terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como Beethoven conseguia compor sendo surdo?

Ludwig von Beethoven (1770-1827) foi um dos grandes compositores do mundo e começou a perder sua audição progressivamente ao longo de três décadas (dos 20 aos 50 anos), como não nasceu surdo, possuia uma memória auditiva suficiente para compor suas músicas.

Podemos dividir o ouvido humano em três: externo que capta as ondas sonoras do ar; o médio que aumenta as ondas e o interno, que as transforma em impulsos elétricos captados pelo cérebro.

Ao perder a audição o compositor já não era mais capaz de captar as ondas sonoras do ar, contudo, tinha conhecimento suficiente para formar as sinfonias em sua mente e depois passá-las para o papel, como um escritor que cria suas ideias em suas mentes e depois as realiza no papel ou em um computador. E, mesmo depois de surdo, o compositor deixou um legado valiosíssimo para a humanidade, a "nona sinfonia" por exemplo, fora criada poucos anos antes de sua morte e foi declarada patrimônio mundial pela Unesco.

Mas até hoje ninguém sabe o que levou o músico a ficar surdo, a teoria mais aceita é a otoesclerose, uma doença degenerativa do aparelho auditivo.
Fonte:Curiosidades10

Soprando Velinhas

Hoje quem está soprando velinhas é Sarah Borges,filha de meus amigos Neide Borges e Pedro Jales

Servidores do ITEP protesta no Centro de Mossoró por estrutura para trabalhar

Fonte:Retrato do Oeste

Homens preferem mulheres inteligentes, aponta estudo

Fim da linha para as periguetes de cabeça vazia. Uma nova pesquisa da Universidade York, no Canadá, descobriu algumas mudanças nas preferências masculinas: eles preferem inteligência à beleza e não se importam tanto com os dons gastronômicos das amantes.
A pesquisa envolveu 12 mil pessoas (homens e mulheres) de 30 países diferentes, que classificaram os atributos mais importantes na hora de escolher um parceiro. E o resultado mostrou que os homens modernos se interessam cada vez menos pela aparência física – inteligência é mais importante.Outras qualidades tradicionais, como cozinhar bem, também caíram no ranking de atratividade.
Mas, entre a mulherada, a preocupação com a beleza do parceiro aumentou. “Nosso estudo sugere que a maior igualdade entre os gêneros pode mudar a forma como pensamos no sexo oposto”, diz Marcel Zentner, psicólogo e líder da pesquisa. “Os homens não precisam se preocupar tanto em ganhar recursos para sustentar a casa, e ganham mais espaço para cuidar da beleza”.
O estudo vai contra uma das teorias mais populares, que diz que a atração tem a ver com nossos instintos primitivos: homens associam beleza e juventude à fertilidade e mulheres procuram por parceiros com mais recursos, que vão cuidar melhor dos filhos.
Fonte: Super Interessante/blog do xerife

FALTAM CINCO DIAS PARA AS ELEIÇÕES: ELEITORES NÃO PODEM SER PRESOS A PARTIR DESTA TERÇA (2)

Faltam apenas cinco dias para as eleições municipais de 2012, marcadas para o próximo domingo, dia 7 de outubro. A partir de hoje (2), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, artigo 236, caput.
Já a proibição de prisão de candidatos, fiscal de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 22. Essas pessoas podem ser detidas ou presas, no entanto, em caso de flagrante delito.
Fonte: TSE