sexta-feira, 2 de março de 2012

VEJAM SÓ UM BELO ESPETÁCULO DA NATUREZA O POR DO SOL DO RIO POTENGI NATAL RN

Foto Lázaro Ribeiro

HUMOR


Assalto a Casa Lotérica de Itaú-RN


   No inicio da tarde de ontem (01/03), por volta das 14h20min, dois elementos armados de revolver assaltaram a casa Lotérica  "A BOTIJA", localizada na cidade de Itaú-RN. Os bandidos estavam extremamente organizados e planejaram toda a ação.
   O relógio das câmeras de segurança marcava 14h06min e 36 segundos quando eles entraram, um dos dois arrombou a porta e entrou para a área restrita, onde fica o dinheiro, o mesmo tirou uma saco plástico de dentro da roupa e ordenou que o funcionário colocasse todo dinheiro da gaveta na sacola. Enquanto isso o seu comparsa segurava uma senhora na mira do revolver para garantir que não houvesse reação por parte dos clientes. Após todo dinheiro ser colocado na sacola os mesmos saíram, quando o relógio marcava 14h7min e 5 segundos, ou seja, a ação durou aproximadamente 30 segundos.
   A polícia foi acionada e colheu todas as imagens do circuito interno, algumas viaturas compareceram no local e fizeram diligencias na tentativa de capturar os malévolos que estavam em uma moto Honda Fan de cor preta e fugiram sentido a cidade de Riacho da Cruz. 

Imagem cedida (Circuito interno)

Imagem cedida (Circuito interno)
Fonte: PlantãoApodi/sentinelas do apodi

PREFEITA DE MESSIAS TARGINO FOI AO GABINETE DO DEPUTADO WALTER ALVES

  A Prefeita de Messias Targino , juntamente com  a prefeito da cidade de Olho D'Água dos Borges, estiveram em em Natal em uma reunião na manhã de terça, dia 28 com o Deputado Estadual Walter Alves para tratar se assuntos relacionados à segurança pública do médio-oeste potiguar, em busca de melhorias e investimentos. Os prefeitos relataram os problemas e  a falta de segurança, dos respectivos municípios e região, durante a mesma, o Deputado agendou um encontro com o comandante da Polícia Militar, Cel. Araújo para tratar do assunto.
com informações do odb news

Justiça confirma prazo de 90 dias para uso de créditos de celulares pré-pagos

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a validade da norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que determina o prazo de 90 dias para o uso de créditos de celulares pré-pagos. O questionamento partiu do Ministério Público Federal do Pará, que alegava suposta inconstitucionalidade na decisão.
Em contestação, a Procuradoria Federal no Pará (PF/PA) e a Procuradoria Federal Especializada junto à Anatel (PFE/Anatel) alegaram que a norma é legal, porque garante o equilíbrio financeiro das operadoras de telefonia. Os dois órgãos afirmaram que, caso contrário, as empresas correriam o risco de falir ou de acabar com a modalidade pré-paga, já que seriam obrigadas a disponibilizar os serviços por tempo indeterminado.
Fonte:o xerife

Vestibular da Uern 2012 começa domingo

No domingo e na segunda-feira (03 e 04) vai ser realizado o Processo Seletivo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). As provas serão realizadas na cidade de Mossoró, Assú, Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Patu. São disponibilizadas 2.472 vagas nos cursos de graduação da universidade.

Ao todo foram inscritos 24.628 pessoas. Foram confirmados 15.529 candidatos, sendo 10.290 cotistas e 5.239 não cotistas.

A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) orienta os candidatos a chegarem com pelo menos meia hora de antecedência à abertura dos portões. Os portões serão abertos às 7h15 e fechados às 7h45. Já as provas começam às 08 h e os candidatos terão quatro horas para responder o caderno de questões, já os que portam necessidade especial vão ter uma hora a mais.

Os estudantes devem portar canetas esferográficas da cor azul ou preta e levar lápis grafite, já à borracha é opcional. É proibido portar aparelhos eletrônicos como celulares ou outros equipamentos.

Os candidatos devem se deslocar aos locais de provas portando também documento oficial com foto e o cartão de inscrição que estará disponibilizado no site da universidade até o dia 4 de março. O resultado dos gabaritos sairá duas horas após o término da prova e o resultado do vestibular é no dia 30 de março.

