segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Exame de toque ainda é tabu para brasileiros que resistem ao exame de próstata

O câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo, apenas, para o câncer de pele não-melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame
Fonte:O xerife

De 1º a 12º no ranking nacional: Aeroporto de Natal despenca na avaliação dos passageiros

Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante foi inaugurado este ano para substituir o Augusto Severo, em Parnamirim

Depois de ter o melhor aeroporto do Brasil no que diz respeito à satisfação geral dos passageiros, a capital potiguar aparece agora no cenário nacional com o 12º terminal de passageiros melhor avaliado do país. Segundo o novo Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos, publicado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) na última sexta-feira (31), quem assumiu o posto de primeiro colocado foi o Aeroporto Internacional do Recife.
No primeiro trimestre deste ano Natal teve destaque na pesquisa da SAC quando ainda estava em funcionamento o Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado na Base Aérea de Parnamirim. Agora, a pesquisa leva em consideração o Aeroporto Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, que entrou em operação no Rio Grande do Norte no final do mês de maio, pondo fim aos serviços no Augusto Severo.
Em pesquisa feita nos últimos três meses de 2013, o aeroporto Augusto Severo ocupava o 4º lugar em nível nacional, chegando a saltar para a primeira colocação em 2014 com um índice 4,1 na média geral dos indicadores, em uma escala que vai de 0 a 5 pontos. Hoje, a avaliação da satisfação dos passageiros coloca o aeroporto da Região Metropolitana de Natal com a pontuação de 3,79.
A capital pernambucana, que assumiu a nova liderança, aparece na pesquisa da SAC com 4,24 pontos, seguida de Brasília, que assumiu a segunda colocação. O Aeroporto Juscelino Kubistchek, no Distrito Federal, ganhou 4,20 na avaliação dos passageiros. Coincidentemente, o terminal de Brasília também vive sob administração do Consócio Inframérica, mesma concessionária que administra o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
A pesquisa considera a opinião dos passageiros sobre um conjunto de 47 indicadores. Entre os itens avaliados estão desde serviços públicos, como tempo de espera em filas da aduana e da imigração, até infraestrutura, como limpeza e conforto do terminal de passageiros, quantidade de assentos e de banheiros. Também são pesquisados indicadores de responsabilidade das companhias aéreas, como tempo de check-in e de embarque e desembarque. A pesquisa da Secretaria de Aviação Civil ouviu 16.769 pessoas em 15 aeroportos do País nos meses de julho, agosto e setembro.
Melhor avaliação entre os indicadores
Apesar de ter caído no índice de satisfação geral dos passageiros, o terminal natalense foi considerado o melhor avaliado na média geral dos indicadores. Primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada no país, ele teve a melhor avaliação dentre todos os aeroportos em 12 itens. Nesses itens, destacam-se os serviços de painéis de informação de voos, facilidade de realizar conexões, disponibilidade de tomadas, qualidade de internet, disponibilidade e limpeza dos sanitários, limpeza geral do aeroporto, conforto na sala de embarque, conforto acústico do aeroporto, disponibilidade de meio fio e de táxi.
Em nota oficial, o presidente do Consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli, destacou o fato de que o novo terminal do Rio Grande do Norte está há cinco meses em operação “sem nenhum entrave”. “É um resultado excelente e é o reconhecimento de um esforço muito grande para conseguir colocar este aeroporto em operação com sete meses de antecedência do prazo contratual. Já são cinco meses de operação e estamos quase chegando à marca de 1 milhão de passageiros, sem nenhum entrave operacional”, explicou.
A Inframérica destacou que já investiu cerca de R$ 500 milhões no aeroporto e ainda pretende ampliar os investimentos. “Entre outras coisas, estamos agora trabalhando para ampliar a malha aérea. Nós construímos um aeroporto para o futuro, com espaço para crescer. Já temos sinalização de que teremos, por exemplo, mais de 200 voos extras para o período de alta temporada, de dezembro a fevereiro, incluindo destinos para os quais não há voo direto hoje”, afirma Paolinelli.
Neste mês de novembro, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante já começou a operar com quatro novos voos, sendo três voos diretos: Natal – Guarulhos (segunda, terça, quarta, quinta, sexta e domingo); Natal – Campinas (sábado); Natal – Galeão (todos os dias); e Natal – Belém, com escalas em Fortaleza e São Luiz (todos os dias). Os voos extras de alta temporada serão anunciados nas próximas semanas, quando os detalhes operacionais estiverem definidos.
Em indicadores como disponibilidade de carrinhos de bagagem, cordialidade dos funcionários do aeroporto, disponibilidade de assentos na sala de embarque e sensação de proteção e segurança, o Aeroporto obteve a segunda colocação.
7geral
Pontos Negativos
A pesquisa da SAC também apresenta alguns itens que não foram bem avaliados pelos usuários dos aeroportos e que, por isso, precisam de mais investimentos. Os piores indicadores do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, deixando-o em última colocação na pesquisa, dizem respeito aos serviços de estacionamento de veículos; quantidade, qualidade e tempo de fila nas lanchonetes/restaurantes e estabelecimentos comerciais; e disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbios.
“A pesquisa nos oferece um mapa muito importante do que ainda precisa ser melhorado e vamos trabalhar nesses pontos para evoluir ainda mais. Mesmo com o excelente desempenho nos indicadores da pesquisa, enxergamos que ainda temos que trabalhar mais na satisfação do passageiro, em pontos como opções comerciais e filas de aduana e imigração, por exemplo. Sabemos que há questões que merecem nossa atenção e vamos focar nisso”, afirma Alysson Paolinelli.
Ainda segundo a nota divulgada pelo Consórcio Inframérica, nas próximas semanas o aeroporto ganhará duas casas de câmbio e um novo restaurante, reforçando as opções comerciais.
Fonte:JH

