quarta-feira, 16 de novembro de 2016

“O Planeta Terra estará inabitável no ano de 3016”, diz cientista

Considerado um dos maiores cientistas vivos do mundo, Stephen Hawking, disse à BBC que, embora o progresso seja bom, nós humanos criamos “novas maneiras que as coisas podem dar errado”. O cientista destacou o exemplo a guerra nuclear, o aquecimento global, e os vírus geneticamente modificados como possíveis arautos da desgraça da nossa própria criação.
Não foi a primeira vez que Hawking fez esse tipo de alerta. Ele já havia comentado que a inteligência artificial pode significar o fim da raça humana. Hawking apontou ainda que ele é um otimista e acredita que podemos superar os problemas atuais da humanidade. “Se o pior acontecer, teremos tecnologia suficiente para colonizar outro planeta, colocando a raça humana em outros locais e garantindo a sobrevivência”.
Fonte:Blog do Robson Pires

Ex-candidato a prefeito de Goianinha tinha reunião marcada hoje em Brasília para entrar com ação contra resultado do pleito

O ex-candidato a prefeito de Goianinha, Renato Gomes, derrotado nas urnas nas eleições de outubro, iria, com o apoio do Democratas, o seu partido, entrar com ação contra o resultado do pleito, com base em denúncias feitas pelo seu grupo durante o processo eleitoral.
Renato Gomes, engenheiro agrônomo de 47 anos, tinha reunião marcada hoje em Brasília no gabinete do senador José Agripino.
O senador ficou chocado com a notícia que recebeu, em vez da visita do correligionário.

Fonte:Thaisa Galvão

Mulher de Cunha diz que ‘desconhecia’ conta em seu nome no exterior

A mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB/RJ) afirmou nesta quarta-feira (16) ao juiz federal Sérgio Moro que “desconhecia a existência de conta no exterior em seu nome”.
Cláudia Cruz é ré em ação penal por movimentar mais de US$ 1 milhão no exterior, valor supostamente oriundo de propinas recebidos pelo marido. A ação apura recursos mantidos por ela em conta no exterior não declarada.
No depoimento, ela disse que nunca “desconfiou” de Eduardo Cunha.
— Quando casei com ele transferi a ele a administração financeira da minha vida. Nunca tive motivos para desconfiar dele.
Cláudia respondeu apenas as perguntas de seus advogados. A mulher do peemedebista, que está preso em Curitiba por ordem do juiz Moro, declarou que “apenas usava o cartão de crédito internacional para despesas pessoais e pagamento da educação de filhos”. Segundo ela, “a fatura era paga por Eduardo Cunha”.
R7


Plenário da Câmara é invadido por manifestantes e sessão é suspensa; veja vídeo

Grupo formado por cerca de 50 pessoas de 10 estados do país pede o fim da corrupção e elogia o juiz Sérgio Moro.

Manifestantes invadiram há pouco o plenário da Câmara dos Deputados. Houve tumulto, a sessão foi suspensa e o local fechado. O grupo, formado por cerca de 50 pessoas de 10 estados do país, grita as palavras: "Queremos general". A porta de vidro que dá acesso ao plenário foi quebrada.
No momento, os deputados discursavam antes de o início da Ordem do Dia da sessão extraordinária. O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), suspendeu os trabalhos e pediu à polícia legislativa que ajude na remoção dos manifestantes, segundo a Agência Câmara. Cinco manifestantes foram detidos pela Polícia Legislativa.
 Alguns deputados conversam com os manifestantes e tentam negociar uma saída deles do local. O vice-líder do PMDB, deputado Darcísio Perondi (RS), disse que os manifestantes apresentaram uma pauta de reivindicações, em que pedem fim dos supersalários, fim da corrupção, intervenção militar e a vinda de um general para negociar a saída deles do plenário. Eles se denominam integrantes de um grupo chamado Intervencionistas. A mobilização foi feita por meio das redes sociais.
Segundo o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), a polícia legislativa pediu aos parlamentares que deixassem o plenário por segurança, pois há informação de que alguns manifestantes estariam armados. O deputado disse que a bandeira do Brasil, que fica no plenário, foi retirada e jogada no chão. 
Os manifestantes entraram no Salão Verde como visitantes. Eles quebraram a porta de vidro, empurraram os três seguranças, que estavam na porta do local, e entraram no plenário gritando palavras de ordem como: "Viva Sergio Moro", "Nossa bandeira nunca será vermelha". Um segurança ficou ferido. Não há informações se manifestantes ficaram feridos. 
A Polícia Legislativa retirou todos os jornalistas do plenário e das galerias alegando questões de segurança. Os profissionais estão no Salão Verde, do lado de fora do plenário, onde também há manifestantes e curiosos.
Fonte:No minuto

