quinta-feira, 31 de maio de 2012

2012 já é considerado ano de epidemia de dengue no RN

Os cinco primeiros meses de 2012 já qualificam o ano como epidemiológico de dengue. Já são 13.724 notificações de casos da doença e 31 óbitos suspeitos. Em 2011, a dengue tinha sido apontada como causadora da morte de 29 pacientes. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã de hoje pela subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica (V.E) da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Juliana Araújo.

As informações também revelam que mais de 60% dos municípios potiguares correm sério risco de lidar com um surto de dengue. São 62 municípios com uma alta incidência de casos, o que representa uma média de 300 casos a cada 100 mil habitantes nessas localidades. Juliana Araújo explica que os dados referentes aos municípios não são totalmente confiáveis devido à deficiência de alimentação do sistema por onde a Sesap monitora a incidência da doença e que a tendência é de que na prática esses números sejam ainda mais alarmantes.

"A Sesap alerta que a luta contra a dengue deve partir não só do poder público, mas também da população, já que os agentes da saúde passam a cada dois meses fazendo monitoramento das casas e que durante esse período de uma visita a outra, cada ao cidadão cuidar para que sua residência não seja mais um foco do mosquito da dengue", afirma Juliana Araújo.

Fonte:dn online

Clínica odontológica Dr Marcos Morais



A clínica odontológica do Dr Marcos Morais,que fica localizada na Rua Dr Edino Jales s/n na cidade de Messias Targino.Dr Marcos Morais realiza além da clínica geral, a implantação e manutenção de aparelho(ortodontia),com um preço camarada,paça lá e faça sua avaliação,garantimos a melhor qualidade em nossos serviços.

Cientistas japoneses testam tecido que pode descontaminar áreas com radiação

No Nordeste do Japão, na região de Fukushima, foi testado um tecido que absorve o césio radioativo na água e no solo. De acordo com os cientistas do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio, os resultados dos testes comprovaram a eficiência do material.
A ideia é utilizar o tecido na descontaminação de áreas afetadas por radiação nuclear. Há pouco mais de 14 meses, a região de Fukushima foi alvo de explosões e vazamentos nucleares na usina de mesmo nome.
A unidade foi atingida por um terremoto seguido por tsunami e os abalos provocaram acidentes nos reatores nucleares. Em decorrência dos acidentes, cidades inteiras ao redor da usina foram esvaziadas e até hoje as pessoas moram em abrigos provisórios.
Nas pesquisas feitas pelos cientistas da Universidade de Tóquio, o tecido foi mergulhado em uma água contaminada com 20 becqueréis (unidade de medida de radioatividade) do césio radioativo por litro.
As medições feitas no dia seguinte mostraram que o nível de radioatividade na água diminuiu para 8 becqueréis por litro. De acordo com os pesquisadores, o tecido apresenta vantagens como baixo custo de produção, facilidade no transporte e no manuseio. Segundo os especialistas, quando o material estiver liberado, qualquer pessoa poderá usá-lo para descontaminar sua casa e jardim, por exemplo. Fonte: Telam (Agência de Notícias da Argentina)/jornal de fato

CONSELHO DA ONU SUGERE FIM DA POLÍCIA MILITAR NO BRASIL.

Abolir a Polícia Militar, acusada de execuções sumárias e de violações. A recomendação foi apresentada pela Dinamarca e faz parte das sugestões apresentadas pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU ao Brasil, no marco da sabatina realizada sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, na semana passada. Nesta terça-feira, 30, nas conclusões dos trabalhos, a sugestão de acabar com a força policial foi incluída no texto.

No total, a sabatina do Brasil resultou em 170 recomendações ao País sobre como superar as violações de direitos humanos, numa clara demonstração de que, apesar de certos avanços, a situação social, econômica e de igualdade ainda é preocupante. 

Mas o governo preferiu não dizer ontem quais das 170 recomendações aceitará aplicar - um direito que tem - e pediu até setembro para que se estude cada uma das sugestões. A delegação brasileira na sabatina, porém, foi uma das mais numerosas que a ONU já recebeu neste ano, com 36 integrantes. Em 2012, só a sabatina do Bahrein, país que vive momentos de turbulência, contou com uma delegação maior para se defender. Para a entidade Conectas, a parte mais dificil será a implementação de todas as recomendações.

Um dos principais pilares das recomendações no Conselho focou na questão policial e da impunidade. Para o governo da Dinamarca, seria recomendável "abolir o sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficientes para reduzir a incidência de execuções extra-judiciais".

Governos não hesitaram em denunciar os "esquadrões da morte" no Brasil, como no caso da Coreia do Sul e do Vaticano. Enquanto a Austrália sugeriu que o projeto de UPP seja usado em outros estados do Brasil, a Espanha pediu para que a educação em direitos humanos seja parte das forças de segurança. 

Para quase uma dezena de países, entre eles a Alemanha, chegou o momento de o Brasil garantir que crimes cometidos por políciais e outros agentes de segurança sejam devidamente investigados e que o combate à impunidade seja alvo de uma campanha. A situação penitenciária também foi alvo de recomendações, principalmente a situação vivida por mulheres. No documento apresentado ontem, o Conselho sugere que o Brasil "reforme seu sistema penitenciário". Entre os que apelam para uma melhoria das prisões está o Vaticano. 

