quinta-feira, 4 de abril de 2013

GOVERNADORA ENTREGA TABLETS A PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL

Professores de Ensino Médio da rede estadual vão começar a receber os tablets educacionais adquiridos pelo Governo do Estado para apoiar o trabalho dos educadores em sala de aula. A distribuição dos equipamentos será realizada por pólos. A primeira entrega será feita pela governadora Rosalba Ciarlini, para os professores das escolas da Zona Leste de Natal, a partir das 10h desta quinta-feira (04), no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, em Petrópolis. Com investimento de mais de R$ 2 milhões através de um convênio com o Governo Federal o Governo Estadual realizou a compra de 4.301 tablets de 7 polegadas para os professores atuarem na sala de aula e mais 1.764 tablets de 10 polegadas para a direção das escolas. Os Tablets são de fabricação Brasileira, possuem bateria com duração de 6 horas peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.   De acordo com a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, com o novo equipamento, o professor poderá preparar as aulas, acessar a internet e consultar conteúdos como revistas pedagógicas e livros que estarão instalados no equipamento. “Também estarão disponíveis conteúdos para aulas de disciplinas como Física, Matemática, Biologia e Química”.  “As aulas preparadas no tablet poderão ser apresentadas por meio da lousa digital, espécie de retroprojetor combinado com computador, que muitas escolas já usam desde o ano passado. A novidade irá tornar as atividades da escola mais atrativas para o professor e para os adolescentes, por isso o esforço do governo, com o objetivo maior de melhorar o ensino médio”, concluiu a secretária.cidades sede da copa das confederações
Fonte:Carinha da Net

Casamentos felizes engordam mais, sugere pesquisa americana


A máxima de que casamento engorda foi comprovada em uma pesquisa feita pelo Departamento de Psicologia da Universidade Southern Methodist, nos Estados Unidos. Os cientistas acompanharam 169 duplas de recém-casados e pesaram os cônjuges regularmente por quatro anos. Em média, os mais satisfeitos com a vida a dois ganharam mais peso com o decorrer do tempo porque se sentiam menos motivados a atrair fisicamente outras pessoas.
Os autores do estudo sugerem que o resultado da pesquisa quebra a noção de que um bom casamento é sempre um benefício para a saúde. Pesquisas anteriores indicavam que a satisfação no casamento induzia os casais a se cuidarem mais, como ir ao médico regularmente e tomar os remédios na hora certa. O novo estudo sugere que há exceções.
Os cônjuges pesquisados que se declaravam menos felizes no casamento eram mais abertos à ideia de deixar seus parceiros, por isso, segundo a chefe da pesquisa, Andrea Meltzer, foram menos propensos a ganharem peso.
- Os resultados sugerem que as pessoas talvez estejam pensando em seu peso mais em termos de aparência que de saúde – disse Meltzer.
Fonte:O xerife

PM descobre plantio de 60 mil pés de maconha perto de Catolé do Rocha


Policiais militares da cidade de Catolé do Rocha/PB, descobriram por volta das 13 horas, dessa quarta-feira, (03), uma plantação de maconha na zona rural da cidade de Riacho dos Cavalos/PB. Uma operação foi montada depois que chagaram denúncias feitas pelo IBAMA, após fazerem sobrevoo de helicóptero na região.
O tenente-coronel Francisco Campus, comandante do 12º Batalhão de Catolé, coordenou a operação juntamente com o delegado Sílvio Rabelo e sua equipe, no sítio Cajazeiras do Tito, localizado nas margens do Rio Piranhas.
Em contato com o Blog (Sidney Silva), o tenente-coronel Campus, disse que no local da plantação foi preso o pernambucano Artur Armando da Silva, de 33 anos. Ele natural de Floresta/PE. Ainda foi detido, Urias José da Silva, de 46 anos, natural de Carnaubeira/PE, ambos com passagem pela polícia pela prática do mesmo crime, ou seja, cultivo de plantio de maconha.
Os outros presos foram: Vitor Morais da Costa, de 36 anos, natural de Campina Grande/PB e o proprietário do sítio que é tio de Vitor, Itapuã Cortez Costa, de 48 anos. Essa última prisão, ocorreu por volta das 16 horas, na cidade de Catolé do Rocha/PB.
“Nós achamos que ali tinham plantados, algo em torno de 60 mil pés de maconha. O trabalho para identificar o local durou várias semanas. Fizemos um monitoramento da área até encontrarmos. As equipes foram perfeitas na incursão, inclusive saindo, algumas de Catolé e outras de São Bento. Quando chegamos não foi preciso efetuar um disparo de arma de fogo se quer. Predemos as pessoas envolvidas e os conduzimos para a Delegacia“, disse.
Toda a plantação será desmatada nesta manhã e incinerada em Catolé do Rocha, na tarde desta quarta-feira, (04).
O tenente-coronel Francisco Campus, disse que provavelmente essa droga ela seria comercializada no Sertão da Paraíba, ou em outros estados, como Pernambuco, e até o Rio Grande do Norte.
 “Esses traficantes eles abastecem a região toda, e não podemos descartar essa venda para Caicó/RN, Campina Grande/PB, São Bento, Catolé do Rocha, e até cidades do Pernambuco“, disse.
Fonte:Jornal de Fato