Secretaria de Saúde confirma 141 casos de microcefalia no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou novo boletim com a situação epidemiológica da microcefalia no Rio Grande do Norte. Foram notificados 480 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas. Do total de casos, 137 estão sob investigação, 141 foram confirmados.
Os casos confirmados estão distribuídos em 47 municípios do Estado.
Por apresentar exames normais, por serem nascimentos de crianças com microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de caso, 202 casos foram descartados.
Dos casos notificados, 334 são de nascimentos ocorridos em 2015, e outros 135 são de nascimentos ocorridos até a semana epidemiológica nº45, terminada no dia 12 de novembro.
O boletim contabiliza ainda quatro casos de nascimentos ocorridos em 2014. Os demais estão entre os abortos e pré-natal.
No RN, o aumento da prevalência dos casos de microcefalia foi evidenciado especialmente a partir do mês de setembro de 2015, com pico em novembro do mesmo ano. Desde março de 2016 a prevalência e o número bruto de casos vem caindo.
Fonte:O mossoroese

Procurador da Lava Jato denuncia 'manobras' contra medidas anticorrupção

O procurador da República Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, acusou nesta quarta-feira, 16, "lideranças partidárias" na Câmara por "manobras" de última hora para substituir os deputados da comissão que "votariam" a favor da proposta das 10 Medidas Contra a Corrupção, do Ministério Público Federal.
 
"Isso é um desrespeito com os mais de 2 milhões de brasileiros que assinaram o projeto de iniciativa popular. É um desrespeito com os 200 milhões de brasileiros que querem um processo de discussão e aperfeiçoamento legítimo no Legislativo", afirmou o procurador em seu perfil oficial no Facebook lembrando que os parlamentares do colegiado já ouviram mais de 100 pessoas sobre o tema.
 
"Não é possível simplesmente trocá-los (os deputados). Sentindo-me profundamente desrespeitado, como cidadão #10medidas", conclui o procurador, que não citou nome de nenhum político nem de partidos.
 
A proposta 10 Medidas foi lançada pelo Ministério Público Federal no esteio das investigações da Lava Jato, maior operação de combate à corrupção do País iniciada em 2014 e que atinge deputados, senadores, ex-governadores e ex-parlamentares dos principais partidos.
 
A meta inicial do projeto 10 Medidas era a adesão de 1,5 milhão de assinaturas em apoio às propostas para reforçar o combate a desvios de recursos públicos e fraudes contra o Tesouro.
 
Com incentivo de 2 milhões de assinaturas, as sugestões de alteração legislativa foram entregues ao Congresso em forma de projeto de lei de iniciativa popular, a exemplo do que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa.
 
Confira abaixo a manifestação de Dallagnol:
 
"URGENTE, COMPARTILHE: notícias dão conta de que estão acontecendo manobras de líderes partidários na Câmara para mudar os Deputados da Comissão que votariam a favor das 10 Medidas contra a Corrupção. Isso é um desrespeito com os mais de 2 milhões de brasileiros que assinaram o projeto de iniciativa popular. É um desrespeito com os 200 milhões de brasileiros que querem um processo de discussão e aperfeiçoamento legítimo no Legislativo - basta dizer que esses Deputados ouviram mais de 100 pessoas. Não é possível simplesmente trocá-los. Sentindo-me profundamente desrespeitado, como cidadão. #10medidas"

Fonte:Novo Jornal

Aprovada redução da nota de corte para Enem/SiSU na UERN

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UERN) aprovou nesta quarta-feira (16) a resolução do edital que dispõe sobre as normas para ocupação das vagas iniciais nos cursos de graduação da UERN, via Enem/SiSU, para o ano letivo 2017.
Os conselheiros aprovaram a proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN). Conforme a referida proposta, a nota de corte (caráter eliminatório) baixou de 450 para 300 pontos e a redação manteve-se com a mesma nota do último edital, 500 pontos. Já a nota de corte para as disciplinas não-específicas será de 200 pontos.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Inessa Linhares, explicou que o peso das provas (caráter classificatório) será de 3 para as disciplinas específicas e para a redação; e peso 1 para as disciplinas não-específicas.
Outra novidade é o aumento do número de vagas. O edital de vagas da UERN via Enem/SiSU de 2016 disponibilizou 2.216 vagas, já o próximo edital com a seleção de vagas para 2017 via Enem/SiSU, disponibilizará 2.404 vagas, um incremento de 188 vagas.
A UERN publicará o Edital de Vagas Iniciais 2017 via Enem/SiSU, no dia 11 de dezembro de 2016.
Na reunião de hoje, o CONSEPE também aprovou a ampliação do número de vagas para 2017 nos cursos de:
  • Ciências Contábeis (FACEM- Mossoró) – ampliou de 30 para 40 vagas
  • Educação Física (FAEF -bacharelado – Mossoró) – passou de 30 para 40 vagas
Fonte:De Fato