sábado, 13 de setembro de 2014

Casa dos Estudantes em Natal-RN passa por grandes dificuldades e estudantes fazem apelo

Hoje pela parte da tarde moradores da casa entraram em contato comigo e pediram minha ajuda para divulgar a situação enfrentada dentro da casa, para que divulgando possa amenizar tudo o que estar acontecendo.
Apelo Estudantil - Decadência na casa do estudante

   Olá;
               Resido na casa do estudante e é com a maior INSATISFAÇÃO que exponho à nossa sociedade norte rio-grandense um caso (DE MUUUITOS) sobre a gestão da Governadora Rosalba Ciarlini Rosado. Eleita pela sociedade majoritária nas eleições estaduais do RN em 2010, ela propiciou ser uma mulher de grande potencial para reger nosso estado, embora tenha feito razoável mandato como prefeita do município Mossoró ela conseguirá sair como gestora de um dos maiores índices de rejeição do estado.
               Para quem não sabe, a CERN (Casa do Estudante do Rio Grande do Norte) é tombada como patrimônio histórico, palco do cenário de vários momentos da nossa civilização (os quais não irei expor no momento) e em virtude disso deveria ser um prédio muito bem zelado perante a lei. Como estudante de Engenharia Civil, afirmo que a estrutura deste prédio chega a se tornar ameaçadora a todos nós, pois apresenta ferragens expostas nas vigas e lajes, dentre outros fatores.
Além disso, em tempos de outrora os estudantes eram muito bem recebidos e atendidos pelo secretariado e assessores, no entanto recentemente procuramos satisfações no prédio da governadoria sobre o repasse, o qual não está sendo efetuado ao comércio (fornecedor) A 7 MESES!!! E esse secretariado, os quais se dizem ser servidor público apenas nos dar uma única resposta, a mais manjada de todas: ‘’estamos em reunião’’. Recebemos uma doação da Escola Estadual Winston Churchill – Natal, contudo ao passar os dias os mantimentos acabaram e não recebemos a assistência devida.
              Será que os estudantes do RN merecem uma pressão deste cunho social? Acredito que nesse momento quem estuprou, roubou, praticou latrocínio, em suma, os presidiários estão eles a fazer as três refeições básica diária. Porém quem estuda já não tem esse mesmo privilégio. Queria eu entender se isso faz parte da liberdade, igualdade e soberania popular. E assim vivemos refém do poder público, sem justiça, sem educação, sem segurança. Ah, e sem ALIMENTO TAMBÉM!!! 
(todas as casas de estudantes, tais como a Masculina e Feminina de Natal, Mossoró, Caicó e Jucurutu se encontram sem assistência alimentícia)                                                                                                                  

  Att.: J Danilo.
Fonte:Gildecio Lima

Dia Mundial alerta para a importância da prevenção da infecção generalizada

Neste 13 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Sepse. Também conhecida como infecção generalizada, a sepse é a principal causa de morte nas UTIs brasileiras.

De acordo com o presidente da Sobrami, Sociedade Brasiliense de Medicina Intensiva, doutor Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Junior, no Brasil, de cada dez pessoas com sepse, seis morrem. O quadro, no Distrito Federal, não é diferente do restante do país.
A higienização adequada, a vacinação e o saneamento básico ajudam a prevenir infecções. No âmbito hospitalar, medidas simples, como lavar as mãos, e o diagnóstico precoce ajudam a mudar a realidade de mortes por sepse.

Neste sábado, o Ilas, Instituto Latino-Americano de Sepse e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, aproveitam o Dia Mundial para alertar profissionais da saúde e população em geral sobre o problema. De acordo com doutor Antônio Aurélio, a ideia é fazer uma campanha educativa para que as pessoas conheçam os riscos da sepse e saibam como prevenir a infecção.

