês) e será lançado após três anos de ausência nesse nível de monitoramento, devido à desativação do anterior e a atrasos na nova operação.
Integrado ao foguete Longa Marcha 4B, o Cbers-3 vai viajar durante apenas 12 minutos e atingir 780 quilômetros de altitude, quando iniciará a etapa de estabilização e de entrada em órbita. Após ser posicionado e ter seus equipamentos acionados, o satélite passará por uma fase de checagem dos equipamentos e da qualidade das imagens, para, três meses depois, serem disponibilizadas ao público.
O Cbers-3, construído pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, retoma a transmissão de imagens enviadas anteriormente pelo Cbers-2B, que deixou de funcionar em 2010. Antes, o Cbers-1 e o Cbers-2 tinham sido enviados por Brasil e China em 1999 e 2003, respectivamente.
Para o Coordenador do Segmento de Aplicações do Programa Cbers, José Carlos Neves Epiphânio, mesmo com a interrupção do monitoramento feito pelos satélites Cbers, o Inpe manteve acordos com outros países para que os dados sobre o Brasil continuassem sendo usados. O órgão mantém um catálogo de imagens feitas por diversos satélites e disponíveis gratuitamente na internet, no endereço http://www.dgi.inpe.br/CDSR/.
O investimento brasileiro na construção do Cbers 3 chegou a R$ 300 milhões, entre as despesas do instituto, da contratação de empresas especializadas e da compra de equipamentos. De acordo com o coordenador, os efeitos da disponibilização das imagens a pesquisadores, instituições de ensino e cidadãos comuns conseguem superar o valor gasto. “Se há um programa caro neste país que se pagou é o CBERS, porque o benefício social é uma coisa espantosa.”
Segundo Epiphânio, que é pós-doutor em sensoriamento remoto, a construção do Cbers-3 foi dividida igualmente entre os dois países. Nos modelos anteriores, a China era responsável pela produção de 70% do satélite. Uma vez assinado o acordo, é definido o país que vai fabricar cada componente, como painel solar, controle térmico, sistema de gravação, além das câmeras que, acopladas ao satélite, produzem as imagens usadas em estudos ecológicos, industriais, geológicos e agrícolas.
“O legal do CBERS-3 é que ele vai ter um kit de câmeras bastante versátil. As câmeras foram totalmente remodeladas e, com isso, as fotos serão mais detalhadas. Será possível notar, por exemplo, a composição colorida dos objetos”, explica. Segundo Epiphânio, duas das quatro câmeras do satélite foram produzidas no Brasil.
Ele explica que o projeto para o Cbers-3 foi feito de acordo com o Cbers-4, que deve ser lançado daqui a dois anos. Como a responsabilidade é compartilhada, caberá aos brasileiros a organização do lançamento, sendo ou não no território brasileiro. A expectativa, segundo ele, é grande. Os engenheiros brasileiros estão confiantes porque foram feitos todos os testes, e o histórico do lançador de foguetes é satisfatório.
Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Antonio Raupp, e das Comunicações, Paulo Bernardo, acompanharão o lançamento em Taiyuan, província chinesa de Shanxi. No mês passado, o assunto foi discutido pelo vice-presidente, Michel Temer, quando chefiou a delegação brasileira na reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).
Fonte:Agência Brasil

Livro contará a história do Valdetário Carneiro

Tribuna do Norte – O assaltante que irrompeu o sertão nordestino, desafiando a polícia e espalhando o medo por todo o RN completa 10 anos de morte na terça-feira (10). A história deste homem, Valdetário Carneiro, ganha as livrarias do estado na mesma data. A obra, “Valdetário Carneiro: A essência da bala”, é de autoria dos jornalistas Paulo Nascimento e Rafael Barbosa, publicada pela Editora Tribo.
A ideia de falar sobre a vida de um dos mais temidos criminosos que já protagonizaram a crônica policial do Rio Grande do Norte surgiu na universidade. Os autores ainda cursavam Jornalismo na UFRN quando se interessaram pelo tema. O projeto, a princípio, contaria os pormenores das brigas entre famílias que assombraram o Oeste potiguar. O nome dos Carneiro sempre surgia nos entreveros.
Cedida

As pesquisas começaram e os repórteres perceberam que o personagem de Valdetário Carneiro se destacava no enredo. Entre entrevistas e viagens a Caraúbas, terra natal do protagonista, a proposta acabou se tornando o trabalho de conclusão de curso dos dois. E agora virou livro. “Nós ampliamos o material da monografia para transformá-la em livro-reportagem”, explica Paulo Nascimento.
Os jornalistas entrevistaram mais de 20 pessoas durante o processo de apuração das informações para a composição do material literário. “Isso entre as que se identificaram e as que preferiram se manter ocultas como condição para darem as declarações”, observa Rafael Barbosa. Esta foi a maior dificuldade da dupla no percurso da produção da biografia. A figura de Valdetário ainda causa receio em boa parte das pessoas que conviveram de maneira próxima a ele. Portanto, obter determinadas informações a respeito do assaltante é difícil. “Mesmo as pessoas que falaram evitaram alguns assuntos”, conta Paulo Nascimento.
Os feitos criminosos espetaculosos deram a Valdetário Carneiro o estigma de mito. Enquanto estava vivo, se ouviam histórias do bando comandado por ele em todo o Nordeste. “Valdetário foi vestido de uma personalidade de onipresença. Por exemplo, enquanto ele assaltava um banco no interior do Piauí, alguém dizia que o viu em Olho D’água dos Borges, no Alto Oeste do RN”, esclarece Barbosa.
 

Agricultor colhe abóbora de 16kg na Comunidade de Cachoeira em Caraúbas/RN

Mais uma vez o agricultor Francisco Sales Silva, mais conhecido como Chico da Verdura, da Comunidade de Cachoeira, colheu algo inédito em sua plantação. Desta vez, uma abóbora pesando 16 quilos, algo inédito na Comunidade e região.
Há alguns meses, o referido agricultor que é funcionário da Escola Francisco de Paula, na Comunidade de Cachoeira, colheu uma macaxeira que tinha o formato do corpo humano, de um lado o corpo de uma mulher e do outro o corpo de um homem, fato este que foi destaque nos blogs de toda a região oeste.

Fonte:Icem Caraubas