terça-feira, 16 de outubro de 2012

Correios no RN contabilizam 102 assaltos em 2012, confirma diretor

Direção vai a Brasília solicitar reforço para mais de 90 cidades do interior.
Detectores de metais e segurança armada estão orçados em R$ 4 milhões

 As agências de Correios do Rio Grande do Norte já foram alvo de assaltos 102 vezes em 2012. Ao longo de todo o ano passado, o número foi de 44. Os dados são do diretor regional dos Correios no estado, Francisco Gilberto. Ao G1, ele afirmou que licitou uma empresa de segurança privada para atender a mais 96 agências de diferentes cidades do estado devido à falta de segurança.

"Os municípios maiores do RN já têm segurança. Agora vamos estender para mais cidades", explicou. Francisco Gilberto disse ainda que vai a Brasília na próxima segunda-feira (22) para tentar expandir este número.
Ainda de acordo com o diretor regional, além dos seguranças armados, serão colocadas portas giratórias com detectores de metal nas cidades em que foram registrados mais de dois assaltos este ano. Neste critério, 22 das 184 agências distribuídas nos diferentes municípios do Rio Grande do Norte já foram alvos da bandidagem mais de uma vez.
“A licitação para a compra das portas e contratação da segurança privada está orçada em 4 milhões e 126 mil reais”, finalizou Francisco Gilberto.
Fonte:G1

Messias ganha mais um local para se divertir,vem ai a Toca do Tucano

Localizado no sítio Salobro a cerca de 3 quilômetros do centro de Messias Targino,as oiticicas agora apelidada de Toca do Tucano,vai reabrir as portas, segundo informações de Marciano Teixeira nesse domingo dia 21 será feita a limpeza e readequação das instalações físicas do ambiente que vai está a dispocisão em breve.

5 curiosidades cientificas sobre bebidas alcoólicas

Pressão de um champanhe é maior do que a do pneu de um carro
Aquele momento em que todo mundo se alegra e alguém assume o importante posto de “estourador de champanhe”. O tradicional ritual de deslacrar a garrafa é sempre acompanhado de um certo cuidado, afinal, a rolha sai dali em alta velocidade e pode machucar algum desavisado.

Mas você sabia que a pressão que manda a rolha para longe é três vezes maior do que a pressão de um pneu de carro? Medidas em libras por polegada (PSI), a pressão da garrafa chega a 90 PSI, enquanto que o pneu de um veículo médio tem apenas 30 PSI. É por esse motivo que as rolhas vêm protegidas por um muselet (aquele arame que vem na ponta da garrafa).

Perigo de combustão
O álcool de cozinha sempre traz avisos e mais avisos sobre a possibilidade de combustão, então, nada de chegar com isso perto do fogo. Já o álcool encontrado em bebidas como cachaça, vodca ou uísque não sofrem combustão tão eficaz — e é bem provável que você já sabia disso. Contudo, o fato é que qualquer bebida do gênero pode pegar fogo, pois não é o líquido, de fato, que incendeia, mas sim o seu vapor.

Se você tentar incendiar um pouco de vodca com um fósforo, nada vai acontecer, mas se utilizar um isqueiro ou uma chama maior, isso vai esquentar a bebida, aumentar a produção de vapor e fazer com que ele pegue fogo. Isso vale inclusive para bebidas com baixo teor alcóolico.

Poção de cura
Você também já deve ter ouvido que é saudável tomar um pequeno cálice de vinho diariamente ou que a cerveja pode trazer alguns benefícios para sua saúde, desde que consumida de forma moderada, é claro. Mas o que você não sabia é que o álcool é considerado medicinal em alguns locais da Europa e da América do Norte.

Conforme diz o “Livro de bolso de drogas úteis”, do Conselho Estadual de Licenciamento e Examinação Médica dos Estados Unidos, “pequenas doses [de álcool] produzem euforia, estimulam a respiração, dilatam moderadamente os vasos cutâneos e esplâncnicos e modificam a circulação”. A conclusão é a seguinte: “o álcool é empregado como um estimulante difusível, diurético, sudorífico e hipnótico”.