Fonte:nominuto

TSE decide barrar nas eleições 21 mil candidatos com contas rejeitadas

O portal de Noticías Uol informa que em uma drástica mudança em relação a julgamentos anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem impedir que candidatos com contas rejeitadas disputem as eleições a partir deste ano. Por 4 votos a 3, a corte definiu que não concederá registro aos postulantes a cargos públicos que tiveram as contas rejeitadas até hoje.
Segundo a ministra Nancy Andrighi, há 21 mil candidatos nesta situação. Caso o TSE defina um prazo para contar a rejeição de contas, o número de barrados diminuirá. Se alguém contestar a decisão, o caso vai ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em 2010, o TSE tinha decidido que a simples apresentação das contas já seria suficiente para a concessão do registro. O tribunal deu nova interpretação à legislação eleitoral, o que visa evitar contestações de alteração das regras para as eleições municipais a menos de um ano antes do pleito – o que é proibido.
A Corte definiu que se as contas forem rejeitadas depois da posse de um candidato, a sanção valeria para as eleições seguintes.
Votaram a favor da decisão os ministros Nancy Andrighi, Marco Aurélio de Mello, Cármen Lúcia e o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. Contra ficaram Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Marcelo Ribeiro. Irritado, Dipp se manifestou e criticou a decisão ao afirmar “meu Deus do céu”.
O TSE exige dos candidatos a discriminação de gastos com comitês eleitorais, material de campanha, pessoal, entre outros. No Brasil, o financiamento é misto: em parte privado, mas também com recursos públicos do fundo partidário.
A sessão definiu as regras para as eleições municipais deste ano, em termos de arrecadação, gastos e posterior prestação de contas. A corte tinha até 5 de março, a próxima segunda-feira, para estabelecer essas diretrizes.
Fonte:jean carlos

TSE decide barrar nas eleições desse ano candidatos com contas rejeitadas

Em uma drástica mudança em relação a julgamentos anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na última quinta-feira (1º) impedir que candidatos com contas rejeitadas disputem as eleições a partir deste ano. Por 4 votos a 3, a corte definiu que não concederá registro aos postulantes a cargos públicos que tiveram as contas rejeitadas até hoje.

Segundo a ministra Nancy Andrighi, há atualmente 21 mil candidatos nesta situação. Não foi estabelecido um prazo para a avaliação de contas já rejeitadas, mas caso o TSE venha a definir um limite, o número de barrados diminuirá. “A decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de quitação eleitoral. Não falamos em prazo”, disse Ricardo Lewandowski. A certidão de quitação eleitoral é documento necessário para obtenção do registro de candidatura, sem o qual o candidato não pode concorrer. 
O tribunal vai analisar caso a caso eventuais liberações de candidaturas apesar da rejeição de contas. 
"O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação”, disse Andrighi ao reafirmar que quem teve contas rejeitadas não está quite com a Justiça Eleitoral.
Em 2010, o TSE tinha decidido que a simples apresentação das contas já seria suficiente para a concessão do registro. O tribunal deu nova interpretação à legislação eleitoral, o que visa evitar contestações de alteração das regras para as eleições municipais a menos de um ano antes do pleito –o que é proibido.
A Corte definiu que se as contas forem rejeitadas depois da posse de um candidato, a sanção valeria para as eleições seguintes.
Votaram a favor da decisão os ministros Nancy Andrighi, Marco Aurélio de Mello, Cármen Lúcia e o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. Contra ficaram Gilson Dipp, Arnaldo Versiani e Marcelo Ribeiro. Irritado, Dipp se manifestou e criticou a decisão ao afirmar “meu Deus do céu”.

O TSE exige dos candidatos a discriminação de gastos com comitês eleitorais, material de campanha, pessoal, entre outros. No Brasil, o financiamento é misto: em parte privado, mas também com recursos públicos do fundo partidário.
A sessão definiu as regras para as eleições municipais deste ano, em termos de arrecadação, gastos e posterior prestação de contas. A corte tinha até 5 de março, a próxima segunda-feira, para estabelecer essas diretrizes.

Fonte: Uol notícias/blog do campelo

O Bioma Caatinga é único no mundo

A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 de quilômetros quadrados, correspondendo a cerca de 10% do território nacional, está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.

As temperaturas médias anuais são elevadas, oscilam entre 25° C e 29° C. O clima é semiárido; e o solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas.

A ação do homem já alterou 80% da cobertura original da caatinga, que atualmente tem menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais.

As secas são cíclicas e prolongadas, interferindo de maneira direta na vida de uma população de, aproximadamente, 25 milhões de habitantes.

As chuvas ocorrem no início do ano e o poder de recuperação do bioma é muito rápido, surgem pequenas plantas e as árvores ficam cobertas de folhas. 


Aspectos da caatinga no período de chuva
Foto: Nilton de Brito
A região enfrenta também graves problemas sociais, entre eles os baixos níveis de renda e de escolaridade, a falta de saneamento ambiental e os altos índices de mortalidade infantil.

Desde o período imperial, tenta-se promover o desenvolvimento econômico na caatinga, porém, a dificuldade é imensa em razão da aridez da terra e da instabilidade das precipitações pluviométricas. A principal atividade econômica desenvolvida na caatinga é a agropecuária. A agricultura se destaca na região através da irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes. Alguns projetos de irrigação para a agricultura comercial são desenvolvidos no médio vale do São Francisco, o principal rio da região, juntamente com o Parnaíba.

Vegetação – As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E há as que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas. A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros. Entre as espécies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro e o mandacaru. Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas.


Arara-azul
Fauna – A fauna da caatinga é bem diversificada, composta por répteis (principalmente lagartos e cobras), roedores, insetos, aracnídeos, cachorro-do-mato, arara-azul, (ameaçada de extinção), sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado catingueiro, tatupeba, sagui-do-nordeste, entre outros animais. 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/centrojuazeiro