quarta-feira, 14 de março de 2012

UFRN anuncia possíveis mudanças no vestibular

O ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pode ter mudanças. A proposta da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) para o concurso deste ano é que as vagas oferecidas sejam divididas 50% para o vestibular e 50% para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A novidade preocupa os estudantes que estão se preparando para as provas aplicadas no fim do ano.
“O Enem é uma prova muito cansativa, exige muito do aluno, mistura conteúdo. O vestibular é mais especifico. É um estilo de prova totalmente diferente”, explica Matheus Carvalho, aluno do Overdose Colégio e Curso que conhece os dois modelos. Já para a estudante Maria das Graças, a mudança não é favorável quando se avalia a credibilidade do Enem. “Se for avaliar pela credibilidade do Enem no Brasil vai ser ruim, há muitos problemas com erros”.

A medida, que para vigorar no concurso precisa ser aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN, já é realizada em outras universidades do país e para os professores potiguares acarreta uma mudança no programa de estudos. “Os alunos terão que interagir entre as disciplinas. Uma mudança radical no modo de estudar dos alunos”, afirma Evandro Brandão, professor de Biologia do Overdose.

Segundo Magda Pinheiro, presidente da Comperve, a proposta foi apresentada desde o resultado do vestibular 2012 e a definição deve sair entre os meses de abril e maio. “A UFRN está aderindo ao Enem gradativamente, até chegar a totalidade como na maioria das universidades do país. É uma tentativa de democratização do acesso à universidade federal”.

A mudança, além de interferir na preparação dos alunos, pode facilitar o acesso de estudantes de outros estados, como vêm acontecendo em outras regiões e preocupa os professores potiguares. No Acre, por exemplo, uma universidade já realizou 5 chamadas e não consegue fechar a turma porque os aprovados são de outras cidades.
Fonte:inter tv cabugi

Fuga no presidio de Caraubas-RN



Mais uma fuga foi registrada no inicio da tarde de hoje no presidio provisório da cidade de Caraúbas, por voltas das 12:30 moradores do bairro aeroporto foram surpreendidos com muitos disparos de arma de fogo.
Segundo Informações pelo menos três detentos conseguiram fugir da unidade prisional que abriga mais de 100 detentos de varias cidades do Rio Grande do Norte.
Homens do BOPE, Agentes Penitenciários e Homens da policia Militar trabalham na tentativa de localizar os outros dois que ainda estão foragido.
Um deles pegou uma moto YBR de placa MYH 8666 e fugiu já o outro a policia suspeita que esta dentro de um matagal próximo a unidade prisional.
O preso recapturado trata-se de Francisco Josivan Aguiar Freitas, 25 anos de idade natural de Pau dos Ferros que estava preso acusado de tentativa de homicídio, ele foi atingido com pelo menos quatro disparos de pistola.

Varias autoridades estão reunidas no presidio, dentre elas o Cel.Eliause Moreira diretor da unidade, Capitão Carvalho da policia Militar e varias outras autoridades.
Estamos no momento da postagem as 13:40, ainda ha muitas viaturas nas ruas, o som de sirene é ouvido em toda a cidade, e muitas pessoas nas calçadas em busca de informações....foram muito tiros disparados.

veja imagens no momento da captura.


OBS - O preso não resistiu aos ferimentos e deu entrada sem vida no Hospital Regional de Caraúbas, a medica Dra. Veluzia Gurgel ao receber o paciente constatou que o mesmo já estava em óbito, o ITEP de Mossoró fará a remoção do corpo para ser necropsiado ainda na tarde de hoje.

Fonte: Sentinelas do Apodi

Top 10: Quem disse que amor não se paga?

Conheça os casais mais rentáveis das telonas e o quanto eles valem

 Quem é que resiste a um romance, a um casal bonito ou a uma química perfeita nos cinemas? Ninguém! Mas os casais tão adorados nos filmes não rendem apenas lágrimas e suspiros dos espectadores. Eles rendem dinheiro. Muito dinheiro!

A revista americana
Forbes selecionou os dez casais das telonas mais rentáveis dos últimos tempos. Afinal, a eles se devem não apenas o sucesso nas bilheterias, mas também das revistas, programas, álbuns, pôsteres e uma série de outros produtos por eles “protagonizados”.

