sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Alunos da Escola Estadual Apolinária Jales,tem redações selecionada para participar da etapa nacional da Olimpíada de Língua portuguesa,escrevendo o futuro

Ano passado fizemos com muita tristeza uma matéria, em que a Escola Estadual Apolinária Jales,se encontrava em ultimo lugar a nível de estado no resultado do ENEM.Mas agora as notícias começaram a melhorar,pois os alunos começaram a se destacar em matérias onde a escola tinha um rendimento muito baixo,como por exemplo a língua portuguesa,E os frutos começam a serem colhidos,a referida escola teve dois alunos selecionados com seus textos para participarem da  etapa nacional da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa.Os Estudantes foram:

MARIA CLARA PEREIRA DA MOTA
Com o texto, Um destino em um só lugar,participando na categoria memórias literárias

JOÃO KLUIVESRT DA SILVA CANUTO

Com o texto,Minha Querida,participando na categoria Poema.

O blog parabeniza a todos os envolvidos nesta conquista e deseja que a escola continue crescendo e revelando novos talentos para nossa sociedade.

Escola Estadual Apolinária Jales,obtêm nota do IDEB acima da meta projetada para o ano de 2015

Metade dos municípios brasileiros vem atingindo, desde 2007, as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas, etapa que vai do 1º ao 5º ano. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, a porcentagem cai para 18,9%. Em toda a série histórica, entre as capitais, apenas cinco batem as metas para os anos finais e 14 para os anos iniciais.
O levantamento foi feito pelo Instituto Ayrton Senna para a Agência Brasil, com base nos dados divulgados ontem (8) pelo Ministério da Educação (MEC). Foi considerado o Ideb das escolas públicas, tanto da rede municipal quanto estadual.
O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio, divulgado a cada dois anos. O índice é calculado com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas por escolas, prefeituras e governos estaduais.
As metas intermediárias são diferenciadas para cada ente federativo e escola, porque cada um partiu de um ponto distinto em 2005. O objetivo é que o país atinja o Ideb nos 6 anos iniciais do ensino fundamental até 2021 e nos anos finais até 2025.
Nos anos iniciais, a meta é cumprida nacionalmente desde 2007, quando começou a ser estipulada. Para 2015, a meta do Brasil é de 5,2. A etapa alcançou 5,5. Nos anos finais, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. Em 2015, o índice esperado de 4,7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4,5.
"Nos anos iniciais, o Brasil vem melhorando de forma consistente e vai bater a meta prevista talvez até mesmo antes de 2021. Já nos anos finais, o Brasil melhora, mas não o suficiente para bater a meta, vai ter que fazer um esforço maior", diz o diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos. 
O Ideb da Escola Estadual Apolinária Jales, fica muito acima da meta projetada para o ano 2015,superando os anos anteriores,mostrando que a referida escola teve um crescimento muito acima do esperado para esse ano,obtendo um dos melhores resultados entre as escolas estaduais da região.
Já a Escola Municipal Professor Júlio Benedito não obteve o mesmo  êxito,ficando com 3,8 no seu Ideb,sendo que a meta para 2015 é de 4,2,Esperamos que em 2017 esse resultados venham melhores,pois sabemos que nosso município tem bastante professores capacitados para instruir nosso alnos a obterem uma nota cada vez melhor.

 Com informações do site No minuto e dados colhidos do IDEB

Garrafinha plástica tem mais germes do que pote de água para cachorro

Ir para a academia só pode fazer bem para a saúde, correto? Depende. Um estudo afirma que a garrafinha de água que você leva para a academia tem, em média, 313 mil colônias de bactéria por cm², das quais cerca de 60 % pode causar infecções de pele ou generalizadas e pneumonia. É mais do que está presente em uma vasilha de água para cachorro.
A pesquisa foi encomendada pela Treadmill, uma empresa norte-americana que vende esteiras e acessórios para academias. O estudo contratou um laboratório independente para testar a presença de bactérias em garrafinhas de água reutilizáveis usadas sem lavar, durante uma semana, por 12 atletas
Os pesquisadores verificaram uma presença assustadora de germes, dos quais 60% podem causar doenças. Quatro tipos foram analisados: com canudo embutido, com tampa que sai para fora, squeeze e slide top (com tampa que desliza).
Em média, cada garrafinha tinha 313.499 mil colônias de bactéria/cm², cerca de seis vezes mais do que o número presente em um pote de água para cachorro (47,3 mil colônias de bactéria/cm²).
A pior de todas é o modelo com tampa que desliza, cuja superfície teve até 933,3 mil colônias de bactéria/cm², quase 20 vezes mais do que o pote para o pet. Esse modelo também continha a maior porcentagem (17%) de bactérias gram-positivas cocos, responsáveis por infecções cutânea e generalizadas e pneumonia.
Em outras palavras, nas condições da pesquisa, seria melhor beber água da vasilha do seu cão enquanto você faz exercícios.
O modelo mais limpo é o com canudo embutido. Conforme o estudo, as gotas de água costumam ficar depositadas no fundo do canudo, o que torna mais difícil às bactérias chegar à umidade. 
Os responsáveis por essa festa bacteriana são a boca e as mãos, explica o médico professor de Infectologia da PUC-SP, Fernando Ruiz. "O contato com a boca humana municia constantemente o acúmulo de bactérias nesses recipientes. Estudos históricos mostram que passam de 700 as espécies já descritas", afirma.
No entanto, Ruiz ressalta que só a presença de germes não é decisiva para um indivíduo adoecer. Feridas na boca (cárie, diabete, placas bacterianas, gengivite e aftas), por exemplo, facilitam que a bactéria caia na corrente sanguínea e cause pneumonia ou infecções graves. Imunidade baixa também facilita que uma enfermidade se manifeste.
Higienização
A limpeza das garrafinhas deve ser feita com detergente comum e de forma frequente, aconselha o médico. "Principalmente onde pode se acumular umidade ou formar placas de biofilme (conglomerado de bactérias), como os canudos", diz o infectologista.
Além disso, o médico ressalta que o melhor é usar água de fonte confiável e manter o recipiente longe do sol - uma vez que altas temperaturas favorecem a proliferação de germes.
Fonte:Novo Jornal

