quarta-feira, 24 de abril de 2013

Resto do secretariado de Messias Targino acaba de ser nomeado

O prefeito de Messias Targino acaba de nomear na tarde dessa quarta feira o restante  do secretariado de nossa cidade.veja abaixo.
Francimar Ezequiel da Siva-CULTURA
Reneilson Estevam - ADMINISTRAÇÂO
Eliane Fernandes de Almeida - AÇÃO SOCIAL
Erik Alane- SAÚDE
E  a surpresa foi:
Cleiston Rubens no ESPORTE

Foto:Rgivânia Almeida

Detran/RN: prazo final para apresentação de nomeados é quinta-feira


Os candidatos nomeados pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN no mês de março tem até a próxima quinta-feira (25) para se apresentar ao Órgão. Caso a medida não seja realizada, nem haja solicitação de prorrogação de prazo, o candidato perde o direito a vaga no serviço público. 
Para tomar posse o aprovado deve se apresentar no setor de Recursos Humanos do Detran/RN munido de documentação pessoal, certidões e Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). A lista com os nomes dos convocados e a relação dos documentos necessários pode ser encontrada no endereço www.detran.rn.gov.br.

Os convocados são para os cargos de assessor (nível superior) e assistente técnico (nível médio) nas áreas administrativa e construção civil, além de vistoriador e emplacador. O objetivo é reforçar os serviços prestados pelo Detran/RN nas cidades de Natal, Mossoró, Currais Novos e Nova Cruz. A iniciativa se fez necessária devido ao número de convocados que não chegaram a assumir o cargo ou pediram exoneração das funções, após entrar em exercício.
O concurso foi realizado em 2010 e destinou vagas para os cargos de Assessor Técnico, Assistente Técnico, Eletricista, Programador, Vistoriador, Emplacador e Analista de Suporte. Das 285 vagas oferecidas, o Governo do RN já nomeou 361 aprovados. Há 33 anos que não havia concurso público para preenchimento de cargos de provimento efetivo na instituição.
- See more at: http://www.salatieldesouza.com.br/2013/#sthash.FU2aVg7N.dpuf

Vem ai a segunda cavalgada do Sertão em Messias Targino


Sede da filial da Multiclick Brasil em Portugal

Do Brasil para o mundo. Depois do sucesso na América Latina, onde já na Argentina e Venezuela, o Multiclick Brasil já está presente em Portugal desde o mês de janeiro. Você aqui no Brasil ainda duvida?

Deputados apreciam indicação do messiense Gilberto Jales para conselheiro do TCE


Foi convocada para amanhã (quinta-feira) uma sessão secreta, que vai acontecer  antes da sessão ordinária, para votação da indicação o geólogo Gilberto Jales para conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte por indicação do Governo do Estado. O processo de indicação será apreciado pelo plenário, com a presença de pelo menos 13 parlamentares, sendo necessária uma maioria simples para aprovação.
Na manhã desta quarta-feira a Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o nome de Gilberto Jales. A votação secreta foi realizada com a presença do presidente da comissão, o deputado Tomba Farias (PSB), o relator do processo, o deputado Raimundo Fernandes (PMN) e o deputado José Dias (PSD).
Fonte:Jean Carlos

Deputados 'seguram' na AL contratação de professores temporários na rede estadual