Robinson Faria se reúne com Rosalba para tratar da transição

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e a governadora Rosalba Ciarlini se encontraram na tarde desta segunda-feira (3) para tratar da transição entre as gestões. 

Antes de entrar para a reunião e sem assessores, ele falou rapidamente com a imprensa onde disse que espera "boa vontade e un sentimento de cooperação por parte do governo" para os trabalhos que serão realizados nestes próximos dois meses antes da posse.

"O que está em jogo não é mais eleição e sim o futuro do Rio Grande do Norte. É um momento de pactuação para termos os melhores resultados", disse, rebatendo a possibilidade do clima de hostilidade que pontuou a campanha.

A partir de amanhã, explicou o governador, serão levantados dados, números de pessoal, impacto da folha de pessoal para os trabalhos. Sobre a equipe de transição, o governador disse que espera anunciar os últimos dois nomes, após a reunião, que compõe o corpo técnico para as atividades de transição. 

A equipe de transição será coordenada pelo vice Fabio Dantas, a advogada Tatiana Cunha Mendes, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), Adriano Gadelha (PT), suplente de deputado e o jornalista Luiz Henrique Silva. Por volta das 16h20, a assessoria de imprensa do governador eleito divulgou os nomes de todos os integrantes do grupo. Confira:

1-Fábio Dantas

Vice-governador eleito, Advogado e Deputado Estadual

2- Julianne Faria

Bacharel em Direito e Analista de Sistema

3- Fernando Mineiro

Deputado estadual, Biólogo e Especialista em Educação

4- Adriano Gadelha

Servidor público federal e Assessor da senadora eleita Fátima Bezerra

5-Tatiana Mendes Cunha

Advogada, Procuradora da Assembleia Legislativa e ex-Consultora Geral do Estado

6- Mário Sergio de Oliveira Gurgel

Analista de Sistemas com formação em Gestão da Informação, Estatística e Gestão de Pessoas e ex-Subsecretário de Recursos Humanos do RN

7- Leonardo Yure de Carvalho Silva

Administrador e Gerente da Caixa Econômica Federal no RN 

8- Kalina Leite Gonçalves

Delegada de Polícia Civil e Interventora da Fundac

9- Frederico Lara Menezes

Contador, ex-Contador Geral do Estado, ex-secretário-adjunto da Controladoria e atual Secretário Geral da Assembleia Legislativa

10- José Aldemir Freire

Economista e Chefe da Unidade Estadual do IBGE 

11- Maria de Salete Dantas Gurgel

Auditora do SUS no município de Mossoró

12- Luis Henrique Souza e Silva

Advogado e assessor de Robinson Faria

Fonte:Tribuna do Norte