Fonte: Estadão

31 de Maio dia mundia de combate ao tabaco

Tabaco é segunda causa de mortes no mundo

Brasília – No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o uso de produtos derivados do fumo é a segunda causa de mortalidade no mundo, respondendo por um em cada dez óbitos registrados entre adultos. O fumo só perde, em número de mortes, para a hipertensão.
O tema deste ano é Interferência da Indústria do Tabaco. O objetivo é expor e combater tentativas consideradas pela OMS como “descaradas e cada vez mais agressivas” de minar os esforços no controle da substância.
Umas das críticas aborda, por exemplo, ações para acabar com as campanhas de advertências sanitárias que ilustram as embalagens de cigarro. As empresas, de acordo com a OMS, têm processado países, utilizando como argumento tratados bilaterais de investimentos e alegando que as imagens e os dizeres atingem o direito de utilizar marcas legalmente registradas.
Outro problema citado pela entidade trata das tentativas, também por parte da indústria do tabaco, de acabar com leis que proíbem o fumo em locais públicos fechados e que limitam a publicidade de produtos derivados da substância.
O fumo é considerado pela OMS como uma das principais causas preveníveis de morte em todo o mundo. Entretanto, o cenário traçado pelo órgão é de epidemia global, já que o tabaco mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos – mais de 600 mil delas são fumantes passivos.
“A menos que tomemos uma atitude, o tabaco vai matar mais de 8 milhões de pessoas [ao ano] até 2030, sendo mais de 80% em países de baixa e média renda”, ressaltou a OMS, em nota.
Fonte:agencia brasil

Polícia faz operação para combater pistolagem em cidades do oeste potiguar

A Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), sob o comando do delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho, realiza na manhã desta quinta-feira (31) uma operação nas cidades Assu e Guamaré, no interior no Estado.
Denominada “Operação Mal-assombro”, a operação tem o intuito de combater a prática de pistolagem na região. Vinte e um mandados de apreensão e dois de prisão estão sendo cumpridos pela polícia.
Fonte:o xerife

Polícia de Mossoró esclarece morte de mulher messiense

A Delegacia da Mulher de Mossoró elucidou a morte de Maria Niflânia Alves, fato acontecido na noite do dia 26 de Maio de 2012, no bairro Ouro Negro.
O autor do homicídio foi o indivíduo "Diego Marcos da Silva" que teve um relacionamento amoroso com a vítima.

"Diego Marcos da Silva" Matou Maria Niflânia Alves por motivo torpe e mediante surpresa caracterizando homicidio qualificado, com pena de reclusão de 12 a 30 anos.

Na manhã de terça feira, "Diego Marcos da Silva" se apresentou com o advogado para ser interrogado, porém manifestou o direito de ficar calado.

Após a qualificação, "Diego Marcos da Silva" foi preso, levado ao ITEP para exame de residuograma de chumbo e logo após foi recambiado para o Centro de Detenção Provisorio Masculino por força do mandado de prisão preventiva exarado pelo juízo da 1ª Vara Criminal, onde ficará aguardando julgamento. 

Fonte:o câmera 

PREFEITOS DA REGIÃO OESTE CANCELAM FESTIVIDADES DEVIDO À SECA

Em reunião conduzida pela Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN, nesta terça- feira, 29, na sede do SEBRAE de Pau dos Ferros os prefeitos da região Oeste presentes decidiram não realizar as tradicionais festas juninas em seus municípios.
A decisão foi tomada em conjunto pelos prefeitos que decretação Estado de Emergência em seus municípios em virtude da seca que assola a região. Segundo Marcos Aurélio de Paiva, prefeito de Riacho da Cruz e presidente da AMORN, além do grave problema da estiagem, a situação agravou-se pela complicada situação financeira pela qual passa os municípios com a constante oscilação nos repasses dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que impede a realização das festas concomitante com as ações a serem desenvolvidas junto às famílias afetadas pela seca.
Veja abaixo as prefeituras que cancelaram suas festividades:
1. Coronel João pessoa
2.Francisco Dantas
3. Frutuoso Gomes
4. Itaú
5. Martins
6. Messias Targino
7.Paraná
8. Pilões
9. Portalegre
10. Riacho da Cruz
11. Rodolfo Fernandes
12. Severiano Melo
13. Venha ver
Fonte:nosso parana

Mec terá 70 mil novos cargos para Reuni e Pronatec

Como o projeto de lei foi aprovado na Câmara e não sofreu modificações no Senado, a proposta segue agora para sanção presidencial.

 O Senado aprovou projeto de lei que autoriza o Ministério da Educação a criar mais de 70 mil cargos e funções a serem preenchidos até 2014. Como foi aprovado na Câmara e não sofreu modificações no Senado, a proposta segue agora para sanção presidencial.

Segundo o governo, as vagas serão usadas no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Na justificativa da proposta encaminhada ao Congresso pela Presidência da República, o governo sustenta que a abertura dos cargos visa a promover a melhoria da educação nas universidades e nas escolas técnicas de ensino básico e médio.

De acordo com o projeto de lei, serão criados 43.875 cargos de professor, dos quais 19.569 da carreira de magistério superior e 24.306 do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. Ainda serão criados 27.714 cargos de técnico administrativo, além de 1.608 de direção e 3.981 de funções gratificadas.

Fonte:no minuto