 Confira abaixo o Top 10 dos casais mais rentáveis:

1 - Rony e HermioneHarry Potter
2- Edward Cullen e Bella SwanSaga Crepúsculo
3- Sam Witwicky e Mikaela Banes - Transformers
4 - Tony Stark e Pepper Potts - Homem de Ferro
5- Sam Witwicky e Carly Spencer - Transformers: O Lado Oculto da Lua
6- Jack Sparrow e Angelica Teach - Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas
7- Will Turner e Elizabeth Swann - Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
8- Peter Parker e Mary Jane - Homem-Aranha
9 - Dom Cobb e Mal - A Origem
10 - Carrie Bradshaw e Mr. Big - Sex and the City
Clique aqui para conferir a galeria de fotos dos dez casais mais rentáveis e descobrir seus 

 Fonte:g1

2ª Trilha da amizade termina com estupro de adolescente de 16 ano na cidade de Campo Grande

No ultimo domingo dia 4 de março acontecia na Cidade de Campo Grande,o encontro de motoqueiros das cidades do médio oeste potiguar,a trilha da amizade.De acordo com informações repassadas pelo policiais, à menor S.M.B.P foi estuprada nas imediações da ponte que fica na entrada da cidade, a jovem conseguiu chegar até o posto de combustível aonde pediu ajuda.A menor foi transferida para o hospital regional Tarcísio Maia em Mossoró,onde nos procedimentos de rotina teve que entra em coma induzido.As investigações da policia e informações de alguns populares a vítima foi estuprada por participantes da 2ª trilha da amizade,a policia já esta analisando as fotos para que possa chegar ao ator ou atores dos crimes.

Professores estaduais paralisam atividades em todo o país

As escolas estaduais de todo o país amanhecem o dia fechadas. De hoje até sexta-feira, 16, todos os professores da rede básica de ensino do país estarão em greve, reivindicando a regularização do piso nacional da categoria.
Os sindicatos filiados à CNTE prepararam uma intensa agenda de atividades, envolvendo toda a comunidade, para protestar contra o descaso de grande parte dos gestores públicos em não cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério. Além disso, eles também vão defender o maior investimento público em Educação, com a previsão de 10% do Produto Interno Bruto no Plano Nacional de Educação (PNE).
A Regional do Sinte em Pau dos Ferros também decidiu aderir à greve nacional. A decisão foi tomada na assembleia da categoria, realizada no último dia 8. Outro objetivo da assembleia foi discutir o indicativo de greve no Estado, definição que a categoria preferiu adiar e discutir após a assembleia estadual, que será realizada em Natal, também no dia 14.
Para o diretor de Relações Sindicais e Interior do Sinte, Canindé Silva, os trabalhadores em educação da regional de Pau dos Ferros estão cada vez mais engajados na luta da categoria. "Mais uma vez, a regional deu uma aula de disposição para a luta, e não poderia ser diferente, considerando o histórico poder de mobilização de nossa categoria. Com certeza, estamos todos preparados para a campanha educacional e salarial deste ano e mostraremos novamente o que é possível alcançar com a força da nossa união", finalizou
.

Fonte de fato

Trágico acidente mata três pessoas da mesma família, entre elas uma criança de 4 anos, em Jardim de Piranhas

Um trágico acidente ocorreu no início da noite desta terça-feira(13) na cidade de Jardim de Piranhas no vizinho estado do Rio Grande do Norte.
Segundo informações três pessoas em uma moto Yamaha, cor de vermelha, MXU 8639, Caicó, que saíram de São Bento para uma confraternização em Jardim de Piranhas, foram colhidos por uma D20 de cor  branca próximo a ponte na entrada da cidade, todos os ocupantes da moto morreram no local do acidente, as três vítimas fatais são naturais de Brejo do Cruz e residiam no bairro São Bentinho em São Bento.

No momento do sinistro a moto era conduzida por Josenildo da Silva, 35 de idade. 

Sua esposa Josilene foi lançada para fora da pista, sendo que a criança a pequena Joyce de apenas 4 anos de idade ficou sobre o asfalto e teve o crânio esfacelado. 