O caminho para a votação do Projeto de Lei que prevê a contratação temporária de professores da rede estadual de Educação deve passar pela construção de um substitutivo.
Na manhã desta quarta-feira (24), técnicos da Secretaria Estadual de Educação trouxeram à Assembleia Legislativa uma proposta para que os deputados das Comissões de Constituição e Justiça e de Educação apreciassem. Ao fazê-lo, os parlamentares encontraram pontos que julgaram ilegais. Os representantes do Governo se comprometeram a fazer os ajustes necessários.
Após a reunião das duas Comissões Temáticas com os técnicos da Secretaria de Educação, ficou decidido o deputado Kelps Lima (PR), relator da matéria na CCJ, produzisse um substitutivo com as devidas mudanças. Um dos artigos que os deputados julgaram estar errado é o que prevê a criação de cargos que não existem nos quadros do Estado. “Isso não existe. É um erro que está logo no primeiro artigo. Existem outros e nós vamos continuar reunidos com os membros do Governo para discutir ponto a ponto a proposta e, só depois criar um substitutivo para ser votado”, declarou Kleps Lima, que é vice-presidente da CCJ.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Hermano Morais (PMDB) disse que se trata de um Projeto de Lei complexo, tendo em vista que admite a contratação temporária de servidores sem concurso público. “O Projeto original apresentou imperfeições. O Governo trouxe uma proposta, mas também está com falhas. Por isso, vamos construir um substitutivo. A expectativa é que tivéssemos isso já hoje, para levar o Projeto para votação na Comissão, mas creio que na próxima semana já teremos o substitutivo”, declarou Hermano.
A deputada Larissa Rosado (PSB), que é presidente da Comissão de Educação disse que aguardará a matéria chegar a sua Comissão para debater com os demais membros. “Observamos que o Projeto cria cargos que não fazem parte dos quadros do Estado. Vamos esperar o Governo mandar o substitutivo que atenda às necessidades das escolhas, consequentemente dos estudantes”, declarou.
Fonte: Assembleia Legislativa do RN/de fato

Micarla de Sousa encerra carreira política


Ex-prefeita de Natal disse que agora vai se dedicar aos filhos e à saúde. Micarla se filiou ao PV em 2005 e presidiu o partido no RN por 7 anos.
A ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, enviou hoje ao diretório municipal do Partido Verde, presidido pelo ex-vereador Edivan Martins, seu pedido de desfiliação. Micarla enviou também o pedido de desfiliação ao Tribunal Regional Eleitoral.
O próximo passo é comunicar ao diretório nacional, do qual ela ainda faz parte. Em entrevista a um jornal local, a ex-prefeita disse que a partir de hoje sua trajetória política está encerrada e que a partir de agora irá se dedicar aos filhos e à saúde.
A jornalista Micarla de Sousa disse ainda que recebeu convite de outros partidos, mas que realmente não tem mais interesse na vida pública.
Micarla se filiou ao PV em 2005 e presidiu o partido no Rio Grande do Norte por 7 anos, até ser afastada da Prefeitura, a dois meses de concluir seu mandato.
Fonte:No minuto