Caern retoma abastecimento pela Adutora Médio Oeste

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) adotou uma solução emergencial para retomar o abastecimento de água nos municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, que são atendidas pela adutora Médio Oeste e vêm sofrendo as consequências progressivas da estiagem prolongada que assola o Rio Grande do Norte e toda a região Nordeste desde 2011.
A captação de água para o Sistema Produtor Integrado Médio-Oeste, também conhecido por Adutora Arnóbio Abreu, é realizada num espelho d’água do Rio Piranhas Açú, no município de Jucurutu. À medida em que esse espelho vem recuando, a Caern vai adentrando cada vez mais o seu ponto de captação. Atualmente, esse ponto está situado a aproximadamente 1.500 m da estrutura de captação original do sistema.
Para garantir a normalização do abastecimento nos municípios atendidos pela adutora pelos próximos seis meses, a Caern irá estender o ponto de captação mais 1.000m adentro, resultando um distanciamento aproximado de 2.500m do ponto original. O trabalho deverá ser concluído em até 60 dias e beneficiar 39 mil pessoas que residem nestes municípios.
Para a execução do serviço, a Caern deverá implantar mais de 1.000m de tubos com diâmetro de 300 mm, adquirir e instalar bombas e quadros de comando, assim como estender a alimentação elétrica pela mesma extensão. As condições locais são adversas, pois se trata de áreas inundadas até recentemente, exigindo o uso de máquinas pesadas e mão-de-obra especializada.
A Caern estima que, após essa nova obra de extensão para o novo ponto de captação, o abastecimento nos seis municípios atendidos pelo Sistema Produtor Integrado Adutora Médio Oeste deverá ser normalizado por um período de seis meses, caso não haja registro de chuvas na região.
MEDIDA PALIATIVA
Enquanto o trabalho para o novo ponto de captação não é concluído, uma equipe da Caern está fazendo aberturas no canal de comunicação da água, para que ainda se perdure por mais algum tempo a utilização do ponto atual de captação. O serviço inclui ainda a desobstrução do canal e retirada de vegetação para que a água escoe até a Estação de Bombeamento sobre uma estrutura flutuante.
Todavia, esta é uma situação paliativa, feita de forma emergencial, que não garante o abastecimento por muito tempo. A solução será utilizada até que seja executado o serviço de mudança de captação – que será concluído em até 60 dias -, tendo em vista o rebaixamento contínuo do nível da água no atual ponto de captação, em função da evaporação, retirada de água para o abastecimento humano e ausência de chuvas.
Fonte:O mossoroense

Em nova proposta, Febraban oferece reajuste de 7%; bancários pedem 14,78%

Em uma mesa de negociação realizada nesta sexta-feira (9), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou aos bancários uma nova proposta de reajuste. A Fenaban propôs aumento de 7% nos salários e benefícios e um abono de R$ 3,3 mil, que será pago 10 dias após a assinatura do acordo.
A proposta foi recusada pelo Comando Nacional dos Bancários, que a considerou insuficiente.
Uma nova rodada de negociação foi marcada para terça-feira (13), às 14h. Até lá a greve, que começou terça-feira (6), está mantida, informou o Comando Nacional dos Bancários.
Os bancários pedem reajuste de 14,78% [sendo 5% de aumento real e mais a correção da inflação], 14o salário, participação nos lucros e resultados (PLR) de R$ 8.297,61, entre outros.
“O valor fixado para o abono está 10% acima da proposta inicial apresentada no dia 29 de agosto e, somado ao reajuste no salário, superior à inflação prevista para os próximos 12  meses, representa um ganho expressivo para a maioria dos bancários”, afirma, em nota, a Fenaban.
Segundo a federação, o modelo de aumento composto por abono e reajuste sobre o salário é o mais adequado para o atual momento de transição na economia brasileira, de inflação alta para uma inflação mais baixa.
De acordo com a Fenaban, após a proposta de hoje, as negociações continuam. Segunda-feira (12), o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região faz assembleia a partir das 17h, quando a categoria deve decidir sobre os rumos do movimento.
Fonte:O mossoroense