Mas o mesmo livro deixa bem claro uma recomendação importante: na maioria dos casos, o álcool é “capaz de causar mais danos do que benefícios”.

Corpo quente, mas gelado
É comum ouvir dizer que uma dose de algum destilado ajuda a proteger do frio. Quando você bebe cachaça, tequila ou conhaque, por exemplo, você se sente aquecido, mas saiba que isso não passa de uma ilusão corporal.

O negócio funciona mais ou menos assim: quando você sente frio, o sangue circula menos na superfície do corpo e mais na parte interna, assegurando o bom funcionamento dos órgãos vitais. Quando você bebe, o álcool faz com que os vasos sanguíneos superficiais se dilatem, fazendo com o sangue retorne até ali.

Porém, quando o líquido vermelho que garante a sua vida retorna aos órgãos centrais, ele está mais gelado e diminui a sua temperatura média. A consequência disso pode ser uma hipotermia com consequências fatais.

Bebidas espaciais
Esta talvez seja a mais bizarra de todas as curiosidades. Sabe-se que existem nuvens de álcool flutuando pelo espaço, algumas delas cobrindo distâncias de cerca de 460 bilhões de quilômetros. A maioria, entretanto, é composta por metanol, um álcool combustível e altamente tóxico.

Contudo, estima-se que exista bastante etanol espalhado pelo espaço sideral, algo como quatro septilhões de doses. O valor é inimaginável, mas é certo que se um dia você conseguir alcançar o espaço, não vai precisar fazer vaquinha com os amigos para comprar mais bebidas no final do churrasco.

Ninguém descobriu ao certo o porquê de tanta cachaça flutuante passeando pelo espaço, mas sabe-se que o álcool tem papel fundamental no nascimento de uma estrela — e não estamos falando de celebridades “impulsionadas” pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Fonte:Curiosidades10

Prefeito de Serra do Mel se apresenta no comando do 2º Batalhão de policia em Mossoró

As imagens são exclusivas e foram feitas com autorização do Prefeito e do Comandante.

O Prefeito Josivan Bibiano de Azevedo, do município de Serra do Mel, se apresentou no comando do 2º Batalhão de Policia Militar em Mossoró no inicio da tarde de segunda feira 15 de Outubro e disse que não estava foragido. Bibiano disse que soube da noticia através da imprensa, mas que não foi procurado por ninguém. Ele disse ainda que quinta feira dormiu em sua residência na Cidade de Serra do Mel.
Bibiano teve sua prisão preventiva decretada na ultima quinta feira, sob alegação que teria descumprido a medida acautelatória de ter que informar a justiça quando fosse viajar além dos limites da Comarca Mossoró, da qual o Município de Serra do Mel se constitui Termo Judiciário.
Bibiano se diz surpreso com o fato, já que tem cumprido todas as orientações recebidas. Ele disse que foi a Brasília DF, apresentar alguns projetos da Prefeitura e retornou no mesmo dia e não foi informado que teria de aguardar a liberação, pra viajar.
Segundo o advogado Francisco Wellington, que representa o prefeito no processo, não era necessário, já que o mesmo viajou a trabalho em companhia de um advogado e comunicou a justiça. Ainda segundo Dr. Wellington, Bibiano teria que comunicar e não pedir autorização. O advogado acredita que houve um mal entendido para a decretação da preventiva contra o Prefeito.
Segundo o Tc Alvibá, Bibiano ficará custodiado no 2º Batalhão de Policia em Mossoró, aguardando decisão da justiça. Visitas estarão proibidas. Acesso só de familiares ou pessoas autorizadas pela família.
 