A campanha está disponível no site: diamundialdasepse.com.br
Fonte:Agência Brasil

Ministério Público denuncia Eike Batista e pede bloqueio de R$ 1,5 bilhão

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro (RJ) denunciou Eike Batista por dois crimes contra o mercado de capitais e pediu o bloqueio de R$ 1,5 bilhão do empresário. A informação foi divulgada neste sábado (13) e a íntegra da denúncia pode ser consultada no site do MPF.
O MPF acusa o empresário de manipulação do mercado e uso indevido de informação privilegiada no caso da petroleira OGX (atual Óleo e Gás Participações).
Se considerado culpado, ele pode ser condenado a até 13 anos de prisão.
Ao UOL, o advogado Sérgio Bermudes, que representa o empresário, disse que ainda não recebeu a denúncia, e que, se houve o pedido de bloqueio de bens, “não se trata de uma medida cabível” já que não há tentativa de Eike de “escamotear os bens ou fugir”.
Fonte:O Xerife

Henrique Alves abre vantagem e Wilma de Faria lidera pesquisa Consult em Natal

Candidato do PMDB abre mais de 10 pontos na espontânea e na estimulada e venceria eleição no primeiro turno

Candidato do PMDB, Henrique Eduardo Alves seria o governador do Estado se a eleição fosse hoje. Pelo menos, foi isso que apontou a nova pesquisa da Consult/O Jornal de Hoje, divulgada neste sábado, com exclusividade por este vespertino. Tanto no levantamento estimulado, quanto no espontâneo, o peemedebista leva vantagem, assim como sua companheira de chapa, a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB, candidata ao Senado Federal.
Segundo o levantamento da Consult, feito somente em Natal, na pesquisa espontânea, Henrique Alves aparece com 22,1% das citações dos entrevistados, contra apenas 12% do principal adversário, o vice-governador Robinson Faria, do PSD. Robério Paulino, do PSOL, surge com 2,1%; Simone Dutra (PSTU), com 0,7% e Araken Farias (PSL), com 0,3%.
Dessa forma, é possível dizer que, depois de Henrique, o segundo colocado é o “nenhum dos candidatos”. Afinal, dos entrevistados no levantamento espontâneo, 19,1% disseram não votar em ninguém. Pouco mais de 43% responderam que ainda estão indecisos sobre a disputa para o Governo do RN.
Na espontânea para o Senado Federal, Wilma de Faria também está a frente, chegando aos 23,2% das intenções de voto. A candidata do PT, Fátima Bezerra, ficou com 21,4%. Segundo a Consult, a Professora Ana Célia, do PSTU, teve 0,6%; o professor Lailson, do PSOL, e Roberto Ronconi, do PSL, tiveram 0,3%.
Ainda de acordo com a Consult, 15,3% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos candidatos na pesquisa espontânea e os indecisos chegaram a 38,9% neste levantamento.
PRIMEIRO TURNO
No levantamento estimulado feito pela Consult, a vantagem de Henrique continua. Afinal, o peemedebista atingiu os 37% das intenções de voto, contra apenas 24% de Robinson Faria. Por isso, se a eleição fosse hoje, é possível dizer que Henrique venceria no primeiro turno, uma vez que a soma de todos os demais concorrentes não chegaria ao percentual do nome do PMDB.
Isso porque, segundo a Consult, Robério Paulino atingiu apenas 2,9%; Simone Dutra, 2%; e Araken Farias (PSL), só 0,8%. Dessa forma, todos juntos chegam a casa dos 30% e, Henrique, sozinho, já tem 37%. Na pesquisa estimulada, 20,3% disseram não votar em nenhum dos candidatos e 13% afirmaram ainda estarem indecisos – mostrando que o percentual diminuiu consideravelmente entre espontâneo e estimulada.
SENADO
No caso da disputa pelo Senado Federal, na pesquisa estimulada também é possível encontrar uma redução do número de indecisos para apenas 8,8%. Contudo, a “dianteira” não mudou: Wilma segue na frente, com 35,1% dos votos, contra apenas 34,1% de Fátima Bezerra. A professora Ana Celia atingiu 1,7%; Roberto Ronconi (PSL), 1,6%; e Professor Lailson, 1,4%. Os que disseram não votar em nenhum dos candidatos atingiu a marca de 17,1%.
NÚMEROS