Estiagem na região do Semiárido é a pior dos últimos 50 anos


Mesmo com a súplica do sertanejo por chuva, a estiagem na região do Semiárido não dá trégua. É a pior registrada nos últimos 50 anos. De acordo com o governo federal, 1.415 municípios sofrem com a, que afeta a vida de quase 22 milhões de brasileiros. A falta de chuva atinge mais de 90% dos municípios do Semiárido e ultrapassou a extensão das 1.135 cidades que o compõem.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil já decretou situação de emergência e estado de calamidade pública em 1.046 municípios. A área mais atingida pela seca, o Semiárido brasileiro, estende-se por oito estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do norte de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial de mais de 980 quilômetros quadrados.
O agricultor José Alírio de Macedo, de 61 anos, morador da zona rural de Petrolina (PE) conta que até o momento choveu apenas 28 milímetros (mm) na região onde vive. O período chuvoso no município, que tem início em dezembro e pode se estender até maio, tem em média 530 mm. Apesar da estiagem atual, o agricultor cultiva feijão, milho e sorgo para alimentar seu pequeno rebanho.
“A situação já é feia. Se Deus não tiver compaixão, ninguém vai ficar com nada. E o período mais crítico ainda não começou, que é de agosto para a frente. Ano passado não plantei nada por causa da seca. Nunca vi dois anos diretos sem chuva, como já está acontecendo”.
Com os frequentes problemas causados pela seca, Macedo passou 14 anos trabalhando em São Paulo. Os seis filhos resistiram e ficaram na cidade, mas o agricultor e a mulher voltaram para o sertão. “O cidadão fica velho e quer estar perto das suas origens”.
A gravidade da situação levou o governo federal a investir R$ 32 bilhões nas chamadas obras estruturantes, que garantem o abastecimento de água de forma definitiva, como barragens, canais, adutoras e estações elevatórias. Além disso, anunciou no início deste mês mais R$ 9 bilhões em ações de enfrentamento à estiagem.
A previsão é que cada município atingido pela seca receba uma retroescavadeira, uma motoniveladora, dois caminhões (um caçamba e um pipa) e uma pá carregadeira. O governo também vai distribuir 340 mil toneladas de milho até o fim do mês de maio para serem vendidas aos produtores a preço subsidiado.
Para o coordenador-geral da organização não governamental Caatinga, Giovanne Xenofonte, a realidade do Semiárido é atenuada com os programas de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família e o Garantia Safra.
“É tanto que, mesmo sendo a maior seca dos últimos 50 anos, a gente não está vendo o que tradicionalmente ocorria nas secas passadas: saques e invasões das famílias na região. Então, esse é o panorama. Se por um lado a gente tem um ambiente muito mais vulnerável, por outro a gente tem algumas ações governamentais que amenizam a situação”.
O coordenador cita a crise da economia local como uma das consequências da estiagem prolongada. Além da alta nos preços dos alimentos na região devido a queda na produção, os animais que sobrevivem à estiagem perderam seu valor de mercado e podem ser vendidos por até metade do preço.
“As famílias agricultoras estão descapitalizadas, elas perderam sua poupança [o rebanho]. Elas tiveram que vender [esses animais] por causa da seca e [cobraram] um preço bem abaixo do que normalmente é comercializado”.
Segundo Xenofonte, isso tudo tem um impacto forte no comércio, porque estamos numa região eminentemente agrícola. “E quando tem uma seca dessa, que afeta as famílias agricultoras, todo comércio sente. A gente nota uma paralisação, uma desaceleração na economia. O que tem mantido de fato são as rendas dos programas governamentais”, argumenta.
O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, destaca que a seca é um fenômeno recorrente e cíclico da região do Semiárido, mas que o país ainda não está suficientemente preparado para enfrentar. “A seca, como esse fenômeno de estiagem que é recorrente, é muito comum . A população sabe [disso], [faz parte do semiárido].
“Mas isso que estamos vivendo, essa estiagem prolongada, é uma crise climática e ocorre a cada 40, 50 anos. Houveram avanços, mas ainda é pouco. Precisa de muito investimento em pesquisas, políticas públicas para que estejamos preparados para enfrentar crise desse tipo”.
Gama também ressalta que as políticas de transferências de renda do governo federal amenizam os efeitos da seca, mas não impedem de desencadear outros três impactos: social, de produção e climático.
“O que ocorre com a seca é que ela sempre leva a uma crise de produção. Ou seja, não se produzem alimentos [suficientes] para a população e para os animais. A outra [crise] é o problema da segurança alimentar, que se chama abastecimento de água. Esgotam-se os mananciais e [isso] passa a ser um grande limitante, não só de produção, como para a população”.
Segundo Gama, há também a crise social, que aparecia fortemente nas secas anteriores e provocava os fenômenos migratórios. Ele lembrou que hoje não se vê isso, porque de alguma forma, os programas de subvenção social atuam como um amortecedor dos impactos sociais. “De certa forma, eles protegem essa população pobre dos impactos de uma seca desse tipo”.
Para o pesquisador o aumento do valor dos alimentos, com o agravamento da seca, gera uma segunda etapa na “crise climática” com a corrosão do apoio social das políticas de transferência. “Esse impacto todo pode ser atenuado pela área irrigada, não há crise próxima de uma fonte de água. Onde existe um dinamismo levado por essa cultura irrigada, muda totalmente no entorno”, diz.
Fonte:Agência Brasil