segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Felipe Guerra continua no escuro, sem aula, merenda e transporte escolar


Por pura pirraça do prefeito Bras Costa, o município de Felipe Guerra, que tem pouco mais de 6 mil habitantes, continua escuro, sem aula, merenda e transporte escolar. Só funciona o hospital, porque tem um servidor que pega medicamento emprestado em outros.
Os servidores também estão com vários meses de salários atrasados. A energia foi cortada no dia 23 passado. O transporte escolar já havia sido suspenso por falta de pagamento, tanto do combustível como dos motoristas com carros locados.
A merenda escolar, segundo relatos ao promotor Sílvio Brito, não havia processo licitatório para comprá-la. Ao que tudo indica, o próprio prefeito ou alguém ligado a ele, vinha em Mossoró, no Atacadão, e comprava, pagando em espécie.
Além destes erros, o Ministério Público de Apodi tem cerca de 50 inquéritos investigando desmandos na Prefeitura de Felipe Guerra, entre eles um que mostra o prefeito Brás Costa simulando obras e desviando R$ 1,3 milhão dos cofres da Prefeitura.
Veja AQUI. AQUI e AQUI.
Diante do descaso, a pedido do Ministério Público, a Justiça bloqueou todos as contas da Prefeitura. Para poder paga-las, o prefeito Brás Costa deveria apresentar as contas de luz, folha de pagamento, etc, em juízo e assim ter autorizado o pagamento no banco.
Entretanto, Brás Costa não apresentou. Preferiu ir ao Tribunal de Justiça tentar desfazer a decisão da Justiça de Apodi. Não conseguiu. Agora apresentou as contas de energia, que estão sendo analisadas e possivelmente serão pagadas na próxima semana.
Apresentou também folhas de servidores em atraso. O juiz mandou fechar a folha do mês de setembro, apenas setembro, para ser paga com o dinheiro que tem em conta, o que deve acontecer também, segundo o vereador Ubiraci Pascoal, na próxima semana.
O prefeito eleito Haroldo Ferreira, do PSD, disse que o quadro é de muita preocupação, considerando que os serviços nas escolas estão parados e os alunos correm sério risco, inclusive de perder o ano. A limpeza pública também foi suspensa.
Fonte:Retrato do Oeste

Vacina de nova geração: oral, spray ou sob a língua


Esporos de uma bactéria que podem durar milhões de anos e depois germinar estão inspirando cientistas a criar uma vacina que dispensa de vez as injeções.
Inúmeras equipes ao redor do mundo estão tentando desenvolver vacinas que possam ser tomadas por via oral ou inaladas, devido às grandes vantagens de se eliminar as picadas.
A dor da picada não é o maior inconveniente da vacina injetável.Vacinas não injetáveis são mais baratas de fabricar e aplicar, são menos exigentes quanto às condições de armazenamento e têm menos efeitos colaterais.
A nova vacina promete melhorar a imunidade contra a gripe, tuberculose e outras doenças, e ainda oferecer proteção contra um microrganismo responsável por infecções intestinais para o qual não existe proteção hoje.
Simon Cutting e sua equipe da Universidade de Londres usaram o que eles chamam de “esporos probióticos”, retirados da bactéria Bacillus subtilis.
Os esporos dessa bactéria podem ficar inertes por milhões de anos, “germinando” novamente quando as condições ambientais ficam adequadas. A vacina pode ser tanto ingerida oralmente quanto inalada por um spray.
“Alternativamente, ela pode ser administrada por um pequeno filme solúvel posto sob a língua, como os produtos para refrescar o hálito,” diz o pesquisador Dr. Cutting.
Como os esporos são excepcionalmente estáveis, as vacinas são extremamente duráveis, dispensando as condições especiais de armazenamento que são um problema para as regiões menos desenvolvidas
Fonte:O xerife

“Flor do Caribe”, nova novela da Globo, será gravada em Natal e Extremoz


A coordenadora de produção da Rede Globo de Televisão, Tatine Lauria, esteve na Prefeitura de Extremoz para informar sobre os detalhes da gravação da próxima novela das seis, “Flor do Caribe”, que será gravada em Natal e nas praias de Extremoz.
A equipe chega no dia 11 de novembro e as gravações serão iniciadas no dia 19, com locações iniciais na Base Aérea de Parnamirim. As gravações serão encerradas no dia 21 de dezembro de 2013. Tatine informou que vem recebendo o apoio de todas as entidades ligadas ao turismo, bem como do Governo do Estado e da Prefeitura de Extremoz, por meio do secretário de Turismo, Fernando Bezerril, lembrou, também, que os atores principais serão Henri Castelli e Grazi Massafera.
Basicamente a emissora precisará de estrutura para isolamento de algumas áreas, pára poder aproveitar melhor as belezas naturais das dunas e praias de Extremoz. “Todas as solicitações vêm do Rio de Janeiro, sede da Rede Globo”, explicou Tatine Lauria.
Fonte:Blog do BG