Segundo a Consult, o levantamento foi feito entre os dias 5 e 8 de setembro e ouviu 1000 eleitores, das quatro regiões de Natal. Os resultados do levantamento estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3.0%, com confiabilidade de 95%, o que significa que, se realizado 100 vezes, em 95 vezes os resultados obtidos estarão dentro dessa margem. A pesquisa foi registrada sobre os protocolos BR nº 00625/2014 e RN nº 00022/2014.
Mais da metade dos natalenses ainda não tem candidato a deputado federal e estadual
Além da pesquisa para Governo e Senado, a Consult levantou os números na corrida para a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. Contudo, nesses quesitos, é possível constatar que o número de indecisos ainda é alto. Afinal, dos 1000 entrevistados, 570 disseram não saber em que votarão, por exemplo, para deputado federal, e outros 202 disseram não votar em ninguém. Ou seja, apenas 238 eleitores de Natal disseram já ter candidato para a Câmara Federal.
Na disputa pela Assembleia Legislativa, os números não são muito diferentes. Isso porque o “não sabe” atingiu 54,4% das intenções de voto e “nenhum” chegou aos 18,3%. A pesquisa da Consult não fez levantamento estimulado para a Câmara nem para a Assembleia. As perguntas foram, apenas, espontâneas, por isso, alguns dos citados, nem candidatos são, como a atual deputada estadual Gesane Marinho, do PSD, que não irá concorrer nas eleições deste ano.
De qualquer forma, dos 238 eleitores que responderam ter nome para deputado federal, 35, ou mehor, 3,5% disseram votar no deputado estadual Walter Alves, do PMDB. Felipe Maia (DEM) foi o segundo, com 2,6%; empatado com Fábio Faria (PSD), 2,6%. Rogério Marinho, do PSDB, e Rafael Motta, do PROS, ficaram empatados com 1,4%. Antônio Jácome, do PMN, teve 1,3%. Sávio Hackradt (PDT), com 0,9%; Zenaide Maia (PR), 0,9%; Hugo Manso (PT), 0,8%, completam a lista dos primeiros.
Na disputa pela Assembleia Legislativa, o mais citado foi o deputado estadual Fernando Mineiro, candidato a reeleição pelo PT. Ele teve 1,9% das citações. Dagô, do DEM, foi o segundo, com 1,8%, empatado com Hermano Morais (PMDB). O Bispo Francisco de Assis, do PSB, apareceu com 1,5%; seguido por Adão Eridan, do PR, com 1,2%; Albert Dickson, do PROS, com 1,2%; e Jacó Jacome (PMN), Luiz Gomes (PEN) e Marcia Maia (PSB), os três com 0,9%.
Ricardo Motta (PROS), atual presidente da Assmebleia, chegou aos 0,8%, seguido pelos também deputados estaduais Kelps Lima (SDD), Gustavo Carvalho (PROS) e Agnelo Alves (PDT), os três com 0,7%.
Fonte:JH
Nota do blog:Esse foi o ultimo resultado de pesquisa que mostraremos aqui no blog,pois todos vimos naquela reportagem onde um funcionario de um órgão de pequisa que foi preso fraudando,então não vale apena notificar essas pesquisas que não refletem seriamente a intenção popular

Relatório da ONU condena racismo estrutural no Brasil

Genebra - O racismo no Brasil é “estrutural e institucionalizado” e “permeia todas as áreas da vida”. A conclusão é da Organização das Nações Unidas (ONU), que publicou ontem seu informe sobre a situação da discriminação racial no País. No documento, os peritos concluem que o “mito da democracia racial” ainda existe na sociedade brasileira e que parte substancial dela ainda “nega a existência do racismo”. A publicação do informe coincide com a volta do debate sobre o racismo no Brasil por causa da expulsão do Grêmio da Copa do Brasil por atos de sua torcida contra o goleiro negro do Santos, Aranha. Nesta semana, Pelé também causou polêmica ao minimizar o problema. 
Mas as constatações dos peritos da ONU, que visitaram o Brasil entre os dias 4 e 14 de dezembro de 2013, são claras: os negros no País são os que mais são assassinados, são os que têm menor escolaridade, menores salários, maior taxa de desemprego, menor acesso à saúde, são os que morrem mais cedo e têm a menor participação no Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, são os que mais lotam as prisões e os que menos ocupam postos nos governos. 