Os três corpos foram removidos pelos peritos do ITEP até a cidade de Caicó/RN para exames de necropsia. 

O motorista da D20 fugiu do local sem prestar socorro as vítimas, mas foi preso pouco tempo depois pela polícia, o mesmo até o fechamento desta matéria não foi identificado por nossa reportagem.

Fonte: é sertão

Duas fábricas da Coteminas serão desativadas no Rio Grande do Norte

Em meio à crise do setor têxtil – causada pela valorização do real e pela concorrência das importações da China-, a Coteminas, uma das maiores empresas do Brasil nessa área, está desativando duas fábricas no Rio Grande do Norte para explorar um dos segmento que mais crescem no país: o imobiliário.
A empresa usará o terreno de 885 mil metros quadrados que tem em São Gonçalo do Amarante, próximo a Natal, para construir um complexo imobiliário que incluirá residências, escritórios, shopping center, hotel, centro de convenções, teatro e escola.
Deu na Folha

Passarela cede sobre a BR-101 em Parnamirim e interrompe trânsito

Dispositivo não aguentou mais um impacto de veículo e cedeu; Polícia Rodoviária Federal suspendeu tráfego e sugere via alternativa.

 Atingida pela segunda vez por um caminhão, uma passarela no município de Parnamirim cedeu ao fim da manhã desta quarta-feira sobre a BR-101 e cessou o trâfego na região.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) indica rota alternativa para evitar transtornos aos motoristas, a Avenida Olavo Montenegro, que dá acesso a Cajupiranga.
A passarela já havia sido interdidata pelo DNIT semanas atrás.

Fonte:no minuto 

Eleitores tem até dia 9 de maio para tirar ou transferir título

Os eleitores e futuros eleitores tem até o dia 09 de maio para requerer a transferência de domicilio ou inscrição eleitoral para as eleições de 2012.
Para votar pela primeira vez, o cidadão deverá comparecer ao órgão competente portando um documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (em caso de eleitores do sexo masculino e maior de 18 anos).
No caso de transferência de domicílio, o eleitor deve levar o título de eleitor, documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Para obter qualquer informação, o cidadão poderá ligar gratuitamente para o disque-eleitor, 0800 098 5000.
Fonte:jean carlos
 

UMARIZAL- Ex-prefeito é denunciado por desvio de verba na educação


O Ministério Público Federal em Mossoró denunciou o ex-prefeito de Umarizal Manoel Paulo Cavalcante por desvio de recursos públicos federais. A conduta caracteriza crime de responsabilidade, punido com até 12 anos de reclusão. A denúncia revela que o total desviado teria sido de R$ 25 mil, que deveriam ser utilizados na área da educação.

Durante a gestão dele, a Prefeitura de Umarizal recebeu R$ 50 mil por meio de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinado à construção de escolas de ensino fundamental na cidade. O Tribunal de Contas da União julgou as contas relativas ao convênio como irregulares, uma vez que as mesmas não foram prestadas. Durante o processo especial de tomada de contas, foram verificados indícios de desvio da verba.

Segundo a denúncia, a verba foi repassada àquela Prefeitura em duas parcelas de R$ 25 mil cada. Mas a investigação do MPF constatou que uma dessas parcelas foi sacada pelo então gestor, na boca do caixa, através de cheque com a assinatura do ex-prefeito. Em interrogatório na sede da Polícia Federal em Mossoró, Manoel Paulo Cavalcante reconheceu como sua a assinatura constante no cheque e declarou, ainda, não saber o motivo de ter sacado o referido valor.

O procurador da República Fernando Rocha, que assina a denúncia, destaca que “a emissão de cheque à prefeitura ou à tesouraria é ardil costumeiramente utilizado por maus gestores, na tentativa de acobertar o desvio levado a efeito”. Além disso, após a quebra do sigilo bancário da empresa contratada para construir as escolas, foi possível verificar que houve apenas um depósito no valor de R$ 25 mil como pagamento, não existindo qualquer movimentação de valores na data do saque realizado pelo ex-prefeito.

Fonte: Tribuna do Norte