segunda-feira, 23 de maio de 2011

Greve da Emater gera incerteza em produtores de leite

Com a proximidade da paralisação das atividades no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), prevista para a quarta-feira (25), os produtores de leite do Estado temem que as dívidas referentes ao Programa do Leite se intensifiquem e muitos começam a buscar outras atividades. De acordo com a Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), há atrasos constantes no pagamento das quinzenas, o que tem levado uma quantidade significativa de produtores a mudar seu ramo de atuação e deixar de fornecer ao Governo do Estado.

A gestão do Programa do Leite é dividida entre a Emater e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Enquanto o primeiro órgão é responsável pelo pagamento às usinas de beneficiamento e produtores, ao segundo cabe distribuir 155 mil litros de leite, diariamente, junto à população de baixa renda.

De acordo com o diretor de comunicação da Anorc, Marcelo Abdon, não é possível precisar quantos produtores suspenderam o fornecimento de leite à administração estadual, mas a entidade garante que o número é significativo. “O pagamento está tão irregular, que alguns receberam até as quinzenas de março, enquanto para outros já foram pagas parcelas de abril. Acontece que dessa forma, muitos produtores estão quebrando”, conta.

Como solução para o problema, o representante da Anorc sugere o fim do atual Programa do Leite, seguido de uma iniciativa nova, que também tenha o intuito de fomentar a pecuária leiteira , ao mesmo tempo em que forneça alimentação de qualidade para os crianças, lactantes e idosos. “Está uma bagunça generalizada. Acho que a única saída é parar tudo e recomeçar do zero”, enfatiza o diretor da associação.


Dívida

Os produtores reivindicam ainda a quitação de uma dívida de R$ 10 milhões, acumulada na gestão de Iberê Ferreira de Souza, referentes a cinco quinzenas. Conversas acerca de um calendário de pagamento desse débito vêm ocorrendo desde meados de janeiro deste ano, entre representantes de produtores, usinas de beneficiamento e Governo do Estado. “Mas até o momento, não vimos nada sendo feito realmente. Só temos recebido promessas, que não se concretizam”, lamenta Abdon.

Segundo estimativa da Anorc, cerca de 50 mil criadores fornecem leite ao Governo do Estado. Diariamente, são distribuídos 155 mil litros de leite, entre bovino e caprino, para a população do estado.

Fonte:no minuto

Entrevista da secretária de Educação do Estado na 96 Fm de Natal


Em entrevista hoje (23) pela manhã, ao Jornal 96 de Natal, a secretária de estado da educação, Betânia Ramalho, negou rumores de que deixaria a pasta. De acordo com ela, a sua intenção é contribuir com o desenvolvimento do Estado e, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela administração estadual, em nenhum momento pensou em sair do governo.
A secretária frisou que a sua intenção, ao integrar o governo, é de colaborar para a melhoria da educação, ao mesmo tempo em que garantiu estar acompanhando diretamente as dificuldades do Estado. “Se acontecer algum problema e eu não suportar a carga, serei a primeira a convocar a imprensa e informar sobre a minha intenção em sair”, enfatiza.
Após quase um mês de greve, Betânia Ramalho alega ter encontrado problemas graves ao assumir a pasta, que teve oito titulares ao longo dos últimos anos, e diz que estão sendo buscadas as soluções possíveis. “É um conjunto de demanda que inicia com a greve, o que é muito ruim. A cada ano, essa greve. Estamos tentando sair para demonstrar que o governo tem intenção de resolver”.
Cenário
A secretária falou também sobre a atual realidade da rede estadual de ensino, que conta com aproximadamente 19 mil professores. Destes, quase 50% atuam em sala de aula e a outra metade assume diferentes responsabilidades.
De acordo com Ramalho, o total de escolas em funcionamento hoje é de 710, distribuídas em todo o estado. “E não houve o fechamento de 300 escolas, como foi divulgado. O que houve foi um readequamento, com prefeituras construindo novos prédios e absorvendo alunos da rede estadual”, finaliza.
Fonte:pc

Arena das Dunas não estará pronto até a copa

A Revista Veja trouxe na edição desta semana, uma reportagem especial,  com 12 páginas, sobre os estádios que sediarão a Copa de 2014.
Sobre o Estádio Arena das Dunas de Natal, a reportagem enfatizou que ainda não foi iniciada a obra. Deverá ser gasto mensalmente 12,5 milhões, já que a obra foi orçada em R$ 400 milhões.
Caso a obra na inicie em breve, o estádio não estará pronto até a copa.
Fonte:o xerife

Alergia ao leite

A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados, e a dificuldade na digestão deste açúcar constitui a intolerância à lactose.
Muitas pessoas tem dificuldade em digerir este açúcar, o que provoca alterações gastrointestinais como dor abdominal, gases ou diarreia.
O nível de intolerância à lactose é diferente em cada pessoa e a tolerância é melhor quando o leite ou derivado  está acompanhado de outro alimento. Em geral o iogurte é mais bem tolerado.
É importante ler cuidadosamente os rótulos de ingredientes dos produtos alimentares industrializados, porque existem produtos com pouca ou nenhuma lactose.
A manteiga pode ser consumida com moderação, por outro lado o sorvete cremoso, o creme de leite, o leite em pó, o molho bechamel e o queijo de barrar são fortemente desaconselhados.