Para a entidade, um dos maiores obstáculos para lidar com o problema é que “muitos acadêmicos nacionais e internacionais e atores ainda subscrevem ao mito da democracia racial”. Para a ONU, isso é “frequentemente usado por políticos conservadores para descreditar ações afirmativas”. 

“O Brasil não pode mais ser chamado de uma democracia racial e alguns órgãos do Estado são caracterizados por um racismo institucional, nos quais as hierarquias raciais são culturalmente aceitas como normais”, destacou a ONU. 

A entidade sugere que se “desconstrua a ideologia do branqueamento que continua a afetar as mentalidades de uma porção significativa da sociedade”. Mas falta dinheiro, segundo a ONU, para que o sistema educativo reforce aulas de história da população afro-brasileira, um dos mecanismos mais eficientes para combater o “mito da democracia racial”. 

Para a ONU, essa situação ainda afeta a capacidade da população negra em ter acesso à Justiça. “A negação da sociedade da existência do racismo ainda continua sendo uma barreira à Justiça”, declarou, apontando que mesmo nos casos que chegam aos tribunais, a condenação por atos racistas é dificultada “pelo mito da democracia racial”. 

Para chegar à conclusão, a ONU apresentou dados sobre a situação dos negros no País. Apesar de fazer parte de mais de 50% da população, os afro-brasileiros representam apenas 20% do PIB. O desemprego é 50% superior ao restante da sociedade, e a renda é metade da população branca. 

A expectativa de vida para os afro-brasileiros seria de apenas 66 anos, contra mais de 72 anos para o restante da população. Mesmo no campo da cultura, a participação desse grupo é apenas “superficial”, e as taxas de analfabetismo são duas vezes superiores ao restante da população. A violência policial contra os negros também chama a atenção da ONU, que apela à polícia para que deixe de fazer seu perfil de suspeitos baseado em cor da pele. Em 2010, 76,6% dos homicídios no país envolveram afro-brasileiros. 

“Uma das grandes preocupações é a violência da polícia contra jovens afro-brasileiros”, indicou. “A polícia é a responsável por manter a segurança pública. Mas o racismo institucional, discriminação e uma cultura da violência levam a práticas de um perfil racial, tortura, chantagem, extorsão e humilhação em especial contra afro-brasileiros”, disse.  “O uso da força e da violência para o controle do crime passou a ser aceito pela sociedade como um todo porque é perpetuada contra uma setor da sociedade cujas vidas não são consideradas como tão valiosas”, criticou a ONU.

Os peritos apontam que avaliam esse fenômeno como “a fabricação de um inimigo interno que justifica táticas militares para o controle de comportamentos criminosos”.”O direito à vida sem violência não está sendo garantido pelo Estado para os afro-brasileiros”, insistiu o informe.

Avanços
Para a ONU, houve um avanço nos últimos anos no esforço do governo para lidar com o problema. Mas alerta que muitos dos organismos criados não contam com financiamento suficiente e nem recursos humanos para realizar seus trabalhos. “Muitos ainda têm baixa visibilidade em termos de presença física e posição dentro dos governos dos Estados e dos municípios.”

A ONU também denuncia a resistência de grupos políticos diante de projetos de leis que tentam lidar com a desigualdade racial. Os peritos declararam estar “preocupados que o progresso feito até agora corra o risco de sofrer uma regressão diante das ameaças de grupos de extrema-direita”.

Mesmo dentro da estrutura do Estado, os afro-brasileiros são “sub-representados”. Eles ocupam raramente uma posição de chefia e, em Salvador, a única secretaria municipal comandada por um negro é a da Ação Afirmativa. O município conta com doze secretarias.

Fonte:Tribuna do Norte