“A chapa está formada com Garibaldi para o Governo e Fátima no Senado”


Tudo faz parte de uma grande “estratégia” do “jogo político”. Foi assim que o deputado estadual do PMDB, Nélter Queiroz, classificou a permanência do partido na base aliada do Governo do Estado. Em especial, das seguidas negativas do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, de que não será candidato a governador em 2014. Segundo Nélter, “finda” Garibaldi e Fátima formando a chapa majoritária para a disputa do próximo ano, com Garibaldi na condição de candidato a governador e Fátima para o Senado.
“Eu acho que ‘finda’ Garibaldi sendo candidato a governador do Estado. Eu acho que a chapa, na minha opinião, está praticamente formada, com Garibaldi e Fátima Bezerra. Acho que Garibaldi está jogando bem, dizendo que não é candidato, para a presidente da República, Dilma Rousseff, chamá-lo, convidá-lo na época oportuna, através do PT, e lançar essa chapa”, afirmou Nélter, em entrevista ao Jornal Verdade, da SimTV!.
Questionado se a permanência do PMDB na base aliada do Governo era “mentira”, Nélter Queiroz negou. “Mentira não, é uma estratégia”, garantiu, explicando que, de qualquer forma, 2013 ainda não era ano eleitoral e que a intenção de Garibaldi e Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados era “ajudar o Rio Grande do Norte”, por isso, não se falaria em política neste ano.
Mesmo assim, porém, Nélter acredita que Garibaldi Filho deve definir sua situação “a qualquer momento”. “Eu, se fosse Garibaldi Filho, acho que ele vai anunciar que os cargos que ele indicou, Ação Social e Fundac, que a governadora fique a vontade para mudar”, afirmou o deputado, confirmando, também, que Garibaldi já teria tentado fazer isso na última reunião do conselho político e, convencido por Henrique, teria voltado atrás. “Na hora que ele fizer isso fica respaldado (para ser candidato)”, afirmou Nélter, acrescentando que Garibaldi deve fazer isso “a qualquer momento”.
Garibaldi no exato momento é consequência da situação que ele vivenciou quando foi candidato ao Governo do Estado em 2006 e, mesmo sendo o “favorito” para a disputa, acabou sendo derrotado por Wilma de Faria, do PSB, que na época disputava a reeleição. “Você lembra que ele se lançou candidato, o ‘candidato de férias’, e acabou derrotado por Wilma. Como ele já teve esse problema, está inteligente demais nesse ponto agora, muito esperto e ficar aguardando”, justificou.
Uma confirmação de que Garibaldi deixará a base do Governo do Estado seria um golpe na gestão estadual, uma vez que ele e Rosalba sempre foram grandes aliados. “A estratégia de Rosalba (para ter identificação com o ministro) começou desde a época que ela foi candidata à vaga de senadora. Se Garibaldi estava numa cadeira, Rosalba sentava perto dele. Se Garibaldi ia para qualquer cidade do Estado, Rosalba ia atrás, para se eleger senadora e, depois, governadora. E aí Garibaldi na verdade ficou muito identificado com Rosalba e ela com Garibaldi”, analisou Nélter.
Por isso, explica Nélter, dificilmente, Rosalba Ciarlini consegue se recuperar a ponto de viabilizar uma candidatura a reeleição. “Acho que a política no próximo ano é uma coisa que será discutida oportunamente, mas eu não vejo como, realmente, o Governo levantar, viabilizar a sua reeleição. Ela pode até melhorar com o apoio do deputado Henrique Alves (do PMDB, que é o presidente da Câmara dos Deputados)”, afirmou o deputado estadual.
INSATISFAÇÃO
Quando Nélter Queiroz afirma que Rosalba Ciarlini não deve se recuperar ele deixa transparecer certa suspeição. Afinal, ele não fez parte do grupo peemedebista que votou na governadora. Apoiou a candidatura a reeleição de Iberê Ferreira de Sousa, do PSB. Além disso, no início do ano, chegou a afirmar que o PMDB deveria ter candidatura própria. E mais: disse que Rosalba não deveria nem mesmo subir no palanque do futuro candidato peemedebista.
Fonte:JH

Governo autoriza reajuste de até 6,31% nos preços dos medicamentos


Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) publicada hoje (4) no Diário Oficial da União autoriza reajuste de até 6,31% nos preços dos remédios. As alterações valem para três grupos de medicamentos, definidos de acordo com o nível de participação de genéricos.
Na categoria com maior participação, onde os genéricos representam 20% ou mais do faturamento, o reajuste autorizado pode chegar ao teto de 6,31%. Para remédios com faturamento de genéricos entre 15% e 20%, o reajuste autorizado é de até 4,51%. Já entre medicamentos com menor participação de genéricos (faturamento menor que 15%), a Cmed autorizou um reajuste até 2,7%.
No ano passado, o reajuste autorizado pelo governo para medicamentos vendidos em todo o país chegou a 5,85%.
Fonte:Agência Brasil