sábado, 19 de fevereiro de 2011

Meteorologistas apresentam relatório com previsões

"Nosso desenvolvimento passa pelo campo. Sem vida no campo, não há vida na cidade". Estas foram as palavras da governadora Rosalba Ciarlini ao receber, na manhã de ontem (18), o relatório contendo o prognóstico climático para o semi-árido nordestino, referente ao período de março a maio. O relatório foi elaborado pelos meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais que estiveram reunidos em Natal, nos dias 17 e 18, com o objetivo de definir o comportamento das chuvas no semi-árido. O documento foi entregue à governadora durante a cerimônia de encerramento do encontro.
Para Rosalba, o trabalho desenvolvido pelos meteorologistas é de fundamental importância na elaboração de um planejamento rural. "Para um bom planejamento, a gente precisa saber como vai se comportar o clima durante todo o ano. Nós temos a região do semi-árido e sabemos da irregularidade de chuvas. Podemos ter muitas chuvas, mas também podemos não ter nada. Tudo isso é importante para que a gente possa programar as políticas públicas e saber que tipo de investimento devemos fazer e como enfrentar as diversidades para ter um bom resultado", disse Rosalba.
O relatório mostra que a região do semi-árido nordestino não será prejudicada pela estiagem e terá chuvas de normal a acima da média histórica. De acordo com as informações do agrometeorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola, um dos fenômenos decisivos para as chuvas aqui no Nordeste é a mudança na temperatura dos oceanos. Segundo ele, as análises feitas nas temperaturas dos oceanos Pacífico e Atlântico norte e sul mostraram bom indicativo para o período chuvoso na região. "Podemos dizer que 45% da probabilidade é de um inverno normal, com chuvas em torno da média, 40% de chuvas acima da média e 15% de chance se ter pouca chuva", disse.
Rosalba Ciarlini disse também que, no caso de grande volume de chuvas que possam provocar inundações, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão fazendo levantamento e vistorias em todas as barragens e açudes do Estado para identificar as áreas de risco. "Já estamos com todo o mapeamento feito pela comissão da Defesa Civil e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, inclusive com o diagnóstico das famílias que moram em locais que, porventura, se tivermos um inverno rigoroso, sejam inundados. Nós precisamos estar preparados para tomar as medidas necessárias na prevenção e na assistência", revelou a governadora.
A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e contou com a presença do secretário da Sape, Carlos Alberto Rosado; do diretor-presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros; do deputado estadual Hermano Moraes.

fonte:gazeta