domingo, 20 de janeiro de 2013

Cidade potiguar tem pior taxa de alfabetização no grupo dos municípios jovens


Matéria do jornal O Globo lembra que 58 municípios foram criados no Brasil na última década. Eram povoados ou distritos e hoje, com menos de três mil habitantes, em sua maioria, são as cidades mais jovens do país. Na esteira dessas emancipações, ocorridas entre 2001 e 2010, vieram a criação de 31 mil cargos públicos — equivalente ao funcionalismo de Curitiba — e movimentação de recursos federais que somaram, nos últimos cinco anos, R$ 1,3 bilhão, em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Todo esse investimento, entretanto, não se reverteu em avanço dos indicadores sociais para a maioria dessas cidades. Com raras exceções, os municípios mais novos já padecem dos velhos problemas que afetam a maioria das cidades brasileiras. As emancipações são amparadas, em geral, no discurso de que, independentes, as novas cidades terão um maior desenvolvimento local. Mas um dos índices analisados pelo GLOBO mostrou que isso não ocorreu, até agora, em quase metade das novatas cidades brasileiras. Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, 45% dos 58 municípios registraram piora de desempenho ao longo da última década.
Em Jundiá (RN), que comemorou 10 anos de existência em 2011, 59,8% das crianças de 8 a 9 anos não estão alfabetizadas. A cidade potiguar tem a pior taxa de não alfabetização no grupo dos municípios mais jovens. Em segundo lugar, aparece Pau D’Arco do Piauí, de 3.757 habitantes, com 35,1% das crianças nessa situação.
Fonte:O xerife

GOVERNO NÃO PAGA ALUGUEL E DIVISÃO DE POLÍCIA DO OESTE FECHA EM MOSSORÓ


A Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), responsável pelas mais importantes operações realizadas pela Polícia Civil em Mossoró e noutras cidades da região, foi praticamente desativada. A unidade está quase sem policiais e não tem mais onde funcionar.
Os problemas envolvendo a Divisão vêm se acumulando ao longo dos últimos dias. O ex-diretor da unidade, delegado Odilon Teodósio, entregou o cargo após problemas pessoais com a administração superior, conforme apurou o DE FATO com uma fonte que pediu anonimato.
Com a sua saída, os policiais que haviam sido trazidos de Natal para montar uma espécie de Núcleo de Inteligência da Polícia Civil em Mossoró foram sendo remanejados, paulatinamente. Quando Odilon assumiu, a DP contava com outros dois delegados e mais dez policiais civis.
Nesta semana, o prédio que havia sido alugado no bairro Nova Betânia (zona norte), foi entregue pelo estado. A locatária não quis renovar o contrato, que expirou, por problemas com o pagamento dos aluguéis. Os móveis hoje estão na Delegacia do Adolescente (DEA).
Por enquanto, o futuro da Divipoe ainda é incerto. Não se sabe quem será o delegado que assumirá a mais importante delegacia da Polícia Civil do interior do RN. Enquanto isso, o trabalho de Inteligência da Polícia Civil no Oeste fica sem funcionar, à espera da resolução.
O delegado Odilon Teodósio, que foi responsável por operações de grande porte, como a Mal Assombro, que desbaratou uma poderosa quadrilha que agia há décadas no Vale do Açu, foi procurado para comentar o assunto, mas não atendeu as ligações feitas pela reportagem.

Fonte: Jornal Defato

Juiz suspende concurso em José da Penha


O Juiz de direito da Comarca de Luís Gomes, Osvaldo Cândido de Lima Junior, concedeu medida liminar determinando imediata suspensão do concurso público para preenchimento de cargos no município de José da Penha.
Pelo que consta no processo, o Instituto Selecta foi aberto no dia 30.10.2012, um dia antes da deflagração da licitação em que saiu vencedor, o que configura indício de irregularidade e direcionamento do certame;
O referido instituto possui como endereço a Vila São José, s-n, zona rural, Bom Jesus-PB, tendo o Representante do Ministério Público realizado inspeção, oportunidade em que percorreu toda a zona rural da Vila São José, sem qualquer indício de que o instituto efetivamente existisse naquela localidade, bem como os populares ouvidos desconheciam a existência da empresa naquele local.
Pelos fatos narrados, o magistrado não teve dúvida ao determinar a suspensão do concurso. Diz a Decisão Interlocutória:
"Ante o exposto, DETERMINO, até ulterior deliberação:
a) a imediata SUSPENSÃO da execução do contrato ora questionado e de todo e qualquer pagamento pelo Município de José da Penha à Sociedade de Produção Cultural, Administração de Eventos e Serviços Técnicos Especializados (INSTITUTO SELECTA);
b) a SUSPENSÃO da realização das provas do concurso.
Fixo multa pessoal ao representante legal do Município e ao representante legal da empresa contratada no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), pela prática de cada ato que importe em descumprimento desta decisão, sem prejuízo do encaminhamento de peças ao Ministério Público para responsabilização pela prática dos crimes de prevaricação e/ou desobediência e adoção das medidas legais cabíveis para assegurar o cumprimento desta decisão.".
Fonte:Jean Carlos