O Câmera

Banco do Nordeste convoca mais 272 aprovados em seu último concurso

O Banco do Nordeste iniciou nova série de convocações de aprovados em seu último concurso. As chamadas objetivam preenchimento de 252 vagas do cargo de Analista Bancário (nível médio) e 20 de Especialista Técnico (nível superior).
No último mês de junho, a validade do concurso foi estendida até 9 de junho de 2014. A seleção teve 6.639 candidatos classificados, e, apesar de ter sido realizado para cadastro de reserva, já foram realizadas 469 convocações, sendo 363 para o cargo de Analista bancário, quatro para Analista Técnico e 124 para Especialista Técnico.
A Área de Desenvolvimento do Banco informa que as informações sobre convocações são constantemente atualizadas e encontram-se disponíveis na seção “Concursos” do portal www.bnb.gov.br.
Fonte:O xerife

Filme ‘O Palhaço’ é vencedor do GP do Cinema Brasileiro

Escolhido para representar o Brasil na disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013, ‘O Palhaço’ foi vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o equivalente nacional à premiação norte-americana. O filme dirigido e interpretado por Selton Mello, também um dos roteiristas, ganhou em 12 das 13 categorias a que foi indicado para receber o Troféu Grande Otelo.
Além de melhor longa-metragem de ficção, ‘O Palhaço’ foi o preferido na votação dos membros da Academia Brasileira de Cinema para as categorias de diretor, ator (Selton Mello), ator coadjuvante (Paulo José), roteiro original (Selton Mello e Marcelo Vindicatto), direção de fotografia (Adrian Teijido), direção de arte (Cláudio Amaral Peixoto), montagem de ficção, trilha sonora original, figurino e maquiagem.
Venceu também no voto popular, que pôde ser dado pelo público pela internet até o início da premiação, na noite de segunda-feira, 15, em cerimônia de gala no Theatro Municipal, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.
Deborah Secco conquistou o prêmio de melhor atriz por sua atuação em ‘Bruna Surfistinha’, filme de Marcus Baldini que também deu a Drica Moraes o Troféu Grande Otelo de melhor atriz coadjuvante. ‘Lixo Extraordinário’, de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker, foi escolhido pela academia como melhor longa-metragem documentário. O preferido pelo voto popular, no entanto, foi ‘Quebrando o Tabu’, de Fernando Grostein Andrade.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro também premia o melhor longa-metragem estrangeiro, tanto com os votos dos membros da academia como pela votação popular. Na primeira, o vencedor foi ‘Meia-Noite em Paris’, de Woody Allen. Já o público preferiu o longa de animação ‘Rio’, produção norte-americana dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha.
Fonte:Gazeta do Oeste

Betânia Ramalho afirma que professores da rede estadual são valorizados

Secretária estadual de Educação argumenta que a categoria recebeu muitos reajustes salariais em quase dois anos do Governo Rosalba.

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, afirmou que os professores da rede estadual de ensino estão sendo valorizados, uma vez que eles receberam muitos reajustes salariais em quase dois anos de governo de Rosalba Ciarlini (DEM). Betânia ressaltou a importância de pagar o salário dos professores de acordo com piso nacional.

“Esse foi o maior reajuste que a gente deu para a categoria”, disse a secretária na edição de terça-feira (16). Betânia afirma que o valor do salário ainda é pouco, mas que os valores já foram piores.

Ela comentou que a sua gestão está sendo feita através de ações. Ela reconhece que atuar como titular da pasta de educação não é uma tarefa fácil.

Sobre a ausência de professores em algumas escolas estaduais, ela disse que já estão realizando algumas medidas como contratando docentes que passaram no concurso público e chamando estagiários. A secretária afirmou que a falta de profissionais para ensinar na área de Ciências Biológicas é o maior problema.

“Professores na área de ciências biológicas são insuficientes em todos os estados do Brasil”, comenta.

Recentemente, a Secretaria Estadual de Educação lançou o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), que foi criado nos mesmos moldes do Sistema Integrado de Gestões de Atividades Acadêmicas (Sigaa), criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A secretária elogiou o serviço e anunciou que já começou a realizar as matrículas online. “A universidade cedeu à tecnologia mais importante do país”, disse. O projeto teve apoio do Ministério da Educação (MEC). Site é http://www.sigeduc.rn.gov.br. Betânia disse que é resultado de um esforço feito pela equipe da Secretaria.

Sobre o projeto “Caminhos da Escola”, ela disse que estão aderindo mais ônibus para os municípios do Rio Grande do Norte e os prefeitos serão responsáveis pelos veículos que serão levados para cidade que administra. “Esses ônibus não podem ter outra finalidade”, friza.

Fonte:Nominuto