terça-feira, 27 de abril de 2010

Vinicius de Moraes está na internet


O acervo completo de poemas de Vinicius de Moraes acaba de ser colocado à disposição gratuitamente na Biblioteca Brasiliana USP.

São 15 livros doados pelo empresário e bibliófilo José Mindlin (1914-2010), que em breve vão integrar a coleção da biblioteca física e homônima que está sendo construída na Universidade de São Paulo (prevista para ser inaugurada em 2012).

Entre as obras em destaque estão a primeira compilação de Vinicius, O caminho para a distância (1933), a primeira edição de Orfeu da Conceição (1956) e o Livro de sonetos (1957), um dos mais populares livros do “poetinha”.

Este ano completam-se 30 anos da morte do carioca. O diplomata, dramaturgo, crítico de cinema, poeta e cronista da grande imprensa tornou-se uma das figuras centrais da música popular brasileira como compositor e letrista. Foi um dos pilares da Bossa Nova e parceiro de Antônio Carlos Jobim, Francisco Buarque de Hollanda, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Para deixar a terça-feira mais apaixonada, eis o Soneto de fidelidade (do livro Poemas, sonetos e baladas, de 1946), nunca demais na vida de ninguém:

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

PSB "enterra" candidatura presidencial de Ciro Gomes


Decisão do partido deixa governador do RN aliviado; PT ameaçava retirar apoio à reeleição dele caso PSB insistisse na candidatura própria.


A Comissão Executiva do PSB decidiu, pelo placar de 20 a 7, retirar a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) da corrida presidencial. A decisão foi anunciada pelo presidente nacional da legenda e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

“Abrimos novas e concretas vias no crescimento do processo partidário. A melhor opção no momento é o PSB não disputar a Presidência da República”, declarou o governador.

A reunião, na sede do partido em Brasília, durou quase duas horas e apenas confirmou uma decisão que já era tida como certa. Os dirigentes do partido decidiram preservar a aliança com o PT nos Estados, como é o caso do Rio Grande do Norte.

Ciro não participou da reunião que selou o fim do seu sonho de concorrer à Presidência da República. Ele justificou a ausência dizendo que preferia “deixar o partido mais à vontade e não constranger ninguém”.

Através da sua assessoria de imprensa, Ciro reiterou que “vai aceitar e respeitar” a decisão da legenda. Com a formalização da saída de Ciro da disputa pela sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o partido deve caminhar para o apoio à ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Planalto.

Ciro está no Rio de Janeiro e foi comunicado do resultado da reunião, através de uma ligação telefônica, pelo presidente do partido, Eduardo Campos. O deputado deve emitir uma nota à imprensa ainda hoje para comentar a notícia.

Iberê respira “aliviado” com decisão


O PSB potiguar havia aprovado, no último domingo (25), uma resolução unânime defendendo a aliança da legenda com o PT e o apoio à pré-candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff.

A ex-governadora Wilma de Faria participou da reunião em Brasília e votou contra a candidatura própria. A decisão do partido deixa o governador Iberê Ferreira de Souza aliviado. Ele temia perder o apoio do PT à sua reeleição, caso o PSB insistisse na candidatura de Ciro.