sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cientistas apontam novo alvo para a vacina contra a Aids

Pequeno filamento pode ser atacado independentemente do subtipo do HIV.
Testes conseguiram proteger macacos da infecção.

Uma pesquisa norte-americana publicada pela revista científica “PLoS One” sugere um novo alvo para a vacina contra a Aids. Segundo cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber, um filamento do HIV chamado em inglês de V3 loop pode ser o alvo ideal para a vacina.
Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico que atacam esse filamento conseguem oferecer proteção contra vários subtipos do vírus. Esse é considerado um pré-requisito para qualquer vacina contra Aids, uma vez que os vírus passam por mutações muito rapidamente. Há hoje milhões de diferentes estirpes agrupadas em diversos subtipos genéticos, ou “clados”.
Os cientistas fizeram um anticorpo monoclonal – um preparado de milhões de anticorpos idênticos, retirados de um ser humano positivo para um clado específico do HIV. Em seguida, injetaram os anticorpos em macacos expostos a um clado diferente do vírus. Os pesquisadores já sabiam que os anticorpos se agarrariam a uma porção do V3 loop dos vírus, mas não tinham certeza se isso protegeria os macacos da infecção – o que aconteceu.
“Estudos anteriores mostraram que tais anticorpos conseguem proteger macacos da infecção dentro de um clado; mas à medida que mais clados do vírus da Aids evoluem, não estava claro se tais anticorpos poderiam atravessar para diferentes clados e evitar a infecção. Agora temos uma resposta”, afirmou a Dra. Ruth Ruprecht, autora da pesquisa.
Para transformar a descoberta numa vacina, os cientistas terão de encontrar uma maneira de focar as respostas do sistema imunológico na pequena parte do V3 loop que é compartilhado por vírus de diferentes clados. Assim, o próprio organismo conseguiria gerar os anticorpos contra o vírus.
Fonte:g1

Servidores da Educação realizam paralisação de advertência

Os ser­vi­do­res na edu­ca­ção de Ca­raú­bas rea­li­za­ram ontem um ato pú­bli­co, rei­vin­di­can­do o rea­jus­te do piso do ma­gis­té­rio no valor de 15,91% que vem sendo ne­go­cia­do com o pre­fei­to Ade­mar Fer­rei­ra (PSB) há cerca de dois anos.

De acor­do com a coor­de­na­do­ra geral do Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res Pú­bli­cos Mu­ni­ci­pais de Ca­raú­bas (Sinds­pumc), Her­cu­la­na Costa,a mo­bi­li­za­ção pas­sou por di­ver­sas ruas da ci­da­de, atrain­do o apoio da po­pu­la­ção que re­co­nhe­ce a le­gi­ti­mi­da­de do mo­vi­men­to. "Foi uma mo­vi­men­to que cha­mou a aten­ção da po­pu­la­ção de Ca­raú­bas. Ti­ve­mos a par­ti­ci­pa­ção de pro­fes­so­res, ASG's, garis entre ou­tros ser­vi­do­res. De­pois da ca­mi­nha­da fomos até a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal e re­ce­be­mos o apoio de al­guns ve­rea­do­res, in­clu­si­ve da ban­ca­da go­ver­nis­ta que re­co­nhe­cem nossa luta", disse Her­cu­la­na.

Ela disse ainda que o mo­vi­men­to de­no­mi­na­do, "Acor­da pre­fei­to, a pa­ra­da é sua. O pro­fes­sor está na rua", foi ava­lia­do po­si­ti­va­men­te pela di­re­ção do sin­di­ca­to. A ca­te­go­ria vem bus­can­do ne­go­ciar esse rea­jus­te desde 2009, e a ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal, alega que está no li­mi­te pru­den­cial. Mas ava­lian­do a folha de pa­ga­men­to per­ce­be­mos que o li­mi­te pru­den­cial é con­se­qüên­cia de di­ver­sas ir­re­gu­la­ri­da­de, como pa­ga­men­to de gra­ti­fi­ca­ções para quem não está se­quer atuan­do na edu­ca­ção, e pa­ga­men­to de sa­lá­rio para quem não mora na ci­da­de, além de con­tra­ta­ções ir­re­gu­la­res. Já apre­sen­ta­mos so­lu­ções para o pa­ga­men­to do rea­jus­te, mas não re­ce­be­mos ne­nhu­ma pro­pos­ta da ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal, até o mo­men­to. Dian­te disso, caso o pre­fei­to não aten­da as nos­sas rei­vin­di­ca­ções, a greve não esta des­car­ta­da", acres­cen­ta.

Na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal os ve­rea­do­res da ban­ca­da opo­si­cio­nis­tas se pro­nun­cia­ram em favor dos pro­fes­so­res e dis­se­ram que vão apoiar a de­ci­são dos ser­vi­do­res. O ve­rea­dor, José Va­re­la (PCdoB), que as­su­miu a ca­dei­ra de ve­rea­dor re­cen­te­men­te disse que não ti­nham co­nhe­ci­men­to do caso, mas está dis­pos­to a in­ter­me­diar uma ne­go­cia­ção dos ser­vi­do­res com o pre­fei­to de Ca­raú­bas. "O ve­rea­dor disse que aca­bou de as­su­mir a ca­dei­ra de ve­rea­dor e não tinha co­nhe­ci­men­to dobre a gra­vi­da­de da si­tua­ção, se pron­ti­fi­can­do a ten­tar via­bi­li­zar uma ne­go­cia­ção com o pre­fei­to. Es­pe­ro que ele con­si­ga o que não con­se­gui­mos nes­ses dois de ne­go­cia­ção", afir­mou Her­cu­la­na.

A reportagem do CT procurou entrar em contato com o secretário de Educação, Assis Batista mas nao obteve retorno das ligações
Fonte:correio da tarde

CONCURSO DA EDUCAÇÃO NO RN

O Governo do Estado deverá realizar concurso público para a área da educação no próximo mês de maio. O compromisso assumido pelos representantes da Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado, da Controladoria Geral do Estado e da Secretaria de Educação do Estado perante à Justiça em audiência no dia 29, na 4ª Vara da Fazenda Pública.
O acordo foi firmado dentro da Ação Civil Pública 001.08.026076-5, proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação.
Pelo acordo, o Estado se compromete a elaborar o edital de concurso público para o cargo de professor, constituindo a Comissão de Concurso ainda no mês de abril de 2011, para que o edital seja lançado no mês de maio com todas as informações necessárias sobre o número de vagas existentes e cadastro de reserva.
Os novos professores contratados por concurso deverão estar nomeados até o início do ano letivo de 2012. Com a assinatura do acordo, o processo ficará suspenso aguardando o cumprimento das medidas estabelecidas.
Uma audiência de avaliação está marcada para 13 de setembro de 2011, às 9h.
Fonte: Giro/Rn