Grave acidente automobilístico em Brejo do Cruz deixa 04 mortos e um ferido

Um grave acidente automobilístico aconteceu na madrugada desta segunda-feira (29), na PB 323, no Sítio Riacho Jardim, município de Brejo do Cruz (PB), quando um veículo Peugeot, ano 2007, cor prata, placas KJI 9967 – Jaboatão dos Guararapes (PE), com um saldo de quatro mortos e um jovem ferido.

O acidente ocorreu por volta das 03h30, na comunidade Riacho Jardim, próximo ao trevo que dar acesso ao município de Jardim de Piranhas (RN).

O condutor do veículo Peugeot, esteve em Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, onde pernoitou, e em seguida voltava para São Bento, local da residência de todas as vítimas.

Segundo informações da Polícia Militar, que foi acionada imediatamente para comparecer ao local, o veículo teria estourado um dos pneus, e capotou por várias vezes.

Devido ao forte impacto do capotamento, todas as vítimas foram arremessadas para fora do carro.
No momento do sinistro morreram quatro pessoas no local:

Vérsio de Oliveira Paiva, 44 anos, mais conhecido por Mano Velho da Sucata, que residia na Cidade de São Bento;

E três mais três mulheres, inicialmente identificadas por, Érica Dayane, Mayara Almeida e Érica Joyce, todas residentes em São Bento (PB).

Um menor identificado por Júnior, de apenas 16 anos de idade, sobreviveu ao acidente e foi socorrido pelo SAMU, e transferido para o Hospital Regional de Sousa. Segundo informações o seu estado de saúde é estável e não corre risco de morte.
Fonte:Catolé News

Ministério das Cidades vai doar 1 milhão de bafômetros para ações educativas


O Ministério das Cidades vai doar um milhão de bafômetros até o final do ano, que serão utilizados em ações educativas e não punitivas. Os bafômetros serão entregues à Associação Nacional dos Detrans (AND), que ficará responsável por distribuir aos seus associados. O objetivo é utilizar os equipamentos como forma de conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir após a ingestão de álcool.

Essa é mais uma ação da campanha permanente para redução de acidentes, que faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada pela Vida. Além dos bafômetros, outras medidas educativas estão sendo realizadas em todo o país, inclusive, no 27º Salão do Automóvel, em São Paulo, onde o ministério participa com um estande que traz um simulador de carro que reproduz a perda de reflexos de quem ingere álcool e dirige.

Na abertura do Salão do Automóvel, na quarta-feira (24), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, conversou com representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para incluir, no manual dos veículos saídos das fábricas, uma lista com os Dez Mandamentos do Bom Condutor.

Também foi firmado um convênio com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), para orientar vendedores de automóveis a oferecer dicas de segurança aos compradores.

Paradinha 
O governo federal também está investindo em campanhas publicitárias como o Paradinha - campanha destinada a crianças como forma de alertar aos adultos sobre as leis do trânsito -, veiculada na televisão e no rádio para a redução de acidentes de trânsito envolvendo crianças.

A campanha “Paradinha”, lançada este mês pelo Ministério das Cidades, tem como foco as crianças, que vão conscientizar os adultos a não consumir bebidas alcoólicas ao dirigir, assim como não falar ao celular e andar em alta velocidade. A campanha faz parte do Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. Segundo o dados do Ministério da Saúde, quase 2 mil crianças morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil.

O Parada, lançado em maio do ano passado pelo Ministério das Cidades, é uma resposta do Brasil à resolução da Organização das Nações Unidas, que instituiu o período de 2011 a 2020, como a Década de Segurança Viária, para redução da metade das mortes no mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram cerca de 1,3 milhões de mortes no trânsito em 178 países, em 2009.

A campanha brasileira visa articular a ação conjunta de órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, do setor privado e da população brasileira.

No último dia 21 de setembro, a presidenta Dilma Roussef aderiu ao Parada, em cerimônia que reuniu artistas e esportistas no Palácio do Planalto, onde assinaram o livro de adesão ao Pacto pela Vida.
nominuto.com